Boas noites,
Hoje tive um dia com muitas horas ao volante do meu pequeno Astra, nunca fiz tanto quilómetro num domingo, e nunca vi tanto despiste numa tarde, nem nunca o vi ter uma reacção que me deixou com o coração nas mãos.
Impressionante a quantidade de carros que vi despistados hoje, a chuva torna a estrada muito traiçoeira. O problema maior pareceu-me ser as entradas e saídas de Auto-Estrada. Um Série 5, um Renault 19, um Peugeot 306, um 206, um outro que não consegui reconhecer, foram alguns dos exemplos que lamentavelmente vi estragarem o decorrer normal de um Domingo.
Bom, mas o que me leva a abrir este tópico foi o que me aconteceu quando voltava de Águeda, já um bocado cansado de tanto conduzir, fui posto à prova quando numa rotunda talvez com óleo, ou algo do género o Astra resolveu começar a apontar para o centro da rotunda, e posteriormente para a berma.
Passo a explicar, desde sempre tive imenso medo de andar de carro com tempo de chuva. De tal forma que carro e chuva é com cuidados não redobrados mas quadruplicados.
Já tinha feito uma carrada de quilómetros, nas calmas, e quando voltava para casa, ao entrar numa rotunda em Águeda, esta com inclinação ao contrario, entro mais ou menos nas calmas, e mais ou menos nas calmas a traseira do carro começa a sair completamente e a apontar-me a frente para o centro da rotunda, eu tento logo controlar o carro e segurar, mas este parece que ficou ainda mais furioso, e começa-me a ir todo de lado para o outro lado da rotunda (para a berma), só que em vez de berma era uma vala, em que se fosse lá parar, o carro caía lá para dentro, bem, foram uns segundos de "ás do volante" a tentar fazer de piloto de rally e consegui coloca-lo de novo na estrada, pronto a seguir até casa.
Durante estes segundos que pareciam intermináveis, mantive sempre muita calma, mas sinceramente vi o caso mal parado. Acho que a calma, e o pensar no que ia fazer, antes de fazer, ajudaram a que as coisas não corressem mal. Por outro lado acho que ajudou o facto de já não ser a primeira vez que pego nele, e vou para um local amplo, sem carros, sem nada, "apertar com ele" para estudar as suas reacções, ver como reage em diversas situações limite, e a verdade é que acho que o benefício disso foi visto hoje.
Acho que quando se tira carta, se devia dar umas lições de como conhecer o carro, como estudar e conhecer as suas reacções, como compreender o comportamento, etc.
Nem que fosse colocar as pessoas num Kart para elas sentirem o que fazer em situações limite, não entrar em pânico etc.
Hoje arrepiou-me ver tanto carro "apenas" despistado, uns via-se que tinham saído de traseira, outros de frente, mas uma coisa tenho a certeza, uma parte destes despistes poderia eventualmente ser evitada se nas aulas de condução houvesse uma componente de "abusar" do carro, de ensinar a controlar o carro, saber os limites, saber como ele se comporta, e saber manter a calma em diversas situações.
O que acham disto? Já alguma vez tiveram alguma situação em que achem que se fosse um condutor normalíssimo sem nunca ter explorado a máquina a conduzir, teria-se despistado?
Cumprimentos,
TB
Hoje tive um dia com muitas horas ao volante do meu pequeno Astra, nunca fiz tanto quilómetro num domingo, e nunca vi tanto despiste numa tarde, nem nunca o vi ter uma reacção que me deixou com o coração nas mãos.
Impressionante a quantidade de carros que vi despistados hoje, a chuva torna a estrada muito traiçoeira. O problema maior pareceu-me ser as entradas e saídas de Auto-Estrada. Um Série 5, um Renault 19, um Peugeot 306, um 206, um outro que não consegui reconhecer, foram alguns dos exemplos que lamentavelmente vi estragarem o decorrer normal de um Domingo.
Bom, mas o que me leva a abrir este tópico foi o que me aconteceu quando voltava de Águeda, já um bocado cansado de tanto conduzir, fui posto à prova quando numa rotunda talvez com óleo, ou algo do género o Astra resolveu começar a apontar para o centro da rotunda, e posteriormente para a berma.
Passo a explicar, desde sempre tive imenso medo de andar de carro com tempo de chuva. De tal forma que carro e chuva é com cuidados não redobrados mas quadruplicados.
Já tinha feito uma carrada de quilómetros, nas calmas, e quando voltava para casa, ao entrar numa rotunda em Águeda, esta com inclinação ao contrario, entro mais ou menos nas calmas, e mais ou menos nas calmas a traseira do carro começa a sair completamente e a apontar-me a frente para o centro da rotunda, eu tento logo controlar o carro e segurar, mas este parece que ficou ainda mais furioso, e começa-me a ir todo de lado para o outro lado da rotunda (para a berma), só que em vez de berma era uma vala, em que se fosse lá parar, o carro caía lá para dentro, bem, foram uns segundos de "ás do volante" a tentar fazer de piloto de rally e consegui coloca-lo de novo na estrada, pronto a seguir até casa.
Durante estes segundos que pareciam intermináveis, mantive sempre muita calma, mas sinceramente vi o caso mal parado. Acho que a calma, e o pensar no que ia fazer, antes de fazer, ajudaram a que as coisas não corressem mal. Por outro lado acho que ajudou o facto de já não ser a primeira vez que pego nele, e vou para um local amplo, sem carros, sem nada, "apertar com ele" para estudar as suas reacções, ver como reage em diversas situações limite, e a verdade é que acho que o benefício disso foi visto hoje.
Acho que quando se tira carta, se devia dar umas lições de como conhecer o carro, como estudar e conhecer as suas reacções, como compreender o comportamento, etc.
Nem que fosse colocar as pessoas num Kart para elas sentirem o que fazer em situações limite, não entrar em pânico etc.
Hoje arrepiou-me ver tanto carro "apenas" despistado, uns via-se que tinham saído de traseira, outros de frente, mas uma coisa tenho a certeza, uma parte destes despistes poderia eventualmente ser evitada se nas aulas de condução houvesse uma componente de "abusar" do carro, de ensinar a controlar o carro, saber os limites, saber como ele se comporta, e saber manter a calma em diversas situações.
O que acham disto? Já alguma vez tiveram alguma situação em que achem que se fosse um condutor normalíssimo sem nunca ter explorado a máquina a conduzir, teria-se despistado?
Cumprimentos,
TB
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