Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estão os GPS's com "Trânsito" a gerar mais trânsito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estão os GPS's com "Trânsito" a gerar mais trânsito?

    Há uns tempos que tenho vindo a notar que cada vez mais caminhos "alternativos" estão cada vez mais confusos e com mais transito. Inclusive zonas residenciais que não tinham qualquer trânsito e que estavam fora do radar dos condutores.

    Eu acho que este fenómeno se deve ao uso de GPS's com função de controlo de tráfego que vão gerindo as pessoas por "novos" caminhos.

    A questão é que por exemplo alguém que venha por norma no ic19 ou A5 para Lisboa, mete o seu GPS que lhe indica que está trânsito e para sair na saída X, atravessar a rua Y e depois o centro H e entrar mais à frente.
    Muitas vezes com ganhos de apenas 1 minuto.
    Isto faz com que um caminho mais simples comece a ter mais transito e a gerar confusão em zonas que não estão preparadas para gerir essa confusão. E fazendo com que o erro dos GPS's aumente porque quando se faz a estimativa de transito numa cidade o algoritmo usado para cruzamentos e sinais não tem em conta tráfego tão intenso.

    #2
    Eu sou da opinião que TODOS os condutores deveriam utilizar esse tipo de aplicações, dá pena ver condutores inconscientes a entrarem em becos sem saída (isto é, estradas com acidentes).
    Eu já não vivo sem Waze e sem Google Maps. Ao contrário de que pensas, eu acho que esse aumento de trânsito se deve quase exclusivamente ao aumento do rendimento das famílias e que mais pessoas trazem carro para o trabalho. Em Lisboa a diferença é gritante do ano passado para este. Estamos a falar de mais 10/15 minutos para o mesmo percurso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
      Eu sou da opinião que TODOS os condutores deveriam utilizar esse tipo de aplicações, dá pena ver condutores inconscientes a entrarem em becos sem saída (isto é, estradas com acidentes).
      Eu já não vivo sem Waze e sem Google Maps. Ao contrário de que pensas, eu acho que esse aumento de trânsito se deve quase exclusivamente ao aumento do rendimento das famílias e que mais pessoas trazem carro para o trabalho. Em Lisboa a diferença é gritante do ano passado para este. Estamos a falar de mais 10/15 minutos para o mesmo percurso.
      A questão é que estes sistemas levam a entupir pequenas ruas que não estão preparadas para gerir este tipo de tráfego.

      Aumentando assim o transito nesses espaços.

      Porque apesar do que dizes ser verdade, ir de em frente a um acidente só pq não se sabia dele é chato. Mas uma coisa que o GPS não sabe é quando aconteceu o acidente, nem quando será resolvido. E está a tirar-te da via mais rápida para vias secundárias mais lentas, onde ele não consegue aferir tão bem o transito que está nem o tempo, e depois afinal o acidente foi resolvido, a via que está preparada para isso escoa o trânsito com velocidade e tu ficas preso numa via secundária sem hipóteses de fuga.

      Comentário


        #4
        Já tinha pensado nisso vezes sem conta.

        Costumo usar o Waze aqui em Madrid nas horas de ponta e a verdade é que já me mandou por ruas um bocado estranhas, sem que isso signifique ganhos palpáveis em termos de tempo, se calhar diferenças de 5 minutos, que em trajectos que programo no Waze tem 500/600kms é um bocado no sense, 5 minutos numa viagem de 600kms são peanuts.

        Já por 2 ou 3 vezes me mandou por ruas do centro, que apesar de andarem melhor que as ruas "mainstream" a verdade é q não tenho prazer nenhum a andar a uma 6ªf às 15h30m pelo centro histórico qdo tenho 500 ou 600kms para fazer de estalo. Extrapolando para Lisboa: Do género ir do Rossio pra A5 e em vez de te mandar subir a Av da Liberdade e depois a Av Duarte Pacheco, nepia, manda-te ir pela Praça da Alegria, Principe Real, Rato e isso... Para ganhar 2 ou 3 minutos.

        Comentário


          #5
          Também não concordo, pegando no exemplo do now, Lisboa está caótica e não é preciso andar lá todos os dias para chegar a essa conclusão.

          Se o trafego aumenta no IC19 ou na A5 é normal que as vias alternativas também se transformem num caos, é mesmo assim.

