Vendas de carros eléctricos batem recorde em sete meses - Página 2

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Título: Vendas de carros eléctricos batem recorde em sete meses

  1. #31
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    Citação Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
    Neste fds vi um casal estacionar o seu mitsubishi Outlander PHEV no parque do Maia Jardim, num local ligeiramente mais afastado, mas que no pilar ao lado tinha uma tomada.

    Foram às compras e o carro ficou a carregar.
    Para quem andou na universidade nos ultimos 15-20 anos, pensem o que acontecia nas bibliotecas e sala de estudo.
    Tinham sido desenhadas quando os portáteis n eram uma realidade, logo toadas eram só para operações de limpeza, e o pessoal escolhia estrategicamente os lugares para estar perto da tomada.
    Hoje em dias as que foram renovadas têm tomadas em cada lugar! Esta transformação vai ter que acontecer no espaço exterior!


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Posso.
    Somos constantemente bombardeados com noticias de proibições de circulação em cidades, mas quando se lê correctamente o artigo, verifica-se que vão acontecer a 25 anos ou mesmo que algumas ainda estão a votação, e outras que serão apenas parciais.
    Somos constantemente bombardeados que é o futuro e que vai acontecer amanhã, vai acontecer, mas não vai ser a 100% nem vai ser amanhã. Há inúmeros problemas práticos que vão demorar a resolver. Mesmo afastando o próprio carro da equação, onde vai bsutcar a electricidade as pessoas que não têm garagem? Mesmo as que têm já terão problemas! Vais colocar tomadas em todos os lugares de estacionamento? É possivel? Sim, claro, mas a que custo, quanto tempo demora? E o aumento de potência no cabo, estão preparados?
    Hohje em dia vemos a mudança a acontecer muito mais depressa que no passado, no entanto sempre que esta mexe com infraestruturas as coisas abrandam.
    E neste caso ainda há um caminho evolutivo que não está decidido, tal como aconteceu com o carro com motor a combustão, houve umas décadas que neste caso se calahar será só uma, em que cada solução nova que havia praticamente condenada a os carros existentes a uma desactualização tremenda. Aqui será semelhante, ainda muitas escolhas e soluções são precisas.

    Além disto, e isto é muito importante, é preciso parar de pensar que a poluição vem apenas dos transportes e especialemnte dos particulares. Bastava a China e os USA baixarem 10% as suas emissões industriais e a diferença provavelmente seria superior.

    Se isto é lavagem cerebral, o que dizes por exemplo, de como se tem tratado os diesel, em que se não houvesse o escândalo que houve , ainda se diria que eram as mecânicas mais limpas apesar das recomendações e até alterações da classificação das emissões destes por parte da OMS?

    Alem disso, o que dizes da poluição e de quem a produz é verdade, mas na cidades o rei e senhor da poluição é o automóvel, por isso, e devido à sua proximidade dos seres humanos se torna tão imperativo mudar de estratégia, penso que é fácil de perceber.
    Última edição por Afcivic : 07-09-17 às 19:10:27

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    Além disto, e isto é muito importante, é preciso parar de pensar que a poluição vem apenas dos transportes e especialemnte dos particulares. Bastava a China e os USA baixarem 10% as suas emissões industriais e a diferença provavelmente seria superior.
    o breakdown do CO2 vindo de queima de combustíveis é conhecido:

    42%: eletricidade e aquecimento
    23%: transportes
    19%: indústria
    resto: escritórios, casas e diversos

    por região:
    28%: china
    18%: américa do norte (~90% EUA)

    Tirar 10% à china e EUA dava uma redução de ~4,4% no total mundial.
    Dos 23% nos transportes, cerca de 2/3 são de viaturas particulares, o que faz ~15,3% no total mundial.

    Para baixar ~4,4% no total mundial precisaríamos de um share de ~30% de EVs considerando emissões zero (toda eletricidade renovável).
    Mais realista é considerar emissões à volta de 1/4 de um ICE, o que subiria o share para ~38%.

    Passar os veículos particulares TODOS a elétrico baixaria, realisticamente, as emissões dos transportes para aproximadamente metade (23% --> 11%). Ainda faltaria cerca de ~90% de redução para ficarmos "limpos".

    Que é que isto quer dizer? É simples: tamos lixados

    fontes:
    http://www.iea.org/publications/free...ights_2016.pdf
    https://www.itf-oecd.org/sites/defau...0ghgtrends.pdf

  4. #34
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    Estes tópicos são um fartote de risote... há sempre uns dinossauros a tentar provar que ainda estão vivos, quando não perceberam ainda que já lhes caiu o meteorito em cima

    Em relação ao carregamento com electricidade do condomínio, por muito que estes estrebucham,a lei é simples e clara: não podem negar a instalação de um ponto de carregamento de forma nenhuma, desde que o utilizador do mesmo pague a instalação e a electricidade usada.

