Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O exame de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O exame de condução


    O tal exame..
    Pois é, o dia do meu exame de condução aproxima-se e eu estou muito ansioso e também nervoso pois quero que toda bem e o mais importante disto tudo é :passar .
    O meu exame vai ser no dia 4 de Outubro, em Linda a Velha, e como não moro aí, não conheço muito bem os circuitos que costumam ser feitos nos exames.
    Alguém já fez aí o exame de condução ?
    Existe aí alguma estrada com sinais "estranhos", situações confusas, marcas de stop no chão pouco visíveis , ou outras "ratoeiras" ?

    Agora no exame prático também fazem perguntas teóricas sobre a viatura, mas eu não sei que tipo de perguntas serão e nesta parte eu não estou devidamente preparado.
    Gostava de saber que tipo de perguntas fazem aos examinandos.

    Espero que me ajudem com as vossas experiências vividas ou então relatem coisas que tenham passado com outros.

    #2
    As perguntas teóricas são muito básicas, pois é á base do funcionamento do carro como os nivies o liquido que a bateria leva para que serve o anti-congelante, etc...

    Quanto á zona não te sei ajudar...


    Mantem a calma que tudo corre bem...


    Boa sorte e juizo

    Comentário


      #3
      Olha, uma dica, vai em 2º lugar fazer o exame ;), pq assim podes ver onde é que o examinador implica, e assim n cometes o erro de ele implicar com alguma coisa que faças! Boa sorte.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por MGil

        Olha, uma dica, vai em 2º lugar fazer o exame ;), pq assim podes ver onde é que o examinador implica, e assim n cometes o erro de ele implicar com alguma coisa que faças! Boa sorte.
        isso é mt subjectivo!porque há mts examinadores que passm os dois alunos ou nenhum,e quem for em 1º fizer ***** é lixado para o 2º passar.

        Comentário


          #5
          quando fui fazer exame fui para chelas... diziam que era o sitio mais lixado... e que miraflores/linda-a-velha era o mais facil...

          conheço +/- a zona... tem uma parte muito movimentada (zona industrial de carnaxide e entradas e saídas pá A5) mas depois tem zonas de predios e moradias com muito pouco movimento e é para aí que provavelmente irás fazer o teu exame...

          no meu caso, em chelas... o exame durou 10 min e o examinador não me perguntou nada de nada! limitou-se a dar-m indicações sobre o percurso...

          o importanto é tar calmo e ter uma condução suave e sem preocupações nem nervosismos ;)

          vais ver que vai correr bem ;)

          só chumbao akeles mt maus mxmo...

          boa sorte

          Comentário


            #6
            a mim não me perguntarm nada.
            e o exame durou uns 5 minutos.

            Comentário


              #7
              Quando tirei a carta o que foi em 1º so fez m3rda e chumbou, e eu passei, e ela ate me deu os parabens, so disse que eu tinha vicios de quem conduzia há mais de 20 anos :D

              Tb fiz em chelas, APEC

              Comentário


                #8
                Obrigado Corracer e MGil pelas dicas ;)
                Amanhã peço ao meu pai para que ele abra o capôt do carro e explique-me o essencial. Ainda hoje devo ir rever o capítulo da mecânica do automóvel do livro do código.

                Essa dica de ir em segundo lugar é bastante boa, nem me lembrei disso. Espero que o outro/a examinando não se importe !:D

                Comentário


                  #9
                  A duração do exame, deve ser para mim a coisa que mais confusão faz na minha cabeça.[8)]
                  Já li aqui no fórum que houve exames que duraram apenas 30,20 e até 10 minutos, mas quando pergunto ao meu instrutor ele diz que o exame normalmente é de 50 minutos !
                  Não duvido da palavra de ninguém ,mas que é uma grande diferença lá isso é.

                  Comentário


                    #10
                    Se vais fazer o exame em Linda-a-Velha presumo que estejas a tirar a carta no concelho de Oeiras, eu tirei-a na escola de Paço de Arcos e também fui fazer os exames a Linda-a-Velha.

                    Na altura, o percurso do exame foi até Oeiras tendo sido dividido entre os dois examinandos. Primeiro foi uma rapariga que levou o carro até ao Restaurante Mónaco na Marginal e depois eu levei-o daí em diante. O percurso foi um pouco por dentro de Linda-a-Velha tendo seguido pela estrada que vai dar ao Estádio Nacional e á Faculdade de Motricidade Humana, a partir daí apanhámos a Marginal e seguimos até Oeiras onde após algumas voltas no centro terminámos o exame.

