Anúncio

Collapse
No announcement yet.

repro para reduzir consumos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    repro para reduzir consumos

    Apenas recentemente tenho pesquisado sobre o assunto por isso desculpem a ignorância. Pelo que vejo lá fora em sitios bem estabelecidos oferecem duas opções para repro: performance ou consumos. Para um carro turbo de 150cv podem afirmar conseguir chegar aos 190cv na versao "performance" ou 160cv na versão "consumos".
    De todos os sítios que vi para repros com o objetivo de reduzir consumos todos afirmam que os cavalos aumentam(embora o aumento não seja muito significativo) e tantos os consumos como as emissões baixam, até 20%.

    Estes valores são plausíveis? No exemplo que dei ao apostar nos "consumos" de 150cv para 160cv embora não seja um aumento muito grande é bastante bom quando se tem em conta que os consumos também descem.
    Pergunto isto porque li em alguns sítios(incluindo neste fórum) que era necessário retirar cavalos para conseguir reduzir os consumos. Em que é que ficamos?

    #2
    Ficamos no ponto em que as marcas só contratam gajos incompetentes, porque qualquer chipador aumenta a eficiencia dos motores ao mesmo tempo que aumenta a potencia dos mesmos.

    Comentário


      #3
      Na minha (curta) experiência, mesmo em andamentos mais comedidos não vi o consumo baixar.

      Mas admito que existam casos em que tal suceda, simplesmente comigo não foi o caso.

      Há ainda que considerar o facto de quem normalmente faz uma repro dá sempre uma aceleradela ou outra. Ao fazê-lo, os consumos aumentam logo de imediato (nem podia ser de outra forma, dado que os cavalos não caem do ar) e acabam por estragar a "média".

      Comentário


        #4
        Repro para consumos
        E ainda há quem acredite

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
          Ficamos no ponto em que as marcas só contratam gajos incompetentes, porque qualquer chipador aumenta a eficiencia dos motores ao mesmo tempo que aumenta a potencia dos mesmos.
          Pelo que percebo não se trata das marcas terem pessoal incompetente mas sim da estratégia da marca. Muitos carros são construídos com potencial para bem mais do que oferecem no entanto o que optam por fazer é explorar o potencial durante o ciclo de vida do modelo, com as novas versões que lançam.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por iZnoGouD Ver Post
            Pelo que percebo não se trata das marcas terem pessoal incompetente mas sim da estratégia da marca. Muitos carros são construídos com potencial para bem mais do que oferecem no entanto o que optam por fazer é explorar o potencial durante o ciclo de vida do modelo, com as novas versões que lançam.
            A BRABUS quando mexe em um motor AMG, alem de lhe dar mais performance afirma que conseguiam esticar ainda mais a corda, ou seja, a BRABUS afirma que a AMG vende um motor "acanhado"

            E porque fazem isso? dizem que é para manter o motor mais fiável...

            Uma repro para os consumos efectivamente melhora os consumos no CB, no deposito de combustível

            Comentário


              #7
              Partindo do principio que uma reprogramação eletrónica não consegue aumentar a eficiência mecânica do motor. Como é que se tira mais energia do combustível, com menos combustível que antes?

              Comentário


                #8
                Numa repro só fica a ganhar quem a faz e recebe os €€€, o resto vai ser só despesa para o proprietário do veiculo a médio prazo.
                Isso dos consumos menores só se for um TDI, esses tem fama de nascer combustível no deposito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                  Repro para consumos
                  E ainda há quem acredite
                  Existe sim senhor!

                  Um destes debaixo do pedal do lado direito...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por iZnoGouD Ver Post
                    Pelo que percebo não se trata das marcas terem pessoal incompetente mas sim da estratégia da marca. Muitos carros são construídos com potencial para bem mais do que oferecem no entanto o que optam por fazer é explorar o potencial durante o ciclo de vida do modelo, com as novas versões que lançam.
                    A estrategia da marca é colocarem o carro a consumir mais do que podia?

