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"Audi cria gasóleo sem emissões de CO2"

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    "Audi cria gasóleo sem emissões de CO2"



    "Está a ser implementado com dois parceiros suíços um projeto para produzir a larga escala o Audi e-Diesel, um novo combustível que pode tornar os modelos com motores de combustão neutrais ao nível do carbono

    E se, de repente, os elétricos deixassem de ser uma necessidade graças a veículos com motores de combustão interna que não emitissem gases poluentes? Esta é a ideia que a Audi pode tornar real graças ao seu e-Diesel, combustível sintético que pretende agora começar a produzir a larga escala em Laufenberg, no cantão suíço de Aargau. Esta revolucionária solução torna-se realidade graças a um projeto realizado com duas empresas locais, a Ineratec e a Energiedienst, e que vai permitir a produção de 400.000 litros deste combustível sintético anualmente.

    As investigações do fabricante de Ingolstadt a combustíveis alternativos não são novidade, e já deram origem, mas em menor escala, à produção de e-gas, e-gasoline e o e-diesel produzidos sinteticamente. Mas agora a ideia é aumentar a escala do projeto, graças a um novo sistema que permite lidar com a produção através de unidades compactas, o que torna o fabrico mais económico. Para tal, é considerada essencial para o aumento de volume do Audi e-diesel a cooperação entre empresas dos sectores energéticos, da mobilidade e outros.
    A Audi afirma mesmo que “o e-diesel tem o potencial de fazer os veículos com motores de combustão tradicionais operar de forma praticamente neutral ao nível do CO2”. Para isso, recorre-se à energia excedente que é produzida numa central hidroelétrica, de forma a criar combustíveis sintéticos. É referido que o Audi e-diesel é fabricado na própria central hidroelétrica, que através de um processo de eletrolise divide a água (H2O) em hidrogénio e oxigénio. O passo seguinte é a reação entre hidrogénio e CO2, num processo extremamente compacto e inovador. São então criadas longas cadeias de hidrocarbonetos que, no processo final, são separadas e dão origem ao Audi e-Diesel e também a ceras que são destinadas a outras indústrias.

    As alterações na central hidroelétrica vão começar a ser feitas já nas próximas semanas, e já no início de 2018 devem começar a ser produzidas as primeiras quantidades de combustível sintético. Este é o segundo projeto da Audi que utiliza energia remanescente de centrais elétricas para criar gasóleo sintéticos, juntando-se à parceria que já decorre em Dresden com a Sunfire. Além desta parceria, a marca está já a fabricar em Wertle, no norte da Alemanha, e-gas (metano) utilizado como combustível para as versões g-tron dos modelos A3, A4 e A5. Relativamente ao projeto do Audi e-Diesel, a marca já em 2014 tinha anunciado que investigava esta possibilidade (altura em que surgiram as fotos que acompanham este artigo), mas apenas agora começa a encontrar soluções viáveis para a produção a larga escala."

    Fonte.

    #2
    "
    “E-diesel” é o nome do novo combustível que poderá vir a revolucionar a indústria do automóvel como também ditar o fim dos combustíveis fósseis. Está a ser produzido pela Audi, na Alemanha, e é feito de forma sintética a partir de hidrogénio, retirado da água, e de dióxido de carbono (CO2), extraído do ar. Além disso, é amigo do ambiente, pois não polui a atmosfera.

