Diário de uma possível (?) compra de carro novo, é isso mesmo.
Tenho um 3008 16hdi sport CMP6 com 93000km que vai fazer 7 anos e acho que está em boa hora de o trocar por um carro novo, como aqui alguns colegas já sabem. Não que me dê chatices ou não goste dele, mas acho que está na hora, até porque como tenho uma deficiência motora superior a 60%, não pagarei ISV nem IVA na compra, mesmo no que toca a extras. Também não pagarei IUC. Pode parecer um negócio fantástico, mas a verdade é que cá em casa temos que fazer muito bem as contas antes de dar estes passos.
O carro terá mesmo que ser novo e logo registado em meu nome, sem rentings/leasing. Não sou ENI.
Terá que ter caixa automática (tenho essa anotação na carta de condução), oferecer espaço para uma família com duas crianças de 5 e 8 anos (o mais velho vai receber uma bicicleta maior que vai tornar impossível andarmos sempre com elas na mala do carro, como tem acontecido, mas isso é a ordem natural das coisas), ser fiável, confortável e a sua manutenção está proibida de me arruinar!
A parte estética também é importante e não deixo de pensar na revenda daqui a alguns anos. Ainda não falei aqui de consumos, porque tenho sérias dúvidas sobre o combustível a utilizar. Faço cerca de 13000/14000 km por ano e não sei se não deva mudar para gasolina. A questão é que gostamos de carros altos, tipo SUv, e aí tenho receio das idas à bomba, além de uma possível futura retoma. Outro factor a considerar é que, uma vez retirados IVA e ISV, os preços base de modelos a diesel ou a gasolina da cavalagem similar fica um ppouco mais aproximado do que os preços de venda ao público.
O carro será para andar por Viseu e para fazer alguma nacional, A25 e A1.
Agora, os meus maiores problemas: a retoma do meu e o que me pedem por qualquer carro “de calças arregaçadas”! Estes carros novos estão com preços muito altos. Claro que também acabamos a pensar em carrinhas, mas não é a melhor solução.
Sinceramente, pensei vender o meu por perto de 15 mil e comprar um novo por cerca de 20/21 mil, mas está difícil, sobretudo a parte do meu. Neste momento está à venda no OLX por 14500€.
Estou a aberto à compra tanto por concessionário oficial, como em empresas tipo a Zero Km e, mesmo sendo de Viseu, posso comprar em concessionários de outras zonas.
Quanto a carros de que gosto e aqueles que já vi: 1ª escolha – 3008 16hdi eat6 allure com câmara, barras e branco: 37.132, com um preço para mim de 26.700. Caríssimo, portanto já era...
2ª escolha, muito racional por um lado, nem tanto pelo outro - Toyota CH-R confort style metalizado com navegação – cerca de 23000€ aos quais se descontariam 10.500 de retoma pelo meu 3008, proposta de Viseu. No Porto rondava os 25 mil, até porque só vendem com contarto de manutenção associado. Muito dinheiro.
Outras hipóteses: Seat Ateca: em Portugal, DSG só no 2000TDI 4x4... Out. Em Espanha há com o 1.4 ou 1.5 TSI - tenho que falar mais a sério com os tipos da Zero Km.
Kia Sportage 1.7crdi 7DCT S-Line: para mim, em Viseu e em Coimbra, cerca de22 mil, mas só dão 10/11 pelo meu. Tem a vantagem da garantia por 7 anos e a manutenção (fora peças de desgaste) por 5 anos Por outro lado, gasta bastante e só há com jante 19.
Tucson: em Viseu, com motor/caixa igual ao Kia, cerca de 24.500€ (valor muito alto) por um executive com pacote plus. Garantia e manutenção por 5 anos, em Viseu. Espero proposta de Gaia.
Qashqai – Propostas de Coimbra: DIG-T gasolina 115 CV Xtronic N-CONNECTA 18" metalizado por 22.300€. O diesel 130 CV Xtronic N-CONNECTA 18" metalizado ficava em 23.700. Propostas do Porto: gasolina + bi-led 21.500€; diesel + bi-led 22.900€.
Mini Countryman One gasolina 102cv, proposta do Porto, com os seguintes extras: caixa automática, kiit espelhos exteriores, frisos interiores pretos, navegação mini básica e interior JWC – 22.300, daí descontando-se a pobre retoma de 9.500€. Sem extras, mas deixando a cx auto, ficava ali nos 20/21, digo eu... Correção: acabo de saber que, mantendo os extras escolhidos, ficaria por 21900... – uma proposta simpática, mas...
Não vi o 500x, o kuga, o hrv, o mazda 5, karoq, o T-Roc (gosto!) porque cx auto no 1.0 tsi só haverá mais para a frente e o Grandland X porque ainda não sabem valores .
Alternativas: Golf variant 1.5tsi/1.6tdi R-line metalizadapor cerca de 22700€, proposta de viseu. Olhando para a tabela, penso que um confortline ficaria ali nos 20500€, digo eu. Será que a 1.0tsi dsg vale a pena?A retoma seria na ordem dos 11/12 mil.
Leon station 1.6 tdi dsg style com jante 17, bancos sport alcantara, navegação, vidros escuros, sensores, câmara, full lead e kessy, por 20mil, partindo de 36600 (por uma Fr 184cv com tudo e mais alguma coisa faziam 22 mil, partindo de 34 ou 36 mil).
Ufaaaaaa! O testamento é quase tão grande como difícil é a pesquisa, até porque para mim não é muito fácil andar de um lado para o outro.
Quem quiser sugerir, corrigir, ajudar ou estiver para comprar um carro destes é muito bem vindo a esta espécie de diário de bordo de uma possível compra!
