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Retoma, venda, sucata?

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    Retoma, venda, sucata?

    Boa tarde,

    Tenho um Opel corsa 1.7 cdti turbo diesel de 2001.
    Neste momento está com cerca de 245.000km e é um comercial.
    Pretendo adquirir um novo veículo e já tenho um em vista, no entanto, estou com muitas questões na cabeça pois eu ando morta para me ver livre do carro...

    O novo veículo custará cerca de 13.000€, só que o stand apenas está a dar 500€/700€ pelo Opel, pois ele está a deixar passar óleo para o depósito da água. Já foi mudado o radiador do óleo mas mesmo assim continua. Suponho que seja a cabeça da junta do motor o que custará uns 300€ o arranjo.

    Será que vale a pena a aceitar o valor da retoma que estão a dar? Ou valerá mais tentar vender por fora já com um desconto devido ao problema que tem que ser resolvido ou então mandar abater o carro....gostaria que dessem pelo menos uns 1000€ pelo carro, pois ele nem está em mau estado, apenas tem aquele problema o que desvaloriza muito.

    Gostaria de saber umas opiniões para ver se decido fazer um crédito sem a retoma ou então despachar já o carro...
    Editado pela última vez por admPT; 02 September 2017, 19:09.

    #2
    Se o dinheiro do Corsa não for fundamental para comprar o novo, talvez valesse a pena ter um pouco de paciência e tentar obter mais alguma coisa por ele. No fim podes até nem conseguir muito mais do que o stand já dá, mas se ele não estorvar em termos de espaço talvez valesse a pena tentar vender a particular.

    Também há a hipótese de mandar arranjar. Se confias no mecânico e ele garante que por 300 € fica bom, talvez desse para arranjar o carro e vendê-lo sem esse problema, pois assim é muito mais fácil de vender e por um valor melhor.

    A solução do stand, claro, é a mais fácil e rápida. Eu talvez optasse por vender já ao stand, porque o valor desse carro já não é muito alto e poupava tempo e trabalho em troca de não muito dinheiro.
    Editado pela última vez por LinoMarques; 02 September 2017, 14:40.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por admPT Ver Post
      Boa tarde,

      Tenho um Opel corsa 1.7 cdti turbo diesel de 2001.
      Neste momento está com cerca de 245.000km e é um comercial.
      Pretendo adquirir um novo veículo e já tenho um em vista, no entanto, estou com muitas questões na cabeça pois eu ando morta para me ver livre do carro...

      O novo veículo custará cerca de 13.000€, só que o stand apenas está a dar 500€/700€ pelo Opel, pois ele está a deixar passar óleo para o depósito da água. Já foi mudado o radiador do óleo mas mesmo assim continua. Suponho que seja a cabeça da junta do motor o que custará uns 300€ o arranjo.

      Será que vale a pena a aceitar o valor da retoma que estão a dar? Ou valerá mais tentar vender por fora já com um desconto devido ao problema que tem que ser resolvido ou então mandar abater o carro....gostaria que dessem pelo menos uns 1000€ pelo carro, pois ele nem está em mau estado, apenas tem aquele problema o que desvaloriza muito.

      Gostaria de saber umas opiniões para ver se devido fazer um crédito sem a retoma ou então despachar já o carro...


      Dares o carro para abate, só te será pago o peso do "ferro" da viatura.

      Portanto, aponta assim para uns 150€...

      Assim sendo ou tentas vender a viatura ou então, entrega a mesma na compra da nova.

      Comentário


        #4
        Simples. Tens tempo e paciência para o vender assim? Se sim, vende.
        Se não tiveres disponibilidade e quiseres poupar em dores de cabeça no processo todo da venda mais vale entregares para retoma.

        Ah já agora. Tenho um familiar com um Ford Focus 1.8 tddi também de 2001, com 290 mil kms e os stands dão 1000€ e ai ai...por isso 500/700€ pelo corsa não é mau, tendo em conta que esse motor pode dar muitos problemas.
        Editado pela última vez por TheUndertaker; 02 September 2017, 15:16.