                    Comentário


                      #11
                      está aqui um teste "laboratorial" a uma simples e básica tuning box.
                      com o aumento de potencia os consumos aumentaram de uma forma geral, mas o facto é que existe ali ma determinada zona em que diminuíram e bem.
                      ora uma pessoa que faça muitos percursos rondando aquela velocidade (umas nacionais portuguesas por exemplo) pode muito bem afirmar que os consumos baixaram.
                      isto numa simples box que o que faz é aumentar pressão de rail.
                      http://www.ijesit.com/Volume%202/Iss...T201301_35.pdf

                      acredito que um mapa custom made consiga ainda melhores resultados e calibre algumas ineficiências e desperdícios deixados no mapa original que por sua vez é feito para tentar agradar a gregos e troianos em vários pontos do globo. e mesmo esses mapas volta e meia levam com recall para corrigir bugs e falhas dos "supra sumos engenheiros das marcas"
                      numa forma geral um mapa que aumenta a potencia aumenta o consumo geral............mas que há exceções, há.

                      acho ainda piada quando passam a vida a cascar nos tuners de eletrónica perante os "engenheiros das marcas"
                      depois fazem vénias a cosworths;amg;ruf;abarth como se essas marcas não derivassem igualmente de tuners que foram ganhando mérito ao modificar o que os "maravilhosos" engenheiros das marcas faziam

                      Comentário


                        #12
                        Tive um carro ao qual foi feito o remapeamento da centralina pela marca e alguma alteração de hardware, ventoinhas de arrefecimento, tubagens e pouco mais, com a devida garantia e eles próprios dizem que os consumos diminuem com esta alteração.
                        O que é real e que posso confirmar pessoalmente é que obtive mesmo uma diminuição dos consumos desde que mantivesse a mesma velocidade que dantes, se calcasse mais ele andava mais, mas como é óbvio os consumos também aumentavam

                        Comentário


                          #13
                          Já existem diversos tuners a fazer electrónicas bem porreiras um pouco por todo país, e a preços acessíveis e afinadas em banco. Quanto a reduzir consumos, pode acontecer. O meu 535d gastava a volta de 11/12 sem grande problema. Devido a um problema no FAP decidi eliminar e fiz uma repro soft. Posso te dizer que agora anda entre os 8.8 e 9.5 em andamento normal. E tenho feito pouca AE senão seria menos.

                          Comentário


                            #14
                            Depois de reprogramar, notei uma ligeira descida de consumo em determinados percursos. Prometer descidas de 20% parece-me descabido.

                            Agora, um motor de 110cv a fundo bebe menos que o mesmo motor com 140cv a fundo, disso não há qualquer dúvida

                            Comentário


                              #15
                              Pela experiencia que tive num tdi 110cv que reprogramei e no qual fiz uns 100mil km depois disso, efectivamente as médias melhoram assim como o andamento.

                              A explicação é simples, só falam em cv e não falam em binário e neste caso o aumento de binário permite rolar a uma menor rotação e com o motor em menos esforço para manter determinada velocidade, logo baixa os consumos...

                              Enviado do meu SM-G950F através de Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Tenho uma F11 automática na qual foi feita reprogramação. Efectivamente no mesmo percurso à mesma velocidade O qual faço 3x por semana Porto - Viana com cruise control a 140.
                                Gasta menos

                                A fundo gasta mais como é normal.
                                O preço a pagar é um desgaste maior de alguns componentes que poderá ou não vir a ter consequências a longo prazo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                  Tenho uma F11 automática na qual foi feita reprogramação. Efectivamente no mesmo percurso à mesma velocidade O qual faço 3x por semana Porto - Viana com cruise control a 140.
                                  Gasta menos

                                  A fundo gasta mais como é normal.
                                  O preço a pagar é um desgaste maior de alguns componentes que poderá ou não vir a ter consequências a longo prazo.
                                  Uma diferença de consumo na ordem de que valores?
                                  Tens os valores de cavalos e binário antes e depois da repro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por volta de 0.4 / 0. 5

