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Vendas de carros eléctricos batem recorde em sete meses

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    Vendas de carros eléctricos batem recorde em sete meses

    Vendas de carros eléctricos batem recorde em sete meses

    Venderam-se mais carros eléctricos em sete meses do que no ano de 2016. As vendas até Julho foram superiores ao acumulado entre 2010 e 2014. Dos 1.000 cheques que o Governo tem para dar já só falta atribuir 220.

    As vendas de carros eléctricos continuam a bater recordes em Portugal. Em sete meses já superaram as vendas totais registadas em 2016, quando foi atingido um máximo histórico (756 unidades) pelo quarto ano consecutivo. Este ano foram vendidos 921 carros eléctricos até Julho, mais 130% face a período homólogo, segundos os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

    Por modelos, o Renault Zoe é o campeão das vendas, que aumentaram 350% para 437 unidades, seguido pelo Nissan Leaf, que registou um acréscimo de 37% para 246 unidades. O BMW I3 fecha o pódio, com uma subida de 69% para 145 unidades. Em 2016, o Nissan Leaf foi o carro mais vendido pelo segundo ano consecutivo, tendo então crescido 57% e atingido as 328 unidades.
    O crescimento das vendas acontece devido a diversos factores, sendo de destacar a cada vez maior autonomia dos carros eléctricos, o que dá uma maior confiança aos consumidores.

    É notório o aumento das vendas para empresas, fruto do pacote de incentivos aliciante, bem como o crescente interesse por parte das empresas de táxis e a Uber, e das empresas de aluguer de viaturas.
    HENRIQUE SÁNCHEZ, PRESIDENTE DA UVE

    As empresas também estão a apostar cada vez mais no carro eléctrico, com a ajuda dos incentivos, como o cheque de 2.250 euros ou a isenção do Imposto Único de Circulação (IUC). "É notório o aumento das vendas para empresas, fruto do pacote de incentivos muito aliciante, bem como o crescente interesse por parte das empresas de transporte individual, como táxis e Uber, e das empresas de aluguer de viaturas", explica ao Negócios o presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), Henrique Sánchez.

    Com as vendas a acelerarem, os novos proprietários de carros eléctricos têm estado a recolher os cheques de 2.250 euros a um bom ritmo. O Governo reservou para este ano um total de 2,25 milhões de euros para atribuir na compra destas viaturas. Até agora já foram levantados 780 cheques, faltando atribuir 220 para atingir o tecto dos mil cheques, esgotando assim o valor disponível para 2017.

    Em relação ao estado de implementação da rede Mobi.e, a UVE faz um balanço da situação. " Todos desejávamos que fosse a um ritmo superior, no entanto, temos neste momento toda a A1 e A2 com postos de carregamento rápido instalados, bem como alguns na A5, A22, A23, e nas principais cidades", afirma Henrique Sánchez.

    Os carregamentos nos postos de carregamento rápido eram para começar a ser pagos em Julho, mas a empresa gestora da rede decidiu adiar o arranque da cobrança para depois do Verão. A decisão da Mobi.e deveu-se ao facto de muitos utilizadores precisarem de "mais tempo para avaliar a adesão" a um comercializador de electricidade.

    A Mobi.e também está actualmente a proceder ao aumento da potência dos 100 postos de carregamento mais utilizados no país. Ao mesmo tempo, também está a ser preparada a última fase de expansão da rede para chegar a todos os concelhos de Portugal Continental.

    Problemas com os condomínios

    Marcas como a Renault e a Nissan estão a oferecer o carregador doméstico aos seus clientes. Nas moradia a instalação é simples, mas há casos de problemas com os condomínios para quem vive em prédios. Aqui das duas, uma: ou liga directamente ao contador da sua casa, ou instala um contador individual na garagem, que está ligado ao contador geral do prédio, tendo depois de pagar ao condomínio a energia consumida.

    Mas "alguns condomínios têm levantado problemas" com este sistema, confirma o presidente da UVE, apontando que quem quer instalar o carregador tem somente de informar o condomínio, cumprindo certos pontos.

