Antonio Melica acaba de ser nomeado, com efeitos imediatos, como Diretor-geral da Nissan em Portugal, sucedendo no cargo a Guillaume Masurel que assume novas funções na sede global da Nissan, em Yokohama, Japão.
Antonio Melica trabalha no grupo Nissan há quase vinte anos e desempenhava até agora a função de Diretor Regional de Vendas na Nissan Europa, sendo responsável pela supervisão e coordenação das operações da marca nas regiões da Europa Central, Ibéria e Rússia, mercados que representam cerca de 40% do mercado europeu.
De nacionalidade italiana, Antonio tem 45 anos, é casado e com dois filhos. Assume-se no entanto como um cidadão europeu, fruto de, ao longo da sua carreira profissional, ter vivido já em diversos países da Europa, incluindo Portugal onde esteve de Abril de 2005 a Dezembro de 2006 como Diretor de Marketing. Antonio Melica estudou na Holanda, EUA e Itália, onde se formou em Economia pela L.U.I.S.S. "Guido Carli", Roma.
O seu percurso dentro da Nissan iniciou-se em Fevereiro de 1998 na equipa de Marketing da Nissan Itália, em Roma, tendo também passados pelas equipas Financeira e de Vendas da representação da Nissan naquele país.
Saiu de Itália em 2003 para prosseguir a sua carreira internacional na Nissan, desempenhando funções em Paris, Lisboa e Barcelona. Em 2008 regressou a Itália para assumir a responsabilidade de gestão de Vendas e Marketing da unidade de negócio dos Veículos Comerciais. Em 2010 e por um periodo de 4 anos, lidera a direção de Marketing da Nissan naquele país, período durante o qual a Nissan atinge a sua melhor quota de mercado em Itália.
Em 2014 muda-se para a Suíça, para a sede europeia da Nissan, em Rolle, onde assume a direção geral de Marketing a nível europeu dos principais e mais entusiasmantes modelos Nissan – entre eles o Qashqai, o X-Trail e o mítico GT-R – antes de desempenhar o cargo anterior à nomeação para Diretor-geral da Nissan em Portugal.
Entusiasmado com esta nova etapa, Antonio comenta: “Regressar a Portugal nesta altura representa para mim uma enorme satisfação e um motivo de grande motivação. Em primeiro lugar regresso a um país que conheço e que aprecio, mas acima de tudo porque vou trabalhar com uma das melhores equipas da Nissan a nível global: a Nissan Portugal recebe, há quatro anos consecutivos, o galardão atribuído anualmente pelo nosso CEO à melhor equipa global da Nissan, pelo seu trabalho notável no aumento da quota de mercado da marca num clima económico exigente e na progressão do reconhecimento dos clientes da marca em Portugal”.
“Estou por isso muito motivado para consolidar e progredir neste caminho de excelência, com o apoio imprescindível da rede de concessionários portugueses, uma das mais sólidas e sustentáveis do panorama português e cuja experiência e profissionalismo têm contribuído para que os clientes nacionais reconheçam, atualmente, a Nissan como um das suas marcas preferidas”, acrescentou.
“No âmbito do seu plano de medio prazo Nissan Power 88, a marca tem lançado ao longo dos últimos anos produtos inovadores e que têm definido as grandes tendências do mercado automóvel a nível global, como é o caso dos Crossovers e dos Veículos 100% Elétricos”, afirma Antonio Melica. “Com o lançamento recente do novo Micra e agora dos novos Nissan Qashqai e X-Trail e a próxima introdução no mercado do novo Nissan LEAF, a Nissan reforça o seu compromisso de liderar em produtos inovadores e entusiasmantes para todos os condutores, num caminho balizado pela visão da Mobilidade Inteligente Nissan”.*
“Os meus principais objetivos para os próximos meses serão reforçar a presença da Marca em Portugal e elevar ainda mais a qualidade dos serviços de vendas e após-venda para atingirmos níveis ainda melhores de satisfação do cliente, o que é sempre o mais importante objetivo da nossa marca. Nesse sentido iremos também reforçar a Promessa ao Cliente Nissan**, que tem sido um enorme sucesso”, concluiu Antonio Melica.