        Comentário


          #5
          Outro aqui, C5 HDI de 2002, dão 1000 euros pela retoma ! Em bom estado está ele, mas isto é mais ou menos assim : 15 anos e quase 300 mil KM....das 2 uma : numa compra dão no máximo 2000 a 2500 euros preços médios do standvirtual e mesmo assim duvido, ou retoma em stand, 1000, para venderem por 2000 por exemplo, e se for para abate é mais ou menos o mesmo preço.

          É frustrante mas o mercado é o que é.

          Comentário


            #6
            com a idade e km's e respectivo modelo o valor que te estão a dar é basicamente o valor dele ai por fora entre os 500\700€ mais esquece ninguém te vai dar, ainda por cima com a avaria, dinheiro que já não vais recuperar, abater como já disseram nem vale apena... portanto eu entregava isso de retoma e esquecia o assunto e não te chateias mais...

            Comentário


              #7
              Já agora, não esquecer que caso tenhas o seguro ainda em dia, de enviar a documentação para a seguradora, para receber o estorno.

              Comentário


                #8
                Estorno, precisamente.

                Além disso um stand tanto te pode sugerir retoma como aquisição para abate. A vantagem do abate é que nem tu nem o stand se preocupam mais. Eles fixam um valor e pronto.

                Comentário


                  #9
                  Concordo com o que já foi dito mais vale dares em retoma na compra do carro que queres e acabas com as chatices

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                    Simples. Tens tempo e paciência para o vender assim? Se sim, vende.
                    Se não tiveres disponibilidade e quiseres poupar em dores de cabeça no processo todo da venda mais vale entregares para retoma.

                    Ah já agora. Tenho um familiar com um Ford Focus 1.8 tddi também de 2001, com 290 mil kms e os stands dão 1000€ e ai ai...por isso 500/700€ pelo corsa não é mau, tendo em conta que esse motor pode dar muitos problemas.
                    Incrível esses valores, mas também, se fosse mais recente ainda era pior!

                    A mim deram-me 1000€ por um Saxo 1.5d com caixa partida e 270 mil km, de 2001, noutro ofereceram 300... Entreguei de retoma e nem sequer equacionei arranjar para depois vender.
                    Depois disso o meu pai também entregou um jazz de 2003 por 2000€. Na altura não achei muito, e ainda sugeri vender em particular, mas como aproximava-se IPO, revisão e precisava de substituir umas peças de desgaste, ganhar uns 500€ já me pareceu optimista.se fosse eu talvez fizesse, mas ele não quiz ter essa chatice...

                    Mas depois de ver estes casos, e em particular o do EscapeLivre, nem me parece mau xD

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Outro aqui, C5 HDI de 2002, dão 1000 euros pela retoma ! Em bom estado está ele, mas isto é mais ou menos assim : 15 anos e quase 300 mil KM....das 2 uma : numa compra dão no máximo 2000 a 2500 euros preços médios do standvirtual e mesmo assim duvido, ou retoma em stand, 1000, para venderem por 2000 por exemplo, e se for para abate é mais ou menos o mesmo preço.

                      É frustrante mas o mercado é o que é.
                      O Standvirtual é por norma careiro.
                      Concordo com a parte do frustrante, e já coloquei os meus casos em cima, que no fim me parecem bem melhores do que o teu, mas nesse tipo de carro é pior, e agora imagina se fosse a gasolina...

                      Se reparares, chega a uma certa idade em que não importa o segmento, e é tudo tabelado ao mesmo preço, por vezes até com vantagens para os segmentos B, que por serem mais pequenos e económicos podem acabar mesmo por ser mais caros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                        O Standvirtual é por norma careiro.
                        Concordo com a parte do frustrante, e já coloquei os meus casos em cima, que no fim me parecem bem melhores do que o teu, mas nesse tipo de carro é pior, e agora imagina se fosse a gasolina...

                        Se reparares, chega a uma certa idade em que não importa o segmento, e é tudo tabelado ao mesmo preço, por vezes até com vantagens para os segmentos B, que por serem mais pequenos e económicos podem acabar mesmo por ser mais caros.
                        Ah sim sem dúvida. A partir de certa idade e sobretudo em motores com alguma cilindrada, acaba por ser igual ao litro, porque é mesmo desvalorizar à grande, e quem os quer comprar propositadamente é malta que compra barato e depois vai arranjando, tipo mecânicos, coleccionadores ou simplesmente que percebem do assunto e compram material barato ou de marca mas a preço de custo, e não pagam a mão de obra de uma oficina.

