Estou num dilema.
Tenho 32 anos, um miúdo com quase 4 anos, talvez virá ainda outro. Tenho actualmente um Alfa Romeo Giulietta 1.6JTD e um Opel Astra 1.3CDTi (da mulher) na garagem, ambos de 2011.
O Astra cumpre e serve de "carrinha da família" porque é espaçoso. O Giulietta já está a mais cá em casa.
Adoro carros e adoro conduzir, privilegio mais as sensações ao volante do que botões com efeito cromado ou rubber touch.
Faço cerca de 20.000Km por ano, maio parte em IC e estrada municipal, distância de 30km casa-trabalho.
Tenho 35.000€ para gastar na troca do Giulietta, com alguma flexibilidade.
A questão com que me tenho debatido ultimamente é Razão Vs. Coração:
Compro um Seat Leon Cupra 300cv DSG novo por quase 40.000€ com 4 anos de garantia. Tem 5 lugares, tá carregado de extras, gasta 8~9L/100km, é uma excelente proposta value for money.
Ou
No Stand Virtual arranjam-se BMW 320D touring ou 520D tourings com o motor B47 190cv, de 2014, 2015, com à volta de 100.000Km, com bons extras e garantias de 1 ano.
Do lado da Emoção, eu fiquei um pouco obcecado com o Leon pela proposta de ter um carro de 300cv a gasolina, super competente, e que até consegue fazer 7L com calma, mas que sempre que precisar, tenho ali debaixo do pé um furacão. Leva a mulher e os filhos e mais os carrinhos e sacos das compras. Tudo por 39k~40k€. Ainda trago a garantia de 4 anos.
Porém, estimo que por ano gaste mais 750€ em combustível face ao que gastaria com um diesel. (6L/100Km Vs 8L/100km).
Portanto as desvantagens que vejo nesta opção são o custo elevado por um Leon, a sua maior desvalorização e os custos de combustível. Em termos de fiabilidade, tenho lido que o 2.0TSI que equipa o Leon Mk3 é muito fiável.
Do lado da Razão, uma carrinha premium usada, BMW, teria que ser a 320d (a 520d penso que é muito pesada e lentita) porque é a única que dizem ser competente dinamicamente. Seria um diesel muito económico, gastaria à volta de 5~6L, teria mais espaço de carga na mala, teria em teoria maior conforto em viagem e perderia em princípio menos na desvalorização.
O que desconheço sobre esta opção seria o que poderia esperar de custos em termos de manter um carro deste segmento, comprado já com uns bons Km em cima.
Em termos de custos de pneus seriam semelhantes, travões também, onde desconheço é no campo das surpresas que o motor possa vir a apresentar. Daqui a 7 anos, quando tiver feito 140.000Km, qual das duas opções me terá saído mais cara.
Nunca comprei nenhum carro usado com muitos Km e tenho algum receio de comprar um limão e depois ficar com o menino nos braços.
Estou naquela fase da vida em que tenho alguma disponibilidade financeira e ou invisto mais numa opção mais egoísta (Leon Cupra), ou faço como 99% da malta que compra carrinhas diesel só porque têm cachopos (BMW 320D usada).
Sintam-se livres de sugerir coisas que não tenha pensado, para este orçamento.
"Amandem" aí os vossos bitaites que vou buscar uns pires de tremoços e uns finos, prá gente.
Tenho 32 anos, um miúdo com quase 4 anos, talvez virá ainda outro. Tenho actualmente um Alfa Romeo Giulietta 1.6JTD e um Opel Astra 1.3CDTi (da mulher) na garagem, ambos de 2011.
O Astra cumpre e serve de "carrinha da família" porque é espaçoso. O Giulietta já está a mais cá em casa.
Adoro carros e adoro conduzir, privilegio mais as sensações ao volante do que botões com efeito cromado ou rubber touch.
Faço cerca de 20.000Km por ano, maio parte em IC e estrada municipal, distância de 30km casa-trabalho.
Tenho 35.000€ para gastar na troca do Giulietta, com alguma flexibilidade.
A questão com que me tenho debatido ultimamente é Razão Vs. Coração:
Compro um Seat Leon Cupra 300cv DSG novo por quase 40.000€ com 4 anos de garantia. Tem 5 lugares, tá carregado de extras, gasta 8~9L/100km, é uma excelente proposta value for money.
Ou
No Stand Virtual arranjam-se BMW 320D touring ou 520D tourings com o motor B47 190cv, de 2014, 2015, com à volta de 100.000Km, com bons extras e garantias de 1 ano.
Do lado da Emoção, eu fiquei um pouco obcecado com o Leon pela proposta de ter um carro de 300cv a gasolina, super competente, e que até consegue fazer 7L com calma, mas que sempre que precisar, tenho ali debaixo do pé um furacão. Leva a mulher e os filhos e mais os carrinhos e sacos das compras. Tudo por 39k~40k€. Ainda trago a garantia de 4 anos.
Porém, estimo que por ano gaste mais 750€ em combustível face ao que gastaria com um diesel. (6L/100Km Vs 8L/100km).
Portanto as desvantagens que vejo nesta opção são o custo elevado por um Leon, a sua maior desvalorização e os custos de combustível. Em termos de fiabilidade, tenho lido que o 2.0TSI que equipa o Leon Mk3 é muito fiável.
Do lado da Razão, uma carrinha premium usada, BMW, teria que ser a 320d (a 520d penso que é muito pesada e lentita) porque é a única que dizem ser competente dinamicamente. Seria um diesel muito económico, gastaria à volta de 5~6L, teria mais espaço de carga na mala, teria em teoria maior conforto em viagem e perderia em princípio menos na desvalorização.
O que desconheço sobre esta opção seria o que poderia esperar de custos em termos de manter um carro deste segmento, comprado já com uns bons Km em cima.
Em termos de custos de pneus seriam semelhantes, travões também, onde desconheço é no campo das surpresas que o motor possa vir a apresentar. Daqui a 7 anos, quando tiver feito 140.000Km, qual das duas opções me terá saído mais cara.
Nunca comprei nenhum carro usado com muitos Km e tenho algum receio de comprar um limão e depois ficar com o menino nos braços.
Estou naquela fase da vida em que tenho alguma disponibilidade financeira e ou invisto mais numa opção mais egoísta (Leon Cupra), ou faço como 99% da malta que compra carrinhas diesel só porque têm cachopos (BMW 320D usada).
Sintam-se livres de sugerir coisas que não tenha pensado, para este orçamento.
"Amandem" aí os vossos bitaites que vou buscar uns pires de tremoços e uns finos, prá gente.
Comentário