    O novo combustível, que está a ser desenvolvido numa fábrica de Dresden, resulta de um programa experimental da Audi, fabricante automóvel do grupo Volkswagen, em parceria com a empresa de energias alternativas Sunfire, escreve o Daily Mail.
    O combustível é obtido através da separação do hidrogénio e oxigénio do vapor de água. O hidrogénio é depois colocado em reactores sob alta pressão e temperatura juntamente com o dióxido de carbono – nos testes iniciais o CO2 foi fornecido através do gás natural, mas os investigadores afirmam que conseguem retirá-lo da atmosfera. O produto resultante é um líquido sintético, designado de “crude azul”, que, tal como o petróleo, pode ser refinado numa espécie de biodiesel.
    “Ao desenvolvermos o e-diesel estamos a promover outro combustível baseado no CO2 que permitirá uma mobilidade de longa distância com praticamente nenhum impacto no clima. Usar CO2 como matéria-prima representa uma oportunidade não só para a indústria automóvel na Alemanha, mas também para transferir o princípio para outros sectores e países”, indica o responsável pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis da Audi, Reiner Mangold, cita o site da marca alemã.
    O maior problema do novo combustível prende-se com a quantidade de produção. A fábrica de Dresden onde o combustível está a ser desenvolvido tem apenas capacidade para produzir três mil litros nos próximos meses, daí que a sua viabilidade comercial possa ainda demorar.
    Ainda assim, o próprio Governo alemão mostrou-se já agradado com o cenário que o novo combustível poderá criar. “Se conseguirmos difundir o uso de CO2 como matéria-prima, vamos fazer uma contribuição crucial para a protecção do clima e para o uso eficiente de recursos, bem como colocar em marcha os fundamentos da economia verde”, afirmou a ministra da Educação e Investigação, Johanna Wanka. A ministra teve até já o direito de abastecer o seu Audi A8 3.0 TDI com os primeiros cinco litros de e-diesel desenvolvidos pela fábrica de Dresden.
    "

    Fonte.

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      #3
      Ainda bem que é só CO2 que é preocupante, ao mesmo isso...

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        #4
        o pé leve não tinha sido banido? (curiosidade apenas)

        quanto ao combustível, se provar ser "limpo" ou muito perto disso, é uma boa alternativa. mas e os carros do ano 2000 ou 2005 em diante, por exemplo? poderão ou não utilizar este tipo de combustível, mesmo que utilizando um aditivo, como acontecia com a desaparecida gasolina sem chumbo?

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          #5
          Mas espera, o processo não começa com a separação do hidrogénio? Para quê depois complicar? Uma fuell cell e utiliza-se num eléctrico, para quê continuar o processo para um motor menos eficiente?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            Ainda bem que é só CO2 que é preocupante, ao mesmo isso...
            Os motores que obedecem à norma Euro6 já não apresentam valores de CO2 e NOX "preocupantes", nesta fase da evolução a caminho das "emissões zero"... 2022...
            Editado pela última vez por PeLeve; 09 November 2017, 21:22.

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              #7
              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
              Mas espera, o processo não começa com a separação do hidrogénio? Para quê depois complicar? Uma fuell cell e utiliza-se num eléctrico, para quê continuar o processo para um motor menos eficiente?
              Será porque os motores de combustão existem em número muito mais expressivo do que os dos eléctricos, que estão ainda a nascer? E / ou será que os motores de combustão interna não estarão numa fase de mudança evolutiva para voltarem a afirmar-se?... É que o processo de fabrico dos eléctricos e híbridos é (diz-se em surdina) mais poluente a montante do que, a jusante, os motores de queima tradicionais,... por enquanto...

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                #8
                Originalmente Colocado por peleve Ver Post
                os motores que obedecem à norma euro6 já não apresentam valores de co2 e nox "preocupantes"
                Ainda bem
                Editado pela última vez por manelov; 09 November 2017, 21:33.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                  Mas espera, o processo não começa com a separação do hidrogénio? Para quê depois complicar? Uma fuell cell e utiliza-se num eléctrico, para quê continuar o processo para um motor menos eficiente?
                  Porque o tempo de abastecimento continua a ser o maior problema dos eléctricos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por orion Ver Post
                    Porque o tempo de abastecimento continua a ser o maior problema dos eléctricos.
                    "A vantagem dos elétricos fuel cell relativamente aos elétricos a baterias é o abastecimento/carregamento.
                    Bastam 3 a 5 minutos para encher os tanques de hidrogénio e o Mirai poderá percorrer até 550 km (ciclo NEDC). É outra das vantagens dos fuel cell — a autonomia é já superior à dos elétricos e deverá incrementar nos próximos tempos com o evoluir da tecnologia."

                    https://www.razaoautomovel.com/2017/...mirai-portugal

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                      #11
                      Tens razão. Estava a pensar em eléctricos puros.

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                        #12
                        Percebe-se o desespero de tentar manter um modelo de negócio em vias de extinção....

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                          #13
                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                          Percebe-se o desespero de tentar manter um modelo de negócio em vias de extinção....
                          Não gostas de ter por onde escolher? Eu gosto.
                          O mercado há-de filtrar o que interessa e o que não interessa.

                          Comentário


                            #14
                            A Bosch também já tinha anunciado combustíveis sintéticos.
                            Percebe-se o desespero de tentar manter um modelo de negócio em vias de extinção....
                            Não é desespero. É lidar com a realidade.
                            Aquela que, gostem ou não, continuará a ter motores de combustão interna por muitas décadas.
                            E se podemos diminuir o impacto ambiental destes, criando combustíveis mais limpos, porque não?

                            Os carros não são os únicos com motores de combustão interna. Podemos chegar a um ponto no tempo de estar a vender só carros elétricos, mas e os outros veículos que recorrem a motores térmicos?
                            Aviões e barcos também precisam de alimento e não vão ser toneladas de baterias que farão um voo transatlântico ou permitir a um super-cargueiro atravessar meio mundo.
                            Imagina combustíveis sintéticos para alimentar toda a aviação e náutica.

                            É que existem problemas deste tipo para resolver (é de 2013, mas o problema mantém-se):
                            World’s 15 Biggest Ships Create More Pollution Than All The Cars In The World

                            Says James Corbett, professor of marine policy at the University of Delaware: “Ship pollution affects the health of communities in coastal and inland regions around the world, yet pollution from ships remains one of the least regulated parts of our global transportation system.” It sounds serious, but how bad could it be? Staggeringly, if a report by the UK’s Guardian newspaper is to be believed. According to their story, just one of the world’s largest container ships can emit about as much pollution as 50 million cars. Further, the 15 largest ships in the world emit as much nitrogen oxide and sulphur oxide as the world’s 760 million cars.
                            The problem isn’t necessarily with the ships’ 109,000-horsepower engines that endlessly spin away 24 hours a day, 280 days a year. In fact, these powerplants are some of the most fuel efficient units in the world. The real issue lies with the heavy fuel oil the ships run on and the almost complete lack of regulations applied to the giant exhaust stacks of these container ships.
                            The good news is that pressure is building from various governments around the world, including the United States, which just recently introduced legislation to keep these ships at least 230 miles away from U.S. coastlines. Similar measures are likely to follow in other countries like the United Kingdom.

                            fonte


                            Se podemos ter combustível mais limpo porque não investir na tecnologia?

                            Comentário


                              #15
                              Mais limpo que a eletricidade não há. E as alternativas nunca serão tão eficientes, é uma impossibilidade física. Mas quem se quiser entreter faça favor.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                Mais limpo que a eletricidade não há. E as alternativas nunca serão tão eficientes, é uma impossibilidade física. Mas quem se quiser entreter faça favor.
                                Ninguém diz o contrário.
                                Não é isso que se está a discutir.
                                Como disse noutro tópico qualquer, não é estalar os dedos e a coisa acontece.
                                Há um processo.
                                Existem necessidades ou problemas e existem soluções para os resolver, não apenas uma.

                                Nos automóveis, coisas pequenas, a coisa está-se a resolver e mesmo assim vai demorar décadas para uma transição efetiva, mas e o resto?
                                Onde é que está uma solução "limpa" que substitua os motores a jato de um 747 ou um A380, sem que tenhas de expulsar as pessoas do avião para dar espaço para as baterias?

                                Ou arranjar um substituto viável para este motor diesel (abaixo) dum cargueiro com quase 400 metros de comprimento.