          Eu que de vez em quando ia para a faculdade de carro e gastava entre 40 a 50€/mês em gasolina, este mês vou gastar 10€... É impossível ir para os lados de Lisboa de carro, se os transportes são maus(em temos de tempo,e não só mas aqui não interessa) o que dizer do "novo" trânsito de Lisboa...

          O ser humano é muito comodista e tendo mais dinheiro é normal que procure meios alternativos aos maus TP que fornecem a cidade, isto resulta no aumento do tráfego, mas não durará muito porque muitos dos que voltaram ao carro irão regressar aos TP se o trânsito continuar como está

          Comentário


            #6
            Aumenta o trânsito nas vias alternativas, mas globalmente o trânsito é o mesmo, apenas está mais espalhado.

            Isso é uma forma de utilizar mais eficientemente as vias disponíveis, pelo que o efeito é positivo, excepto para quem já usava as vias alternativas.

            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            Mas uma coisa que o GPS não sabe é quando aconteceu o acidente, nem quando será resolvido. E está a tirar-te da via mais rápida para vias secundárias mais lentas, onde ele não consegue aferir tão bem o transito que está nem o tempo, e depois afinal o acidente foi resolvido, a via que está preparada para isso escoa o trânsito com velocidade e tu ficas preso numa via secundária sem hipóteses de fuga.
            O GPS não sabe, mas há aplicações que sabem.

            A aplicação deteta que há utilizadores parados num determinado local e começa a dar indicações aos outros para evitar aquela via.

            Quando os utilizadores que vão por esse local voltarem a circular normalmente, a aplicação fica a saber que já não há acidente.

            Comentário


              #7
              O google maps aconselha alternativas, e sempre por estradas com indicação de trânsito. O trânsito não é actualizado em real time, mas também o "lag" não é assim tão extraordinário.
              Tem me salvo muitas vezes, mas também existem vezes que afinal mais valia estar quieto. Muitas vezes condutores sem GPS vão por essas rotas porque ouviram na rádio que havia trânsito e por livre iniciativa vão por essas vias. Ou por outra razão qualquer, como um amigo que disse que por ali era mais rápido. Não existe um estudo que indique o que afirmas, nem o contrário.
              Mas como tudo na vida, cada um sabe de si e faz as suas escolhas... Eu penso o contrário e ainda bem que assim é, se não o que seria do amarelo?

              Comentário


                #8
                Uma coisa que ja notei por algumas vezes com o Google Maps em Offline no telefone, é que o desenho no ecran me manda virar para um lado e a menina me diz para virar para outro Ja nem falo que em cidade, me manda passar por ruas que nao lembra a ninguem porque afinal sai mais perto em 50mts e acaba se por gastar mais em combustivel

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  Há uns tempos que tenho vindo a notar que cada vez mais caminhos "alternativos" estão cada vez mais confusos e com mais transito. Inclusive zonas residenciais que não tinham qualquer trânsito e que estavam fora do radar dos condutores.

                  Eu acho que este fenómeno se deve ao uso de GPS's com função de controlo de tráfego que vão gerindo as pessoas por "novos" caminhos.

                  A questão é que por exemplo alguém que venha por norma no ic19 ou A5 para Lisboa, mete o seu GPS que lhe indica que está trânsito e para sair na saída X, atravessar a rua Y e depois o centro H e entrar mais à frente.
                  Muitas vezes com ganhos de apenas 1 minuto.
                  Isto faz com que um caminho mais simples comece a ter mais transito e a gerar confusão em zonas que não estão preparadas para gerir essa confusão. E fazendo com que o erro dos GPS's aumente porque quando se faz a estimativa de transito numa cidade o algoritmo usado para cruzamentos e sinais não tem em conta tráfego tão intenso.
                  Já percebi o que querias dizer, isto que te queixas acontece porque utilizas o Waze, o Waze é uma app que vive das contribuições dos utilizadores.
                  Ontem fui para casa e hoje vim para o trabalho com o waze e realmente para casa aconselhou-me uma rota para fugir ao engarrafamento habitual do final do Eixo-norte sul para o IC17 pelo meio do lumiar... Coisa que o Google Maps nunca fez.
                  E hoje os utilizadores tinham colocado "choque ligeiro" na confluência da entrada de telheiras para o Eixo N/S, mas era só o aumento de tráfego devido a essa mesma entrada.
                  Talvez e digo talvez, porque um dia de utilização não dá para aferir nada, se todos utilizassem Waze isso acontecia. Pois os utilizadores dizem que há trânsito ou outra eventualidade qualquer e não sei quanto tempo a App demora a limpar essa indicação. Felizmente nem todos utilizamos a mesma app.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                    Aumenta o trânsito nas vias alternativas, mas globalmente o trânsito é o mesmo, apenas está mais espalhado.

