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Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

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    Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

    Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

    António Cardoso


    12:00






    Depois de ter sido uma das empresas afetadas pelo Dieselgate, a Bosch defende que os motores de combustão não acabarão e que poderão mesmo ser neutros em emissões de CO2. A solução são os combustíveis sintéticos.

    Explanatory_video_on_synthetic_fuels




    Numa altura em que a mobilidade sustentada está na ordem do dia e que cada vez mais construtores apresentam modelos elétricos e híbridos, a Bosch defende que os motores de combustão continuarão a fazer parte da equação de mobilidade do futuro. A empresa alemã nota que a necessidade de modelos com motores a combustão continuará a fazer-se sentir, mormente no que respeita a aviões, comboios, barcos e camiões de transporte de mercadorias.
    No entanto, a Bosch – uma das afetadas pelo escândalo de emissões Dieselgate – defende que os motores de combustão poderão vir a ser neutros na emissão de CO2. A solução passará pela utilização de combustíveis sintéticos, produzidos a partir de hidrogénio extraído da água, em combinação com carbono retirado do ar, num processo que eliminaria CO2 da atmosfera. Este processo, afirma a Bosch, permitirá produzir vários tipos de combustível, como gasolina, gasóleo e ainda querosene.
    Assim, a Bosch garante que do processo de criação do combustível não resultariam mais emissões de CO2, que o que havia sido já retirado da atmosfera, tornando-o neutro em CO2. Na visão da Bosch, que será apresentada no Salão de Frankfurt, até as fábricas utilizadas no processo de extração das matérias-primas e na sintetização dos combustíveis serão movidas por energias renováveis.
    Além disso, diz a empresa alemã, os combustíveis sintéticos podem ser criados para que não libertem fuligens, o que diminuirá a necessidade de equipamentos de tratamento dos gases de escape. Outra vantagem, diz a Bosch, é que estes combustíveis serão em quase tudo semelhantes aos seus congéneres naturais, o que fará com que possam ser vendidos através da rede atual de distribuição, e não necessitam que qualquer adaptação seja feita nos automóveis.
    Reconhecendo que “a produção de combustíveis sintéticos é, atualmente, um processo complexo e oneroso” e que, “será preciso esperar até que se tornem uma solução competitiva”, a Bosch afirma que, em 2025, os modelos atuais poderão rolar com emissões neutras, baseando a sua crença na opinião de peritos.
    Os testes para esta nova tecnologia estão em curso na Alemanha e na Noruega, sendo que o ministério alemão da Energia e dos Negócios apoia a pesquisa no sentido dos biocombustíveis.


    http://www.jornaleconomico.sapo.pt/n...solucao-202282

    #2
    Deve ficar barato isso. Devem andar desesperados por arranjar alguma forma de manter os carros atuais o mais tempo possível.

    Comentário


      #3
      A ver vamos.

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        #4
        repost

        Comentário


          #5
          Vamos lá a ver, isto não é nada de realmente novo, apesar de fazer lembrar a alquimia.

          Nem é assim tão complexo de fazer. A única questão é que o processo de fabrico em si é altamente dispendioso em termos de energia (ou tem sido sempre).

          Daí que seja mais inteligente fazer logo o carro eléctrico em vez de andar neste sentido:

          Energia renovável > Energia eléctrica > Combustível Fóssil > Motor CI

          Tendo em conta as perdas todas é natural que o motor eléctrico seja 1 caminho sensato a explorar.

          Para outras opções, que não o automóvel, faz todo o sentido, em especial porque imita o ciclo do carbono ao retirá-lo da atmosfera.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
            Vamos lá a ver, isto não é nada de realmente novo, apesar de fazer lembrar a alquimia.

            Nem é assim tão complexo de fazer. A única questão é que o processo de fabrico em si é altamente dispendioso em termos de energia (ou tem sido sempre).

            Daí que seja mais inteligente fazer logo o carro eléctrico em vez de andar neste sentido:

            Energia renovável > Energia eléctrica > Combustível Fóssil > Motor CI

            Tendo em conta as perdas todas é natural que o motor eléctrico seja 1 caminho sensato a explorar.

            Para outras opções, que não o automóvel, faz todo o sentido, em especial porque imita o ciclo do carbono ao retirá-lo da atmosfera.
            Exacto, pode fazer sentido para aviões, por exemplo.