Antonio Melica trabalha no grupo Nissan há quase vinte anos e desempenhava até agora a função de Diretor Regional de Vendas na Nissan Europa, sendo responsável pela supervisão e coordenação das operações da marca nas regiões da Europa Central, Ibéria e Rússia, mercados que representam cerca de 40% do mercado europeu.
De nacionalidade italiana, Antonio tem 45 anos, é casado e com dois filhos. Assume-se no entanto como um cidadão europeu, fruto de, ao longo da sua carreira profissional, ter vivido já em diversos países da Europa, incluindo Portugal onde esteve de Abril de 2005 a Dezembro de 2006 como Diretor de Marketing. Antonio Melica estudou na Holanda, EUA e Itália, onde se formou em Economia pela L.U.I.S.S. "Guido Carli", Roma.
O seu percurso dentro da Nissan iniciou-se em Fevereiro de 1998 na equipa de Marketing da Nissan Itália, em Roma, tendo também passados pelas equipas Financeira e de Vendas da representação da Nissan naquele país.
Saiu de Itália em 2003 para prosseguir a sua carreira internacional na Nissan, desempenhando funções em Paris, Lisboa e Barcelona. Em 2008 regressou a Itália para assumir a responsabilidade de gestão de Vendas e Marketing da unidade de negócio dos Veículos Comerciais. Em 2010 e por um periodo de 4 anos, lidera a direção de Marketing da Nissan naquele país, período durante o qual a Nissan atinge a sua melhor quota de mercado em Itália.
Em 2014 muda-se para a Suíça, para a sede europeia da Nissan, em Rolle, onde assume a direção geral de Marketing a nível europeu dos principais e mais entusiasmantes modelos Nissan – entre eles o Qashqai, o X-Trail e o mítico GT-R – antes de desempenhar o cargo anterior à nomeação para Diretor-geral da Nissan em Portugal.
Entusiasmado com esta nova etapa, Antonio comenta: “Regressar a Portugal nesta altura representa para mim uma enorme satisfação e um motivo de grande motivação. Em primeiro lugar regresso a um país que conheço e que aprecio, mas acima de tudo porque vou trabalhar com uma das melhores equipas da Nissan a nível global: a Nissan Portugal recebe, há quatro anos consecutivos, o galardão atribuído anualmente pelo nosso CEO à melhor equipa global da Nissan, pelo seu trabalho notável no aumento da quota de mercado da marca num clima económico exigente e na progressão do reconhecimento dos clientes da marca em Portugal”.
“Estou por isso muito motivado para consolidar e progredir neste caminho de excelência, com o apoio imprescindível da rede de concessionários portugueses, uma das mais sólidas e sustentáveis do panorama português e cuja experiência e profissionalismo têm contribuído para que os clientes nacionais reconheçam, atualmente, a Nissan como um das suas marcas preferidas”, acrescentou.
“No âmbito do seu plano de medio prazo Nissan Power 88, a marca tem lançado ao longo dos últimos anos produtos inovadores e que têm definido as grandes tendências do mercado automóvel a nível global, como é o caso dos Crossovers e dos Veículos 100% Elétricos”, afirma Antonio Melica. “Com o lançamento recente do novo Micra e agora dos novos Nissan Qashqai e X-Trail e a próxima introdução no mercado do novo Nissan LEAF, a Nissan reforça o seu compromisso de liderar em produtos inovadores e entusiasmantes para todos os condutores, num caminho balizado pela visão da Mobilidade Inteligente Nissan”.*
“Os meus principais objetivos para os próximos meses serão reforçar a presença da Marca em Portugal e elevar ainda mais a qualidade dos serviços de vendas e após-venda para atingirmos níveis ainda melhores de satisfação do cliente, o que é sempre o mais importante objetivo da nossa marca. Nesse sentido iremos também reforçar a Promessa ao Cliente Nissan**, que tem sido um enorme sucesso”, concluiu Antonio Melica.
0
Comentário