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BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…
11.59h
A BMW está ver-se na contingência de parar as vendas do i3 nos Estados Unidos e, pior ainda, ter de retirar de circulação os 30.000 carros vendidos desde 2014 ou ainda nas concessões! E a que falha tão grave e estruturalmente tão comprometedora se deve esta drástica decisão? Bem… Essa é outra história daquelas que a nós, europeus, nos fazem alguma confusão mas que mostram o temor que mesmo as grandes companhias têm dos processos judiciais nos "States"!
Sucede que, num "crash-test" recente, realizado pela autoridade norte-americana que controla a segurança dos veículos, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o i3 revelou valores ligeiramente acima do limite das cargas sofridas pelo pescoço do condutor no embate frontal numa barreira. Convém dizer que isso só sucedeu com o "dummy" que representava uma mulher de percentil 5 nos Estados Unidos – correspondente a uma estatura de 1,52 m e 49,9 kg – e sem cinto de segurança colocado.
Sem cinto?!, poderá perguntar-se. Pois, porque, dos 50 estados dos EUA, há um, o New Hampshire, em que a liberdade individual de escolha ainda se sobrepõe a qualquer obrigatoriedade de usar aquele sistema de retenção, ou seja, o cinto não é obrigatório. Logo, os testes têm também de contemplar a possibilidade de o condutor não ter o cinto posto e, mesmo assim, o carro tem de o proteger correctamente. O que, convenhamos, é extremamente difícil, pois todos os sistemas de segurança passiva só funcionam correctamente desde que os ocupantes tenham os cintos colocados…
BMW tem de retirar os i3 dos Estados Unidos, saiba porquê…
11.59h
A BMW está ver-se na contingência de parar as vendas do i3 nos Estados Unidos e, pior ainda, ter de retirar de circulação os 30.000 carros vendidos desde 2014 ou ainda nas concessões! E a que falha tão grave e estruturalmente tão comprometedora se deve esta drástica decisão? Bem… Essa é outra história daquelas que a nós, europeus, nos fazem alguma confusão mas que mostram o temor que mesmo as grandes companhias têm dos processos judiciais nos "States"!
Sucede que, num "crash-test" recente, realizado pela autoridade norte-americana que controla a segurança dos veículos, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o i3 revelou valores ligeiramente acima do limite das cargas sofridas pelo pescoço do condutor no embate frontal numa barreira. Convém dizer que isso só sucedeu com o "dummy" que representava uma mulher de percentil 5 nos Estados Unidos – correspondente a uma estatura de 1,52 m e 49,9 kg – e sem cinto de segurança colocado.
Sem cinto?!, poderá perguntar-se. Pois, porque, dos 50 estados dos EUA, há um, o New Hampshire, em que a liberdade individual de escolha ainda se sobrepõe a qualquer obrigatoriedade de usar aquele sistema de retenção, ou seja, o cinto não é obrigatório. Logo, os testes têm também de contemplar a possibilidade de o condutor não ter o cinto posto e, mesmo assim, o carro tem de o proteger correctamente. O que, convenhamos, é extremamente difícil, pois todos os sistemas de segurança passiva só funcionam correctamente desde que os ocupantes tenham os cintos colocados…
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