Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Digitalização total dos tabliers

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Digitalização total dos tabliers

    Tenho feito alguma reflexão acerca de uma nova tendência na indústria automóvel - o tablier com tudo digital - e confesso que, embora ache que os interiores dos carros fiquem com um ar sofisticado e bonito, não deixo de achar que não é uma opção tão boa quanto isso:

    -por um lado, porque passados alguns anos e com a evolução das interfaces electrónicas, o que é hoje muito moderno irá ficar ridiculamente ultrapassado;
    - por outro e principalmente, embora ache uma boa ideia ter um bem dimensionado painel central e outro na zona da instrumentação (embora haja painéis de instrumentação analógicos lindíssimos, que se vão perder...), já não acho boa ideia ter um terceiro painel digital mais abaixo, para regular o ar condicionado.
    Julgo muito mais ergonómico ter botões para regular o volume do rádio e o ar condicionado, que conseguimos manipular pelo toque, sem ter de tirar os olhos da estrada, do que um painel digital táctil exclusivamente para o ar condicionado, que pode ser bonito, mas não é nada prático...

    O que acham?
    Editado pela última vez por Safety; 04 December 2017, 19:37.

    #2
    eu sou a favor do moderno, e principalmente os mais modernos sistemas digitais, menos botões, mais funcionalidades e dá outro ar ao interior do carro, e é muito mais pratico, é o futuro, as coisas tem de evoluir e não continuar a manter o tradicional só por que não agrada a alguns...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Safety Ver Post
      Tenho feito alguma reflexão acerca de uma nova tendência na indústria automóvel - o tablier com tudo digital - e confesso que, embora ache que os interiores dos carros fiquem com um ar sofisticado e bonito, não deixo de achar que não é uma opção tão boa quanto isso:

      -por um lado, porque passados alguns anos e com a evolução das interfaces electrónicas, o que é hoje muito moderno irá ficar ridiculamente ultrapassado;
      - por outro e principalmente, embora ache uma boa ideia ter um bem dimensionado painel central e outro na zona da instrumentação (embora haja painéis de instrumentação analógicos lindíssimos, que se vão perder...), já não acho boa ideia ter um terceiro painel digital mais abaixo, para regular o ar condicionado.
      Julgo muito mais ergonómico ter botões para regular o volume do rádio e o ar condicionado, que conseguimos manipular pelo toque, sem ter de tirar os olhos da estrada, do que um painel digital táctil exclusivamente para o ar condicionado, que pode ser bonito, mas não é nada prático...

      O que acham?
      Principalmente em relação ao último parágrafo é exactamente o que eu sinto! É um atrofio total ter que regular isto:



      Quando comparado com isto:




      Enquanto no primeiro os botões parecem todos iguais e ainda por cima são minúsculos, no segundo exemplo é tudo muito mais claro, fácil e intuitivo de usar.

      Estas fotos reportam-se ao carro que tenho actualmente (foto de um painel idêntico tirado da net) e ao antigo. Pois o actual já o tenho há quase 3 anos e ainda hoje por vezes hesito e tenho que estar a pensar qual é o botão em que tenho que carregar, para além de me obrigar a desviar os olhos da estrada mais tempo. Por vezes o progresso é mesmo retrocesso...

      Comentário


        #4
        reconheço e dou mérito á mais valia do digital e suas possibilidade.
        actualmente tenho isso nos meus dois carros, sendo um completamente digital e outro junta o analógico com o touch digital e sinto que cada vez é mais pratico controlar e adaptar tudo estilo smartphone.
        no entanto a nostalgia de sentir um ponteiro das rpm a tremelicar ou ouvir e sentir o mecanico clic de um botão está sempre presente, talvez seja esse o motivo de satisfação quando pego num "charuto" .

        Comentário


          #5
          Em relação à primeira questão, basta que a marca lance uns updates (pelo menos durante os primeiros anos) e já fica atualizado.
          Se a interface estiver bem feita é sem stress, mas o ideal seria a evolução no sentido do controlo por voz.
          Eu gosto dos paineis digitais atuais. Dos que conheço o meu preferido é o da vw.

          Comentário


            #6
            O que eu penso é que na zona da instrumentação, um painel digital faz todo o sentido e pode ser realmente bom - vejam-se os painéis do grupo VW.

