Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros económicos Gpl/diesel.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carros económicos Gpl/diesel.

    Boas pessoal sou novo aqui no forum e estou em vias de comprar um carro novo :D tenho um volvo S80 T5 a gpl e estou muito satisfeito com o gpl, bem estou aqui com duvida em 3 carros Dacia sandero Tce 90cv Gpl, Dacia sandero Dci 90cv e opel astra 1.4 90cv gpl. Gostaria de saber se alguém conhece bem algum destes motores/carros que me de a opinião acerca de consumos dos mesmo e custo manutenção.

    Desde já Obrigado !

    #2
    Só tenho conhecimento dos DCI e é motor para fazeres na boa médias de 5. Mas vais trocar o T5 por um desses?

    Comentário


      #3
      Claramente que não me desfaço assim facilmente do meu bebé de estimação mas tenho em vista agora ter um carro mais económico e pequeno para o trabalho e fim de semana o volvo!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RicardoVargas Ver Post
        Claramente que não me desfaço assim facilmente do meu bebé de estimação mas tenho em vista agora ter um carro mais económico e pequeno para o trabalho e fim de semana o volvo!
        Que consumos faz o volvo?

        As opções que falas é comprar novo ou usado?

        Comentário


          #5
          Nos fóruns GPL há proprietários de alguns Dacia 0.9 TCE. Já é de injecção directa (supondo que é o Energy). Não sei se a ideia é comprar já a GPL ou instalar...

          O Astra que falas é o G ou H? Os X/Z14XE são algo amorfos em baixas mas a partir das 3000 mexem-se bem. Em termos de custos de manutenção, há quem se queixe de bobines e coiso e tal. Eu conheço um há 130000Km e tem sido só manutenção básica. Nada de avarias. Consumos, depende do pé. Em cidade, há quem faça 7l e quem faça 12l...
          Editado pela última vez por Zell; 10 December 2017, 20:41.

          Comentário


            #6
            Para quem costuma andar num Volvo S80, os Dacia são muito fracos. Eu optaria pelo Astra.

            Comentário


              #7
              Eu iria para o Dacia a GPL. Não tem uma qualidade de construção de topo, mas tem um motor moderno e fiável, e também vem bastante equipado.

              Comentário


                #8
                O motor 0.9 TCE é injecção multiponto e não injecção directa.

                Se o objectivo é um carro prático para o dia a dia deixando o Volvo para os fins de semana eu optaria pelo Sandero.

                Tenho um , sou suspeito, mas encaixa no que o user pede.

                Claro que o Sandero ao pé de um Volvo S80 é o ovo e a galinha mas em termos económicos o Sandero para o dia a dia é excelente.

                Quanto à performance o Sandero parece ter mais de 90cv e mesmo em baixas RPM safa-se muito bem.

                Comentário


                  #9
                  Aconselho ainda a ver os resultados dos crash tests no site Euroncap

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                    Nos fóruns GPL há proprietários de alguns Dacia 0.9 TCE. Já é de injecção directa (supondo que é o Energy). Não sei se a ideia é comprar já a GPL ou instalar...

                    O Astra que falas é o G ou H? Os X/Z14XE são algo amorfos em baixas mas a partir das 3000 mexem-se bem. Em termos de custos de manutenção, há quem se queixe de bobines e coiso e tal. Eu conheço um há 130000Km e tem sido só manutenção básica. Nada de avarias. Consumos, depende do pé. Em cidade, há quem faça 7l e quem faça 12l...
                    Um rapaz que tem o canal do YouTube com um Alfa 159 1.8 turbo injecção directa a GPL diz que funciona bem. Há motores que se dão melhor. Outros, como o TSi, é de evitar.

                    Comentário


                      #11
                      Sim, o meu "alerta" era mais no sentido do custo.

                      Comentário


                        #12
                        Falo tanto em novo como usado, costumo atestar com 44L o meu volvo fazendo a volta de 330kml.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          O motor 0.9 TCE é injecção multiponto e não injecção directa.

                          Se o objectivo é um carro prático para o dia a dia deixando o Volvo para os fins de semana eu optaria pelo Sandero.

                          Tenho um , sou suspeito, mas encaixa no que o user pede.

                          Claro que o Sandero ao pé de um Volvo S80 é o ovo e a galinha mas em termos económicos o Sandero para o dia a dia é excelente.

                          Quanto à performance o Sandero parece ter mais de 90cv e mesmo em baixas RPM safa-se muito bem.


                          Qual é o sandero que tem? o Dci ou Tce?
                          E qual a média que faz ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                            Nos fóruns GPL há proprietários de alguns Dacia 0.9 TCE. Já é de injecção directa (supondo que é o Energy). Não sei se a ideia é comprar já a GPL ou instalar...

                            O Astra que falas é o G ou H? Os X/Z14XE são algo amorfos em baixas mas a partir das 3000 mexem-se bem. Em termos de custos de manutenção, há quem se queixe de bobines e coiso e tal. Eu conheço um há 130000Km e tem sido só manutenção básica. Nada de avarias. Consumos, depende do pé. Em cidade, há quem faça 7l e quem faça 12l...
                            Não.

                            Os 0.9 TCe são de injeção indireta... só os 1.2 TCe de 120cv e os 1.4 TCe é que são de injeção direta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoVargas Ver Post
                              Boas pessoal sou novo aqui no forum e estou em vias de comprar um carro novo :D tenho um volvo S80 T5 a gpl e estou muito satisfeito com o gpl, bem estou aqui com duvida em 3 carros Dacia sandero Tce 90cv Gpl, Dacia sandero Dci 90cv e opel astra 1.4 90cv gpl. Gostaria de saber se alguém conhece bem algum destes motores/carros que me de a opinião acerca de consumos dos mesmo e custo manutenção.

                              Desde já Obrigado !
                              Só como curiosidade sobre a qual já ouvi diversas opiniões, para quem tenha de aceder muito a parques de estacionamento subterrâneo o GPL é ou não é uma solução (legal)?

                              Em alguns casos concretos, os parques do C.C. Colombo, OeirasShopping ou Fórum Sintra (que será o mais recente de todos) especificam claramente a proibição de entrada de carros a GPL (não especificando se a vinheta verde ou o dístico são indiferentes aqui), e deixando (no caso do de Sintra) umas meia-dúzia de lugares (se tanto) no exterior reservados a veículos a GPL.

                              Nem esses lugares seriam suficientes, nem o ter um diesel lá estacionado ajuda muito a essa disponibilidade, pelo que devem estar imensos dentro dos parques.

                              Mas estarão legais?

                              Comentário


                                #16
                                A resposta é... depende.

                                Em aquisições/adaptações posteriores a Julho de 2013, podes estacionar em parques subterrâneos. Esses carros são identificados por uma pequena vinheta no para-brisas. Qualquer carro anterior a esta data, mas que tenha sido submetido depois a uma inspeção B para aferir que compre o Reg. 63, também tem essa vinheta e pode estacionar.

                                Já os anteriores a Julho de 2013, que não tenham feito a tal inspeção B... têm um dístico azul, e não podem estacionar em recintos fechados.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                  Não.

                                  Os 0.9 TCe são de injeção indireta... só os 1.2 TCe de 120cv e os 1.4 TCe é que são de injeção direta.
                                  Está complicado. De facto, inicialmente fiz confusão porque conheço um caso de um 0.9 TCE a GPL e fiquei convencido que tinha montado um kit de injecção directa mas não.
                                  Mas... realmente existe um 0.9 TCE de injecção directa. E até há uma versão que traz GPL de fábrica com I.D.

                                  Ex: https://www.auto-data.net/en/?f=showCar&car_id=17449

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                    A resposta é... depende.

                                    Em aquisições/adaptações posteriores a Julho de 2013, podes estacionar em parques subterrâneos. Esses carros são identificados por uma pequena vinheta no para-brisas. Qualquer carro anterior a esta data, mas que tenha sido submetido depois a uma inspeção B para aferir que compre o Reg. 63, também tem essa vinheta e pode estacionar.

                                    Já os anteriores a Julho de 2013, que não tenham feito a tal inspeção B... têm um dístico azul, e não podem estacionar em recintos fechados.

                                    O mais ironico é o que muda pode ser somente o ano !

                                    Podes ter 2 sistemas instalados iguais e um ser de ano inferior e ter essa diferença dos disticos e um nao poder estacionar e o outro poder ... Burucracias

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vou falar por experiência própria, andei uns tempos atrás de um a GPL de origem, andei em Logan, Sandero, Punto, 500, Astra, Corsa, Adam e a experiência é sempre a mesma, se precisas de um motor para subir ladeiras e tens muitas subidas nos percursos normais, esquece os 0.9 e os 1.2, tens que meter uma quarta para subir, é tudo motores sem cavalos, se andares em auto estrada, na fiat ali por volta dos 100Km/h aquele começa a beber bem tal como o Dancia, a Opel no 1.4 é por volta dos 110km/h. Autonomias é tudo igual fazes ali 600 kms a gasolina e uns 350 kms a GPL.
                                      Eu depois de experimentar tudo fiz algo irracional, mas como era para particular, faço 5000kms ano e olhava para despesas, comprei um Yaris HSD, gastei 1500€ no kit a GPL e gasto um deposito de gasolina de 4 em 4 meses, tenho médias para fazer um deposito com 450Km, manutenção de um hibrido é barata, e tenho que por a cada 15.000kms um liquido de refrigeração das válvulas e fiquei com carro para autoestrada e para cidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quanto leva o teu depósito?