                    Isso é uma forma de utilizar mais eficientemente as vias disponíveis, pelo que o efeito é positivo, excepto para quem já usava as vias alternativas.



                    O GPS não sabe, mas há aplicações que sabem.

                    A aplicação deteta que há utilizadores parados num determinado local e começa a dar indicações aos outros para evitar aquela via.

                    Quando os utilizadores que vão por esse local voltarem a circular normalmente, a aplicação fica a saber que já não há acidente.
                    O que eu digo é não é isso.

                    A app detecta o carro a 10km/h nessa zona. Mas a app não sabe advinhar que o acidente que aconteceu está a 2min de ser resolvido e que o carro está no reboque.
                    Por isso naquele segundo para a app o melhor caminho poderá ser dar uma volta enorme.

                    Por exemplo, isso aconteceu comigo e passo a explicar.

                    Estava eu em Alcântara para ir para Almada. E tinha havido um acidente grave na ponte 25 de Abril já há quase 1hora.
                    Eu entrei na fila ali em Alcantara e o GPS dizia para sair, e ir pela vasco da gama que era mais rápido.

                    De alcantara a Lisboa são 10min e 8km
                    Pela vasco da gama são 1h e 85km...

                    Mas como havia acidente o gps estimava que pela 25 de abril eram 1h20 e que então 1h pela vasco da gama era mais rápido.

                    Mas passados 15min o acidente estava resolvido, e demorei mais 15min.
                    Ou seja se tinha ido dar a volta demorava mais 30min que indo pelo acidente.

                    Comentário


                      #11
                      Não tenho usado tanto o Waze mas o Google Maps desde há algum tempo para cá que costuma apresentar umas indicação do género "trânsito lento, 32min com tendência a diminuir".

                      Comentário


                        #12
                        Essas situações de acidentes são sempre imprevisíveis, às vezes estão acabar de resolver o 1º acidente e acontece um 2º logo a sair ainda pior.

                        Mas percebo a ideia, por acaso no Google Maps só recalcula a rota em situações pontuais, no GPS do carro com informação de trânsito em tempo real ativa naturalmente está sempre à procura do caminho mais rápido, dentro de Lisboa paro no semáforo começa logo a dizer para virar para outro lado para poupar 1 minuto, é um bocado radical demais. E sim se começam todos a seguir as indicações do GPS e a entrarem por ruas e vielas apertadas podem acabar todos presos numa grande fila sem escapatórias, como em tudo convém ter bom senso, pelo menos de quem conhece a zona, quem não conhece está naturalmente mais sujeito às armadilhas do GPS.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          O que eu digo é não é isso.

                          A app detecta o carro a 10km/h nessa zona. Mas a app não sabe advinhar que o acidente que aconteceu está a 2min de ser resolvido e que o carro está no reboque.
                          Por isso naquele segundo para a app o melhor caminho poderá ser dar uma volta enorme.

                          Por exemplo, isso aconteceu comigo e passo a explicar.

                          Estava eu em Alcântara para ir para Almada. E tinha havido um acidente grave na ponte 25 de Abril já há quase 1hora.
                          Eu entrei na fila ali em Alcantara e o GPS dizia para sair, e ir pela vasco da gama que era mais rápido.

                          De alcantara a Lisboa são 10min e 8km
                          Pela vasco da gama são 1h e 85km...

                          Mas como havia acidente o gps estimava que pela 25 de abril eram 1h20 e que então 1h pela vasco da gama era mais rápido.

                          Mas passados 15min o acidente estava resolvido, e demorei mais 15min.
                          Ou seja se tinha ido dar a volta demorava mais 30min que indo pelo acidente.
                          Não sabe a app nem sabes tu. Tal como ninguém sabe quando vai haver um acidente.

