Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Revisão em oficina Kia - Cuidado!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Revisão em oficina Kia - Cuidado!

    Bom dia pessoal.

    Adquiri um Kia Cee'd novo (1.6 crdi) este ano e está a chegar a hora da primeira revisão.

    Ora como já tinha tido mau feedback da oficina onde comprei o carro, incluindo que não colocavam o óleo indicado, decidi ir lá pessoalmente antes de marcar a revisão.

    E o confirma-se o que já suspeitava, eles colocam óleo 5W40. Fui buscar o manual e abri para mostrar ao funcionário onde diz que óleo pedido é o 0w30 ou 5w30 cumprindo norma C2/C3. Simplesmente encolheu os ombros e disse que o sistema indicava aquele e era o que a marca recomendava.

    Ligou para o chefe da oficina e este também confirmou que metiam Galp 5W40.

    Isto não grave? É mesmo a Kia Portugal que manda colocar 5w40?

    Fui à Bosch Car Service que é de minha confiança falar com eles e no sistema deles confirma que é 0w30 ou 5w30. Sugeriram-me expor o caso à Kia Portugal.


    A outra oficina oficial mais próxima fica a cerca de 40km para cada lado.
    Editado pela última vez por DBB; 20 November 2017, 12:50.

    #2
    Experimenta a ir a outra oficial para veres o que te dizem...

    Comentário


      #3
      Na Ford fazem o mesmo...

      Aliás, fui fazer a revisão a 130km de distância por causa disso.

      Comentário


        #4
        Não me dá jeito nenhum fazer 80km durante a semana para fazer uma revisão.

        Comentário


          #5
          Estou curioso em verificar qual será a resposta da KIA...

          Comentário


            #6
            Atenção também às normas dos óleos. Não sei se verificaste mas imagino que o teu carro deva usar um adequado ao filtro de partículas, já não era a primeira vez que se ouvia falar de casos em que essas normas não eram respeitadas em concessionário.

            Comentário


              #7
              A norma eu disse no post, é Acea C3 (5w30) ou Acea C2 (0w30 e 3w30).

              Comentário


                #8
                Liga para a kia center Portugal.
                É o melhor!

                Comentário


                  #9
                  Expliquei o sucedido no formulário de contacto do serviço após-venda da Kia Portugal. A ver se me dão resposta...

                  Comentário


                    #10
                    Um dia Normal..

                    Comentário


                      #11
                      Deixa adivinhar....concessionário multimarcas, tipo Litocar?!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        Deixa adivinhar....concessionário multimarcas, tipo Litocar?!
                        Óleo GALP deverá ser Santogal

                        Comentário


                          #13
                          Santogal, Litocar, é tudo igual, tudo ao molhe e fé...muita fé.

                          Senão é o óleo do motor é o da caixa....só não metem peças de uma marca noutro porque não cabe mesmo....

                          Comentário


                            #14
                            Interessante seria saber qual o concessionário, caso contrário vale o que vale e vale pouco...

                            Por acaso também tenho um KIA há mais de 6 anos e logo na primeira revisão perguntei qual era o óleo porque já suspeitava que era fora das normas (por relatos daqui do FAHO). Como o óleo não cumpriam disse-lhes (concessionário Aveiro/Águeda) que faria lá a revisão se fosse eu a levar o óleo, ao que (surpreendentemente!) acederam. Já vão umas quantas revisões nesse regime: levo eu óleo indicado e ainda me fica francamente mais barato!

                            Comentário


                              #15
                              Segundo este artigo, o 0W30 nem deve ser usado no verão, e para as nossas temperaturas, tem lá um gráfico que parece indicar que o melhor seria o 5W40:

                              http://www.zoniv.com/5w30-vs-5w40/

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                Bom dia pessoal.

                                Adquiri um Kia Cee'd novo (1.6 crdi) este ano e está a chegar a hora da primeira revisão.

                                Ora como já tinha tido mau feedback da oficina onde comprei o carro, incluindo que não colocavam o óleo indicado, decidi ir lá pessoalmente antes de marcar a revisão.

                                E o confirma-se o que já suspeitava, eles colocam óleo 5W40. Fui buscar o manual e abri para mostrar ao funcionário onde diz que óleo pedido é o 0w30 ou 5w30 cumprindo norma C2/C3. Simplesmente encolheu os ombros e disse que o sistema indicava aquele e era o que a marca recomendava.

                                Ligou para o chefe da oficina e este também confirmou que metiam Galp 5W40.

                                Isto não grave? É mesmo a Kia Portugal que manda colocar 5w40?

                                Fui à Bosch Car Service que é de minha confiança falar com eles e no sistema deles confirma que é 0w30 ou 5w30. Sugeriram-me expor o caso à Kia Portugal.