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              #7
              É precisamente este tipo de "competição" que precisamos.

              Comentário


                #8
                Para o melhor e pior o génio humano não tem limites!

                Já durante a II Guerra Mundial os alemães por força do bloqueio que lhes foi imposto chegaram a produzir zagolina sintética!

                Pode ser que agora, por força das circunstâncias, se faça algo com os combustíveis fósseis!

                PS: não me agrada nada sair de uma dependência do pitrol e afins para cair na do lítio e quejandos!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BedfordFan Ver Post
                  Alternativa ao diesel e à gasolina? A Bosch tem uma solução

                  António Cardoso


                  12:00






                  Depois de ter sido uma das empresas afetadas pelo Dieselgate, a Bosch defende que os motores de combustão não acabarão e que poderão mesmo ser neutros em emissões de CO2. A solução são os combustíveis sintéticos.

                  Explanatory_video_on_synthetic_fuels




                  Numa altura em que a mobilidade sustentada está na ordem do dia e que cada vez mais construtores apresentam modelos elétricos e híbridos, a Bosch defende que os motores de combustão continuarão a fazer parte da equação de mobilidade do futuro. A empresa alemã nota que a necessidade de modelos com motores a combustão continuará a fazer-se sentir, mormente no que respeita a aviões, comboios, barcos e camiões de transporte de mercadorias.
                  No entanto, a Bosch – uma das afetadas pelo escândalo de emissões Dieselgate – defende que os motores de combustão poderão vir a ser neutros na emissão de CO2. A solução passará pela utilização de combustíveis sintéticos, produzidos a partir de hidrogénio extraído da água, em combinação com carbono retirado do ar, num processo que eliminaria CO2 da atmosfera. Este processo, afirma a Bosch, permitirá produzir vários tipos de combustível, como gasolina, gasóleo e ainda querosene.
                  Assim, a Bosch garante que do processo de criação do combustível não resultariam mais emissões de CO2, que o que havia sido já retirado da atmosfera, tornando-o neutro em CO2. Na visão da Bosch, que será apresentada no Salão de Frankfurt, até as fábricas utilizadas no processo de extração das matérias-primas e na sintetização dos combustíveis serão movidas por energias renováveis.
                  Além disso, diz a empresa alemã, os combustíveis sintéticos podem ser criados para que não libertem fuligens, o que diminuirá a necessidade de equipamentos de tratamento dos gases de escape. Outra vantagem, diz a Bosch, é que estes combustíveis serão em quase tudo semelhantes aos seus congéneres naturais, o que fará com que possam ser vendidos através da rede atual de distribuição, e não necessitam que qualquer adaptação seja feita nos automóveis.
                  Reconhecendo que “a produção de combustíveis sintéticos é, atualmente, um processo complexo e oneroso” e que, “será preciso esperar até que se tornem uma solução competitiva”, a Bosch afirma que, em 2025, os modelos atuais poderão rolar com emissões neutras, baseando a sua crença na opinião de peritos.
                  Os testes para esta nova tecnologia estão em curso na Alemanha e na Noruega, sendo que o ministério alemão da Energia e dos Negócios apoia a pesquisa no sentido dos biocombustíveis.


                  http://www.jornaleconomico.sapo.pt/n...solucao-202282
                  Ok, falta só resolver a parte do complexo e oneroso...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                    Para o melhor e pior o génio humano não tem limites!

                    Já durante a II Guerra Mundial os alemães por força do bloqueio que lhes foi imposto chegaram a produzir zagolina sintética!

                    Pode ser que agora, por força das circunstâncias, se faça algo com os combustíveis fósseis!

                    PS: não me agrada nada sair de uma dependência do pitrol e afins para cair na do lítio e quejandos!
                    Estão a ser investigados outros tipos de baterias, acredito que na próxima década possam existir comercialmente outros tipos de baterias a substituir as do lítio ou a fazer concorrência, a Toyota aponta para 2020 baterias solidas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                      Ok, falta só resolver a parte do complexo e oneroso...
                      Sim, porque os carros elétricos são simples e baratos!
                      O tesla model 3 é uma pechincha para o que não oferece!!!