                          Agora, tu fazes o que quiseres. Sabes que houve um acidente, mas se achas que vai ser resolvido entretanto, força.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            Essas situações de acidentes são sempre imprevisíveis, às vezes estão acabar de resolver o 1º acidente e acontece um 2º logo a sair ainda pior.

                            Mas percebo a ideia, por acaso no Google Maps só recalcula a rota em situações pontuais, no GPS do carro com informação de trânsito em tempo real ativa naturalmente está sempre à procura do caminho mais rápido, dentro de Lisboa paro no semáforo começa logo a dizer para virar para outro lado para poupar 1 minuto, é um bocado radical demais. E sim se começam todos a seguir as indicações do GPS e a entrarem por ruas e vielas apertadas podem acabar todos presos numa grande fila sem escapatórias, como em tudo convém ter bom senso, pelo menos de quem conhece a zona, quem não conhece está naturalmente mais sujeito às armadilhas do GPS.
                            É um bocado isto.
                            O Gps's começas a divergir as pessoas para ruas sem condições para gerir tanto trânsito e acho que isso por vezes é pior.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                              Não sabe a app nem sabes tu. Tal como ninguém sabe quando vai haver um acidente.

                              Agora, tu fazes o que quiseres. Sabes que houve um acidente, mas se achas que vai ser resolvido entretanto, força.
                              Não sabes. Mas se souberes que o acidente foi há 1 hora, há mais probabilidade de estar quase a ser resolvido que um há 2min.
                              Além disso podes ouvir no rádio acidente em fase final de resolução.

                              O GPS não consegue (para já) ter essas indicações nem entra com isso em consideração.

                              Comentário


                                #16
                                vá lá que ainda não é preciso telemóvel para se poder conduzir

                                Comentário


                                  #17
                                  Uso waze em 80% dos meus trajetos do dia a dia e por vezes google maps. A minha avaliação é contrária. São uma ferramenta muito útil na gestão de trânsito. Na minha experiência a grande maioria das vezes as rotas sugeridas sõ positivas. Só raramente dou por mim a pensar que o caminho que o waze me sugeriu não foi boa ideia. E olha que muitas vezes são caminhos bem secundários que nunca pensaria por mim.

                                  Claro que aumenta o trânsito em ruas secundárias, mas isso significa uma redução nas vias principais. A distribuição resulta numa otimização global do trânsito. Claro que se fosses o único que conhecia um determinado atalho então tu em particular ficas a perder. No entanto globalmente o efeito é positivo.


                                  Em suma, acho que deveria ser usado por todos e se assim fosse, maximizávamos o uso das vias disponíveis.

                                  Dito isto não vai ser o waze a resolver o problema de trânsito... isso é outro tema

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aproveito este tópico para fazer uma questão relativa ao Waze:

                                    Uso-o no carro através de Android Auto e muitas vezes (90% das vezes) ao carregar no botão de iniciar percurso, aparece uma mensagem a dizer algo como "Siga para a rota destacada" e não sei como fazer para iniciar a navegação normal.

                                    Alguém consegue dar uma ajuda?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                      Uso waze em 80% dos meus trajetos do dia a dia e por vezes google maps. A minha avaliação é contrária. São uma ferramenta muito útil na gestão de trânsito. Na minha experiência a grande maioria das vezes as rotas sugeridas sõ positivas. Só raramente dou por mim a pensar que o caminho que o waze me sugeriu não foi boa ideia. E olha que muitas vezes são caminhos bem secundários que nunca pensaria por mim.

                                      Claro que aumenta o trânsito em ruas secundárias, mas isso significa uma redução nas vias principais. A distribuição resulta numa otimização global do trânsito. Claro que se fosses o único que conhecia um determinado atalho então tu em particular ficas a perder. No entanto globalmente o efeito é positivo.


                                      Em suma, acho que deveria ser usado por todos e se assim fosse, maximizávamos o uso das vias disponíveis.