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
    E que tal atirar a extensão da varada (ou da janela no Verão) pra a rua?
    Citação Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
    Há por aí uma imagem de um caso assim.
    aqui não seria novidade. o meu vizinho da porta ao lado do prédio aspira assim o carro, em vez de trazer o aspirador para baixo e ligar na garagem. são só uns 4 andares, é mais fácil meter a ficha pelas varandas abaixo.


  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    Se isto é lavagem cerebral, o que dizes por exemplo, de como se tem tratado os diesel, em que se não houvesse o escândalo que houve , ainda se diria que eram as mecânicas mais limpas apesar das recomendações e até alterações da classificação das emissões destes por parte da OMS?

    Alem disso, o que dizes da poluição e de quem a produz é verdade, mas na cidades o rei e senhor da poluição é o automóvel, por isso, e devido à sua proximidade dos seres humanos se torna tão imperativo mudar de estratégia, penso que é fácil de perceber.
    A lavagem cerebral do Diesel. que considero muito inferior à que estamos agora a sofrer para a electricidade, foi há décadas e não global. Aliás eu diria que foi se calhar em 10 países e concentrada na Europa, e sempre apoiada noutro principio que foi o do rendimento e consumo.
    O que estamos a ser bombardeados nos media é falarem-nos de uma realidade que é possivel em partes do mundo, mas fala-se como se fosse global. Se tivesses os combustivel a 50c para não dizer menos estava toda a gente a borrifar-se para o ambiente. Além de que há aqui dois pormenores interessantes, o primeiro é que um dos argumentos para retirares carros das cidades deixa de ter efeito, pelo que vamos ver como descalçam essa bota as grandes cidades mundiais. O segundo, no qual Portugal é bom exemplo, a electricidade foi e nalguns casos ainda é altamente subsidiada. Vai continuar assim? Ou haverá uma electricidade para transporte, para consumo essencial, industria, etc?

    Estamos a viver uma mudança claramente forçada, mas que peca em alguns aspectos, e espero que a miragem das nãos emissões não sirvam apenas para criar mais uns monopólios.

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    A lavagem cerebral do Diesel. que considero muito inferior à que estamos agora a sofrer para a electricidade, foi há décadas e não global. Aliás eu diria que foi se calhar em 10 países e concentrada na Europa, e sempre apoiada noutro principio que foi o do rendimento e consumo.
    O que estamos a ser bombardeados nos media é falarem-nos de uma realidade que é possivel em partes do mundo, mas fala-se como se fosse global.
    As Hiace ainda vão ter que durar muitos anos em África...

  8. #38
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    Há combustível a 0,50€ que quase ninguém usa, o gpl.

    Por isso é bem claro como a lavagem cerebral está a funcionar.

  9. #39
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    não é bem isso.. mas sim, o GPL podia ter mais procura. Recentemente andei com um carro GPL e gostei.

  10. #40
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    aqui não seria novidade. o meu vizinho da porta ao lado do prédio aspira assim o carro, em vez de trazer o aspirador para baixo e ligar na garagem. são só uns 4 andares, é mais fácil meter a ficha pelas varandas abaixo.
    Estás a ver ao contrário: o teu vizinho preferiria usar a electricidade da garagem, mas esta é do condomínio e provavelmente o condomínio proibiu isso em assembleia. Vai daí, a maneira de continuar a aspirar o carro é essa.

    Atirar a extensão varanda abaixo não é uma casmurrice do teu vizinho, mas uma casmurrice dos restantes vizinhos que ficam muito incomodados com os 20 cêntimos quinzenais gastos em cada aspiração...

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
    A lavagem cerebral do Diesel. que considero muito inferior à que estamos agora a sofrer para a electricidade, foi há décadas e não global. Aliás eu diria que foi se calhar em 10 países e concentrada na Europa, e sempre apoiada noutro principio que foi o do rendimento e consumo.
    O que estamos a ser bombardeados nos media é falarem-nos de uma realidade que é possivel em partes do mundo, mas fala-se como se fosse global. Se tivesses os combustivel a 50c para não dizer menos estava toda a gente a borrifar-se para o ambiente. Além de que há aqui dois pormenores interessantes, o primeiro é que um dos argumentos para retirares carros das cidades deixa de ter efeito, pelo que vamos ver como descalçam essa bota as grandes cidades mundiais. O segundo, no qual Portugal é bom exemplo, a electricidade foi e nalguns casos ainda é altamente subsidiada. Vai continuar assim? Ou haverá uma electricidade para transporte, para consumo essencial, industria, etc?

    Estamos a viver uma mudança claramente forçada, mas que peca em alguns aspectos, e espero que a miragem das nãos emissões não sirvam apenas para criar mais uns monopólios.
    É a tua opinião que eu respeito, mas não posso concordar, pois o que vejo em relação aos elétricos é baseada em factos como as fracas autonomias (comparativamente aos CI) ou aos custo das bateras, já no caso dos diesel usam mentiras para essa lavagem, e se não fosse o caso do dieselgate ainda hoje se continuaria a vender diesel como sendo das mecânicas mais limpas mesmo depois de termos o elefante na sala e que todos fazem de conta que não está lá, existem estudos que provam o problema dos diesel nos grandes centros urbanos e todos fingem que não existe. Mesmo não sendo à escala global, está aqui no nosso quintal, fingir que o problema não existe é no mínimo, ridiculo.
    Alem disso, temos a campanha de descredibilizar os EV (que não deixa de ser lavagem cerebral, também), pois todos sabemos o que fazem e quais as suas limitações, mas quem pode ter um eletrico para fazer meia duzia de kms em cidade sem problemas vai a correr comprar um diesel para andar todos os meses a fazer regenerações forçadas nas oficinas, estes sim, é que foram bem aconselhados.

  12. #42
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    É a tua opinião que eu respeito, mas não posso concordar, pois o que vejo em relação aos elétricos é baseada em factos como as fracas autonomias (comparativamente aos CI) ou aos custo das bateras, já no caso dos diesel usam mentiras para essa lavagem, e se não fosse o caso do dieselgate ainda hoje se continuaria a vender diesel como sendo das mecânicas mais limpas mesmo depois de termos o elefante na sala e que todos fazem de conta que não está lá, existem estudos que provam o problema dos diesel nos grandes centros urbanos e todos fingem que não existe. Mesmo não sendo à escala global, está aqui no nosso quintal, fingir que o problema não existe é no mínimo, ridiculo.
    Alem disso, temos a campanha de descredibilizar os EV (que não deixa de ser lavagem cerebral, também), pois todos sabemos o que fazem e quais as suas limitações, mas quem pode ter um eletrico para fazer meia duzia de kms em cidade sem problemas vai a correr comprar um diesel para andar todos os meses a fazer regenerações forçadas nas oficinas, estes sim, é que foram bem aconselhados.
    N me parece que o Dieselgate, pelo menos na Europa tenha sido preponderante, senão vejamos, a maioria dos países ricos do norte da Europa já tinham diesel mais caro que a gasolina, já taxavam mais o Diesel e diversos já tinham anunciado a sua intenção de caminhar para o eléctrico.

    Eu não vejo nenhuma campanha a descredibilizar os eléctricos, não vejo noticias sobre isso, vejo isso nos media noticias a dizer que o Diesel vai ser proibido e que as vendas de eléctricos aumenta.
    Quanto às escolhas e aconselhamentos, se fossemos todos racionais há duas décadas que o parque nacional tinha 30% de viaturas a GPL-Auto, mas como não o somos haverá sempre más escolhas e maus aconselhamentos, os que dizem que Diesel é que é independentemente do uso assim como os que defenderão o eléctrico sem a mesma preocupação.
    Eu neste momento ponderaria um hibrido plug in para segundo carro ou mesmo electrico porque o percurso de um dos meus carros e as minhas condições o permitem. No entanto ainda não são solução para todos.

  13. #43
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    Ok, então onde fica essa lavagem cerebral? Não vejo ninguém a falar mentiras acerca dos eléctricos, antes pelo contrário, as mentiras estão do lado dos diesel, mentiras que se vão descobrindo a cada dia que passa.
    Não vejo ninguém a defender o elétrico para todas as situações, vejo é as marcas, comunicação social e até quem os possui a defender que para algumas situações o elétrico é rei sem esconder as suas limitações. Já o disse montes de vezes por aqui que para mim um eletrico como segundo carro será uma opção a curto prazo, claro que os anti vieram logo dizer que a minha situação era muito singular, isto é ridiculo, pois existe muita gente com situações similares.
    Sinceramente, não percebo essa lógica da lavagem cerebral para os eletricos, ainda por cima na situação que nos encontramos que temos a OMS a dizer uma coisa e as marcas e comunicação social a dizer outra.

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