Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Racionalidade de troca de carro Diesel por Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Racionalidade de troca de carro Diesel por Gasolina

    Boas tardes a todos, desde algum tempo a esta parte tenho estado indeciso se troco ou não de automóvel.

    A questão é esta, tenho um Ford Focus 1.6 tdci de 2010 (110hp) com poucos km (~74000) em bom estado e que não me tem dado problemas até agora, e tenho andado tentado em trocá-lo por um fiesta 1.0 140hp st-line dos mais recentes, que acho que está muito interessante.

    O problema é que faço de segunda a sexta 70km, e nos fins de semana varia um pouco, (tanto posso não andar como fazer até 200km), ou seja, por mês faço entre 1600 a 2000km no máximo.

    Com o focus faço um consumo médio de ~6.0l/100km, com o gasóleo a €1.32/l, gasto entre 130€ e 160€, mais coisa menos coisa.

    Supondo que com o fiesta no mesmo estilo de condução fizesse ~7.0l/100km, com a gasolina a 1.50€/l, gastaria entre 168€ e 210€.

    Em questão de valores, e tentando ser realista, não acredito que dêm mais que 7500~8000€ pelo focus, e o fiesta deve custar no mínimo, já com equipamento e descontos, 19000€, ou seja, uma diferença de ~11000€, mas isso quando se troca de carro já se sabe para o que se vai.

    O que queria saber era mesmo a vossa opinião e se acham que tal troca faria sentido, o descer de segmento, e a racionalidade da troca do diesel pela gasolina para quem faz em torno de 20000 km/ano.

    P.S. - O focus 1.0 125 não é opção por estar em fim de vida, apesar dos preços atrativos.

    #2
    Estou numa dúvida idêntica, mas só estou nessa dúvida porque faço de 5 a 10 km por dia e mesmo assim não queria deixar o diesel, quanto mais fazendo toda essa quilometragem. Acho que compensa procurar diesel na mesma. A diferença de manutenção é maior, mas se bem cuidado a tempo e horas, certamente será vantajoso, ainda assim. Mas é a opinião de um leigo na matéria. E não faltará gente bem mais entendida do que eu.

    Comentário


      #3
      Mas se o teu carro tem 7 anos e 74000km, significa que fazes pouco mais de 10000km p/ anos e nunca os tais 20000km que referes.

      Quanto à questão de perderes +/- 10000€ com a troca é óbvio e estás ciente disso e ainda por cima o Fiesta é mais gastador em termos de combustivel

      Quanto a benefícios tens o facto de ficares com um carro mais recente, menos poluente e poupa-te os € da limpeza/substituição do FAP que terás que fazer em breve na Focus .

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
        Boas tardes a todos, desde algum tempo a esta parte tenho estado indeciso se troco ou não de automóvel.

        A questão é esta, tenho um Ford Focus 1.6 tdci de 2010 (110hp) com poucos km (~74000) em bom estado e que não me tem dado problemas até agora, e tenho andado tentado em trocá-lo por um fiesta 1.0 140hp st-line dos mais recentes, que acho que está muito interessante.

        O problema é que faço de segunda a sexta 70km, e nos fins de semana varia um pouco, (tanto posso não andar como fazer até 200km), ou seja, por mês faço entre 1600 a 2000km no máximo.

        Com o focus faço um consumo médio de ~6.0l/100km, com o gasóleo a €1.32/l, gasto entre 130€ e 160€, mais coisa menos coisa.

        Supondo que com o fiesta no mesmo estilo de condução fizesse ~7.0l/100km, com a gasolina a 1.50€/l, gastaria entre 168€ e 210€.

        Em questão de valores, e tentando ser realista, não acredito que dêm mais que 7500~8000€ pelo focus, e o fiesta deve custar no mínimo, já com equipamento e descontos, 19000€, ou seja, uma diferença de ~11000€, mas isso quando se troca de carro já se sabe para o que se vai.

        O que queria saber era mesmo a vossa opinião e se acham que tal troca faria sentido, o descer de segmento, e a racionalidade da troca do diesel pela gasolina para quem faz em torno de 20000 km/ano.

        P.S. - O focus 1.0 125 não é opção por estar em fim de vida, apesar dos preços atrativos.
        Com 20 mil km por ano não recomendaria essa troca. Ainda mais porque 19 mil por um Fiesta é muito dinheiro, há alguma coisa aí que não está bem. Com mais 2 ou 3 mil já levas o ST cujo andamento não tem nada a ver.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
          Mas se o teu carro tem 7 anos e 74000km, significa que fazes pouco mais de 10000km p/ anos e nunca os tais 20000km que referes.

          Quanto à questão de perderes +/- 10000€ com a troca é óbvio e estás ciente disso e ainda por cima o Fiesta é mais gastador em termos de combustivel

          Quanto a benefícios tens o facto de ficares com um carro mais recente, menos poluente e poupa-te os € da limpeza/substituição do FAP que terás que fazer em breve na Focus .
          Não é assim tão linear, o carro está nas minhas mãos desde Abril, altura em que tinha perto de 60000km

          De resto, tudo certo, é uma questão de ponderar os prós e contras.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
            Com 20 mil km por ano não recomendaria essa troca. Ainda mais porque 19 mil por um Fiesta é muito dinheiro, há alguma coisa aí que não está bem. Com mais 2 ou 3 mil já levas o ST cujo andamento não tem nada a ver.
            O ST ainda não está à venda, nem há valores ainda. De qualquer forma não acredito que custe menos que 24000~25000€.

            Comentário


              #7
              Por motivos racionais, não troques. Agora, se a emoção quiser falar mais alto e tiveres €€€ para isso, tu é que sabes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                Boas tardes a todos, desde algum tempo a esta parte tenho estado indeciso se troco ou não de automóvel.

                A questão é esta, tenho um Ford Focus 1.6 tdci de 2010 (110hp) com poucos km (~74000) em bom estado e que não me tem dado problemas até agora, e tenho andado tentado em trocá-lo por um fiesta 1.0 140hp st-line dos mais recentes, que acho que está muito interessante.

                O problema é que faço de segunda a sexta 70km, e nos fins de semana varia um pouco, (tanto posso não andar como fazer até 200km), ou seja, por mês faço entre 1600 a 2000km no máximo.

                Com o focus faço um consumo médio de ~6.0l/100km, com o gasóleo a €1.32/l, gasto entre 130€ e 160€, mais coisa menos coisa.

                Supondo que com o fiesta no mesmo estilo de condução fizesse ~7.0l/100km, com a gasolina a 1.50€/l, gastaria entre 168€ e 210€.

                Em questão de valores, e tentando ser realista, não acredito que dêm mais que 7500~8000€ pelo focus, e o fiesta deve custar no mínimo, já com equipamento e descontos, 19000€, ou seja, uma diferença de ~11000€, mas isso quando se troca de carro já se sabe para o que se vai.

                O que queria saber era mesmo a vossa opinião e se acham que tal troca faria sentido, o descer de segmento, e a racionalidade da troca do diesel pela gasolina para quem faz em torno de 20000 km/ano.

                P.S. - O focus 1.0 125 não é opção por estar em fim de vida, apesar dos preços atrativos.
                7 ???, renault captur 0.9 - sempre acima dos 8,5 em voltas de aldeia - nem chega a aquecer. (14000km em 3 anos)
                Olhando aos teus km acredito que baixe algo mas nunca para os 7.
                quanto a trocar, estando em bom estado e sem problemas e atendendo aos km's que fazes, acho má troca, mas pronto...
                Editado pela última vez por karne; 12 December 2017, 15:33.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por karne Ver Post
                  7 ???, renault captur 0.9 - sempre acima dos 8,5 em voltas de aldeia - nem chega a aquecer. (14000km em 3 anos)
                  Possivelmente o problema é esse mesmo, serem só em voltas na aldeia e sem aquecer, situações em que gasta sempre mais

                  Mas sim, os 7 L/100km podem pecar por otimistas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Por motivos racionais, não troques. Agora, se a emoção quiser falar mais alto e tiveres €€€ para isso, tu é que sabes.
                    Lá está, é uma questão que de racional não tem nada. O bichinho de querer estar sempre a trocar de carro é tramado

                    Comentário


                      #11
                      Esquece os 7 Litros se for circuito urbano.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                        O ST ainda não está à venda, nem há valores ainda. De qualquer forma não acredito que custe menos que 24000~25000€.
                        Pois, esqueci-me do modelo novo e estava a indicar-te valores do ST 182 anterior. Por volta desse valor havia há uns tempos o Fiesta ST e o Ibiza Cupra 1.8TSI que eram boas escolhas. Tenta no mercado dos usados, tenho visto STs e Cupras a aparecerem de vez em quando por aí por volta desses valores (18-20 mil).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                          Esquece os 7 Litros se for circuito urbano.
                          35km para cada lado em IP e nacional.

                          Comentário


                            #14
                            deixa-te estar quieto para a media de km's diária, estás muito bem servido com um focus, e ainda para mais só com esses km's ainda é um jovem, que mal rodou... se estás bem expreme tudo o que a actual máquina tem para dar, então um dia mais tarde pensas em trocar... não existe qualquer vantagem nessa troca...

                            eu tenho uma focus sw de 2008 com o mesmo motor e não troco aquilo por nada...

                            Comentário


                              #15
                              A racionalidade de trocar um carro com 7 anos e sem dar problemas por outro de gama inferior e desembolsar 11.000€ é zero.
                              Mas como as decisões não são feitas de racionalidade, avança agora e arrepende-te depois, se for caso disso

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                                Possivelmente o problema é esse mesmo, serem só em voltas na aldeia e sem aquecer, situações em que gasta sempre mais

                                Mas sim, os 7 L/100km podem pecar por otimistas...
                                Pois, eu sei, mas o carro é lindo - diz a mulher... quando não as vences juntas-te a elas.

                                Contudo repara, se diz que faz 70km por semana, (neste caso 5 dias), dará uma média de 14km por dia, isto é, 7 pela manhã, 7 pela tarde. A menos que saia de casa e entre logo em via rápida para estabilizar a velocidade, pois caso contrário andará sempre no pára arranca, fica a gastar só 7?? Não me parece...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                                  35km para cada lado em IP e nacional.
                                  Bem, então, mas em que é que ficamos?? 70 Km de segunda a sexta ou 70Km diários? É que tem uma diferença significativa... em todo o caso, nã... já foi tempo que isso até acontecia, agora??

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por joca149 Ver Post
                                    Não é assim tão linear, o carro está nas minhas mãos desde Abril, altura em que tinha perto de 60000km

                                    De resto, tudo certo, é uma questão de ponderar os prós e contras.
                                    Não mencionaste essa parte

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma troca de carro raramente é racional, no entanto como eu costumo dizer, da nossa carteira e da nossa vida sabemos nós pelo que se te sentes confortável em gastar os 11000€ então segue em frente

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                        Pois, esqueci-me do modelo novo e estava a indicar-te valores do ST 182 anterior. Por volta desse valor havia há uns tempos o Fiesta ST e o Ibiza Cupra 1.8TSI que eram boas escolhas. Tenta no mercado dos usados, tenho visto STs e Cupras a aparecerem de vez em quando por aí por volta desses valores (18-20 mil).
                                        Faz-me um pouco de confusão dar esses valores por carros usados desse tipo, ST's, GTI's, Cupras, RS's, pode sempre não ser o caso, mas quem compra carros desses e os vende passado pouco tempo, dá para ter uma ideia do trato que levaram...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                          deixa-te estar quieto para a media de km's diária, estás muito bem servido com um focus, e ainda para mais só com esses km's ainda é um jovem, que mal rodou... se estás bem expreme tudo o que a actual máquina tem para dar, então um dia mais tarde pensas em trocar... não existe qualquer vantagem nessa troca...

                                          eu tenho uma focus sw de 2008 com o mesmo motor e não troco aquilo por nada...
                                          É sempre uma opção, e se calhar a mais válida...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            A racionalidade de trocar um carro com 7 anos e sem dar problemas por outro de gama inferior e desembolsar 11.000€ é zero.
                                            Mas como as decisões não são feitas de racionalidade, avança agora e arrepende-te depois, se for caso disso
                                            Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                            Uma troca de carro raramente é racional, no entanto como eu costumo dizer, da nossa carteira e da nossa vida sabemos nós pelo que se te sentes confortável em gastar os 11000€ então segue em frente
                                            Sim, a ideia é mesmo perceber se tal coisa entrava na cabeça de alguém como aceitável, principalmente na de pessoas que como eu gostam de automóveis.

                                            Que para as pessoas "normais" com quem tenho falado, tudo isto não passa de um absurdo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por karne Ver Post
                                              Bem, então, mas em que é que ficamos?? 70 Km de segunda a sexta ou 70Km diários? É que tem uma diferença significativa... em todo o caso, nã... já foi tempo que isso até acontecia, agora??
                                              Pode não estar explícito, mas são 70km diários.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho uma má troca, atendendo aos quilómetros que fazes por dia... contudo, se esse bichinho de trocar de carro está acordado, esperaria pelo novo Focus que está para sair em breve! Mas, todos nós temos prioridades diferentes...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Se a questão é sobre racionalidade eu ficaria sossegado.
                                                  E nem é por ser um segmento inferior nem por ser a gasolina. É apenas por o teu carro atual estar "novo". 7 anos e 74000 são peaners. Quando ele começar a assaltar-te a carteira com idas à oficina logo pensas racionalmente nisso.


                                                  Cumps.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pelas minhas contas, só para ires trabalhar de segunda a sexta são 17.000 km/ano. Depois falta todo o resto.

                                                    Financeiramente é péssimo negócio, pelo que sobra o lado emotivo.

                                                    Podes re-introduzir um pouco de racionalidade com GPL no Fiesta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Na minha cabeça cabe perfeitamente.

                                                      Como te disse acima, da nossa carteira e do nosso bem estar sabemos nós. Se calhar essas pessoas que te dizem isso são as mesmas que trocam de telemóvel sempre que sai uma nova versão. Ou seja, a treta é a mesma mas a troca deles é "mais aceitável" porque estamos a falar em valores inferiores aos de um carro, no entanto na maior parte dos casos não deixa de ser uma troca escusada que só foi feita porque só tiveram em conta a parte emocional.

                                                      Cada um vive e sente paixões por coisas diferentes e como em todas as paixões tomam-se decisões pouco racionais mas que ao mesmo tempo nos dão prazer

                                                      Por isso a decisão só pode ser tomada por ti

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                        Na minha cabeça cabe perfeitamente.

                                                        Como te disse acima, da nossa carteira e do nosso bem estar sabemos nós. Se calhar essas pessoas que te dizem isso são as mesmas que trocam de telemóvel sempre que sai uma nova versão. Ou seja, a treta é a mesma mas a troca deles é "mais aceitável" porque estamos a falar em valores inferiores aos de um carro, no entanto na maior parte dos casos não deixa de ser uma troca escusada que só foi feita porque só tiveram em conta a parte emocional.

                                                        Cada um vive e sente paixões por coisas diferentes e como em todas as paixões tomam-se decisões pouco racionais mas que ao mesmo tempo nos dão prazer

                                                        Por isso a decisão só pode ser tomada por ti
                                                        Pois com certeza que sim, mas.. o homem vem colocar a questão em termos de racionalidade. Não está com dúvidas passionais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
                                                          Eu acho uma má troca, atendendo aos quilómetros que fazes por dia... contudo, se esse bichinho de trocar de carro está acordado, esperaria pelo novo Focus que está para sair em breve! Mas, todos nós temos prioridades diferentes...
                                                          É outra hipótese, isto se sair tão interessante como o fiesta...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Pelas minhas contas, só para ires trabalhar de segunda a sexta são 17.000 km/ano. Depois falta todo o resto.

                                                            Financeiramente é péssimo negócio, pelo que sobra o lado emotivo.

                                                            Podes re-introduzir um pouco de racionalidade com GPL no Fiesta.
                                                            GPL, nem me tinha lembrado. Não perde a garantia se puser?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X