                                      Dito isto não vai ser o waze a resolver o problema de trânsito... isso é outro tema
                                      Sou de igual opinião. Uso a 100% o waze sempre que ando no meu carro. Daí ter registado já mais de 40000kms em 1 ano e pouco. Em Lisboa, mesmo sem destino traçado, consigo ir a aperceber-me do trânsito e opto eu por alternativas. Nunca me dei mal com a prática/uso do mesmo. Aliás, é como o ppais refere, deveria ser usado por todos o uqe contribuiria para uma melhoria na distribuição do trânsito (a meu ver).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Voltem a subir a gasolina para 2€ o litro que o trânsito diminui num instante.

                                        Comentário


                                          #21
                                          E baixem o diesel para 80cent

                                          há com cada um...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                            Voltem a subir a gasolina para 2€ o litro que o trânsito diminui num instante.
                                            Eu ia sugerir aumentar as férias escolares para 12 meses, mas a tua sugestão é melhor porque ajuda a combater o défice...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu quero acreditar que o trânsito irá melhorar um bocado no próximo mês... Este Setembro é sempre o mês de inicio das aulas....

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                Eu quero acreditar que o trânsito irá melhorar um bocado no próximo mês... Este Setembro é sempre o mês de inicio das aulas....
                                                Pela minha experiência, daqui até final de Novembro é a piorar, por causa das chuvas.
                                                Dezembro é terrível para quem passa perto de shoppings.
                                                Depois em Março/Abril começa a acalmar, até que em meados de Julho passa a ser sossegado (excepto zonas turísticas / praias).

                                                Isto aqui na "aldeia"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  continuo a usar e abusar do Waze (para mim o melhor GPS com alertas de trânsito), e sempre fui grande impulsionador, no entanto tenho notado erros mais ou menos graves nos alertas.

                                                  é frequente por exemplo em plena hora de ponta na descida Monsanto -> VDP, o waze indicar saída para ponte / praça de espanha, com entrada mesmo antes do viaduto e eu teimar manter na A5 e poupar 4/5m... tenho vários exemplos.

                                                  Mas no final considero uma mais valia.

                                                  para a questão inicial: parece-me é que há MUITO mais trânsito actualmente

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                    continuo a usar e abusar do Waze (para mim o melhor GPS com alertas de trânsito), e sempre fui grande impulsionador, no entanto tenho notado erros mais ou menos graves nos alertas.

                                                    é frequente por exemplo em plena hora de ponta na descida Monsanto -> VDP, o waze indicar saída para ponte / praça de espanha, com entrada mesmo antes do viaduto e eu teimar manter na A5 e poupar 4/5m... tenho vários exemplos.

                                                    Mas no final considero uma mais valia.

                                                    para a questão inicial: parece-me é que há MUITO mais trânsito actualmente
                                                    Esse problema penso estar relacionado com a partilha de segmentos entre VDP e a 25 Abril. Isso estraga a estatística de tempos e como tal sugere-te saires na cruz das oliveiras para vires parar cá mais abaixo imediatamente antes do VDP.

                                                    Lanço-te o desafio de colocares no forum do Waze PT essa mesma questão/problema

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                      Esse problema penso estar relacionado com a partilha de segmentos entre VDP e a 25 Abril. Isso estraga a estatística de tempos e como tal sugere-te saires na cruz das oliveiras para vires parar cá mais abaixo imediatamente antes do VDP.

                                                      Lanço-te o desafio de colocares no forum do Waze PT essa mesma questão/problema
                                                      Há mais “bugs”...
                                                      Desconhecia um fórum do Waze

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                        Voltem a subir a gasolina para 2€ o litro que o trânsito diminui num instante.

                                                        Se fizesse-mos bem as contas se calhar era o diesel que deveria aumentar para o dobro ou triplo do que indicas, para compensar a chulice de uns face a outros.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                          Se fizesse-mos...

                                                          fizeste-me rir

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu já não consigo viver sem Google maps, não vou a lado nenhum sem ele e chateio até a exaustão a minha esposa para fazer o mesmo. Principalmente quando ela diz: "a esta hora não costuma haver trânsito"... Até nas viagens habituais, com a família a dizer: "esqueceste-te do caminho".
                                                            Apesar do Waze ser da Google, o motor da app é diferente, já experimentei várias vezes, inclusive nos últimos dias, mas volto sempre ao Google maps... Até porque ao logo do caminho vai dando alternativas, que só escolhemos se quisermos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X