            Já quanto ao ar condicionado, acho mais fácil usar isto sem tirar os olhos da estrada:
            http://www.motortrend.com/news/maser...ont-interior-2
            do que, por exemplo, este:
            https://www.netcarshow.com/lamborghi...llpaper_12.htm

            Comentário


              #7
              Eu prefiro um equilíbrio entre o digital e o analógico. Os mostradores digitais são bons para infotainment, mas prefiro o dashboard principal totalmente analógico.

              Ah, e detesto usar touch screen para controlar funcionalidades do carro... gosto muito dos botões físicos da audi e bmw, tanto na disposição como no feeling.

              Comentário


                #8
                Sinceramente acho que o sistema de infotainment tem espaço para crescer como algo totalmente digital, até porque grande parte das funções que usamos no dia-a-dia estão rapidamente acessíveis em comandos no volante (mas nos quais algumas marcas também abusam...).

                Já em relação aos comandos da climatização, bem podem propor tudo o que quiserem, mas para mim será sempre uma desvantagem e um ponto contra na venda de um carro se não existirem em forma física. São dos comandos que mais uso e para onde menos olho, quando os uso preciso de uma resposta rápida e de saber o que estou a fazer recorrendo apenas ao tacto ou a um olhar rápido. Uma solução mista, com comandos físicos e informação no ecrã superior, ou pelo menos a maioria dos comandos de forma física, será o melhor compromisso. O RR Velar parecia apostar no sentido correcto (e tem um interior absolutamente lindo ) mas faltou um "pouquinho" para chegarem a um compromisso perfeito. Nem quero pensar como irão ser os interiores quando eu for velho e sem capacidade para aprender a mexer em comandos tipo nave espacial

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                  Sinceramente acho que o sistema de infotainment tem espaço para crescer como algo totalmente digital, até porque grande parte das funções que usamos no dia-a-dia estão rapidamente acessíveis em comandos no volante (mas nos quais algumas marcas também abusam...).

                  Já em relação aos comandos da climatização, bem podem propor tudo o que quiserem, mas para mim será sempre uma desvantagem e um ponto contra na venda de um carro se não existirem em forma física. São dos comandos que mais uso e para onde menos olho, quando os uso preciso de uma resposta rápida e de saber o que estou a fazer recorrendo apenas ao tacto ou a um olhar rápido. Uma solução mista, com comandos físicos e informação no ecrã superior, ou pelo menos a maioria dos comandos de forma física, será o melhor compromisso. O RR Velar parecia apostar no sentido correcto (e tem um interior absolutamente lindo ) mas faltou um "pouquinho" para chegarem a um compromisso perfeito.
                  É isso mesmo que eu penso!

                  Comentário


                    #10
                    Eu adoro botões.

                    Substituir botões físicos por menus não é para mim.

                    Mas o que me irrita mesmo é as " televisões " que ficam no tablier tipo emplastros. Que coisa mais ridícula esteticamente.

                    Outra coisa que me irrita e muitos carros trazerem poucos indicadores no imediato, pois tem de se andar a saltar entre menus para obter temperatura do óleo, etc.

                    Por mim um painel todo impecável é, além de velocímetro e conta-rpm e combustível :

                    - Temperatura do líquido de refrigeração do motor
                    - Temperatura do óleo
                    - Pressão do óleo
                    - Pressão do turbo
                    - Voltímetro

                    Tanto faz se for digital ou analógico.

                    Mas isto sou eu que nunca me confundi com botões nem acho que um painel completo seja demasiada informação.

                    Comentário


                      #11
                      Climatização devia ser analogica o resto não me escandaliza que se passe para um tablet..

                      Comentário


                        #12
                        Goste-se ou não, é para aí que caminhamos e em breve o analógico será uma raridade tal como o foi o digital!


                        Do que me recordo, começou a generalizar-se lá para os idos 80's com os relógios, depois os conta km's... e nunca mais cessou!