                        Os segmentos B já são procurados por quem não sabe mexer, e como tal convém serem económicos e baratos de manter.

                        O meu C5 é HDI mas se fosse um 1.8i acho que o valor comercial era quase o mesmo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Incrível esses valores, mas também, se fosse mais recente ainda era pior!

                          A mim deram-me 1000€ por um Saxo 1.5d com caixa partida e 270 mil km, de 2001, noutro ofereceram 300... Entreguei de retoma e nem sequer equacionei arranjar para depois vender.
                          Depois disso o meu pai também entregou um jazz de 2003 por 2000€. Na altura não achei muito, e ainda sugeri vender em particular, mas como aproximava-se IPO, revisão e precisava de substituir umas peças de desgaste, ganhar uns 500€ já me pareceu optimista.se fosse eu talvez fizesse, mas ele não quiz ter essa chatice...

                          Mas depois de ver estes casos, e em particular o do EscapeLivre, nem me parece mau xD
                          Isto é mesmo assim nas retomas. O Saxo foi um bom negócio. As caixas para quem recebe essas retomas, que por norma trabalham com oficinas é na boa. Tiram uma, metem outra que nem é muito cara.
                          Já os Jazz mesmo de 2003 ainda andam a preços muito elevados. Aliás são eles e os Yaris, vais ver o preço deles à venda até ficas maluco.
                          E o Ford que falei levou à menos de quatro meses distribuição e embraiagem. Andava com uma fuga de óleo à anos mas lá se resolveu. O pior é a pintura que está baça em alguns painéis mas não está descascada ainda. Talvez acabe mesmo por morrer na família.


                          Os carros mais valorizados ao que me parece são os pequeninos a gasolina.
                          Especialmente os casos dos Toyota Yaris 1.0 e do Jazz 1.2. Valem ouro! São motores que duram muito e económicos. Mesmo outras marcas chegam a um certo ponto e parece que não baixam mais.
                          Editado pela última vez por TheUndertaker; 03 September 2017, 13:28.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                            Isto é mesmo assim nas retomas. O Saxo foi um bom negócio. As caixas para quem recebe essas retomas, que por norma trabalham com oficinas é na boa. Tiram uma, metem outra que nem é muito cara.
                            Já os Jazz mesmo de 2003 ainda andam a preços muito elevados. Aliás são eles e os Yaris, vais ver o preço deles à venda até ficas maluco.
                            E o Ford que falei levou à menos de quatro meses distribuição e embraiagem. Andava com uma fuga de óleo à anos mas lá se resolveu. O pior é a pintura que está baça em alguns painéis mas não está descascada ainda. Talvez acabe mesmo por morrer na família.


                            Os carros mais valorizados ao que me parece são os pequeninos a gasolina.
                            Especialmente os casos dos Toyota Yaris 1.0 e do Jazz 1.2. Valem ouro! São motores que duram muito e económicos. Mesmo outras marcas chegam a um certo ponto e parece que não baixam mais.
                            Sim, quanto ao Jazz é um modelo "feliz" em termos de desvalorização, ainda para mais sempre de preço baixo em novo.
                            De qualquer modo, eu não pagaria o valor que pedem em usados, e tenho dúvidas que no nosso caso o pudéssemos ter vendido por 3000, que descontando o que precisava de ser feito, não sobraria muito, fora eventuais chatisses.

                            A fiabilidade dos motores ainda é altamente valorizada, no entanto há inúmeros componentes a ceder nos carros velhos extra motor. A idade não perdoa...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              Ah sim sem dúvida. A partir de certa idade e sobretudo em motores com alguma cilindrada, acaba por ser igual ao litro, porque é mesmo desvalorizar à grande, e quem os quer comprar propositadamente é malta que compra barato e depois vai arranjando, tipo mecânicos, coleccionadores ou simplesmente que percebem do assunto e compram material barato ou de marca mas a preço de custo, e não pagam a mão de obra de uma oficina.

