Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Monovolume - Nova Touran ou Sharan/Alhambra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Monovolume - Nova Touran ou Sharan/Alhambra

    1. Que tipo de carros gostas?
      Monovolume
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
      Monovolume 7Lugares ou SUV com 7 Lugares
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
      Os do tópico
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
      Sim, 3 miudos sempre, e mais um ou dois adultos ocasionalmente
    5. Precisarás de levar carga com frequência?
      Sim
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
      10.000km/ano ou menos
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
      Poucas
    8. Os consumos terão grande importância?
      Alguma
    9. A potência do motor terá grande importância?
      Não tanto, mas também
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
      nope
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
      23.000 ou menos seria o ideal, mas eventualmente posso subir ligeiramente
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
      Pouco usado: tem de ser de 2016 no caso da Touran (foi quando apareceu o novo modelo), pode ser a partir de 2013 no caso das "manas mais velhas"(sharan/alhambra)


    Tivemos durante os últimos 7 anos uma Mazda 5 (comprada com 3 anos), da qual gostávamos bastante à excepção da fatura de oficina que como já é sabido, não é das mais baratas. Quando pensámos em trocar, as Sharan/Alhambra saltaram-nos à vista, pois ficámos rendidos às portas de correr na Mazda. Entretanto a nova Touran saiu, e estamos encantados com esta, apesar de não ter portas de correr - mas o facto de só se arranjar modelos com um ano, atira esta carrinha para valores um pouco acima do tínhamos estabelecido (mas a Touran antiga nunca nos seduziu minimanente). Em comprando uma Sharan/Alhambra, arranjam-se carrinhas com 4-5 anos nestes valores que estabelecemos.

    Hoje estivemos a ver uma Alhambra, muito bem equipada e estimada, mas estamos um pouco assustados com o tamanho da carrinha - é mesmo muito grande, e uma vez que o acesso à nossa garagem não é dos mais fáceis, o receio de raspar a carrinha em 3 tempos é muito.

    A questão que lanço é mais para quem tem ou já teve carrinhas deste tamanho: lida-se bem com isto? Ou nunca deixa de ser uma "traineira" gigante, complicada de meter em qualquer lado?

    Outro factor prende-se com os custos gerais de posse: apesar de mais cara de adquirir, provavelemente a Touran rapidamente acaba por nos sair mais barata, tendo em conta o facto de ser mais nova, de ter uma manutenção mais barata (pneus por ex.), consumos mais baixos, IUC mais baixo, etc.

    Há muitos outros modelos no mercado, mas entre coisas que não gostamos e outras pouco fiáveis (queremos uma carrinha para pelo menos mais outros 7 anos), está complicado arranjar solução.
    Editado pela última vez por miguelbarroso; 31 October 2017, 10:34.

    #2
    Boa noite Miguel, posso-te dizer que tenho 19 anos e aprendi a conduzir na touran que o meu pai teve, neste caso uma de 2012, infelizmente já foi vendida mas a experiência que tivemos com ela foi ótima, toda a gente adorava a carrinha, tanto eu como todos os meus amigos que lá andaram, desde 2012 até ser vendida há uns meses nunca deu problemas, sei que há gente que não gosta muito da sua aparência mas eu sempre achei uma carrinha bonita(se for de cor branca então...) e nunca me deixou mal. Quanto a ser uma carrinha "grande" em comparação com a sharan/alhambra a diferença é grande!

    Comentário


      #3
      Carros de 7 lugares são quase todos grandes.

      Para 10.000km ou menos por ano, sugeria um SUV a gasolina.

      Porque não um Toyota Prius plus? É dos mais espaçosos e não é dos maiores do mercado.

      A questão é descobrir um usado.....

      https://www.olx.pt/anuncio/toyota-pr...tml#99b9ce2a4f

      Comentário


        #4
        Pois, também pensei em opções a gasolina... mas é raro encontrar algo que me agrade com motor a gasolina.

        O Prius seria uma boa opção... não fosse ter sido desenhado tendo como inspiração um sapato!

        Quanto ao tamanho, a Touran é mais ou menos do tamanho do Mazda 5 que tive, e considero razoável... o que me assusta é o tamanho dos monovolumes do segmento superior

        Comentário


          #5
          Bom dia.

          Sou um recente proprietário da sharan, podes seguir o meu diário de bordo.

          Recomendo vivamente em todos os aspetos melhor explicados no meu diário.