    Fonte

    #2
    É normal. Nos próximos anos isto vai acontecer constantemente.

    Comentário


      #3
      Com a lavagem cerebral que nos tem sido feita estranho seria se não acontecesse.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
        Com a lavagem cerebral que nos tem sido feita estranho seria se não acontecesse.
        Pode dar mais detalhes?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rppm Ver Post
          Mas "alguns condomínios têm levantado problemas" com este sistema, confirma o presidente da UVE, apontando que quem quer instalar o carregador tem somente de informar o condomínio, cumprindo certos pontos.

          Fonte
          E que tal atirar a extensão da varada (ou da janela no Verão) pra a rua?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
            E que tal atirar a extensão da varada (ou da janela no Verão) pra a rua?
            Há por aí uma imagem de um caso assim.

            Comentário


              #7
              Vai haver muito condomínio a colocar entraves/bloquear.....isto é Portugal

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                Vai haver muito condomínio a colocar entraves/bloquear.....isto é Portugal
                Nos que a luz da garagem é comum, é normal que haja problemas....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Nos que a luz da garagem é comum, é normal que haja problemas....
                  Por essas coisas é que no meu prédio cada garagem já tem uma tomada independente.

                  Tenho ideia que aqui há tempos andou um tópico sobre um caso desses por aqui, um user que tinha alguém no prédio dele que utilizava a luz comum para carregar o carro e estava a dar chatices.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                    Por essas coisas é que no meu prédio cada garagem já tem uma tomada independente.

                    Tenho ideia que aqui há tempos andou um tópico sobre um caso desses por aqui, um user que tinha alguém no prédio dele que utilizava a luz comum para carregar o carro e estava a dar chatices.
                    Sendo a garagem uma fracção autónoma e pertencente a um apartamento, a luz tem obrigatoriamente de ser pessoal.

                    Mas isso são regras recentes e muitos prédios não são assim.
                    Ou prédios com garagens comuns sem box...

                    Eu equacionei comprar um híbrido plug-in e estava a pensar em pedir ao condomínio para fazer um ramal de minha casa até à garagem para colocação de uma tomada exclusiva minha.
                    Claro que isso tem custos acrescidos.

                    Mesmo em prédios antigos há casos insólitos. Arrecadações em que a luz é comum é muito normal.
                    E muitas dessas arrecadações não têm tomadas por isso mesmo.
                    Mas já vi casos de malta com frigoríficos e arcas congeladoras nas arrecadações com luz comum.
                    E soube de um caso de um proprietário que fez uma cozinha "industrial" para venda de comida para fora.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Sendo a garagem uma fracção autónoma e pertencente a um apartamento, a luz tem obrigatoriamente de ser pessoal.

                      Mas isso são regras recentes e muitos prédios não são assim.
                      Ou prédios com garagens comuns sem box...

                      Eu equacionei comprar um híbrido plug-in e estava a pensar em pedir ao condomínio para fazer um ramal de minha casa até à garagem para colocação de uma tomada exclusiva minha.
                      Claro que isso tem custos acrescidos.

                      Mesmo em prédios antigos há casos insólitos. Arrecadações em que a luz é comum é muito normal.
                      E muitas dessas arrecadações não têm tomadas por isso mesmo.
                      Mas já vi casos de malta com frigoríficos e arcas congeladoras nas arrecadações com luz comum.
                      E soube de um caso de um proprietário que fez uma cozinha "industrial" para venda de comida para fora.
                      Há malta muito criativa

                      É possível instalar um carregador rápido numa garagem particular? Tens ideia quanto custará uma brincadeira dessas?

                      Comentário


                        #12
                        Quem falou em carregadores rápidos na garagem?

                        De qualquer das maneiras uma tomada com um contador de energia deveria ser o suficiente para ser possivel a instalação dessa tomada, o condominio só precisava de fazer a leitura desse contador.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          Quem falou em carregadores rápidos na garagem?