                              Os segmentos B já são procurados por quem não sabe mexer, e como tal convém serem económicos e baratos de manter.

                              O meu C5 é HDI mas se fosse um 1.8i acho que o valor comercial era quase o mesmo
                              Tenho dúvidas disso...
                              Quem é que iria querer comprar um C5 1.8 a gasolina em Portugal?
                              Gasolina, seg.D, Citroen, suspensão hidropneumática...casamento perfeito para ninguém lhe pegar, ou quanto muito alguém que o quisesse dado.
                              Há 15 anos demos de retoma um Orion, na altura por um valor também bem baixo, mas quem é que queria um borrachao a beber 98, sedan dos anos 80?

                              Comentário


                                #16
                                Pois não digo que não tenhas razão.

                                Mas é estranho ver um C5 ou Laguna ou 406 terem o mesmo valor comercial que um 206

                                Comentário


                                  #17
                                  De facto e chegado a uma certa idade, um segmento mais alto pouco mais vale... que uma viatura de segmento inferior.

                                  Tal pelo que já indicaram, da raridade de peças ou mais onerosas, em caso de reparações.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Pois não digo que não tenhas razão.

                                    Mas é estranho ver um C5 ou Laguna ou 406 terem o mesmo valor comercial que um 206
                                    Não é estranho, afinal de contas, um segmento D será sempre mais oneroso de manter e reparar ou segurar que um segmento B.

                                    A mim, pelo meu charutão de 2001 com 290.000 Km (Clio dCi 5 portas), davam-me € 1.000 na troca por um Twingo II no valor de € 5.000 a GPL (muito bom, tendo em conta os valores baixos do negócio). Por uma Grand Scénic II no valor de aproximadamente € 8.000, € 1.750 (com algum conhecimento à mistura). À troca por um Dacia Sandero a GPL, € 1.500 (sem negociação alguma). 1.5 dCi a fazer magia nas retomas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por admPT Ver Post
                                      Boa tarde,

                                      Tenho um Opel corsa 1.7 cdti turbo diesel de 2001.
                                      Neste momento está com cerca de 245.000km e é um comercial.
                                      Pretendo adquirir um novo veículo e já tenho um em vista, no entanto, estou com muitas questões na cabeça pois eu ando morta para me ver livre do carro...

                                      O novo veículo custará cerca de 13.000€, só que o stand apenas está a dar 500€/700€ pelo Opel, pois ele está a deixar passar óleo para o depósito da água. Já foi mudado o radiador do óleo mas mesmo assim continua. Suponho que seja a cabeça da junta do motor o que custará uns 300€ o arranjo.

                                      Será que vale a pena a aceitar o valor da retoma que estão a dar? Ou valerá mais tentar vender por fora já com um desconto devido ao problema que tem que ser resolvido ou então mandar abater o carro....gostaria que dessem pelo menos uns 1000€ pelo carro, pois ele nem está em mau estado, apenas tem aquele problema o que desvaloriza muito.

                                      Gostaria de saber umas opiniões para ver se decido fazer um crédito sem a retoma ou então despachar já o carro...
                                      Se queres maximizar o lucro tens de o reparar primeiro e depois então vender.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por admPT Ver Post
                                        Boa tarde,

                                        Tenho um Opel corsa 1.7 cdti turbo diesel de 2001.
                                        Neste momento está com cerca de 245.000km e é um comercial.
                                        Pretendo adquirir um novo veículo e já tenho um em vista, no entanto, estou com muitas questões na cabeça pois eu ando morta para me ver livre do carro...

                                        O novo veículo custará cerca de 13.000€, só que o stand apenas está a dar 500€/700€ pelo Opel, pois ele está a deixar passar óleo para o depósito da água. Já foi mudado o radiador do óleo mas mesmo assim continua. Suponho que seja a cabeça da junta do motor o que custará uns 300€ o arranjo.

                                        Será que vale a pena a aceitar o valor da retoma que estão a dar? Ou valerá mais tentar vender por fora já com um desconto devido ao problema que tem que ser resolvido ou então mandar abater o carro....gostaria que dessem pelo menos uns 1000€ pelo carro, pois ele nem está em mau estado, apenas tem aquele problema o que desvaloriza muito.