                                Enquanto não existe solução definida, paramos o investimento na evolução das soluções já existentes? Não me parece uma decisão sábia.
                                Da mesma forma que a introdução dos combustíveis sem chumbo trouxe benefícios ambientais, os combustíveis sintéticos podem ser o próximo passo para reduzir o impacto ambiental dos motores térmicos.
                                E o melhor, sem recurso a exploração petrolífera.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                  Será porque os motores de combustão existem em número muito mais expressivo do que os dos eléctricos, que estão ainda a nascer? E / ou será que os motores de combustão interna não estarão numa fase de mudança evolutiva para voltarem a afirmar-se?... É que o processo de fabrico dos eléctricos e híbridos é (diz-se em surdina) mais poluente a montante do que, a jusante, os motores de queima tradicionais,... por enquanto...
                                  Processo de fabrico dos motores eléctricos mais poluente do que os CI? Onde viste uma coisa dessas? Terás noção que um motor elétrico é basicamente cobre e alumínio?

                                  Comentário


                                    #18
                                    revolucionário??? só se for a implementação, porque a ideia já conheço desde pelo menos 2005!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                      Mais limpo que a eletricidade não há. E as alternativas nunca serão tão eficientes, é uma impossibilidade física. Mas quem se quiser entreter faça favor.
                                      isso de ser mais limpo tem que se diga. A electricidade vem toda de fontes limpas? não me parece. a construção de um carro eléctrico, principalmente as baterias, também é limpa? Não me parece.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                        Processo de fabrico dos motores eléctricos mais poluente do que os CI? Onde viste uma coisa dessas? Terás noção que um motor elétrico é basicamente cobre e alumínio?
                                        O processo de produção não é, de facto, mais poluente. O que é poluente em si é o que acontece depois, nomeadamente às baterias. Para reciclares vais poluir. No antes, para as produzires vais poluir. E no durante, para produzir a electricidade que alimenta as baterias vais poluir e/ou fazer apostas perigosas (caso das centrais nucleares) que também podem vir a ter impactos ambientais bastante acentuados (o que acontece ao lixo nuclear?).

                                        Carros eléctricos resolvem-te um problema, que é toda a poluição na cidade. deixa de haver aquelas nuvens que pairam as cidades em hora de ponta e aumentas a qualidade do ar. Sim, existem vantagens. Mas não são a solução para todos os males como muito pintam!

                                        A tecnologia dos motores de combustão interna, por outro lado, já existe há muito tempo e foi despendido muito tempo a arranjar soluções. O problema disto tudo foi quando as coisas começaram a apertar e as soluções passaram a ser o equivalente a "colar com fita cola". Tenho a certeza que estes motores possam ser desenvolvidos ao ponto de usar um combustível que não fóssil e que consiga ser neutro em algumas emissões.

                                        Obviamente que um motor de CI perde alguma eficiência relativamente a um motor eléctrico. A partir do momento em que, para fazer algo, tens de produzir calor, acabas por dissipar energia. Mas se, no quadro geral, ficares a ganhar, qual é o mal? não podemos só ver à nossa volta.

                                        Relativamente à noticia, se não for só um golpe publicitário por parte da Audi, acho genial o facto de aproveitar energia em excesso para produzir combustível. Resta ver se isto vai mesmo em frente a uma larga escala ou não.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mas que baterias? Fala-se de motores eléctricos vs combustão e a aplicação do hidrogénio, quem falou aqui em baterias? Que karma, falar-se em alhos e irem buscar os bugalhos. Apenas referi que o facto de já terem o hidrogénio para que serve continuar a gastar energia para terem um combustível menos eficiente? Não é preciso repetirem o missal da treta do costume em relação aos elétricos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            Mas que baterias? Fala-se de motores eléctricos vs combustão e a aplicação do hidrogénio, quem falou aqui em baterias? Que karma, falar-se em alhos e irem buscar os bugalhos. Apenas referi que o facto de já terem o hidrogénio para que serve continuar a gastar energia para terem um combustível menos eficiente? Não é preciso repetirem o missal da treta do costume em relação aos elétricos.
                                            Carros eléctricos e baterias estão ligados, e é o que existe mais por ai. Mas o hidrogénio também tem os seus problemas. não é muito simpático chegar ao pé do carro de manha e descobrir que o combustível evaporou todo. o fuel cell também há de ter os seus custos de fabrico e as suas dores de cabeça. até parece que o fuel cell resolve todos os problemas que o carro tem...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os carros Fuel Cell também usam baterias, mais pequenas mas precisam delas também...