                          De qualquer das maneiras uma tomada com um contador de energia deveria ser o suficiente para ser possivel a instalação dessa tomada, o condominio só precisava de fazer a leitura desse contador.
                          Penso que ninguém falou, eu é que perguntei porque tenho curiosidade em saber se é possível.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                            Pode dar mais detalhes?
                            É simples, está a ser feita uma enorme campanha para descredibilizar os motores de combustão como se fossem os responsáveis por todos as males do mundo e a favor dos carros electricos como se fossem a solução para os mesmos.



                            The Inconvenient Truth About Electric Vehicles


                            An electric auto will convert 5-10% of the energy in natural gas into motion. A normal vehicle will convert 20-30% of the energy in gasoline into motion. That's 3 or 4 times more energy recovered with an internal combustion vehicle than an electric vehicle.
                            Electricity is a specialty product. It's not appropriate for transportation. It looks cheap at this time, but that's because it was designed for toasters, not transportation. Increase the amount of wiring and infrastructure by a factor of a thousand, and it's not cheap.
                            Electricity does not scale up properly to the transportation level due to its miniscule nature. Sure, a whole lot can be used for something, but at extraordinary expense and materials.
                            Using electricity as an energy source requires two energy transformation steps, while using petroleum requires only one. With electricity, the original energy, usually chemical energy, must be transformed into electrical energy; and then the electrical energy is transformed into the kinetic energy of motion. With an internal combustion engine, the only transformation step is the conversion of chemical energy to kinetic energy in the combustion chamber.


                            The difference matters, because there is a lot of energy lost every time it is transformed or used. Electrical energy is harder to handle and loses more in handling.
                            The use of electrical energy requires it to move into and out of the space medium (aether) through induction. Induction through the aether medium should be referred to as another form of energy, but physicists sandwich it into the category of electrical energy. Going into and out of the aether through induction loses a lot of energy.
                            Another problem with electricity is that it loses energy to heat production due to resistance in the wires. A short transmission line will have 20% loss built in, and a long line will have 50% loss built in. These losses are designed in, because reducing the loss by half would require twice as much metal in the wires. Wires have to be optimized for diameter and strength, which means doubling the metal would be doubling the number of transmission lines.
                            High voltage transformers can get 90% efficiency with expensive designs, but household level voltages get 50% efficiency. Electric motors can get up to 60% efficiency, but only at optimum rpms and load. For autos, they average 25% efficiency. Gasoline engines get 25% efficiency with old-style carburetors and 30% with fuel injection, though additional loses can occur.
                            Applying this brilliant engineering to the problem yields this result: A natural gas electric generating turbine gets 40% efficiency. A high voltage transformer gets 90% efficiency. A household level transformer gets 50% efficiency. A short transmission line gets 20% loss, which is 80% efficiency. The total is 40% x 90% x 50% x 80% = 14.4% of the energy recovered before the electrical system does something similar to the gasoline engine in the vehicle. Some say the electricity performs a little better in the vehicle, but it's not much.
                            Electricity appears to be easy to handle sending it through wires. But it is the small scale that makes it look cheap. Scaling it up takes a pound of metal for so many electron-miles. Twice as much distance means twice as much metal. Twice as many amps means twice as much metal. Converting the transportation system into an electrical based system would require scaling up the amount of metal and electrical infrastructure by factors of hundreds or thousands. Where are all those lines going to go? They destroy environments. Where is that much natural gas going to come from for the electrical generators? There is very little natural gas in existence when using it for a large scale purpose. Natural gas has to be used with solar and wind energy, because only it can be turned on and off easily for backup.
                            One of the overwhelming facts about electric transportation is the chicken and egg phenomenon. Supposedly, a lot of electric vehicles will create an incentive to create a lot of expensive infrastructure. There are a lot of reasons why none of the goals can be met for such an infrastructure. The basic problem is that electricity will never be appropriate for such demanding use as general transportation, which means there will never be enough chickens or eggs to balance the demand. It's like trying to improve a backpack to such an extent that it will replace a pickup truck. The limitations of muscle metabolism are like the limitations of electrical energy.
                            Electrons are not a space-saving form of energy. Electrons have to be surrounded by large amounts of metal. It means electric motors get heavy and large. When cruising around town, the problems are not so noticeable. But the challenges of ruggedness are met far easier with internal combustion engines. Engineers say it is nice to get rid of the drive train with electric vehicles. But in doing so, they add clutter elsewhere, which adds weight, takes up space and messes up the suspension system. Out on the highway, the suspension system is the most critical factor.
                            These problems will prevent electric vehicles from replacing petroleum vehicles for all but specialty purposes. The infrastructure needed for electric vehicles will never exist when limited to specialty purposes. This would be true even with the perfect battery which takes up no space and holds infinite charge.