                                A outra oficina oficial mais próxima fica a cerca de 40km para cada lado.
                                Eu na primeira revisão que fiz ao meu antigo QQ o concessionário também meteu um óleo que não cumpria es especificações do manual, mandei um email à Nissan a informação e a resposta que obtive foi que confiavam em pleno nos seus concessionários! Mandei de resposta se então para a Nissan o óleo X que tinham colocado consideravam correcto e se não era para se fazer caso da especificação do manual do carro e caso tivesse problemas com o FAP fora do período de garantia quem se ia responsabilizar pelo arranjo, 5 anos depois ainda estou à espera da resposta por parte da Nissan, no meu caso não foi grave porque o Stand tomou a iniciativa de mudar o óleo para o que a marca especificava, ainda estive uma semana à espera porque nem sequer tinham aquele óleo na oficina, quantos carros não levaram o óleo errado antes de eu me queixar?!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                  Eu na primeira revisão que fiz ao meu antigo QQ o concessionário também meteu um óleo que não cumpria es especificações do manual, mandei um email à Nissan a informação e a resposta que obtive foi que confiavam em pleno nos seus concessionários! Mandei de resposta se então para a Nissan o óleo X que tinham colocado consideravam correcto e se não era para se fazer caso da especificação do manual do carro e caso tivesse problemas com o FAP fora do período de garantia quem se ia responsabilizar pelo arranjo, 5 anos depois ainda estou à espera da resposta por parte da Nissan, no meu caso não foi grave porque o Stand tomou a iniciativa de mudar o óleo para o que a marca especificava, ainda estive uma semana à espera porque nem sequer tinham aquele óleo na oficina, quantos carros não levaram o óleo errado antes de eu me queixar?!

                                  Aposto que todos, nao? se nao tinham o oleo na oficina....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu acho que vocês são muito picuinhas com os óleos. E acho que as marcas colocam no manual especificações mais modernas e exigentes que é para também parecerem mais modernos.
                                    No fundo, para o nosso país, acho que indices de viscosidade inferiores a 5w40 até deve fazer mais mal que bem.

                                    Ou então têm que mudar de óleo no Verão e no Inverno.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tormen Ver Post
                                      Óleo GALP deverá ser Santogal
                                      Olha que não sei. O meu S80 faz as revisões na Santogal de Alcabideche e, se o óleo era de facto Galp, o certo é que também era 0W30 (o correcto para o meu carro).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JcRabbit Ver Post
                                        Olha que não sei. O meu S80 faz as revisões na Santogal de Alcabideche e, se o óleo era de facto Galp, o certo é que também era 0W30 (o correcto para o meu carro).
                                        Segundo o artigo que eu coloquei acima, não devias usar esse óleo no Verão...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                          Aposto que todos, nao? se nao tinham o oleo na oficina....
                                          Exactamente! ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Eu acho que vocês são muito picuinhas com os óleos. E acho que as marcas colocam no manual especificações mais modernas e exigentes que é para também parecerem mais modernos.
                                            No fundo, para o nosso país, acho que indices de viscosidade inferiores a 5w40 até deve fazer mais mal que bem.

                                            Ou então têm que mudar de óleo no Verão e no Inverno.
                                            Só que entretanto as coisas evoluiram. mesmo. não é só mania para parecer moderno.

                                            Há carros cuja diferença no oleo não trás grandes chatices nem implicações, noutros trás problemas sérios, principalmente ao nível do FAP e tensores de corrente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                              Segundo este artigo, o 0W30 nem deve ser usado no verão, e para as nossas temperaturas, tem lá um gráfico que parece indicar que o melhor seria o 5W40:

                                              http://www.zoniv.com/5w30-vs-5w40/
                                              O óleo anda no motor a 90ºC ou mais...

                                              Comentário


                                                #24
                                                É o prato do dia em qualquer oficina .

                                                Mas é mais comum nas multi marcas pois nao podem ter os 10000345345 oleos que existem em stock .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                                  O óleo anda no motor a 90ºC ou mais...
                                                  Será que está sempre à mesma temperatura, estejam no exterior -10º ou 30º?
                                                  Para cada temperatura deve haver uma viscosidade ideal, nem demasiado liquido nem demasiado "pastoso". Porque se o ideal fosse o mais liquido possível, então usava-se água ou outro liquido.
                                                  Se cá fora estão -10º ou 30º, suponho que deve ter alguma diferença na temperatura do óleo, mesmo quando o motor está quente.
                                                  O que interessa saber é que é impossível ter no motor a viscosidade ideal o tempo todo, para ser picuinhas como algumas pessoas são, então teriam que andar sempre a mudar de óleo conforme a temperatura exterior.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                                    O óleo anda no motor a 90ºC ou mais...
                                                    A 90ºC circula a "água" (líquido refrigerante), o óleo atinge muito mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                      Segundo o artigo que eu coloquei acima, não devias usar esse óleo no Verão...
                                                      Pelo que estive a ler e pelo que entendi, a gama de temperatura é para *quando o motor está frio*. Nessa altura é que a viscosidade do óleo é mais critica.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A Kia já respondeu a pedir a matrícula do carro e a oficina em causa. Erro meu não ter dito logo, maa responderam depressa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então há esperança...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            A 90ºC circula a "água" (líquido refrigerante), o óleo atinge muito mais.
                                                            Eu disse, 90ºC ou mais... e depende muito do uso que se dá ao carro. Obviamente que em AE e a fundo, a temperatura do óleo será bem alta. Pela experiência que tive, em VW/Audi, andei com óleo abaixo dos 100ºC na minha utilização normal.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X