                                              Carros a hidrogénio não fazem qualquer sentido, daqui a 2 anos com carregadores rápidos de 350kW (como a porshe está já a instalar) a desculpa do tempo para carregar vai por agua abaixo.

                                              vejam a imagem e vejam se faz algum sentido andar a insistir em Hidrogénio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Estes combustíveis sintéticos feitos com hidrogénio de eletrólise são um conceito interessante, mas o processo é muito pouco eficiente.

                                                Há muitas perdas energéticas.

                                                É muito mais eficiente armazenar a eletricidade numa bateria.

                                                Portanto, a meu ver o futuro (ou presente?) são mesmo os carros elétricos com baterias...
                                                Editado pela última vez por eu; 10 November 2017, 12:05.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                  Os carros Fuel Cell também usam baterias, mais pequenas mas precisam delas também...

                                                  Carros a hidrogénio não fazem qualquer sentido, daqui a 2 anos com carregadores rápidos de 350kW (como a porshe está já a instalar) a desculpa do tempo para carregar vai por agua abaixo.

                                                  vejam a imagem e vejam se faz algum sentido andar a insistir em Hidrogénio.
                                                  tens noção que o processo de carregamento rápido das baterias degrada as mesmas mais rapidamente do que o carregamento lento, logo ai já está um problema, quanto ao processo do hidrogénio pode ser muito mais viável que só usar electricidade, independentemente do processo usado em cada uma das situações...

                                                  basicamente existem ambas as tecnologias, em pequena escala e em desenvolvimento, e claro ainda não são uma alternativa viável para qualquer um e claro o que existe ainda é caro, logo ainda vai levar muito tempo até haver algo que venha realmente substituir os motores de combustão a 100%...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                    Os carros Fuel Cell também usam baterias, mais pequenas mas precisam delas também...

                                                    Carros a hidrogénio não fazem qualquer sentido, daqui a 2 anos com carregadores rápidos de 350kW (como a porshe está já a instalar) a desculpa do tempo para carregar vai por agua abaixo.

                                                    vejam a imagem e vejam se faz algum sentido andar a insistir em Hidrogénio.

                                                    Isso é impossível não tem viabilidade económica, a parte do transporte de Hidrogénio, ou seguirá por via de rede de distribuição como o gás natural mas com pipeline com maior diâmetro, ou será produzido no local de abastecimento ou até em casa, basta água e electricidade e tudo se faz.
                                                    A parte disto tudo para mim pior é as baterias, o Litio e os materiais que o compõem e que vão o compor vai criar uma corrida louca aos mesmos e estes no fim de ciclo não são recicláveis...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por acaso sempre tive curiosidade de saber isso, mas de fonte fidedigna, como sabes que o lítio em fim de vida não é reciclável?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estes mânfios da VW não olham mesmo a meios. Pra salvar o motor diesel até inventaram o combustível sem petróleo ao alcance de um click. A próxima etapa é inventar as omeletes sem ovos e a seguir os ovos sem galinhas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                          Estes mânfios da VW não olham mesmo a meios. Pra salvar o motor diesel até inventaram o combustível sem petróleo ao alcance de um click. A próxima etapa é inventar as omeletes sem ovos e a seguir os ovos sem galinhas.
                                                          Estas "notícias" fazem mesmo parte de uma estratégia de algumas marcas para manipular o mercado.

                                                          Eles estão com muito medo do carros elétricos... porque será?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            Mas espera, o processo não começa com a separação do hidrogénio? Para quê depois complicar? Uma fuell cell e utiliza-se num eléctrico, para quê continuar o processo para um motor menos eficiente?
                                                            É evidente que sim, e toda a gente sabe que o hidrogénio devolve sempre menos energia do que a implicada no processo de produção. Mas este pessoal da VW está noutra. Está numa de propaganda do motor diesel, e pra isso nada melhor do que a quimera do combustível sem petróleo, neutro em emissões de CO2 e sem limitação de recursos. Acredite quem quiser.

                                                            Comentário

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