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Motor 1.6 TDI 105 CV

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    Motor 1.6 TDI 105 CV

    Boas malta,

    Tenho um amigo meu comprador de nova viatura, usada neste caso.

    Questionou-me sobre o motor 1.6 TDI de 105 cv montado num Audi A3 de 2011.

    Que me têm a dizer sobre este motor em particular? Sei que as primeiras unidades deram problemas de injetores.

    As versões mais recentes já não deram problemas? de 2011 inclusive?

    Que me dizem de consumos, performances, fiabilidade etc?

    Cumprimentos e bons km.

    #2
    Tem pouca força em baixas, problemas de egr, filtro de particulas, injetores, bimassa, fraca performance, pouco binario comparado com a concorrencia. Tem como ponto positivo os consumos. Se for possivel adquirir carro com o motor 2.0 tdi CR de 140cv, mais caro mas muito melhor.

    Comentário


      #3
      Sublinha bem o CR!

      Se bem que esses estão ao preço da morte! E pagam bastante mais de IUC.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
        Tem pouca força em baixas, problemas de egr, filtro de particulas, injetores, bimassa, fraca performance, pouco binario comparado com a concorrencia. Tem como ponto positivo os consumos. Se for possivel adquirir carro com o motor 2.0 tdi CR de 140cv, mais caro mas muito melhor.
        Engraçado que tenho um carro com praticamente 150000km com esse motor e não me queixo de nada do que tu dizes. Mas também é de 2013. É nesses o motor é bem mais progressivo e suave.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
          Engraçado que tenho um carro com praticamente 150000km com esse motor e não me queixo de nada do que tu dizes. Mas também é de 2013. É nesses o motor é bem mais progressivo e suave.
          Sei que o 1.6tdi teve 3 upgrades, creio que no segundo upgrade que as baixas melhoraram mas tudo resto continuou, ainda bem que nao tens tido problemas, que assim se mantenha, quando for possivel manda anular a egr, fisicamente e via software.

          Comentário


            #6
            É um bom motor temos um na família já a caminho dos 8 anos sempre a rolar penso que está com 155mil km´s neste momento

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              #7
              Sendo de 2011 não comprava...

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                #8
                Sendo a versão de 2011 não compravam? Desse ano ainda é afetada por aqueles problemas das versões iniciais?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                  Sendo a versão de 2011 não compravam? Desse ano ainda é afetada por aqueles problemas das versões iniciais?
                  O que temos cá em casa é de 2010 e não tem esses problemas das versões iniciais

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                    Sei que o 1.6tdi teve 3 upgrades, creio que no segundo upgrade que as baixas melhoraram mas tudo resto continuou, ainda bem que nao tens tido problemas, que assim se mantenha, quando for possivel manda anular a egr, fisicamente e via software.
                    Nunca madarei anular nada. é uma profunda estupidez. quando avaria troca-se.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                      Tem pouca força em baixas, problemas de egr, filtro de particulas, injetores, bimassa, fraca performance, pouco binario comparado com a concorrencia. Tem como ponto positivo os consumos. Se for possivel adquirir carro com o motor 2.0 tdi CR de 140cv, mais caro mas muito melhor.
                      O resumo da minha relação com um 1.6 tdi de 2010.

                      Comentário


                        #12
                        A minha experiência de 4 anos c/ este motor, montado num Golf VII de 2012, é de 0 zero problemas em 182kKm, com média global de 5,78l/100Km.

                        A maioria do percurso era AE, sendo que em média fazia 140 Km/dia

                        Comentário


                          #13
                          De 2010 com 130000kms, para já 0 problemas.

                          Comentário


                            #14
                            noto que quem só faz auto estrada nunca tem problemas.

                            é uma boa info.

                            Comentário


                              #15
                              O que conheço de perto (2010) tem sido um verdadeiro cancro! O dono só quer ver pelas costas! A última foi EGR e um injetor!

                              PS: praticamente não faz AE.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
                                Sendo a versão de 2011 não compravam? Desse ano ainda é afetada por aqueles problemas das versões iniciais?
                                Conheço quem tenha um desses (VW 1.6 TDI 2011), que anda sobretudo em cidade, com ocasionais deslocações de umas centenas de km.