          Quanto ao tamanho devo dizer que é muito manobrável. De referir que o meu outro carro é um lancia delta que não é muito pequeno também.

          Comentário


            #6
            Tens a Kia Karens que estão a preços interessantes deves conseguir por 26K nova.

            Comentário


              #7
              O absurdo da KIA é que custa 26.000 nova, e usada pouco menos (ha quem as esteja a vender mais caras do que novas). Para dar 26k por um carro, prefiro a Touran com um ano. O que eu queria era gastar menos...

              Comentário


                #8
                Tens muita oferta no estrangeiro

                Comentário


                  #9
                  Com as novas regras, importar carros está mais complicado - na Touran 1.6 TDI não compensa (são cerca de 9.000€ em impostos).

                  No caso das Sharan / Alhambra, já o caso muda de figura pois passam das 2.5T de peso bruto, e fica mais em conta. Mas como referi, já vi uma Alhambra por um preço bom, impecável, e que tem tudo e mais alguma coisa (até extras a mais que dispensava).

                  O meu medo é tamanho delas (e o facto da minha garagem não ter dos acessos mais fáceis).

                  Comentário


                    #10
                    Se o problema é ter que manobrar em espaços apertados, e apesar de o tamanho ser algo a que nos habituamos (para mais se tiver sensores atrás e à frente), a melhor opção para ti é mesmo ir para a Touran. Para além de ser mais compacta por fora, ao nível do interior é um dos carros do seu segmento com melhor aproveitamento de espaço, senão o melhor. Para além de que consome menos, etc.

                    Para ti, Touran de caras.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por miguelbarroso Ver Post
                      Com as novas regras, importar carros está mais complicado - na Touran 1.6 TDI não compensa (são cerca de 9.000€ em impostos).

                      No caso das Sharan / Alhambra, já o caso muda de figura pois passam das 2.5T de peso bruto, e fica mais em conta. Mas como referi, já vi uma Alhambra por um preço bom, impecável, e que tem tudo e mais alguma coisa (até extras a mais que dispensava).

                      O meu medo é tamanho delas (e o facto da minha garagem não ter dos acessos mais fáceis).
                      Deves ter feito mal as contas, é uma alarvidade o que se paga em impostos, mas ainda não chega perto disso!
                      1.6 TDI 119g CO2 de 2016, deverá andar aprox. por 4500€..

                      Comentário


                        #12
                        Tens razão... não sei qual foi o site onde tinha feito essa simulação, mas deu-me esse valor... agora fui a outro onde verifiquei que são os 4.5k ;-)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por miguelbarroso Ver Post
                          Tens razão... não sei qual foi o site onde tinha feito essa simulação, mas deu-me esse valor... agora fui a outro onde verifiquei que são os 4.5k ;-)
                          Podes ver a touran 1.2TSI, paga cerca de 1000 euros se encontrares uma de 2016.

                          Comentário


                            #14
                            Tb tenho uma Mazda 5 e se no início me causava estranheza,hoje em dia reconheço a enorme mais valia das portas de correr laterais, quando se te miúdos e garagem estreita (o meu caso).
                            Acho que o importante a verificar na Seat é mais a beecagem,do que tamanho...
                            Digo isto porque eu acho que a M5, apesar do tamanho contido,ou normal vá, tem uma distância entre eixos grande, e pouca brecagem,o que prejudica a manobrabilidade... Caso as Seat tenham menor distância entre eixos,poderão ser mais ágeis e manobráveis,logo são a melhor escolha.

                            Deixo a sugestão nos SUV do Fiat Fremont,com 7 bons lugares.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo com a mensagem do user anterior.

                              Considero que a sharan tem muito boa barcagem face ao tamanho. Superior ao lancia delta que tenho também.

                              Quanto ao freemont é ir ver.
                              Andei também de volta dele, bem como do sorento, zafira, scenic e afins. Mas depois de experimentar os assentos, respectivo espaço, espaço de acesso bem como a mala sobrante as minhas dúvidas ficaram desfeitas optando pela volkswagen sharan.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por miguelbarroso Ver Post
                                A questão que lanço é mais para quem tem ou já teve carrinhas deste tamanho: lida-se bem com isto?
                                Eu tenho uma Grand Espace IV (quase 5 m de comprimento) e nunca tive o mínimo problema com o tamanho, nem sequer a estacionar em lugares apertados ou a passar em locais estreitos, como a espiral do estacionamento do corte inglês.

