Boas... tenho reparado que em alguns tópicos , surge a discussão sobra o Conta-RPM.... o que é que vocês acham deste ponteirozinho tão engraçado e , que muitas vezes, dá muito jeito ?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Olham para o conta-RPM com frequência ??
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Nem sequer imagino um carro sem conta-RPM… curiosamente nunca tive nenhum sem… até o saudoso golf I tinha! ;)
Dá-me bastante jeito, não implicando que conduza pior ou melhor sem ele… mas, é um facto que dá jeito! ;)
E nem sempre uso o conta-rpm para dar gaz… nem para andar devagar… nem que seja por info… mas olho bastante para ele… talvez menos (em condução normal) do que para o odometro… mas olho bastante… tipo 60-40...
Comentário
-
Prefiro o conta rotações ao conta km. Na maioria das motas e em carros desportivos o conta rotações vem ao centro e é bem maior que os outros ecras e conta km.
Digo isto pq é util saber quando trocar de mudança quando se puxa um carro no limite e para controlar as rotações do carro em viagens na AE.
Comentário
-
imported_eL niNo
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por chasdegua
prefiro um carro com ponteiro das rpm, dá mt jeito pós consumos e pá "condução desportiva"...
com o ponteiro das rpm é uma boa ferramenta para nos ajudar a tirar melhor partido da máquina...
cumps
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Boxer
Fazia-me muita confusão não ter conta-rotações.
Não que precise dele para conduzir, mas porque gosto de conhecer o
carro, a caixa, as zonas onde ele puxa mais, onde gasta menos, etc...
É indispensável, até mesmo como forma de diagnóstico nalguns casos.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
citação:Originalmente colocada por Boxer
Fazia-me muita confusão não ter conta-rotações.
Não que precise dele para conduzir, mas porque gosto de conhecer o
carro, a caixa, as zonas onde ele puxa mais, onde gasta menos, etc...
É indispensável, até mesmo como forma de diagnóstico nalguns casos.
Comentário
-
Copy paste da minha resposta ao paulinho num outro tópico:
O conta rotações é um instrumento essencial para a condução
Por exemplo nos motores diesel turbinados, o motor só "acorda" perto de uma certa rotação, no meu caso na zona das 2000 RPMs, ou seja se quero ultrapassar algum carro rapidamente olho sempre pro conta rotações pra ver se estou na zona ou acima das 2000 RPMs, de forma a não apanhar o "fosso" do motor...
Por outro lado se quiser fazer uma condução económica tenho de andar mais ou menos na zona tambem das 2000 RPMs.
Daí que ache o conta rotações um instrumento mt mt util
Comentário
-
Tens toda a razão C3_Soul, nos diesel então visto serem muito "dependentes" de uma certa faixa de rotação o conta-rpms (ou conta-voltinhas como lhes gosto de chamar à tuga lolol) indica-nos ANTES de carregar-mos no acelerador como vai ser a resposta.
E isso numa ultrapassagem pode ser a diferença da maior segurança ou não. E não me vão dizer que de ouvido (ainda para mais nos TDs actuais) vão saber se vai abaixo das 2000 ou não!
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
Tens toda a razão C3_Soul, nos diesel então visto serem muito "dependentes" de uma certa faixa de rotação o conta-rpms (ou conta-voltinhas como lhes gosto de chamar à tuga lolol) indica-nos ANTES de carregar-mos no acelerador como vai ser a resposta.
E isso numa ultrapassagem pode ser a diferença da maior segurança ou não. E não me vão dizer que de ouvido (ainda para mais nos TDs actuais) vão saber se vai abaixo das 2000 ou não!
Se quiser fazer uma ultrapassagem rápida já sei que o ponteiro tem de estar acima daquela zona senão vai ser puro suicidio!
Claro que isto tambem depende dos motores;)
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por C3_soul
citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR
Tens toda a razão C3_Soul, nos diesel então visto serem muito "dependentes" de uma certa faixa de rotação o conta-rpms (ou conta-voltinhas como lhes gosto de chamar à tuga lolol) indica-nos ANTES de carregar-mos no acelerador como vai ser a resposta.
E isso numa ultrapassagem pode ser a diferença da maior segurança ou não. E não me vão dizer que de ouvido (ainda para mais nos TDs actuais) vão saber se vai abaixo das 2000 ou não!
Se quiser fazer uma ultrapassagem rápida já sei que o ponteiro tem de estar acima daquela zona senão vai ser puro suicidio!
Claro que isto tambem depende dos motores;)
Há que aprender a sentir esses carros, usando as sensações que eles trasmitem, principalmente a audição ;)
De qualquer maneira, mesmo sendo dispensável, é claro que um conta-rpm fica sempre bonito e dá algum jeito
Comentário
-
Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...
Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???
Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
E só tenho 2 semanas de carta...
Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..
E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...
Que raio de condutores vocês são...:D
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por paulinhuu
Desculpem lá os condutores aqui do fórum , mas...
Que raio de condutores são vocês, que são quase dependentes do conta-RPM ???
Já conduzi um Yaris, um Fiat Uno e um C5 , todos com conta-RPM e nunca olho para lá... simplesmente, pelo barulho , consigo perceber quando o carro está próximo do regime de potência máxima / red-line.....
E só tenho 2 semanas de carta...
Não preciso de ponteiro das RPM para trocar de mudança ás 4000 RPM num HDI por ex...e sei quando o motor lá chega..
E sei perfeitamente quando o carro está sem o turbo ligado...
Que raio de condutores vocês são...:D
Comentário
-
http://img464.imageshack.us/img464/9298/dscn15648dt.jpg
Nao olho muito por acaso....lol
Ou redimensionas a imagem.. ou fica assim. Obrigado
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário