Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtros de partículas chegam aos travões dos automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filtros de partículas chegam aos travões dos automóveis

    Foi criado pela MANN+HUMMEL um filtro de partículas de travões que ajuda a evitar o envio para atmosfera destes materiais de pequenas dimensões com efeitos nocivos para a saúde e o meio ambiente. Podendo ser utilizado em todo o tipo de viaturas e até em comboios, tem ainda um papel positivo na estética do automóvel.Os filtros de partículas são um componente cada vez mais transversal à industria automóvel, pois após terem “dominado” os diesel também já começaram a ser montados em veículos com motores a gasolina. Mas futuramente podem surgir em mais um local da viatura, pois a MANN+HUMMEL acaba de anunciar que está a testar, com resultados positivos, um filtro de partículas de travões, evitando que as finas partículas geradas pela travagem sejam enviadas para a atmosfera. Este componente poderá ser montado logo na pinça de travão e servir não apenas para mitigar a emissão de pós nocivos para a saúde mas também garantir que as jantes não acumulem sujidade.
    A cada travagem um automóvel gera pós através da fricção dos discos com as pastilhas. Estes consumíveis são compostos em 90% por partículas extra-finas que são prejudiciais à saúde humana e meio ambiente, tendo um importante impacto no fenómeno da poluição rodoviária (basta pensar na quantidade de vezes que trava durante um trajeto…). É para combater esta situação que foi agora projetado o filtro de partículas de travões. A MANN+HUMMEL está já a testar este componente, e os testes mostram que o filtro “comedor de pó fino”, como indica a empresa, garante uma considerável redução nesta forma de poluição.
    Este sistema poderá ser futuramente ter uma aplicação transversal, pois as suas dimensões podem ser adaptadas ao espaço de instalação existente na zona dos discos de travão. E, além de poder ser utilizado nos modelos com motores de combustão, também se destina aos automóveis híbridos e elétricos, bem como a viaturas comerciais, pesados e até a comboios. O filtro de partículas de travão é fabricado em materiais resistentes à corrosão e altas temperaturas e, contando com uma carcaça robusta que se ajusta à pinça do travão, garante que a remoção dos pós finos é feita logo na origem, aumentando a eficácia.
    Além das vantagens ambientais, este componente tem ainda um beneficio estético, pois evita que se acumule sujidade nas jantes. Podendo ser produzido em diversas cores, torna-se também em mais um elemento colorido do automóvel, ajudando os designers a conferirem um estilo ainda mais individual a cada viatura.




    Vi esta noticia nuns blogs sobre automoveis, mas nem sequer pesquisei pela veracidade da informação.
    Eu acho que se a promessa de os travões nunca mais sujarem as jantes de alumínio for cumprida a coisa é capaz de ter sucesso

    #2
    daqui a pouco conduzimos um filtro que tem vários filtros no seu interior.

    Comentário


      #3
      Qualquer dia andamos nós com um filtro particulas enfiado no rabo por causa dos gases intestinais. Há algo a fazer pela natureza mas nao cheguemos a extremos que ja começa a ser ridiculo

      Comentário


        #4
        Filtro de partículas em todos os lados, para garantir o nosso bem ambiente...

        isto já está a ir para lá do ridículo, não tem mais nada em que pensar...

        Comentário


          #5
          Se não me sujar as jantes, venham eles... já cá deviam estar!

          Comentário


            #6
            Mais um filtro para dar problemas...

            Comentário


              #7
              Já estou a ver o pessoal ter de ir para a auto estrada fazer umas travagens a fundo para regenerar o filtro dos travões

              Comentário


                #8
                Então é porque é que não criam um filtro para meter no rabo das vacas, se dizem que os peidos delas fazem mal á atmosfera espetem-lhe com um filtro de partículas peidosas [emoji16]
                E deixem os carros em paz.

                Comentário


                  #9
                  O aspeto da coisa parece-me apenas um "caixote" para apanhar o "pó" pelo que não vejo grandes problemas na coisa, a não ser o arrefecimento dos discos dos travões talvez

                  Mesmo assim a marosca mecânica parece simples e não ter por onde dar chatices, se calhar aproveitamos o pó e fazemos pastilhas novas em casa

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                    O aspeto da coisa parece-me apenas um "caixote" para apanhar o "pó" pelo que não vejo grandes problemas na coisa, a não ser o arrefecimento dos discos dos travões talvez

                    Mesmo assim a marosca mecânica parece simples e não ter por onde dar chatices, se calhar aproveitamos o pó e fazemos pastilhas novas em casa

                    eu não só estou a ver a situação da ventilação do disco, mas como o diâmetro da jante que com aquele dito filtro vai obrigar a jante ter um diâmetro maior, enfim mais uma despesa...

                    Comentário


                      #11
                      Com o advento dos veículos eléctricos, é normal que os fabricantes de filtros auto ao anteverem tempos difíceis, sejam eles os criadores de necessidades ao abrigo de imperativos ecológicos e ambientais, para deste modo sobreviver às vicissitudes do avanço tecnológico.

                      Comentário


                        #12
                        Quando é que acabam de vez com os cigarros?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                          Quando é que acabam de vez com os cigarros?
                          Quando legalizarem as drogas para fins medicinais...

                          Comentário


                            #14
                            Numa altura em que os híbridos e eléctricos cada vez mais usam travagem regenerativa, e conseguem em percursos normais quase não usar os travões convencionais, fazendo com que as pastilhas durem muito mais, isto parece-me condenado ao fracasso.

                            Comentário


                              #15
                              Estas coisas do ambiente permitem a tentativa de singrar e sacar mais uns cobres às pessoas.

                              Tiveram um bocado de azar porque não podem afirmar que isto ajuda contra o combate ao aquecimento global.

                              Comentário


                                #16
                                Mais uma chucha para eles. Quanto custará um filtro desses, de quanto em quanto tempo tem de ser mudado e o que vai mudar mais no sistema de travagem? Inventam mais uns tubos e umas cenas maradas e pimba, paga lá mais uns €´s valentes.
                                Ainda vamos voltar a andar de cavalo. Mas secalhar com um filtro para não largar a bosta no meio da rua.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também podemos falar do filtro de embraiagem e do filtro de pneus que também libertam partículas perigosas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Basicamente é um coiso destes, abraçado à maxila com o interruptor ligado à luz de travão

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LRR Ver Post
                                      Se não me sujar as jantes, venham eles... já cá deviam estar!
                                      Na verdade isso já existe, chamam-se travões de tambor

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X