                        Comentário


                          #13
                          Não há nada que chegue aos comandos rotativos manuais a nível de eficiência e rapidez de operação.
                          Quando aos manómetros e afins parece-me bem, vamos ver até que ponto vai esta tendência.
                          Como tudo o que tem acontecido na indústria automóvel cada vez mais os veículos estão longe do condutor, tirando raras excepções.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Não há nada que chegue aos comandos rotativos manuais a nível de eficiência e rapidez de operação.
                            Quando aos manómetros e afins parece-me bem, vamos ver até que ponto vai esta tendência.
                            Como tudo o que tem acontecido na indústria automóvel cada vez mais os veículos estão longe do condutor, tirando raras excepções.
                            Pois, por alguma razão os cockpits dos aviões em termos de botões e selectores e afins continua tudo ou quase tudo físico.

                            As razões são várias mas uma delas é também para ser rápido e prático de se operar.

                            Comentário


                              #15
                              Além de que uma das razões pela qual eu gosto de carros é o facto de serem máquinas propriamente ditas.

                              Se transformamos os botões todos em ecrãs tácteis para mim deixa de ter piada, parece que estou num telemóvel com rodas

                              Comentário


                                #16
                                Na generalidade dos modelos vai acabar por ser quase tudo digital simplesmente porque fica mais barato, e a malta das novas gerações prefere porque é o mais parecido com o iphone.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Na generalidade dos modelos vai acabar por ser quase tudo digital simplesmente porque fica mais barato, e a malta das novas gerações prefere porque é o mais parecido com o iphone.
                                  O ser mais barato enfim, é compreensível, agora o que me " chateia " é isso desta malta nova querer tudo touch tipo smartphone, enfim eu não gosto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Principalmente em relação ao último parágrafo é exactamente o que eu sinto! É um atrofio total ter que regular isto:



                                    Quando comparado com isto:




                                    Enquanto no primeiro os botões parecem todos iguais e ainda por cima são minúsculos, no segundo exemplo é tudo muito mais claro, fácil e intuitivo de usar.

                                    Estas fotos reportam-se ao carro que tenho actualmente (foto de um painel idêntico tirado da net) e ao antigo. Pois o actual já o tenho há quase 3 anos e ainda hoje por vezes hesito e tenho que estar a pensar qual é o botão em que tenho que carregar, para além de me obrigar a desviar os olhos da estrada mais tempo. Por vezes o progresso é mesmo retrocesso...

                                    Mesmo, aqueles comandos da ventilação do vectra são das coisas mais simples e intuitivas de manusear... Depois veio o insignia, que confusão... Depois veio o restyling do insignia com o pior selector de temperatura que alguma vez tive o prazer de ter vontade de partir

                                    Editado pela última vez por LuisPedro; 05 December 2017, 08:39.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Apesar de preferir um painel com botões, vou adquirir um viatura com os comandos quase todos digitais (c4 Grand Picasso).

                                      Inicialmente estava bastante relutante por causa desta questão, mas depois apercebi-me que mesmo na minha actual C5 de 2002, que tem botões, olho sempre para o visor para seleccionar a força da ventoínha, a temperatura, etc.

                                      A grande vantagem dos botões é serem directos e não ter de passar por menus e sub-menus.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Goste-se ou não, é para aí que caminhamos e em breve o analógico será uma raridade tal como o foi o digital!


                                        Do que me recordo, começou a generalizar-se lá para os idos 80's com os relógios, depois os conta km's... e nunca mais cessou!
                                        Se está com saudades dos anos 80 compra um Toyota que ainda trazem o relógio digital "à lá Casio" na consola

                                        Eu gosto de ter tudo digital excepto os comandos do AC, mas a tendência é que os comandos de voz funcionarem melhor e dispensar tudo o que é botão e deste modo não desviar mesmo os olhos da estrada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não me choca essa tendência se bem que os comandos do AC deviam continuar analógicos é mais fácil de operar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Real Ver Post

                                            A grande vantagem dos botões é serem directos e não ter de passar por menus e sub-menus.
                                            nesse aspecto gosto muito do sistema AC da minha freemont.
                                            tenho o digital no uconnect para configurações mais especificas e analógico para acesso rápido ás funcionalidades mais básicas.
                                            maxresdefault.jpg

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ter Tudo digital tem uma grande vantagem só aproveitada por uma marca actualmente.

                                              Tesla, como tem tudo digital tendo só 2 botões físicos, está constantemente a actualizar, tanto a nível visual como de funções o infotainement .