                                        (essa média assim não ajuda ninguém... )

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Panda4x4 Ver Post
                                          A resposta é... depende.

                                          Em aquisições/adaptações posteriores a Julho de 2013, podes estacionar em parques subterrâneos. Esses carros são identificados por uma pequena vinheta no para-brisas. Qualquer carro anterior a esta data, mas que tenha sido submetido depois a uma inspeção B para aferir que compre o Reg. 63, também tem essa vinheta e pode estacionar.

                                          Já os anteriores a Julho de 2013, que não tenham feito a tal inspeção B... têm um dístico azul, e não podem estacionar em recintos fechados.

                                          Obrigado.

                                          Ainda há uns meses andei a ver alguns carros (já convertidos), e as respostas que fui obtendo não foram nada coerentes a este respeito, com algumas pessoas proprietárias de carros a GPL a dizerem que apesar do dístico verde no pára-brisas, só poderiam ser estacionados em parques com ventilação a nível do solo (se a memória não me atraiçoa na expressão).

                                          Eu fiquei profundamente baralhado com isso (então qual seria a vantagem real da vinheta verde para além de evitar andar com um autocolante no rabo?), para além de que os próprios sinais de proibição são tudo menos claros (isto em pleno 2017).

                                          Quando um parque de um centro comercial (privado) coloca uma proibição de entrada de veículos a GPL (sem dizer nada do estilo "salvo norma xxxx"), estará o parque no direito de me proibir a entrada se eu tiver a conversão com o dístico verde ou não?


                                          É claro que logo à partida o dístico verde vai passar muito mais despercebido do que um autocolante azul na traseira, pelo que na perspectiva de fiscalização será menos fácil um segurança do parque dar com isso (é muito mais lento verificar todos os para-brisas).

                                          Mas no caso de um azar qualquer, estaria a cumprir o legalmente estabelecido ou existe alguma zona cinzenta?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esses sinais de proibição de carros a GPL são ilegais, pois não existem no código, nem sequer é proibido o acesso a carros a GPL seja aonde for.
                                            O que é proibido é o estacionamento, para carros com distico azul é proibido o estacionamento em pisos abaixo do solo, e em locais completamente fechados.
                                            Para carros com distico verde pode-se estacionar em locais fechados e subterrâneos desde que o parque cumpra certas normas. Na prática o pessoal estaciona em qualquer lugar, porque ninguém sabe que parques cumprem os requisitos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              O mais ironico é o que muda pode ser somente o ano !

                                              Podes ter 2 sistemas instalados iguais e um ser de ano inferior e ter essa diferença dos disticos e um nao poder estacionar e o outro poder ... Burucracias
                                              Ou teres convertido carros iguais com sistemas iguais, mas um em Junho de 2013 e o outro no mês seguinte.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fcanta Ver Post
                                                Vou falar por experiência própria, andei uns tempos atrás de um a GPL de origem, andei em Logan, Sandero, Punto, 500, Astra, Corsa, Adam e a experiência é sempre a mesma, se precisas de um motor para subir ladeiras e tens muitas subidas nos percursos normais, esquece os 0.9 e os 1.2, tens que meter uma quarta para subir, é tudo motores sem cavalos, se andares em auto estrada, na fiat ali por volta dos 100Km/h aquele começa a beber bem tal como o Dancia, a Opel no 1.4 é por volta dos 110km/h. Autonomias é tudo igual fazes ali 600 kms a gasolina e uns 350 kms a GPL.
                                                Eu depois de experimentar tudo fiz algo irracional, mas como era para particular, faço 5000kms ano e olhava para despesas, comprei um Yaris HSD, gastei 1500€ no kit a GPL e gasto um deposito de gasolina de 4 em 4 meses, tenho médias para fazer um deposito com 450Km, manutenção de um hibrido é barata, e tenho que por a cada 15.000kms um liquido de refrigeração das válvulas e fiquei com carro para autoestrada e para cidade.
                                                Certo... um híbrido bi-fuel é invencível em economia.