Tenho um 3008 16hdi sport CMP6 com 93000km que vai fazer 7 anos e acho que está em boa hora de o trocar por um carro novo, como aqui alguns colegas já sabem. Não que me dê chatices ou não goste dele, mas acho que está na hora, até porque como tenho uma deficiência motora superior a 60%, não pagarei ISV nem IVA na compra, mesmo no que toca a extras. Também não pagarei IUC. Pode parecer um negócio fantástico, mas a verdade é que cá em casa temos que fazer muito bem as contas antes de dar estes passos.
O carro terá mesmo que ser novo e logo registado em meu nome, sem rentings/leasing. Não sou ENI.
Terá que ter caixa automática (tenho essa anotação na carta de condução), oferecer espaço para uma família com duas crianças de 5 e 8 anos (o mais velho vai receber uma bicicleta maior que vai tornar impossível andarmos sempre com elas na mala do carro, como tem acontecido, mas isso é a ordem natural das coisas), ser fiável, confortável e a sua manutenção está proibida de me arruinar!
A parte estética também é importante e não deixo de pensar na revenda daqui a alguns anos. Ainda não falei aqui de consumos, porque tenho sérias dúvidas sobre o combustível a utilizar. Faço cerca de 13000/14000 km por ano e não sei se não deva mudar para gasolina. A questão é que gostamos de carros altos, tipo SUv, e aí tenho receio das idas à bomba, além de uma possível futura retoma. Outro factor a considerar é que, uma vez retirados IVA e ISV, os preços base de modelos a diesel ou a gasolina da cavalagem similar fica um ppouco mais aproximado do que os preços de venda ao público.
O carro será para andar por Viseu e para fazer alguma nacional, A25 e A1.
Agora, os meus maiores problemas: a retoma do meu e o que me pedem por qualquer carro “de calças arregaçadas”! Estes carros novos estão com preços muito altos. Claro que também acabamos a pensar em carrinhas, mas não é a melhor solução.
Sinceramente, pensei vender o meu por perto de 15 mil e comprar um novo por cerca de 20/21 mil, mas está difícil, sobretudo a parte do meu. Neste momento está à venda no OLX por 14500€.
Estou a aberto à compra tanto por concessionário oficial, como em empresas tipo a Zero Km e, mesmo sendo de Viseu, posso comprar em concessionários de outras zonas.
Quanto a carros de que gosto e aqueles que já vi: 1ª escolha – 3008 16hdi eat6 allure com câmara, barras e branco: 37.132, com um preço para mim de 26.700. Caríssimo, portanto já era...
2ª escolha, muito racional por um lado, nem tanto pelo outro - Toyota CH-R confort style metalizado com navegação – cerca de 23000€ aos quais se descontariam 10.500 de retoma pelo meu 3008, proposta de Viseu. No Porto rondava os 25 mil, até porque só vendem com contarto de manutenção associado. Muito dinheiro.
Outras hipóteses: Seat Ateca: em Portugal, DSG só no 2000TDI 4x4... Out. Em Espanha há com o 1.4 ou 1.5 TSI - tenho que falar mais a sério com os tipos da Zero Km.
Kia Sportage 1.7crdi 7DCT S-Line: para mim, em Viseu e em Coimbra, cerca de22 mil, mas só dão 10/11 pelo meu. Tem a vantagem da garantia por 7 anos e a manutenção (fora peças de desgaste) por 5 anos Por outro lado, gasta bastante e só há com jante 19.
Tucson: em Viseu, com motor/caixa igual ao Kia, cerca de 24.500€ (valor muito alto) por um executive com pacote plus. Garantia e manutenção por 5 anos, em Viseu. Espero proposta de Gaia.
Qashqai – Propostas de Coimbra: DIG-T gasolina 115 CV Xtronic N-CONNECTA 18" metalizado por 22.300€. O diesel 130 CV Xtronic N-CONNECTA 18" metalizado ficava em 23.700. Propostas do Porto: gasolina + bi-led 21.500€; diesel + bi-led 22.900€.
Mini Countryman One gasolina 102cv, proposta do Porto, com os seguintes extras: caixa automática, kiit espelhos exteriores, frisos interiores pretos, navegação mini básica e interior JWC – 22.300, daí descontando-se a pobre retoma de 9.500€. Sem extras, mas deixando a cx auto, ficava ali nos 20/21, digo eu... Correção: acabo de saber que, mantendo os extras escolhidos, ficaria por 21900... – uma proposta simpática, mas...
Não vi o 500x, o kuga, o hrv, o mazda 5, karoq, o T-Roc (gosto!) porque cx auto no 1.0 tsi só haverá mais para a frente e o Grandland X porque ainda não sabem valores .
Alternativas: Golf variant 1.5tsi/1.6tdi R-line metalizadapor cerca de 22700€, proposta de viseu. Olhando para a tabela, penso que um confortline ficaria ali nos 20500€, digo eu. Será que a 1.0tsi dsg vale a pena?A retoma seria na ordem dos 11/12 mil.
Leon station 1.6 tdi dsg style com jante 17, bancos sport alcantara, navegação, vidros escuros, sensores, câmara, full lead e kessy, por 20mil, partindo de 36600 (por uma Fr 184cv com tudo e mais alguma coisa faziam 22 mil, partindo de 34 ou 36 mil).
Ufaaaaaa! O testamento é quase tão grande como difícil é a pesquisa, até porque para mim não é muito fácil andar de um lado para o outro.
Quem quiser sugerir, corrigir, ajudar ou estiver para comprar um carro destes é muito bem vindo a esta espécie de diário de bordo de uma possível compra!
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