                                Este ano ficou apeado ao iniciar o regresso de uma delas, com o seguro a tratar de taxi para a familia e reboque para o carro; depois pagou 1100 euros por injectores.

                                Comentário


                                  #17
                                  E neste motor nem se deve poder meter do gasoleo mais barato...sò coisas boas no fantastico 1.6 tdi do grupo vag.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tive dois Golf 1.6 Tdi 105cv de 2004. O primeiro fiz 15.000km sem stress. A segunda andei 50.000km (dos 90.000 aos 140.000km) igualmente sem problemas.

                                    Uma média geral de 5,88l/100km.

                                    O que me parece é que a primeira geração é que deu alguns problemas.

                                    Agora com uma Golf 1.6 TDI 115cv com 10.000km não tenho nada a assinalar. A média é que é um abuso. 6.39l/100km, ou seja, mais 0.5l/100km o que não se justifica porque a VW até diz que devia gastar menos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                      noto que quem só faz auto estrada nunca tem problemas.

                                      é uma boa info.
                                      Depende o que temos cá em casa quase nunca faz AE e também nunca teve problemas

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        E neste motor nem se deve poder meter do gasoleo mais barato...sò coisas boas no fantastico 1.6 tdi do grupo vag.
                                        O meu levou muitas vezes gasóleo do E.Leclerc e nunca se queixou então agora nas mãos do meu pai é sempre

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                                          #21
                                          Falo por experiência propria, já tive esse motor num polo de 2010 e agora num golf de 2013, desde que ande no minimo uns 20.000kms ano, mês sim mês não anda a meter material para limpar os injectores no combustível, e nunca tive um problema sequer a não ser pastilhas de travoes e pneus...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Fcanta Ver Post
                                            Falo por experiência propria, já tive esse motor num polo de 2010 e agora num golf de 2013, desde que ande no minimo uns 20.000kms ano, mês sim mês não anda a meter material para limpar os injectores no combustível, e nunca tive um problema sequer a não ser pastilhas de travoes e pneus...
                                            Colocas produto para limpar os injectores? qual?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                              Tem pouca força em baixas, problemas de egr, filtro de particulas, injetores, bimassa, fraca performance, pouco binario comparado com a concorrencia. Tem como ponto positivo os consumos. Se for possivel adquirir carro com o motor 2.0 tdi CR de 140cv, mais caro mas muito melhor.
                                              Tenho um charuto de 2011 com esse motor e só posso confirmar o que está a negrito. Está neste momento com 139K KM. Ainda não teve problemas mecânicos para além de um elevador do vidro do condutor. Gasóleo sempre do Lecrerc ou Prio. Consumos , na minha mão neste momento está com média de 7,2 l, sem cuidado com a condução e A/C sempre ligado, não acho que seja motor poupado. Ainda não foi chamado para a alteração de software.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os problemas são maioritariamente nas versões CAYB e CAYC do motor, as primeiras versões do 1.6 basicamente. Golf VII Octavia III e Leon III já trazem outra versão de motor.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                  Colocas produto para limpar os injectores? qual?
                                                  O da Redex para Diesel, compro no continente que por vezes apanho aquilo em desconto e saco logo dois.
                                                  Mas sei que existe pessoal a usar o STP ou o Liquid Moly...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tive essa motorização (Octávia de 2010) durante 7 anos e com 160 mil KM´s, o que teve "apenas" foi a EGR trocada pelos 110 mil KM´s (que não acho terrível).

                                                    De resto, nada de importante a assinalar. Se comprava de novo esta motorização? Não, pois a concorrência faz melhor!

                                                    Agora em termos de de carro per si? A Octavia vai deixa saudades...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                                      Os problemas são maioritariamente nas versões CAYB e CAYC do motor, as primeiras versões do 1.6 basicamente. Golf VII Octavia III e Leon III já trazem outra versão de motor.
                                                      Investiguei e é uma excelente informação!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O que conheço é de 2011. Levou bimassa, FAP e 4 injectores, tudo em 2014.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          O que conheço é de 2011. Levou bimassa, FAP e 4 injectores, tudo em 2014.
                                                          Fosgasse... se isso um dia me acontecer acho que despacho o charuto. É mau demais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não andas muito informado...

                                                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                            Nunca madarei anular nada. é uma profunda estupidez. quando avaria troca-se.

                                                            Comentário

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