                                    Devo ter as folhas algures ... 26cv e 28% de binário. Acho que era isso

                                    O 20D no série 5 carrinha não me satisfez a nível de potência. Assim ficou mais agradável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                      Por volta de 0.4 / 0. 5

                                      Devo ter as folhas algures ... 26cv e 28% de binário. Acho que era isso

                                      O 20D no série 5 carrinha não me satisfez a nível de potência. Assim ficou mais agradável.
                                      Já é uma boa redução, 28% a mais de binário já se deve notar bem na condução diária.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DiogoMTJR Ver Post
                                        Pela experiencia que tive num tdi 110cv que reprogramei e no qual fiz uns 100mil km depois disso, efectivamente as médias melhoram assim como o andamento.

                                        A explicação é simples, só falam em cv e não falam em binário e neste caso o aumento de binário permite rolar a uma menor rotação e com o motor em menos esforço para manter determinada velocidade, logo baixa os consumos...

                                        Enviado do meu SM-G950F através de Tapatalk
                                        Como é que isso é possível? Se as relações de caixa/transmissão não se alteram e a rotação baixa, logo a velocidade também tem de baixar, penso eu de que. Ou não?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                          Existe sim senhor!

                                          Um destes debaixo do pedal do lado direito...
                                          Olha que isso é um engano! Andar a pastelar na realidade aumenta os consumos.

                                          Os carros são mais eficientes por volta dos 70 km/h. Fazer um percurso em 5.ª a 80 km/h é por norma mais eficiente que fazê-lo em 3.ª ou 4.ª a 40 km/h.


                                          Agora, querem poupar? É meter isso mas é debaixo do pedal do meio!

                                          Estou a brincar, mas a melhor coisa que podem fazer aos consumos é conduzir de forma a evitar ao máximo o uso do travão.

                                          Isso consegue-se ao não acelerar desnecessariamente, por exemplo, aliviando o acelerador assim que se preveja ser necessário parar ou abrandar. Manter uma boa distância do carro da frente também ajuda. Outra coisa é estar atento na entrada das rotundas para controlar a velocidade de forma a entrar sem ter de parar.


                                          Muita gente queixa-se dos consumos, mas o facto é que estão constantemente com o pezinho no travão. E depois andam sempre em 3.ª e acham que estão a poupar porque vão devagar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                                            Olha que isso é um engano! Andar a pastelar na realidade aumenta os consumos.

                                            Os carros são mais eficientes por volta dos 70 km/h. Fazer um percurso em 5.ª a 80 km/h é por norma mais eficiente que fazê-lo em 3.ª ou 4.ª a 40 km/h.


                                            Agora, querem poupar? É meter isso mas é debaixo do pedal do meio!

                                            Estou a brincar, mas a melhor coisa que podem fazer aos consumos é conduzir de forma a evitar ao máximo o uso do travão.

                                            Isso consegue-se ao não acelerar desnecessariamente, por exemplo, aliviando o acelerador assim que se preveja ser necessário parar ou abrandar. Manter uma boa distância do carro da frente também ajuda. Outra coisa é estar atento na entrada das rotundas para controlar a velocidade de forma a entrar sem ter de parar.


                                            Muita gente queixa-se dos consumos, mas o facto é que estão constantemente com o pezinho no travão. E depois andam sempre em 3.ª e acham que estão a poupar porque vão devagar.
                                            Esse é o típico modo de conduzir dos adeptos das repros...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por iZnoGouD Ver Post
                                              Apenas recentemente tenho pesquisado sobre o assunto por isso desculpem a ignorância. Pelo que vejo lá fora em sitios bem estabelecidos oferecem duas opções para repro: performance ou consumos. Para um carro turbo de 150cv podem afirmar conseguir chegar aos 190cv na versao "performance" ou 160cv na versão "consumos".
                                              De todos os sítios que vi para repros com o objetivo de reduzir consumos todos afirmam que os cavalos aumentam(embora o aumento não seja muito significativo) e tantos os consumos como as emissões baixam, até 20%.