                    A moça que ia comigo foi a primeira e fez o primeiro percurso, tendo sido reprovada porque seguiu desde a Faculdade até ao Mónaco a 20 kmh atrás de uma daquelas motas com atrelado para levar as couves, nem mesmo na Marginal que são duas faixas para cada lado ela tentou meter na esquerda para se livrar da mota! Terminou em beleza subindo o passeio ao sair da Marginal para o estacionamento do restaurante e quase derrubando um sinal de trânsito.

                    Depois daquilo tudo eu achei que eu só poderia passar :D não me arranjaram armadilhas em Oeiras mas eu estava atento á espera que acontecessem tipo vire á direita estando lá um sinal de sentido proibido.

                    O que te posso aconselhar é sê simpático, se deixares o carro ir abaixo não te enerves e manda uma piada para o ar (tipo era só para ver a qualidade da caixa :D), se sentires o carro a fazer muito barulho mete uma acima (eles embirram com isso), se fores para a Marginal mantém-te na direita mas se apanhares um muito lento não hesites em ultrapassar depois de teres a certeza que o podes fazer, mostras desembaraço se o fizeres.

                    E boa sorte.;)

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por pedro_HF

                      Obrigado Corracer e MGil pelas dicas ;)
                      Amanhã peço ao meu pai para que ele abra o capôt do carro e explique-me o essencial. Ainda hoje devo ir rever o capítulo da mecânica do automóvel do livro do código.

                      Essa dica de ir em segundo lugar é bastante boa, nem me lembrei disso. Espero que o outro/a examinando não se importe !:D

                      Se fores uma pessoa nervosa, ir em segundo é a pior coisa que podes fazer.

                      Comentário


                        #12
                        Bem.. á 1 ano +- os exames de condução começaram a ser de 45min e com essas perguntas teoricas, fora ou dentro do carro.., mas normalmente é sempre tudo facil.. ah.. e pelo menos agora sao eles quem escolhem quem faz 1º o exame.. mas tambem acredito que alguns nem se xateam com isso...tambem ha que ter sorte em calhar um(a) examinador porreirito(a)...

                        Cumps.

                        Comentário


                          #13
                          Quando fiz o meu exame de condução, fui em primeiro. Foi de manhãzinha, deviam ser para aí umas 9h30m, andei um bocadinho, sem nervos, falava com o examinador, fiz uma inversão de marcha, estacionei em L e passei o volante ao outro gajo... isto tudo em 15 minutos... e foram 15 minutos porque apanhámos um acidente num cruzamento, o que nos atrasou a marcha...

                          O segundo reprovou... entrou à parva em sentido contrário num cruzamento e ia batendo de frente com outro carro...

                          É sempre bom ires em primeiro, porque despachas-te logo num instante e não ficas nervoso com as asneiras e chamadas de atenção do examinador para com o outro...

                          Comentário


                            #14
                            eu fui em segundo... pq ha que dar prioridade às senhoras.

                            Enganei-me no caminho... (como continua a ser normal hoje em dia) saí na saida errada, fui dar uma volta ao bilhar grande para ir para um sitio a 2km de onde tinha saido... mas segundo o examinador "nao presta mta atenção ao caminho mas é nitidamente pq está demasiado concentrado na condução... pelos vistos gosta mesmo muito de conduzir...e ainda bem que assim é pq para ir para um lado qualquer vai sempre demorar mais tempo que as pessoas normais... demonstra dominar bem a máquina, tem uma condução calma e segura, não se assusta com a "porcaria dos outros" e não corrige a "porcaria ja feita"... está passado, boas viagens"

                            Não tive nenhuma chamada de atenção da parte do examinador, a não ser à saída de um trechozito de auto-estrada que fiz, na redução para sair ele disse-me "tenha cuidado com o carro que reduzir dessa maneira, é melhor num carro a gasolina... não nestes "teco-tecos" e riu-se :D

                            Eu demorei meia-hora... era suposto ser 10 minutinhos :D

                            Comentário


                              #15
                              E vê lá se o carro tem combustível, nunca se sabe...

                              Quando tirei a carta de carro também tirei a de moto e fiz exame no mesmo dia. Acontece que a mota parou-me num semáforo, já perto de acabar o exame. Eu na boa ainda penso que ela foi abaixa por qualquer motivo ainda a tento meter a trabalhar várias vezes sem sucesso até que me lembro que podia ser falta de combustivel. QUando ia meter na reserva reparei que na reserva já estava ela.

                              Conclusão: um examinador fulo e a minha instrutora toda aflita, mas como tava quase a terminar o examinador passou-me na mesma...