                            1. Historical Perspective on Electric Cars, by A. Jones
                            2. Comparing Energy Costs per Mile for Electric and Gasoline-Fueled Vehicles.
                            http://avt.inl.gov/pdf/fsev/costs.pdf
                            3. Electricity Emissions. U.S. Department of Energy. Energy Efficiency and Renewable Energy. Alternative Fuels and Advanced Vehicles Data Center.
                            http://www.afdc.energy.gov/afdc/vehi...ectricity.html
                            4. Electric Power Industry 2007: Year in Review. Energy Information Administration. U.S. Department of energy.
                            http://www.eia.doe.gov/cneaf/electri...a/epa_sum.html
                            5. Electric Power. U.S. Department of energy. Energy Sources.
                            http://www.energy.gov/energysources/electricpower.htm



                            http://www.zerohedge.com/news/2017-0...ctric-vehicles



                            Comentário


                              #15
                              Ah, ok. Só será possivel se tiveres essa potência contratada, teoricamente é possivel, mas na pratica... nem por isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
                                É simples, está a ser feita uma enorme campanha para descredibilizar os motores de combustão como se fossem os responsáveis por todos as males do mundo e a favor dos carros electricos como se fossem a solução para os mesmos.





                                Esse artigo começa por comparar mas depois esquece-se disso. Ou seja, o petróleo nasce nas árvores e vai para as bombas sem qualquer custo energético.

                                Lavagem cerebral tem sido feita com os diesel, isso sim.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                  Esse artigo começa por comparar mas depois esquece-se disso. Ou seja, o petróleo nasce nas árvores e vai para as bombas sem qualquer custo energético.

                                  Lavagem cerebral tem sido feita com os diesel, isso sim.
                                  É disto que falo, destes posts nonsense, sem qualquer estudo, qualquer referência, fácilitistas e sem qualquer credibilidade - à la facebook - e que enchem a cabeça das pessoas



                                  Nessa tosca linha de pensamento e usando a mesma estratégica de linguagem populista e do nonsense. - De acordo com os defensores dos caros electricos a electricidade é gerada pelo bater das asas das aves e o lítio das baterias nasce nas árvores, e mais, depois das baterias viciadas os resíduos altamente poluentes nem sequer são depositados em aterros que contaminam lençóis freáticos. Isto de carros electricos basicamente é tudo emissões 0

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, esses estudos estão carregados de credibilidade e referências Sabes ques não usas o litio para locomover o carro, nos carros atuais tens muitos materiais que também são muito limitados, como achas que são compostos os catalizadores? De onde vem a platina, o rodio o cerio entre outros? Só as baterias e os elétricos é que têm poluição? Quando vejo esses estudos nonsense, fico à espera de ver os custos de exploraçao, transporte do crude, refinação e voltar a transportar o combustivel, mas miraculosamente nunca aprecem, já nos elétricos até as perdas por transporte nos cabos aparecem.
                                    Aliás, se alguém disser que até pode carregar o seu carro diretamente de uns paineis solares colocados no quintal é logo chamado de fanatico e afins.

