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Acidentes rodoviários matam mais dentro das localidades

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    Acidentes rodoviários matam mais dentro das localidades

    Acidentes rodoviários matam mais dentro das localidades


    Acidente na VCI, via rápida que atravessa a cidade do Porto
    Foto: Rui Oliveira / Global Imagens
    JOANA AMORIM
    Hoje às 00:30


    TÓPICOS






    Editado pela última vez por Superfast; 17 November 2017, 07:50.

    #2
    https://www.jn.pt/nacional/videos/in...s-8923373.html

    Um bocado estranho com todas as campanhas.
    Editado pela última vez por Superfast; 17 November 2017, 11:44.

    Comentário


      #3
      Mais acidentes, mais mortes e mais feridos nas estradas em 2017
      Jornal Económico com Lusa
      03 Nov 2017
      O distrito do Porto é o que tem mais vítimas mortais registadas, com 60, quase o dobro dos 35 registados em período homólogo, seguido de Setúbal (46 este ano e 32 em 2016), Lisboa (42 este ano e 48 em 2016) e Santarém (40 este ano e 21 no mesmo período de 2016).



      As autoridades registaram desde o início do ano mais acidentes do que em período homólogo do ano passado, com mais vítimas mortais e mais feridos graves e feridos ligeiros, indicam os dados da Autoridade de Segurança Rodoviária.

      De acordo com os números mais recentes da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), pelo menos 420 pessoas morreram este ano em quase 107.000 acidentes rodoviários em Portugal continental, valores acima dos registados em período homólogo de 2016.

      Entre 01 de janeiro e 31 de outubro deste ano foram registados 106.936 acidentes, mais do que no mesmo período de 2016 (105.464), 420 vítimas mortais (372 no mesmo período em 2016) e 1.805 feridos graves (1.776).

      A estatística rodoviária da ANSR indica igualmente um aumento de feridos ligeiros, com 34.254 registados desde o início deste ano e 32.468 em período homólogo de 2016.

      Lisboa é o distrito com mais acidentes registados (21.887), com um decréscimo relativamente ao ano anterior (22.216), seguido do Porto (19.313), Faro (9.313), Braga (8.959), Aveiro (8.480) e Setúbal (8.405).

      O distrito do Porto é o que tem mais vítimas mortais registadas, com 60, quase o dobro dos 35 registados em período homólogo, seguido de Setúbal (46 este ano e 32 em 2016), Lisboa (42 este ano e 48 em 2016) e Santarém (40 este ano e 21 no mesmo período de 2016).

      Lisboa é igualmente o distrito com mais feridos graves registados (250 este ano e 260 em 2016), seguido de Faro (161 este ano e 1.414 em 2016), Santarém (159 este ano e 114 no ano passado) e Porto (146 este ano e 144 em 2016).

      Comentário


        #4
        420 vitimas mortais e 1805 feridos graves.

        2200 pessoas em 10 meses.

        107 000 acidentes em 300 dias. Wow

        Comentário


          #5
          E ainda não estão contabilizados os mortos a 30 dias (aqueles que não morrem logo no local ou no trasnporte para o hospital, mas sim nos 30 dias após o acidente). É contar com mais cerca de 25% de mortes (em 2015 morreram 473 no local, mas contabilizados a 30 dias foram cerca de 620).

          Comentário


            #6
            O que me impressiona mais e ser em cidade.

            E que com passadeiras, rotundas, escolas e semaforos e impossivel andar a 50.

            Nestas condicoes e dificil ter 1 acidente.

            Sera que estao ao telemovel a conduzir?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
              O que me impressiona mais e ser em cidade.

              E que com passadeiras, rotundas, escolas e semaforos e impossivel andar a 50.

              Nestas condicoes e dificil ter 1 acidente.

              Sera que estao ao telemovel a conduzir?
              Tens de vir fazer uma habituação a portugal, até na porra das ilhas de fazes algumas de uma ponta à outra em 15min ou menos...a malta anda sempre com pressa...50??? é ao arrancar...