                      Comentário


                        #12
                        não há competição.. o motor elétrico tem um rendimento que esmaga qualquer térmico

                        neste momento só nos aviões é que não há alternativa, devido ao peso das baterias.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                          não há competição.. o motor elétrico tem um rendimento que esmaga qualquer térmico

                          neste momento só nos aviões é que não há alternativa, devido ao peso das baterias.
                          É verdade. Mas por outro lado também existe aí um ovo de Colombo: o lítio. Há para todos?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            não há competição.. o motor elétrico tem um rendimento que esmaga qualquer térmico

                            neste momento só nos aviões é que não há alternativa, devido ao peso das baterias.
                            O motor depende de baterias, que por sua vez são uma valente cagada!!
                            Em pleno seculo xxi ter as limitações dum carro elétrico não me parece evolução, antes pelo contrário.
                            A eficiência é importante quando está ligada a um custo.
                            Eu tenho um carro a gpl que é menos eficiente do que a gasolina. No entanto, o custo por km é muitissimo inferior! Que se lixe a eficiência.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              É verdade. Mas por outro lado também existe aí um ovo de Colombo: o lítio. Há para todos?
                              (Desculpem lá estar a citar-me para continuar)

                              Eu tenho a ideia que não. Mesmo num modelo de produção circular. E isso é um grande problema hoje... pode deixar de o ser amanhã, se surgir outra coisa.

                              Comentário


                                #16
                                É muito provável que apareçam outros tipos de baterias nos próximos anos, portanto tenham calma.
                                Para já o litio dá para as encomendas e ainda sobra, portanto há espaço de manobra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, claro. Mas o ovo de Colombo desse lado está nas baterias.

                                  Hoje chega e sobra porque não está massificado... mas o modelo como existe, penso que não é viável.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                    Sim, porque os carros elétricos são simples e baratos!
                                    O tesla model 3 é uma pechincha para o que não oferece!!!
                                    E não poluem nada, a electricidade é gerada pelo chilrear dos passarinhos e o lítio nasce nas árvores

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                      Sim, claro. Mas o ovo de Colombo desse lado está nas baterias.

                                      Hoje chega e sobra porque não está massificado... mas o modelo como existe, penso que não é viável.
                                      Mas fizeste algum estudo em relação às reservas de lítio existente e das necessidades para os possíveis cenários, ou isso é tudo baseado num palpite?


                                      Eu não percebo a obsessão pelo lítio quando se fala nos carros elétricos. Só porque as baterias se chamam baterias de iões de lítio, porque na realidade a maior parte da sua composição nem sequer é lítio, e há materiais ainda mais "escassos". Aliás, se forem a ver os telemóveis, computadores, carros convencionais, etc, etc, etc, tudo possui materiais que não vão durar para sempre, e não vejo ninguém preocupado com isso. Não percebo porquê a obsessão com o lítio. Quando "acabar", arranja-se outra coisa. Qual é a dúvida?

                                      E o petróleo? Dura para sempre?

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                                        #20
                                        ora.. quando passarmos aos ultracondensadores poliméricos tudo isso se tornará história :D

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MBC Ver Post
                                          E não poluem nada, a electricidade é gerada pelo chilrear dos passarinhos e o lítio nasce nas árvores
                                          Sim, porque o gasóleo e a gasolina nascem mas árvores, assim como as restantes peças nos arcaicos motores de combustão [emoji23]

                                          Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                            Sim, porque o gasóleo e a gasolina nascem mas árvores, assim como as restantes peças nos arcaicos motores de combustão [emoji23]

                                            Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
                                            O mais engraçado é que os automóveis com motores arcaicos continuam a ter uma utilização mais amiga do utilizador que os ultra modernos motores elétricos.
                                            A evolução é andar para trás em termos de rapidez, conforto e comodidade.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                              O mais engraçado é que os automóveis com motores arcaicos continuam a ter uma utilização mais amiga do utilizador que os ultra modernos motores elétricos.
                                              A evolução é andar para trás em termos de rapidez, conforto e comodidade.
                                              Só ser for na tua cabeça...

                                              Como já disse, nem sei como é que em 6 meses já fiz 18000km num Leaf..

                                              As limitações estão na cabeça de quem as quer ver assim e não sai da cepa torta...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                Sim, porque os carros elétricos são simples e baratos!
                                                O tesla model 3 é uma pechincha para o que não oferece!!!


                                                Desatei-me a rir com isto, porque tenho uma opinião similar.

                                                E à medida que a moda pegar, o estado vai ter de recuperar o valor em ISV+IVA sobre ISV e restantes benefícios que podem dar por agora, enquanto são residuais.

                                                Não se tentem procurar alternativas, e ainda vamos é ficar todos em "choque" com o resultado final!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                  Só ser for na tua cabeça...

                                                  Como já disse, nem sei como é que em 6 meses já fiz 18000km num Leaf..

                                                  As limitações estão na cabeça de quem as quer ver assim e não sai da cepa torta...

                                                  Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
                                                  Isso são 100 km por dia, ou seja, um valor que dá para fazer de bicicleta (mas não com as minhas pernas).

                                                  Agora conta lá como é que foram as viagens Lisboa-Porto, em termos de tempo médio, etc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                    Só ser for na tua cabeça...

                                                    Como já disse, nem sei como é que em 6 meses já fiz 18000km num Leaf..

                                                    As limitações estão na cabeça de quem as quer ver assim e não sai da cepa torta...

                                                    Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
                                                    Isso é no teu caso!
                                                    Eu faço Guimarães-Lisboa-Guimarães, fora as voltinhas por Lisboa, pelo menos uma vez por semana.
                                                    Vou em AE sempre nos 140km/h e com um deposito faço o serviço.
                                                    Saio de casa às 6h30 da manhã para estar em reunião às 10h em Lisboa.
                                                    Às 16h saio de Lisboa e chego a casa por volta das 19h30 (às vezes mais cedo).
                                                    Num leaf podia fazer isso?
                                                    Como eu, conheço dezenas de casos iguais, ou ainda piores no caso de comerciais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post


                                                      Desatei-me a rir com isto, porque tenho uma opinião similar.

                                                      E à medida que a moda pegar, o estado vai ter de recuperar o valor em ISV+IVA sobre ISV e restantes benefícios que podem dar por agora, enquanto são residuais.

                                                      Não se tentem procurar alternativas, e ainda vamos é ficar todos em "choque" com o resultado final!
                                                      Quando falam em carro eletrico acessível e aparece um carro de 40000€ com um interior que nem a dacia tem coragem de colocar nos seus carros que custam 1/4 do preço, não se pode ter outra opinião.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sem2006,

                                                        Esquece, o site da marca já explicou tudo.

                                                        A 81 km/h num dia de muito calor (35 graus) e com o AC ligado, tens uma autonomia anunciada de 152 km.
                                                        É claro que podes melhorar um bocado isto se reduzires o funcionamento do ar condicionado e fores a transpirar à antiga.

                                                        Corres é o risco de ser multado por insuficiência de velocidade na AE.

                                                        Mas podes carregar 80% em 30 minutos num carregamento na rede deles, fazer o carregamento rápido em apenas 4 horas com a unidade de carregamento doméstica, ou 12 horas numa tomada normal de 10 A.

                                                        Bem, pelo menos não vais ter muito stress e andar depressa, porque já assim o carro fica mais tempo a carregar do que a andar.

                                                        Mas diz lá, tu depois tens um carro a sério para as viagens, certo?


                                                        https://www.nissan.pt/veiculos/novos...regamento.html

                                                        Em todo o caso, bem-vindo às maravilhas da mobilidade de 1917.
                                                        Editado pela última vez por rca33; 29 August 2017, 18:26.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          Isso é no teu caso!
                                                          Eu faço Guimarães-Lisboa-Guimarães, fora as voltinhas por Lisboa, pelo menos uma vez por semana.
                                                          Vou em AE sempre nos 140km/h e com um deposito faço o serviço.
                                                          Saio de casa às 6h30 da manhã para estar em reunião às 10h em Lisboa.
                                                          Às 16h saio de Lisboa e chego a casa por volta das 19h30 (às vezes mais cedo).
                                                          Num leaf podia fazer isso?
                                                          Como eu, conheço dezenas de casos iguais, ou ainda piores no caso de comerciais.
                                                          Podes fazer isso no Leaf na boa, mas tens de o levar em cima de um reboque, o que tem a vantagem adicional de poupar pneus (do Leaf, não do reboque).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É certo que os eléctricos não servem para todas as utilizações (nem percebo porque continuam a bater nessa tecla), para algumas é um passo em frente na evolução, mas que dizer dos diesel que só fazem pequenos percursos? É um passo em frente ou atrás?

                                                            Comentário

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