                                O "problema do tamanho" é mais psicológico que outra coisa...

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois, estou tentado em ir para a Alhambra e ver que tal me dou com ela - nem que seja para daqui a uns tempos me desfazer da mesma se a achar assim tão grande.

                                  Comparando com a Mazda 5 e com a Touran, aqui ficam as dimensões e raios de viragem das 3

                                  Mazda 5 - Diâmetro de viragem: 11.2m




                                  Seat Alhambra - Diâmetro de viragem: 11.9m




                                  VW Touran - Diâmetro de viragem: 11.5m
                                  Ficheiros anexados
                                  Editado pela última vez por miguelbarroso; 02 November 2017, 00:50.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bons gráficos.
                                    De facto a SEAT é bem maior que a 5 em todas as medidas

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                      De facto a SEAT é bem maior que a 5 em todas as medidas
                                      Daí o meu receio. Hoje vão-me trazer a Alhambra aqui ao meu prédio para testar a entrada na garagem... vamos ver como corre

                                      Comentário


                                        #20
                                        Depois conta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem, cá esteve a carrinha a entrar e a sair do estacionamento. Não se faz com a mesma desenvoltura que fazia com a Mazda 5, mas como tem os sensores por todo o lado, lá entrou e saiu. Claro que foi a primeira vez, e implicou umas idas para a frente e para trás, mas creio que com o hábito a coisa se faz direta.

                                          Mas não nos conseguimos decidir...

                                          Já ando a olhar até para outras opções, mas não sei que fazer... andamos com um Polo emprestado, e não podemos perpétuar a procura.

                                          Há uns anos experimentei uma C4 Grand Picasso e odiei (2010)... entretanto o novo modelo será que tem um comportamento diferente? Sempre gostei muito da estética tanto da anterior como desta atual. Com a política agressiva de descontos diretos que eles têm, quiçá se não me fazem uma proposta irrecusável?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vai ver a prius +.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como ainda é que não falaram na S-Max?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                                Como ainda é que não falaram na S-Max?
                                                Por acaso era para ter dito, mas pronto foste mais rapido

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não só não encontro S-max por preços decentes com idade e kilometragem moderada, como não sou propriamente fan dos interiores da mesma (acho um pouco pirosos - o gosto americano não faz muito a minha onda)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por miguelbarroso Ver Post

                                                    Há uns anos experimentei uma C4 Grand Picasso e odiei (2010)... entretanto o novo modelo será que tem um comportamento diferente? Sempre gostei muito da estética tanto da anterior como desta atual. Com a política agressiva de descontos diretos que eles têm, quiçá se não me fazem uma proposta irrecusável?
                                                    A nova Grand Picasso nova deverá ficar sempre acima dos 23k que pretendes gastar, mas nada como dar um salto a um stand e ver!
                                                    Se estiveres disposto a comprar um produto low cost tens o Lodgy por menos de 20k. Tens também o Fiat 500 L Wagon e o Ford Grand C-Max com valores a rondar os 21/23k.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E a Opel Zafira tambem não é opção?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                                        Como ainda é que não falaram na S-Max?
                                                        Aparentemente já está riscada, de qualquer maneira, a base é a mesma da Galaxy, ou seja, do mesmo tamanho da Sharan/Alhambra.

                                                        Se for a mk1 tem 4.77 comprido por 1.88 de largura (espelhos tem 2.15). A nova acho que já tem 4.85.

                                                        Se uma touran chega para o pretendido, acho que seria nesse segmento que me iria situar, pois a optar por uma touran consegues algo mais recente dentro do orçamento.
                                                        Também iria ver a nova grand scenic.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E Toyota Verso, já viste:

                                                          https://www.standvirtual.com/carros/toyota/verso/

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Bem, hoje fui experimentar a Touran e... a Alhambra está posta de parte!

                                                            A condução de uma é de um furgão de luxo, mas na mesma um furgão. A condução de outra, é igual a um carro, ainda melhor do que Mazda 5 (que já considerava bem porreira). Claro que o motor 1.6 de 115cv fica um pouco atrás do 2.0 de 143cv da Mazda, mas é bem compente e não deixa que a Touran se arraste, por assim dizer. Para os andamentos que eu faço, chega e sobra!

                                                            Agora é fazer contas à vida, e ver como é que vou €$ticar o orçam€nto!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X