                              Comentário


                                #16
                                Pedro, não tens que ficar preocupado com o exame. Se fores calmo, atento, e conduzires como nas aulas, passas sem problema.
                                Quanto à zona, em princípio, ainda vais dar umas aulas na zona onde o teu instrutor te indica os tradicionais trajectos, bem como pontos onde os aulos mudam, as zonas com ratoeiras etc.
                                O meu exame foi em 2002, eu fui em 1º e demorou 10 mins e não me perguntou nada sobre aspectos técnicos. Comigo também foi uma rapariga que fez um exame mais fácil mas demorou 15 mins.
                                Se calhar, se vires que o outro aluno que for contigo é mau, faz o exame primeiro. Não vá o examinador ficar mal-humorado.. ;)

                                Mantém-te calmo e tudo vai correr bem!

                                Boa sorte

                                Comentário


                                  #17
                                  O mais importante de tudo é entrar dentro do carrito, meter o cinto de segurança e acertar todos os espelhos.

                                  Normalmente ir em segundo tem um pouco de vantagem na medida que aprendes logo o com que ele embirra. No meu caso fui segundo e o primeiro gajo logo para gastar tempo parou numa passadeiram em q as pessoas ainda vinham ai a uns 10 metros. O gajo ficou fulo e disse q so se para qdo esta alguem na passadeira com a intensão de passar, de resto é so queimar borracha ;)

                                  Um amigo meu fez o exame com uma miuda que nem andou 2 metros. Sentaram-se todos, ela liga o carro arranca e o examinador diz-lhe pode encostar. Chumbou - Não meteu o cinto!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Perguntas teóricas entraram em vigor em julho de 2005.
                                    Eu como fiz em Agosto de 2005 apanhei já isso, nada de especial mesmo, o básico.
                                    Depois foram 30 minutos de condução e estava passado.

                                    Força nisso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Que perguntas teóricas são essas, mais propriamente ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        deve ser "para que serve a embraiagem" "para que serve o travao de mão" e cenas estupidas assim :D

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se for mullher às tantas ainda tem que puxar o travao de mão ao examinador pra passar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por pedro_HF


                                            O tal exame..
                                            Pois é, o dia do meu exame de condução aproxima-se e eu estou muito ansioso e também nervoso pois quero que toda bem e o mais importante disto tudo é :passar .
                                            O meu exame vai ser no dia 4 de Outubro, em Linda a Velha, e como não moro aí, não conheço muito bem os circuitos que costumam ser feitos nos exames.
                                            Alguém já fez aí o exame de condução ?
                                            Existe aí alguma estrada com sinais "estranhos", situações confusas, marcas de stop no chão pouco visíveis , ou outras "ratoeiras" ?

                                            Agora no exame prático também fazem perguntas teóricas sobre a viatura, mas eu não sei que tipo de perguntas serão e nesta parte eu não estou devidamente preparado.
                                            Gostava de saber que tipo de perguntas fazem aos examinandos.

                                            Espero que me ajudem com as vossas experiências vividas ou então relatem coisas que tenham passado com outros.
                                            Calma acima de tudo! Procure ver o exame de condução como uma aula prática "normal" mas com um instrutor diferente!

                                            O meu exame de condução teve a duração média de 45 minutos (que sinceramente mais pareciam ser 20)!
                                            Geralmente, nas escolas de condução costumam afixar os principais motivos de reprovação e, talvez, seja conveniente dar uma vista de olhos para se tranquilizar (o carro não deve "ir abaixo" por imperícia do condutor mais do que 3 vezes, não deve estacionar o veículo a mais de 50cm do passeio, não deixar "descair" o carro mais do que 1 metro - ? - quando arranca em rampa, deve revelar destreza e suavidade quando trabalha a caixa de velocidades, deve evidenciar conhecimentos de redução da velocidade com auxílio do motor, não manifestar deficientes conhecimentos na prática de uma condução defensiva, entre outros aspectos... E, logicamente, não cometer qualquer infracção.

                                            Conduza com calma e, se eventualmente, não tiver "oportunidade" de mudar de direcção no local pretendido pela examinador, não se preocupe; pois, não infrige nenhuma regra. É preferível andar mais um pouco e retornar ao local, do que numa tentativa desesperada mudar de direcção e transpor uma linha contínua.
                                            Caso no seu percurso (principalmente no urbano) se deparar com uma viatura parada que o "obriga" a transpor uma linha contínua, peça com antecedência licença ao examinador para o fazer.
                                            Se porventura, cometer algumas faltas (creio que pode acumular 10 - sem certezas) procure recuperar a sua confiança, interiormente, sempre que um contorno de passeio ou um estacionamento saia na perfeição.
                                            Recordo-me que fui fazer exame de condução num veículo que, além da 1ª aula de condução, só o voltei a "testar" no próprio dia do exame... E como deve calcular, nota-se a diferença quando se tgrata de encontrar o ponto de embraiagem. Pois, comecei logo mal! O meu percurso teve início numa rampa bastante íngreme e, para meu azar, deixei ir o carro "abaixo"![|)] Confesso que não fiquei nada animada, mas à segunda tentativa lá fui eu e só ganhei confiança quando me foi solicitado um estacionamento e saiu perfeitinho à 1ª, sem necessidade de correcção!:D
                                            O meu colega de exame, também, deixou ir o carro "abaixo" perante uma passagem de peões - necessitou de travar bruscamente, já que um veículo estacionado no local errado impedia-lhe a visibilidade da (in)existência de peões!