                                              Estes valores são plausíveis? No exemplo que dei ao apostar nos "consumos" de 150cv para 160cv embora não seja um aumento muito grande é bastante bom quando se tem em conta que os consumos também descem.
                                              Pergunto isto porque li em alguns sítios(incluindo neste fórum) que era necessário retirar cavalos para conseguir reduzir os consumos. Em que é que ficamos?
                                              Sem entrar em grandes detalhes, podes aumentar a eficiência térmica aumentando o rácio de compressão (neste caso consegue-se através do turbo pois no motor assume-se constante). Aumentando o rácio de pressão de turbo, terás à partida pressões e temperaturas mais elevadas à entrada do intercooler, logo se não me engano se a temperatura ambiente fôr a mesma terás uma eficiência maior mesmo que a temperatura à saída seja ligeiramente superior. Poderás também, mas não sei se é feito, trabalhar com uma mistura ligeiramente mais pobre. Com tudo isto, consegues para a mesma potência ter consumos mais baixos, embora tendo temperaturas mais elevadas na câmara de combustão!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas!
                                                Depois de ler estes comentários todos, ainda não percebi se a maioria recomenda ou não a reprogramação electrónica dos motores.
                                                No meu caso noto que o motor do meu C4 (um HDI 1.6 de 109cv com 80 KW), é um pouco lento a desenvolver após a entrada das mudanças...

                                                Li aqui que mais do que o aumento da velocidade ou até os consumos, uma das coisas que melhora é o binário, ou seja a disponibilidade de "força" em mudanças mais elevadas.
                                                Como se sabe onde se gasta menos é em 3ª e 4ª e como foi dito nos 70 a 80km/h no circuito dito local.

                                                A questão é... Como é que esse remapeamento interfere com o motor em si e em especial a questão do turbo em si?
                                                Eu tenho cuidado de usar sempre bons consumíveis (filtros e afins), meter o óleo recomendado para o motor e fazer anualmente as revisões (mudando sempre anualmente esses consumíveis).
                                                Em termos de combustível não facilito e uso o BP Diesel Ultimate, que pode até nem fazer nada... mas para mim dá-me paz de alma em termos de combustão do carro.

                                                Moro em Sintra, pelo que tenho perto de mim uma empresa especializada em reprogramações e FAP´s que é a TURBOTEC.

                                                Dito isto tudo, fará sentido apostar na reprogramação que eles apresentam para o meu motor?
                                                Essencialmente passar de 110cv para 135cv.

                                                O carro é de 2008 e o motor tem actualmente 167700 km´s...

                                                Obrigado e cumprimentos,

                                                LPC

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                  Depois de reprogramar, notei uma ligeira descida de consumo em determinados percursos. Prometer descidas de 20% parece-me descabido.

                                                  Agora, um motor de 110cv a fundo bebe menos que o mesmo motor com 140cv a fundo, disso não há qualquer dúvida

                                                  Se estivermos a falar exactamente do mesmo motor, ambos acelerados a fundo. Como é que o consumo pode ser o mesmo ou menor se um deles está a converter mais energia que o outro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                    Esse é o típico modo de conduzir dos adeptos das repros...
                                                    Oi?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não percebo nada de repros mas assumo que um carro de fabrica venha optimizado para um espectro mais alargado de tipo de condução e tendo em conta alguna margem para protecção de desgaste do motor. Talvez os citadinos venham optimizados para uma condução citadina e os estradistas para uma condução de fundo, tal como se nota nas relações de caixa. Acredito que se temos um citadino a fazer estrada se consiga optimizar consumos e vice versa com estradistas a fazer maioritariamente cidade. Mas acredito por presunção, pois como disse naão percebo nada de repros.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Existem temas que (mesmo mudando alguns users e clones) nunca se adaptam a este fórum.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Alguém tem de lembrar aqui que uma repro altera as características com que a viatura está homologada e como tal é ilegal.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                            Alguém tem de lembrar aqui que uma repro altera as características com que a viatura está homologada e como tal é ilegal.
                                                            E que grande parte tem de tirar a repro para ir as inspeções periódicas por essa mesma ilegalidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X