                                              Tendo tudo digital poupam-muito, e podem até dar uma experiência melhor ao condutor, sendo que cada condutor pode ter a possibilidade de configurar o layout como gosta, e até existir vários perfis no mesmo carro, assim se a esposa gosta de andar só a ver velocidade vê só isso, se o homem gosta de ver rotacões e temperaturas etc... vê isso. é como ter 2 carros num só .

                                              Botões físicos com o tempo ficam feios e datados um botão digital pode ser alterado com um update.
                                              +- o mesmo com us updates de software nos telemóveis, com os updates parece que ficamos com telemovel novo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que uma boa solução seria manter os comandos analógicos, e passar as configurações mais específicas para uma app no smartphone, que se liga ao carro e faz de infotainment. Quanto ao painel com a velocidade, rpm, etc., gosto da solução da Audi ou da BMW, mas sem grandes invenções.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu caso posso comandar todo o sistema (menos AC) por botões ou ecrã táctil, e não é por acaso que só utilizo o táctil para escrever a morada no GPS. Para tudo o resto é com os comandos do volante, ou os botões de controlo.
                                                  Quando utilizo o AC já mexo nos controlos sem olhar para eles, por isso se tivesse que os controlar pelo ecrã, seria muito mais difícil.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o problema de ter ecrãs touch por todo o lado é que a pessoa tem que olhar para lá para saber onde está a carregar.
                                                    pior ainda em sistemas cujo ecrã controla N coisas como o GPS, climatização, rádio, computador de bordo, etc. a pessoa vai com a mão ao ecrã para baixar o volume do rádio e de repente tem a soufagem no maximo ou está a caminho de zurique lol

                                                    Ainda não encontrei nenhum sistema que seja verdadeiramente intuitivo e prático que não recorra a botões "tradicionais" para certas funções.

                                                    Até podem ser no volante, mas até isso é dificil para algumas marcas. Basta ver o Astra, que tem botões no volante para alterar a sensibilidade do sensor de distância/colisão. WTF!!!
                                                    um gajo até perde a esperança dum dia vir a encontrar um interior moderno mas bom e prático....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que nesta onda de "modernidade", os Golf são dos poucos que ainda conservam algum bom senso

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                        Apesar de preferir um painel com botões, vou adquirir um viatura com os comandos quase todos digitais (c4 Grand Picasso).

                                                        Inicialmente estava bastante relutante por causa desta questão, mas depois apercebi-me que mesmo na minha actual C5 de 2002, que tem botões, olho sempre para o visor para seleccionar a força da ventoínha, a temperatura, etc.

                                                        A grande vantagem dos botões é serem directos e não ter de passar por menus e sub-menus.
                                                        Nem a propósito, tive um C5 durante vários anos até à semana passada, e gosto muito dos botões e da disposição, para mim é um bom exemplo de conjugar botoes fisicos com display digital.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por staticx Ver Post
                                                          Ter Tudo digital tem uma grande vantagem só aproveitada por uma marca actualmente.

                                                          Tesla, como tem tudo digital tendo só 2 botões físicos, está constantemente a actualizar, tanto a nível visual como de funções o infotainement .

                                                          Tendo tudo digital poupam-muito, e podem até dar uma experiência melhor ao condutor, sendo que cada condutor pode ter a possibilidade de configurar o layout como gosta, e até existir vários perfis no mesmo carro, assim se a esposa gosta de andar só a ver velocidade vê só isso, se o homem gosta de ver rotacões e temperaturas etc... vê isso. é como ter 2 carros num só .

                                                          Botões físicos com o tempo ficam feios e datados um botão digital pode ser alterado com um update.
                                                          +- o mesmo com us updates de software nos telemóveis, com os updates parece que ficamos com telemovel novo.
                                                          A pouco e pouco um automóvel vai-se comparando cada vez mais ao telemóvel por essas razões.

                                                          É pena.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Queres antes dizer "touchificação"?

                                                            Para mim é óbvio: funcionalidades que devem estar disponíveis durante a condução devem ter botões físicos exclusivos.

                                                            Agora, para configurar quantos segundos a luz do habitáculo fica ligada depois de fechar a porta, não é preciso um botão exclusivo, pode ser a partir de um menu navegável por botões físicos ou até mesmo touch.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X