                                    Comentário


                                      #19
                                      sing electricity as an energy source requires two energy transformation steps, while using petroleum requires only one. With electricity, the original energy, usually chemical energy, must be transformed into electrical energy; and then the electrical energy is transformed into the kinetic energy of motion. With an internal combustion engine, the only transformation step is the conversion of chemical energy to kinetic energy in the combustion chamber.
                                      Podia pegar em mais gafes, mas só aqui estão uma enormidade delas, pois não tem em conta as fontes renováveis, alem de que as transformações para gerar eletricidade serão mais do que o que aí está, vejamos, depois de tirares o crude da terra, leva-lo para uma central de energia onde trasnformas a energia quimica em energia termica que por sua vez transformas em energia mecânica e só depois tens a eletricidade. Esta realidade não existe em Portugal, pois a geração de energia com recurso a fuel já não existe no mix nacional, alem disso as renováveis são a maior fatia do mix.
                                      Mas para obteres a gasolina ou gasóleo, tens todos os custos associados até chegar a uma refinaria, e nessa tens as mesmas transformações que tens para a electricidade só que isso é só para separares os diversos elementos do crude, vê lá os custos que o pessoal se esquece nesses estudos, também podiam dizer que as refinarias são hoje muito mais eficientes porque aproveitam a energia que antes era desperdiçada nesses processos, para quê? Pois, para gerar energia elétrica, vê lá como são as coisas.
                                      Portanto, ao contrário do que diz esse paragrafo desse estudo "With an internal combustion engine, the only transformation step is the conversion of chemical energy to kinetic energy in the combustion chambe Isto é uma verdade que serve para enganar tolos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
                                        É simples, está a ser feita uma enorme campanha para descredibilizar os motores de combustão como se fossem os responsáveis por todos as males do mundo e a favor dos carros electricos como se fossem a solução para os mesmos.
                                        Mas a eletricidade só é produzida a partir de gás natural?

                                        Qual é a eficiência de um automóvel comum quando está parado no trânsito? E um elétrico, quanto gasta nessa situação?

                                        Porque é que um carro movido a eletricidade gasta menos euros para percorrer 100 km do que um carro a gasolina ou a gasóleo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Daqui a pouco vêm ja aí por o famoso gráfico da edp que prova que a elelectricidade a nivel global provem apenas das renovaveis e que não há carvão nem qqr combustivel fossil no processo

                                          Estes defensores do fabuloso carro com emissões zero são hilariantes

                                          Comentário


                                            #22
                                            Hilariante é achar que as emissões dos CI são apenas as emissões do escape.

                                            Ou trazer estudos com quase uma década para a realidade atual.

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                                              #23
                                              isso da "verdade inconveniente" não é bem assim.. há vários estudos académicos que apontam para que basta 15-30% da energia elétrica vir de fontes não-poluentes para os elétricos serem melhores em termos de CO2. Em PT estamos nos 50-60% de renováveis, e ainda há uns 5% nuclear (importada, obviamente), para 55-65% não poluente.

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                                                #24
                                                Quem diz que os elétricos são poluentes por causa do lítio e esquece a porcaria de décadas feita em todo o planeta na exploração e transporte do petróleo, só pode ser ignorante ou estar a gozar.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por homemmoderno Ver Post
                                                  É simples, está a ser feita uma enorme campanha para descredibilizar os motores de combustão como se fossem os responsáveis por todos as males do mundo e a favor dos carros electricos como se fossem a solução para os mesmos.




                                                  Isso é somente uma mentira que é contada muitas vezes e que alguns acreditam. Outros só se riem da limitação de algumas almas.

                                                  Já agora, qual a árvore que nasce a gasolina? Gasoliveira? Deve ser isso....

                                                  Mas ainda falta alguns do costume virem com a lenga lenga do costume quando se fala de eléctricos. Fico a espera que o grupo esteja completo.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                    Daqui a pouco vêm ja aí por o famoso gráfico da edp que prova que a elelectricidade a nivel global provem apenas das renovaveis e que não há carvão nem qqr combustivel fossil no processo

                                                    Estes defensores do fabuloso carro com emissões zero são hilariantes
                                                    Ou vice-versa, o gráfico de um país com o mix extremamente poluente a demonstrar que os carros elétricos poluem ainda mais que um a combustão.
                                                    Isto acontece porque simplesmente o carro nao polui durante a sua utilização... podem desligar os ventiladores dos estacionamentos dos centros comerciais que, nem as paredes ficam pretas, nem as pessoas morrem envenenadas com monóxido de carbono.