                                            Em relação às questões feitas pelo examinador, no meu caso consistiu em referir e explicar a função de cada botão referente à ventilação e circulação de ar no veículo, como desenbaciar o vidro traseiro, etc. Já ao meu colega foi-lhe solicitado que referisse a denominação de cada instrumento visível no painel de instrumentos do veículo - conta-rotações, velocímetro, conta-quilómetros total e parcial, etc.

                                            No término do exame as únicas palavras proferidas pelo examinador foram: "passaram os dois, parabéns!"[8D]

                                            Não ouvimos qualquer tipo de comentário relativo às eventuais faltas cometidas no percurso realizado.

                                            Votos de boa sorte!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu fiz em Linda a Velha.

                                              Apenas há um cruzamento lixado.

                                              Pq é uma via principal que tem uma via secundária que entronca nela, mas não há nenhum sinal na via secundária! Logo têm prioridade quando vêm da direita. Dá sempre alta confusão.

                                              Eu tb fui segundo a 1ª foi uma gaja que fez tanta ***** tanta *****... (não conseguiu estacionar, deixou o carro ir abaixo 2 ou 3 vezes). Que quand fui eu foi tudo a despachar... Começo a estacionar e o gajo diz "já vi que sabe estacionar. Siga"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tambem fiz em Linda a Velha, cuidado com os triangulos e se apanhares algum gajo das descargas a tapar a via e vires que tens que pisar um traço continuo avisa primeiro o gajo que vais precisar de o fazer para nao ficarem ali 20 minutos à espera. O meu exame demorou milhoes porque a rapariga que ia comigo chumbou nos primeiros 5 minutos e depois andei eu o resto do percurso todo, fiz marginal, a.e. e andei lá pelo centro de linda à velha tambem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fiz exame há duas semanas e as perguntas de mecânica que o examinador me colocou foram, primeiro verificar o nível do óleo, depois perguntou-me como fazer a alternância entre médios e máximos. A rapariga que ia comigo, teve que por a cadeira de bebé.

                                                  Isso de ir em segundo é relativo, eu fui eu primeiro passei, a rapariga que ia comigo chumbou.
                                                  Encara isso como sendo mais uma aula de condução.

                                                  cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Primeiro que tudo obrigado pelo apoio e e pelo relato de cada de experiência de cada um;)
                                                    O exame como estou a ver não é nenhum bicho de sete cabeças.
                                                    Ainda tenho seis aulas marcadas antes do exame. O exame é as 9 horas mas tenho que estar ás 7 á porta da escola de condução. Nestas aulas vou treinar melhor algumas formas de estacionamento, como estacionar no meio de dois carros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Torres

                                                      citação:Originalmente colocada por pedro_HF

                                                      Obrigado Corracer e MGil pelas dicas ;)
                                                      Amanhã peço ao meu pai para que ele abra o capôt do carro e explique-me o essencial. Ainda hoje devo ir rever o capítulo da mecânica do automóvel do livro do código.

                                                      Essa dica de ir em segundo lugar é bastante boa, nem me lembrei disso. Espero que o outro/a examinando não se importe !:D

                                                      Se fores uma pessoa nervosa, ir em segundo é a pior coisa que podes fazer.
                                                      eu nao sou nervoso, mas estava um bocado antes do exame...
                                                      fui em 2o, e enquanto via a minha colega a fazer o exame acalmei bastante. Tanto que quando conduzi fiz uma conducao mesmo normal. Tao normal que o inginheiro avisou-me 3x para ir mais devagar[8)]:D.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas

                                                        Fiz o meu exame tambem em linda a velha e nao tem nada que enganar. A zona e calma e so tens de ter atençao aos cruzamentos!
                                                        Em relaçao aos pontos de troca normalmente sao no estadio nacional, no restelo, em oeiras ou em alfragide. Conduz suavemente e tem cuidado com as entradas na A5 em LV e no estadio! de resto msm k faças algum erro nao te enerves e segue viagem:D

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu estou na escola de condução do Lumiar... alguém me sabe dizer onde é que talvez eu faça o exame de condução ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por pedro_HF


                                                            (...)

                                                            O meu exame vai ser no dia 4 de Outubro, em Linda a Velha,

                                                            (...)
                                                            Boa sorte!

                                                            Aguardamos novidades!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X