              Comentário


                #8
                Basta olhar para esta tabela para perceber:



                PS. os valores de 2014 ficaram-se também pelas 25multas/1.000hab. - ou seja, ainda há quem fale em caça à multa por cá, mas na realidade há é uma tolerância desmesurada!

                Comentário


                  #9
                  Há muita tolerância, pela estupidez continuamente debitada sobre o caos em meio urbano.

                  Acerca da velocidade segundo os dados estatísticos europeus é causadora de ~6% dos acidentes. Pelo omissão completa de todos os outros factores que contribuem mais para a sinistralidade urbana, apraz-me dizer que anda muita gente de venda no olhos na estrada/passeio ou muita gente que não coloca os pés numa qualquer cidade.

                  Principais factores:

                  - estacionamento caótico (dupla fila, em cima das passadeiras, em cima da passeios, em cima de curvas, cruzamentos, etc, etc, etc, etc, etc), implica realisticamente elevado perigo de atropelamento a velocidade abaixo dos 30km/h

                  - 2º factor, relacionado em grande parte com o primeiro » redução brutal da visibilidade em meio urbano (felizmente neste ponto o município por aqui, abriu os olhos e coisas tão básicas como cortar vegetação na aproximação de passadeiras e rotundas sendo hoje em dia a norma), falta espaçar lugares de estacionamento face às passadeiras, cruzamentos e afins.

                  - 3 ponto, além de condutores *******s e distraídos, temos de contar com os mesmos *******s e distraídos peões e ciclistas e o seu daltonismo. Deixo de fora os motociclistas porque por aqui....são mesmo os mais certinhos.

                  - 4 ponto falta de facto autuar mas não é a velocidade. Começar a correr tudo, mas TUDO que esteja mal estacionado sem apelo nem agravo e multiplicar em frequência e valor de coima na periferia das escolas nomeadamante na hora dos paizinhos fazerem toda e mais alguma m*rda (vivo rodeado por 3 escolas)

                  - 5 ponto qualquer arrumador ou peão (agora na moda o pessoal do running) que ocupe parcial ou totalmente com passeio ao lado, vias em ruas e avenidas » MULTA

                  Comentário


                    #10
                    Estou para ver de onde vem esse dado estatístico dos 6%, e de que forma foi calculado...

                    Estas observações são de alguém que nunca deve ter olhado para os relatórios anuais de Segurança Rodoviária da ANSR.

                    Comentário


                      #11
                      Se houvessem mais radares visíveis e menos escondidos talvez a velocidade fosse de facto mais baixa e ajudasse à redução dos acidentes em cidade...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por miguelbarroso Ver Post
                        Estou para ver de onde vem esse dado estatístico dos 6%, e de que forma foi calculado...

                        Estas observações são de alguém que nunca deve ter olhado para os relatórios anuais de Segurança Rodoviária da ANSR.
                        Foi calculado com base nos relatório das entidades competentes noutro tópico acerca de eruditas que continuam a bater na tecla da velocidade como principal causadora de acidentes, quando não percebem que é na esmagadora maioria das vezes "apenas" potenciadora da gravidade do acidente.

                        Se estás confuso ou procuras os dados estatísticos de várias entidades europeias e de vários anos ou paras de espalhares argumentos errados; até porque convinha não vires apoiar uma medida já (como é óbvio) implementada noutros países e que resultou EM MAIS ACIDENTES. Deixo aqui o resultado da redução de velocidade em certas zonas no RU

                        Although only a quarter
                        of authorities responded with data, the survey indicates that the number of miles of road with 20 mph speed limits increased by about a quarter between 2014 and 2015. This is roughly the same level of increase as the number of accidents and casualties on these roads. This supports the hypothesis that the increases in accident numbers is not as a result of 20 mph roads being less safe, but as a result of roads having the speed limit reduced.
                        in Reported road casualties in Great Britain: main results 2015 - Page 16

                        Estes bifes têm de meter mais tabaco, como é possível uma correlação acidentes/velocidade não proporcional Querem ver que passa muito ao lado da velocidade e bem mais perto de factores como visibilidade entre utilizadores

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                          Se houvessem mais radares visíveis e menos escondidos talvez a velocidade fosse de facto mais baixa e ajudasse à redução dos acidentes em cidade...

