Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro usado - Airbags

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro usado - Airbags

    Há alguma forma de confirmar se os airbags de um carro estão ok? Ou se em caso de o carro já ter batido colocaram novamente os airbag?

    #2
    Há pois! Num novo acidente logo descobres!

    Mais a sério, é uma matéria muito complexa! De tal maneira que os próprios dispositivos é suposto serem verificados/avaliados ao final de 10 anos de vida útil e há por aí carros com mais de 20 anos em que nunca tiveram qualquer verificação técnica ou, pior ainda, já foram usados e não repostos (o que, segundo consta, é muito comum).

    Num mundo perfeito, a inexistência do airbag ou um qualquer defeito do mesmo devia dar uma luz acesa no painel ou um erro que poderia ser lido através da máquina de diagnóstico. porém, não é bem assim e nem quero imaginar a quantidade de airbag's "ocos"! Eletrónica combate-se com eletrónica! Imagino que só é fiável abrindo para ver e isso no volante pode ser simples, mas noutros já não!

    Há uns anos largos o Clio lá de casa deu um toque lateral e disparou esse airbag. Aparte a costura descosida no banco ficou uma luz acesa no painel... quando mandei reparar lembro-me que foi mais caro o airbag e respetivo pré-tensor que a reparação da porta! Optámos por fazer tudo "como deve ser", mas acredito que muita gente (por opção, por necessidade, apenas porque sim...) prefira apagar o erro e poupar o dinheiro!

    É o que temos!!!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
      Há alguma forma de confirmar se os airbags de um carro estão ok? Ou se em caso de o carro já ter batido colocaram novamente os airbag?
      Os dois frontais são faceis de verificar assim como, os de cortina. Os laterais é que devem ser mais dificeis.

      Na oficina da marca podem desmontar o airbag do volante e ver o que lá está. O do passageiro retirando o porta luvas ou enfiando a cabeça, na zona dos pés do passageiro da frente consegue-se ver o airbag do passageiro.

      O de cortina por vezes retirando os pilares de plastico consegue-se, ver o airbag bem como os seus pontos de ancoragem e ligações.

      Por exemplo no Vectra C retirando o porta luvas, consegue-se ver o airbag do passageiro.

      DSCF7139_zpsf18fb991.jpg
      Editado pela última vez por GTTDI; 04 September 2017, 13:27.

      Comentário


        #4
        Espantoso como numa oficina, ao desmontar um qualquer airbag, um qualquer mecânico pode avaliar o estado do explosivo do mesmo sem ser a detoná-lo, porque é isso que conta, e não o resto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
          Há alguma forma de confirmar se os airbags de um carro estão ok? Ou se em caso de o carro já ter batido colocaram novamente os airbag?

          para verificar o funcionamento dá ligando o carro á maquina, mais propriamente lendo a ecu dos airbags podes verificar se tem erros.
          isto apesar de nalguns ser possível fazer uns bypass com resistências e emuladores alterando o sinal dando a ideia que está tudo bem.
          por isso também dá jeito uma inspeção visual aos mesmos e ás suas ligações apesar de quase sempre implicar desmontagem de peças.

          se bateu e levou airbags novos estando tudo ok, talvez só vendo eventuais datas gravadas algures nos módulos: tipo um carro de 2010 com airbags fabricados em 2012.

          por fim estando tudo ok e sem batidelas ainda existe a questão da validade dos airbags. alguns fabricantes dizem haver prazo de validade, outros não. no entanto não conheço ninguém que os tenha substituído só porque a marca recomenda

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas dicas, em princípio vou levar à marca para fazerem a verificação.

            Comentário


              #7
              [Quote]Espantoso como numa oficina, ao desmontar um qualquer airbag, um qualquer mecânico pode avaliar o estado do explosivo do mesmo sem ser a detoná-lo, porque é isso que conta, e não o resto.[Quote]
              Apenas estava a falar no que respeita, à verificação da presença dos mesmos
              Editado pela última vez por GTTDI; 04 September 2017, 17:07.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                é suposto serem verificados/avaliados ao final de 10 anos de vida útil
                Ainda há poucos dias estive a ler um artigo sobre isso.

                Essencialmente o artigo realçava dois pontos: os tais 10 anos era uma recomendação comum na altura dos primeiros airbags (só na década de 90 é que começaram realmente a ser utilizados em massa) mas isto porque não tinham ainda dados reais/práticos sobre a possível longevidade dos mesmos. Não só a qualidade e tecnologia utilizada nos airbags sofreram entretanto uma grande evolução, como a Mercedes chegou à conclusão que quaisquer airbags fabricados após 1992 durariam a vida útil do veículo.

                Como prova da durabilidade dos airbags, é apontado um estudo da Insurance Institute for Highway Safety onde, num crash test efectuado em 1992 a um Chevrolet Impala de 1972, tanto o airbag do condutor como o do passageiro dispararam com sucesso. Estamos a falar de um carro que faz parte dos primeiros 1,000 Impalas fabricados pela GM que foram equipados com airbags.

                Da mesma maneira, os airbags de carros fabricados na década de 90 continuam a disparar correctamente nos acidentes que ocorrem actualmente. Evidentemente, existe sempre a possibilidade de falha técnica, mas isto pode acontecer quer nos airbags mais antigos quer nos mais recentes.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X