                                                Mas, será que um turbinado bifuel é assim tão mão comparado com um Yaris HSD... com 100cv?!?

                                                Olho por exemplo, para o Sandero Bi-fuel com o 0.9 TCe... faz 11.1s dos 0-100km/h e uma velocidade máxima de 175km/h... contra 11.8s e 165km/h do Yaris HSD.


                                                Fiquei mesmo com dúvidas se o Yaris se comporta mesmo melhor a subir que o Sandero por exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu não conheço o yaris mas como agora tenho o Sandero TCE e digo-vos que aquilo tem uma força do catano mesmo em 4ª e 5ª e a subir !

                                                  É claro, não esquecer que é relativamente leve e tem a potência máxima logo após as 5000 RPM !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Esses sinais de proibição de carros a GPL são ilegais, pois não existem no código, nem sequer é proibido o acesso a carros a GPL seja aonde for.
                                                    O que é proibido é o estacionamento, para carros com distico azul é proibido o estacionamento em pisos abaixo do solo, e em locais completamente fechados.
                                                    Para carros com distico verde pode-se estacionar em locais fechados e subterrâneos desde que o parque cumpra certas normas. Na prática o pessoal estaciona em qualquer lugar, porque ninguém sabe que parques cumprem os requisitos.
                                                    Obrigado.

                                                    Qual é a lógica por detrás de ser proibido o estacionamento mas não o acesso/circulação?

                                                    A proibição da entrada de carros a GPL num parque fechado (ainda que ilegal no formato) não poderá ser interpretado como uma forma de ser dito que não cumprem essas tais normas necessárias?


                                                    Ou seja, existe ou não um risco legal ao estacionar um carro a GPL num parque que o proíba?


                                                    E coloco esta questão a pensar naqueles azares que dificilmente acontecem, mas podem acontecer.
                                                    Imaginemos que um carro se incendeia (e não estou aqui de modo algum a ligar ao sistema de GPL, mas sim às coisas que até num modelo dos diesel que eu tenho já aconteceu diversas vezes), seja por um problema eléctrico ou outra coisa qualquer.

                                                    Ou vamos até dizer que eu estacionei um carro a GPL com a respectiva conversão feita e aprovada com a vinheta verde num parque que tinha esse sinal de proibição ilegal, e que dois carros ao lado houve um que se incendiou e queimou uma série de carros, incluindo o meu a GPL.

                                                    Isso poderia trazer problemas legais (incluindo a não-indemnização dos danos no meu carro)?
                                                    Um seguro de incêndio feito a um carro a GPL deixa exclusões consoante o local onde fique estacionado?


                                                    É evidente que estes cenários são algo extremos e a probabilidade de se estar perante um problema destes é extremamente reduzida.

                                                    Mas o cenário de poder arder no meio de uma auto-estrada é muito distinto de um parque de estacionamento de um centro comercial (em termos de potencial de custos de danos a terceiros se tivermos de lidar com a responsabilidade), ainda que habitualmente estes parques também tenham sistemas anti-incêndio muito mais sofisticados do que estacionar na garagem debaixo de um prédio comum com uns anos.


                                                    Ou seja, parece-me que este tema deveria estar bem esclarecido, e no mínimo a pessoa soubesse quando é que pode estar a arriscar ou não.
                                                    Mas com sinais de proibição sem validade legal, quem vistoria e aprova o espaço não anota essa irregularidade?

                                                    Este tema parece viver muito da dúvida, ou é impressão minha?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sei que não tem muito a ver com as dúvidas colocadas, no entanto queria acrescentar um dado técnico.

                                                      A questão da tradicional proibição de carros a "gás" nos subterrâneos tem a ver com uma possível fuga. A questão é que o GPL desce e acumula-se no solo. Já o CNG (gás natural) sobe e acumula-se no tecto.

                                                      Portanto a questão sempre se prendeu com a ventilação (ou falta dela) típica ou de emergência do parque em si. Se tem forma de detectar, dissipar numa emergência, etc, etc.

                                                      O que se alterou naquele ano foi a obrigatoriedade de uma multiválvula à saída do depósito que praticamente torna impossível qualquer fuga. Antes desse ano todos as instalações já a tinham... mas como não era obrigatória, nunca se sabe se um instalador menos cuidadoso não a suprimiu e meteu uns cobres ao bolso.

                                                      Portanto quem tem um carro anterior ao ano desse obrigatoriedade necessita de atestar que a sua instalação tem mesmo essa válvula, daí a nova IPO.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X