                          Em ponto críticos era o ideal, mas é melhor esconder na moita

                          Comentário


                            #14
                            Cherry picking TonyV... esse tipo de discurso aparece de vez em quando, e é puro disparate.

                            Curioso que se eles tivessem chegado a essas conclusões no UK, talvez já tivessem mudado o discurso na principal campanha nacional: http://think.direct.gov.uk/speed.html

                            Curioso que se essas teorias fossem válidas, a Vison Zero (Suécia) não tinha precisamente na redução de velocidades em meio urbano, grande parte do seu esforço.

                            Vamos todos andar depressa que é muito mais seguro:



                            Vamos todos acelerar nas cidades, que é muito mais seguro:



                            Os nossos sentido funcionam bem melhor a velocidades mais baixas:

                            Humans were not designed to go faster than 30 km/h, says Professor Dr. Hermann Knoflacher, Professor Emeritus and Director of the Institute for Transport Planning and Traffic Engineering at the Technical University of Vienna, Austria.
                            http://en.30kmh.eu/2013/04/27/776/

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por miguelbarroso Ver Post
                              Cherry picking TonyV... esse tipo de discurso aparece de vez em quando, e é puro disparate.

                              Curioso que se eles tivessem chegado a essas conclusões no UK, talvez já tivessem mudado o discurso na principal campanha nacional: http://think.direct.gov.uk/speed.html

                              Curioso que se essas teorias fossem válidas, a Vison Zero (Suécia) não tinha precisamente na redução de velocidades em meio urbano, grande parte do seu esforço.

                              Vamos todos andar depressa que é muito mais seguro:



                              Vamos todos acelerar nas cidades, que é muito mais seguro:



                              Os nossos sentido funcionam bem melhor a velocidades mais baixas:



                              http://en.30kmh.eu/2013/04/27/776/
                              Não é discurso são dados factuais e estatísticos que não te aparecem numa qualquer página de "facybooky"....deal with it

                              Lá porque os dados suportam determinada medida (aumento de novo do limite de velocidade) não quer dizer que os políticos tomem medidas nesse sentido, aliás razão pela qual muitas das medidas simples e baratas de aumento da visibilidade entre utentes em meio urbano continuar na gaveta.

                              Os nossos sentidos funcionam melhor quando estamos concentrados independentemente da velocidade....para uns (se calhar muitos) 20km/h representa o espetro menor de concentração. Mas não penses muito nisso Os relatórios anuais andam por aí é só ler.

                              P.S. Folgo em saber que começas a colocar imagens de velocidade associada à gravidade de um acidente....já começas a perceber (espero) a diferença entre causa e/ou agravante de um acidente

                              Comentário


                                #16
                                E obvio que a 30 evita-se muito mais um ciclista que se atravessa ou um miudo que atravessa a rua do que a 50

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                  E obvio que a 30 evita-se muito mais um ciclista que se atravessa ou um miudo que atravessa a rua do que a 50
                                  Se se atravessa não evitas nada, nem a 10km/h

                                  A chave para a segurança rodoviária urbana é a mesma da não urbana.....VISIBILIDADE.

                                  Por isso é que diminuição de velocidade, com semáforos/radares e lombas não diminuiram os atropelamentos aqui em Viseu (só as multas). Porque a 20km/h a visibilidade continua insuficiente nos pontos negros.

                                  Comentário


                                    #18
                                    TonyV, estou muito pouco preocupado com milhões de acidentes ligeiros (sem feridos ou feridos ligeiros), e bastante mais preocupado com centenas de acidentes graves com mortos e feridos graves. Se reduzir a velocidade aumentar os primeiros e reduzir os segundos... Fixe!

