Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Marca mais simpática para DIY

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Marca mais simpática para DIY

    Boas,


    Suponho que esta pergunta vá despertar alguma resistência mas coloco-a na mesma


    Qual ou quais as marcas que mais facilitam que um condutor saiba fazer a manutenção simples e intermédia do carro?


    Factores a considerar:
    1. Protocolos de comunicação de diagnóstico electrónico suficientemente padronizados para que as máquinas de diagnóstico de baixa e média gama o possam ler (tenho uma Volvo que se recusa a ser lida por OBDII readers simples)
    2. Informação acerca de como trocar lâmpadas, fusíveis, filtros de ar, habitáculo, combustível, óleo, filtro do óleo, pastilhas, discos suficientemente fáceis de apanhar na net e sem ser necessário ferramentas fora do normal para fazer a dita manutenção
    3. Marcas que seja fácil encontrar na net peças originais ou de média alta qualidade para esse carro



    Porque faço esta pergunta? Porque tenho 2 carros, Uma Volvo V50 2.0D de 2005 e um Ford Fusion 1.4 2004.
    E a Volvo parece blindada para não mexer nela enquanto o Ford quase que facilita tudo!




    Há marcas cuja manutenção é mais fácil do que outras? ou nem por isso?

    #2
    Originalmente Colocado por explainmath Ver Post
    Boas,


    Suponho que esta pergunta vá despertar alguma resistência mas coloco-a na mesma


    Qual ou quais as marcas que mais facilitam que um condutor saiba fazer a manutenção simples e intermédia do carro?


    Factores a considerar:
    1. Protocolos de comunicação de diagnóstico electrónico suficientemente padronizados para que as máquinas de diagnóstico de baixa e média gama o possam ler (tenho uma Volvo que se recusa a ser lida por OBDII readers simples)
    2. Informação acerca de como trocar lâmpadas, fusíveis, filtros de ar, habitáculo, combustível, óleo, filtro do óleo, pastilhas, discos suficientemente fáceis de apanhar na net e sem ser necessário ferramentas fora do normal para fazer a dita manutenção
    3. Marcas que seja fácil encontrar na net peças originais ou de média alta qualidade para esse carro



    Porque faço esta pergunta? Porque tenho 2 carros, Uma Volvo V50 2.0D de 2005 e um Ford Fusion 1.4 2004.
    E a Volvo parece blindada para não mexer nela enquanto o Ford quase que facilita tudo!




    Há marcas cuja manutenção é mais fácil do que outras? ou nem por isso?
    Há outros factores a considerar: facilidade de acesso às peças a substituir (filtros de ar, óleo e habitáculo, velas, lâmpadas, etc.) e ferramenta necessária pra as mudar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por explainmath Ver Post
      Boas,


      Suponho que esta pergunta vá despertar alguma resistência mas coloco-a na mesma


      Qual ou quais as marcas que mais facilitam que um condutor saiba fazer a manutenção simples e intermédia do carro?


      Factores a considerar:
      1. Protocolos de comunicação de diagnóstico electrónico suficientemente padronizados para que as máquinas de diagnóstico de baixa e média gama o possam ler (tenho uma Volvo que se recusa a ser lida por OBDII readers simples)
      2. Informação acerca de como trocar lâmpadas, fusíveis, filtros de ar, habitáculo, combustível, óleo, filtro do óleo, pastilhas, discos suficientemente fáceis de apanhar na net e sem ser necessário ferramentas fora do normal para fazer a dita manutenção
      3. Marcas que seja fácil encontrar na net peças originais ou de média alta qualidade para esse carro



      Porque faço esta pergunta? Porque tenho 2 carros, Uma Volvo V50 2.0D de 2005 e um Ford Fusion 1.4 2004.
      E a Volvo parece blindada para não mexer nela enquanto o Ford quase que facilita tudo!