                                                    E mesmo que fosse mais poluente... O carro é elétrico é muito mais agradável de conduzir e economico a utilizar. Já não são só os defensores dos ursos polares a comprar carros elétricos, são pessoas normais porque o carro é superior em muitos aspectos.
                                                    Poder abastecer o carro sem sair de casa, por um preço 5x inferior.. devia ser o sonho de qualquer um.

                                                    A desinformação é tanta que, para mostrar o quanto a exploração de lítio é nefasta para o ambiente, usavam uma foto de uma mina... de cobre.

                                                    Não tarda, surgem seguidores deste movimento

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      someone give that man a book on thermodynamics

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não concebo como pode haver alguém que ainda não acredite que a mobilidade eléctrica é o melhor para todos. Não se trata de salvar o planeta com esta mudança, trata-se de contribuir para que passemos de paradigma poluente para um menos, muito menos poluente. Pelo caminho ganha-se em muitas frentes, que não apenas a ambiental. Que tal a conveniência de carregar o carro em casa, como já alguém aqui disse, a uma fracção do custo habitual? E a agradabilidade de condução, a "ease of use", a descomplicação que é um VE?

                                                        Sempre, desde criança que tive e tenho uma forte admiração por automóveis, e continuo a ter. Isso inclui os "condenados" ottos e diesels, que independentemente de sairem de cena como veículos do dia-a-dia num futuro não muito distante, não deixaram de existir certamente tão cedo. Gerações vindouras ainda saberão o que é um motor de combustão interna, e certamente poderão conduzi-lo. Mas este saudosismo não nos pode toldar a visão e alhear-nos da importância de procurar soluções melhores para as nossas necessidades de mobilidade do dia-a-dia.

                                                        Os VEs ainda têm um longo caminho a percorrer mas esse caminho já se está a fazer, aliás, já se tem vindo a fazer de há uns anos para cá. Os problemas de hoje serão ultrapassados. As baixas autonomias, os longos tempos de carga, o peso e custo das baterias e outras questões que precisam de ver evolução, estão a ver evolução!

                                                        Porquê a desinformação? Porquê a resistência? Que ameaça pode advir desta transição?

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                                                          #29
                                                          Neste fds vi um casal estacionar o seu mitsubishi Outlander PHEV no parque do Maia Jardim, num local ligeiramente mais afastado, mas que no pilar ao lado tinha uma tomada.

                                                          Foram às compras e o carro ficou a carregar.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por marcopns Ver Post
                                                            Pode dar mais detalhes?
                                                            Posso.
                                                            Somos constantemente bombardeados com noticias de proibições de circulação em cidades, mas quando se lê correctamente o artigo, verifica-se que vão acontecer a 25 anos ou mesmo que algumas ainda estão a votação, e outras que serão apenas parciais.
                                                            Somos constantemente bombardeados que é o futuro e que vai acontecer amanhã, vai acontecer, mas não vai ser a 100% nem vai ser amanhã. Há inúmeros problemas práticos que vão demorar a resolver. Mesmo afastando o próprio carro da equação, onde vai bsutcar a electricidade as pessoas que não têm garagem? Mesmo as que têm já terão problemas! Vais colocar tomadas em todos os lugares de estacionamento? É possivel? Sim, claro, mas a que custo, quanto tempo demora? E o aumento de potência no cabo, estão preparados?
                                                            Hohje em dia vemos a mudança a acontecer muito mais depressa que no passado, no entanto sempre que esta mexe com infraestruturas as coisas abrandam.
                                                            E neste caso ainda há um caminho evolutivo que não está decidido, tal como aconteceu com o carro com motor a combustão, houve umas décadas que neste caso se calahar será só uma, em que cada solução nova que havia praticamente condenada a os carros existentes a uma desactualização tremenda. Aqui será semelhante, ainda muitas escolhas e soluções são precisas.

                                                            Além disto, e isto é muito importante, é preciso parar de pensar que a poluição vem apenas dos transportes e especialemnte dos particulares. Bastava a China e os USA baixarem 10% as suas emissões industriais e a diferença provavelmente seria superior.

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