                                    Claro que a segurança rodoviária não se resume à redução das velocidades, há muito trabalho a fazer, principalmente nas cidades. Implementar uma zona 30 por exemplo, não se deve resumir a colocar uma placa de 30km/h:

                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim. Por exemplo aqui e normal a rua estreitar ( isto existe?) Antes de 1 passadeira.

                                      Se fores a 50 tens se fazer um S e vai parecer que vais a 80 .

                                      E 1 boa ideia para nao passar a 50

                                      Mas concordo com a visibilidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                        Sim. Por exemplo aqui e normal a rua estreitar ( isto existe?) Antes de 1 passadeira.

                                        Se fores a 50 tens se fazer um S e vai parecer que vais a 80 .

                                        E 1 boa ideia para nao passar a 50

                                        Mas concordo com a visibilidade.
                                        Não faz-se uma coisa melhor....rotundas. Funcionou/a recentemente na diminuição de acidentes numa nacional (eliminação de cruzamentos).

                                        Eu prefiro reduzir logo o número de sinistros e depois atacar a gravidade dos mesmos, principalmente quando muitas vezes a diminuição de velocidade acarreta os mesmos ou mais acidentes, não resolvendo o problema.

                                        Mas para mim é igual, afinal de contas quanto mais acidentes com sinistros (vivos), mais faturo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu nao tenho fotos mas gostos dos triangulos no chao na Suiça.

                                          Em Portugal cada rua que me aparece a direita trnho de andar a adivinhar se tenho prioridade ou onde esta o stop.


                                          Aqui se tem triangulos no chao ja sei ao longe que tenho prioridade. Os triangulos estao na juncao das 2 ruas bem visivel a 20 metros

                                          Comentário


                                            #22
                                            tonyV acho que existe aí um erro de interpretação, ou não estás a ler o parágrafo todo.

                                            Para os mais preguiçosos, é possível consultar o documento aqui. Nesse parágrafo eles estão a falar dos acidentes em estradas com velocidade limitada a 20 mph, e o número de acidentes com vítimas nessas estradas aumentou 27% de 2014 para 2015. Quando fazem o inquérito às autoridades, chegam à conclusão que as zonas com esse limite de velocidade aumentaram aproximadamente o mesmo: 25%. Ou seja, quando dizem que «This supports the hypothesis that the increases in accident numbers is not as a result of 20 mph roads being less safe, but as a result of roads having the speed limit reduced.» referem-se aos acidentes nas estradas com limite de 20 mph, e que o aumento desses acidentes resulta não dessas estradas serem menos seguras, mas de existirem mais estradas nessas condições. Ou seja, os acidentes em estradas com limite reduzido de velocidade aumentaram, não porque essas estradas são menos seguras (como eles até reforçam explicitamente), mas porque aumentou-se a quantidade de estradas com velocidade reduzida. Apenas e só.
                                            Ainda assim, no mesmo parágrafo, mais atrás, ainda dizem que o número de mortes nas estradas com velocidade reduzida caiu 50%.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                                              tonyV acho que existe aí um erro de interpretação, ou não estás a ler o parágrafo todo.

                                              Para os mais preguiçosos, é possível consultar o documento aqui. Nesse parágrafo eles estão a falar dos acidentes em estradas com velocidade limitada a 20 mph, e o número de acidentes com vítimas nessas estradas aumentou 27% de 2014 para 2015. Quando fazem o inquérito às autoridades, chegam à conclusão que as zonas com esse limite de velocidade aumentaram aproximadamente o mesmo: 25%. Ou seja, quando dizem que «This supports the hypothesis that the increases in accident numbers is not as a result of 20 mph roads being less safe, but as a result of roads having the speed limit reduced.» referem-se aos acidentes nas estradas com limite de 20 mph, e que o aumento desses acidentes resulta não dessas estradas serem menos seguras, mas de existirem mais estradas nessas condições. Ou seja, os acidentes em estradas com limite reduzido de velocidade aumentaram, não porque essas estradas são menos seguras (como eles até reforçam explicitamente), mas porque aumentou-se a quantidade de estradas com velocidade reduzida. Apenas e só.
                                              Ainda assim, no mesmo parágrafo, mais atrás, ainda dizem que o número de mortes nas estradas com velocidade reduzida caiu 50%.
                                              Se nas mesmas estradas em determinada altura aumentas a quantidade destas com velocidade reduzida e mesmo assim, o número de sinistros não baixa como o esperado (aumenta até para estradas de limite baixo), só há uma conclusão a tirar....a diminuição de velocidade não atacou a causa.