      Há marcas cuja manutenção é mais fácil do que outras? ou nem por isso?
      há marcas em que a manutenção é mais rigorosa que outras, ou seja quanto toca a meter a mão na massa são mais complexas umas que outras, quanto a informação sobre tal, hoje em dia encontras quase tudo o que precisas saber na Internet, em fóruns da marca, em vídeos no youtube, grupos dedicados da marca em fóruns ou nas redes sociais que tiram logo as duvidas todas...

      agora claro estar apto para essas funções e ter ferramenta isso já é outra história completamente diferente...

      e já tens carros com alguma idade, então carros mais recentes nem lá mexes, é ir para oficina resolver...

      Comentário


        #4
        Vou falar só por aqueles em que já mexi/vi mexer:

        Renault 1.4 16v - 5 estrelas! Não há blindagem por baixo, é só abrir o bujão do carter. O filtro de óleo sai com uma chave de banda de 3 euros no supermercado! As velas, com uma chave 16 de tubo ou de velas e uma t30 pra desapertar as bobines, sem precisar de desmontar mais nada. O filtro de habitáculo, basta abrir sem ferramenta uma caixinha de plástico e trocá-lo.

        Mazda 3 1.6 diesel: bastante pior. Obriga levantá-lo e a rastejar por baixo pra desmontar a blindagem inferior pra mudar o óleo. Em alternativa, mas ainda não experimentei, tentar aspirar o óleo por cima, à bomba ou à seringa, e abrir sem tirar a blindagem pra tirar o restinho de óleo no carter por gravidade. O filtro de ar é de caras, mas o de óleo obriga a desmontar uma conduta em 3 pontos pra desapertar a campânula dele com uma chave de roquete 27, em espaço onde quase não cabe a mão. O filtro de habitáculo é simplesmente infernal: fica num cantinho por baixo do porta-luvas,

        Mercedes A170 cdi: Ainda pior. Além da blindagem inferior a tapar o carter, a campânula do filtro de óleo fica atrás do motor, lá no fundo, num espaço onde nem sequer entra a chave de roquete. É preciso um eixo extensor pra a desapertar.
        Um conselho de amigo: é fugir a 7 pés de tudo o que é carro alemão, se querem fazer alguma operação em casa.

        Comentário


          #5
          Quem quer fazer reparações em casa mesmo que básicas em carros fáceis mas especialmente em carros mais complexos, é ter uma foça ( já que elevador é muito caro ) e ter muitas ferramentas.

          Ás vezes vejo malta na rua a arranjar carros apenas preços pelo macaco de mudar pneu....que segurança....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Quem quer fazer reparações em casa mesmo que básicas em carros fáceis mas especialmente em carros mais complexos, é ter uma foça ( já que elevador é muito caro ) e ter muitas ferramentas.

            Ás vezes vejo malta na rua a arranjar carros apenas preços pelo macaco de mudar pneu....que segurança....
            Tens problemas com os s e ç?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Quem quer fazer reparações em casa mesmo que básicas em carros fáceis mas especialmente em carros mais complexos, é ter uma foça ( já que elevador é muito caro ) e ter muitas ferramentas.

              Ás vezes vejo malta na rua a arranjar carros apenas preços pelo macaco de mudar pneu....que segurança....
              isso é os loucos, também vejo isso, eu quando tenho de fazer alguma coisa no meu, tenho um macaco daqueles que se usam nas oficinas e preguiças e no final de colocadas é que me ponho debaixo do mesmo...

              existe ai agora umas plataformas de que dá para elevar o carro com ar comprimido, tenho de ver isso...

              isto:

              Comentário


                #8
                isso parece tao fragil para aguentar o peso de um carro....isso é fiável?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                  isso parece tao fragil para aguentar o peso de um carro....isso é fiável?
                  É segurissimo. Só tens que sair debaixo do carro um segundo antes daquilo partir.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                    Tens problemas com os s e ç?
                    como assim ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      como assim ?
                      No teu post trocas s por ç e vice versa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        isso parece tao fragil para aguentar o peso de um carro....isso é fiável?
                        parece, mas não é, é bastante seguro, e bom para fazer intervenções em casa, há vários modelos há venda...

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X