                                        Gostaria de saber umas opiniões para ver se decido fazer um crédito sem a retoma ou então despachar já o carro...
                                        Bem tens de ter em conta que é um carro comercial não tem tanto valor como um de 5 lugares.
                                        Eu tenho um Astra com esse motor tem 430 mil, o problema que relatas é mais um problema cronico e só trocar a junta do motor não resolve nada pois o problema está nas camisas do injectores, reparação que talvez se consiga fazer sem abrir o motor mas se tiver de abrir o motor te garanto que 300€ não chega, no meu ao 268 mil foram cerca de 700€.

                                        Portanto não te aconselho a opção de reparar pois pode correr mal.

                                        Vender o carro a particular ou fora do negocio se fores honesta dificilmente dão mais que os 1000€ ou talvez seja difícil vender assim. Se venderes e ocultares o problema sujeitas-te a chatices que por vezes não vale apena. Mas nada como esperares um pouco e colocares um anuncio para ver qual o feedback.

                                        Agora se " estás morta para te veres livre do carro" por vezes mais vale perder o amor a 300/500€ e arrumar a questão de vez e passar a uma nova etapa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigada a todos pelas respostas

                                          Comentário


                                            #22
                                            É um corsa C CDTI? Ou dti?

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sten Ver Post
                                              É um corsa C CDTI? Ou dti?
                                              Esse que estás a pensar de 100 cv, só existiu a partir de 2003.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                                Esse que estás a pensar de 100 cv, só existiu a partir de 2003.

                                                Sim, achei estranho a referência no tópico original

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  após ler todos estes casos e apesar de não gostar muito de dar carros de retoma precisamente pelos preços baixos que dão, eu deixava-o ir com o stand... livravas-te logo de algumas chatices.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TheUndertaker Ver Post
                                                    Isto é mesmo assim nas retomas. O Saxo foi um bom negócio. As caixas para quem recebe essas retomas, que por norma trabalham com oficinas é na boa. Tiram uma, metem outra que nem é muito cara.
                                                    Já os Jazz mesmo de 2003 ainda andam a preços muito elevados. Aliás são eles e os Yaris, vais ver o preço deles à venda até ficas maluco.
                                                    E o Ford que falei levou à menos de quatro meses distribuição e embraiagem. Andava com uma fuga de óleo à anos mas lá se resolveu. O pior é a pintura que está baça em alguns painéis mas não está descascada ainda. Talvez acabe mesmo por morrer na família.


                                                    Os carros mais valorizados ao que me parece são os pequeninos a gasolina.
                                                    Especialmente os casos dos Toyota Yaris 1.0 e do Jazz 1.2. Valem ouro! São motores que duram muito e económicos. Mesmo outras marcas chegam a um certo ponto e parece que não baixam mais.
                                                    Nesse motor mudar a distribuição é só o patim que ajusta a folga da corrente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mete um anuncio a vender isso por 1000 euros, mas anuncias o defeito, fala com alguns mecanicos a ver se não querem comprar o carro, se for só mudar a junta, não parece mau negócio (é a junta da cabeça, não a cabeça da junta)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu pai está com um dilema igual.

                                                        A questão é: entregando ao stand, como fazer para evitar ter chatices com IUC para pagar ?

                                                        Como conseguimos obrigar o stand a registar o carro em nome deles ?

                                                        É que sendo o stand uma empresa eu não posso ir ao IMT e registar o carro no nome deles sequer ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                                          O meu pai está com um dilema igual.

                                                          A questão é: entregando ao stand, como fazer para evitar ter chatices com IUC para pagar ?

                                                          Como conseguimos obrigar o stand a registar o carro em nome deles ?

                                                          É que sendo o stand uma empresa eu não posso ir ao IMT e registar o carro no nome deles sequer ?


                                                          Tendo os dados dos mesmos e assinatura, consegues.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Entregar para retoma parece-me ser a melhor solução.
                                                            Vais sentir uma sensação libertadora

                                                            Comentário

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