                                              Quando a reduzir mortalidade e morbilidade é óbvio, a 10km/h então, reduzem ainda mais....os sinistros continuam

                                              Superfast De longe sinais verticais em cruzamentos por dois motivos, servem mais que um utilizador (em caso de dúvida) e normalmente ficam alinhados com o ínicio das passadeiras

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                                                #24
                                                Não sei se dá para ver. Tirei agora da varanda mas eu pela minha experiencia prefiro assim:



                                                Os triangulos brancos ve-se bem 20 metros antes de chegar ali. Em Portugal nao ves os stops porque estao para dentro. Estes triangulos estao no meio da via :D

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                                                  #25
                                                  Eles não disseram que o número para a mesma estrada não baixou após reduzir-se o limite. Eles apenas disseram que o número de acidentes em estradas de limite reduzido aumentou em linha com o aumento do número dessas mesmas estradas. O que faz sentido. Mas isso não quer dizer que a mesma estrada passou a ter menos ou mais acidentes, após a redução do limite. Os acidentes que ocorrem numa determinada estrada, passaram a contar como ocorrendo numa estrada de velocidade reduzida, depois de lhe reduzirem a velocidade... daí o aumento de acidentes em vias de velocidade reduzida.
                                                  No limite, se no RU inteiro pusessem as estradas todas com limite de 20 mph, o aumento do número de acidentes em estradas com esse limite haveria de ser brutal... mas não quer dizer que esse número ainda assim não fosse menor que o número que se observava antes para o global de todas as estradas.

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                                                    #26
                                                    Pela minha experiencia conduzir a 30 ou 20 é 1 seca mas sim evita muita coisa que a 50 é impossivel. Em Lachen , é tipo 40 kms de Zurique, digamos é tipo 1 vila meteram as ruas principais a 20.

                                                    Imagina conduzir a 20. Basicamente onde há escolas (putos), farmácias (idosos). Sempre que lá vou (tem 1 marina fantastica) e vejo os 20 penso ok vou de marcha atrás...lol

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É por isso que também é importante um bom planeamento urbano... em vez de apenas colocarem lá o sinal de limite de velocidade. Por exemplo vias mais estreitas (mas não só!) desincentivam as velocidades altas por dar a sensação ao condutor de que não é um local adequado. Basicamente não fazer aquilo a que vulgarmente se chamam "auto-estradas urbanas".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para ser mais claro: agora de manhã. Eu moro em Zurique, imagina que é o Campo grande. Isto é a minha rua numa sexta as 8 da manhã (agora):

                                                        As regras são:

                                                        O carro tem de caber completamente dentro do quadrado azul. Razão: Tem de passar um veiculo no mesmo sentido ao lado e onde ves a linha tracejada amarela tem de caber 1 bicicleta ou moto no sentido contrario. Ou seja numa via podes ter 3 veiculos em paralelo:

                                                        1 estacionado
                                                        1 carro/camiao
                                                        1 mota em sentido contrario.

                                                        Agora compara com o estacionamento em França ou mesmo Portugal
                                                        Editado pela última vez por Superfast; 24 November 2017, 06:59.

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                                                          #29
                                                          Consegui 1 foto melhor:

                                                          Ve-se a bicicleta no sentido contrario (reparem no transito):

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                                                            #30
                                                            Isso é Zurique ou arrebaldes?

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