Anúncio

Collapse
No announcement yet.

::Aconselhamento:: Cancelar compra de veículo por incumprimento do prazo de entrega

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ::Aconselhamento:: Cancelar compra de veículo por incumprimento do prazo de entrega

    Boa tarde caros colegas,

    Conforme indica o título, gostaria de saber qual são as minhas hipóteses, caso deseje efetivamente abdicar da viatura em questão.

    Passo a tentar explicar de forma sucinta:

    No final de Agosto sinalizei com €500 a compra de um carro num concessionário oficial da marca, aqui na zona do Porto. Prazo de entrega previsto e assinalado na proposta comercial: 20 de Novembro. Em conversa informal com o comercial, perguntei qual seria a previsão realista para receber o carro (estava a contar com +/- 3 meses, dado que o carro foi encomendado à fabrica), tendo a resposta sido algo como: "inícios de Novembro já tem o carro, mas como segurança colocamos aqui dia 20, para precaver algum atraso...".

    Durante o período de espera, o prazo andou entre fim de Outubro ("ok"), Novembro ("ok, foi o combinado") e agora em Dezembro ainda não tenho o carro, pois ligaram-me do "escritório" a perguntar se podiam pedir a matrícula de Novembro - isto foi ainda em Novembro, algures na data prevista de entrega do carro - para que o carro me fosse entregue a 20 de Dezembro (1 mês depois do estipulado), pois segundo a funcionária, este havia sido encomendado como "Viatura de demonstração" por causa do desconto aplicado. Ligo para o vendedor que me diz desconhecer tal situação, mas que iria averiguar. Informa-me posteriormente que afinal o carro teria mesmo que ficar na posse do concessionário durante um mês, por ser de "demonstração", mas que não iria estar em exposição, ou em contacto com o público (test drives e assim...) e que iriam tentar antecipar (lol) a entrega o mais possível - algo que não fizeram.

    Entretanto vou lá sem avisar e vejo que o carro ficou parado num parque de viaturas descoberto (destinado aos carros novos, fora do contacto com o público), consequentemente com alguns dejectos de pássaros, e que no processo alguém amassou uma porta (dano pontual semelhante ao provocado por queda de granizo, ainda que não tenha sido essa a razão), estando já a ser reparado.

    Posto isto, gostaria de saber se, caso não haja uma compensação por parte do concessionário por toda esta triste experiencia, e dado que a data de entrega marcada na proposta comercial será ultrapassada em um mês(!), estando eles em incumprimento, poderei cancelar a compra e reaver o meu sinal.

    Obrigado pela atenção e qualquer ajuda, desde já.

    Cumprimentos

    #2
    Se ainda não pagaste és tu o Rei, vai lá chateá-los um bocado que eles estão lá pra isso.

    Quando comprei o meu Honda disseram-me que o iam trazer de Lyon (onde chegou novo) até onde vivo (+/- 100km) pela autoestrada porque um dos funcionarios da Honda nesse dia ia deslocar-se á concessão onde comprei o carro. Bati o pé e fiz com que trouxessem o carro de reboque até aqui, e fui ao concessionário assistir á chegada. Ou era assim, ou então fiquem vocês com ele, no entanto eu não tinha dado sinal nenhum apenas feito a encomenda.

    Comentário


      #3
      Quando entregaste o sinal não te deram um papelito com as condições de compra? Se sim tens lá a resposta.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
        Quando entregaste o sinal não te deram um papelito com as condições de compra? Se sim tens lá a resposta.
        Tenho a "proposta contratual" com a descriminação da configuração, valores e a "data provável de entrega", que é o tal dia 20 de Novembro, e nas costas da folha estão as condições gerais, onde o único ponto dos 11 que estará relacionado diz: "Levantamento do veículo: o Cliente deverá proceder à celebração do contrato respectivo e ao levantamento do veículo dentro do prazo de 15 dias a partir do dia em que lhe seja comunicada a respectiva disponibilidade para entrega;"

        Eu ainda não assinei nenhum contrato propriamente dito, apenas a tal proposta contratual e a data de entrega é, como já disse, um mês depois da que consta da mesma

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por blakke Ver Post
          Se ainda não pagaste és tu o Rei, vai lá chateá-los um bocado que eles estão lá pra isso.

          Quando comprei o meu Honda disseram-me que o iam trazer de Lyon (onde chegou novo) até onde vivo (+/- 100km) pela autoestrada porque um dos funcionarios da Honda nesse dia ia deslocar-se á concessão onde comprei o carro. Bati o pé e fiz com que trouxessem o carro de reboque até aqui, e fui ao concessionário assistir á chegada. Ou era assim, ou então fiquem vocês com ele, no entanto eu não tinha dado sinal nenhum apenas feito a encomenda.
          No fim da semana vou ao concessionário ver o carro e ver também qual é a posição deles em relação à possível compensação por todo este triste processo. Dependendo da posição deles, pondero abdicar do carro, daí querer saber o que posso ou não fazer

          Comentário


            #6
            Nesta altura do campeonato fazia o pedido para apenas matricularem em Janeiro.

            Comentário


              #7
              É só esquemas...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                Nesta altura do campeonato fazia o pedido para apenas matricularem em Janeiro.
                Pelo que entendi o carro já está matriculado.

                Comentário


                  #9
                  Deixa ver se percebi bem:

                  Compras um carro novo, o mesmo chega, o stand diz que não pode entregar porque é de demonstração? e que vai demorar um mês para te entregar? no entanto já matriculou o mesmo em novembro? é isto?

                  Se sim apenas 1 perguntas foste informado aquando da encomenda que o carro teria de ficar no stand matriculado durante x tempo?

                  Comigo exigia a resolução imediata do negocio ou um belo desconto, basicamente estás a comprar um carro que ja tem 1 mas de matricula sem que o tenhas sequer usado isso não faz sentido algum

                  Comentário


                    #10
                    A questão é mesmo a necessidade do carro ficar 1 mês parado por causa do dito desconto.

                    Foste informado de tal situação quando da compra e da negociação do preço?

                    Se não, pedia um belo desconto ou umas 2 ou 3 revisões gratuitas. E tapetes de borracha para a mala que costumam ser caros.


                    Não fazia a resolução do contrato porque assim demoras mais tempo a comprar outro carro e se foi encomendado é porque vem ao teu gosto.

                    Comentário


                      #11
                      Eu começo a achar que muitas concessões ganham em cobrar o sinal, e depois cansar o cliente a ver se ele desiste...
                      São tantos os esquemas...

                      Se está amolado eu já não queria o carro.

                      Comentário


                        #12
                        Não percebo como é que se está na iminência de fazer um investimento avultado numa viatura e mesmo assim se é benevolente com o stand.


                        Incumprimento do prazo de entrega, alteração das condições contratuais, danos na viatura, a viatura já está matriculada e a desvalorizar, o que é preciso mais acontecer para pedir a devolução do sinal e fugir desse stand.


                        Julgo que não estou enganado mas se está catalogado como viatura de demonstração, ainda para mais matriculado, podes correr o risco que esteja a ser utilizada para test-drive por potenciais clientes.

                        Antes da entrega limpam a viatura como se nunca tivesse sido utilizada.

                        Pensam que não mas há um tópico no forum de um user que comprou um Kia rotulado como novo e veio a descobrir que tinha andado a fazer corridas no Estoril numa ação de marketing da marca. É só pesquisar.

                        Posto isto acho que já sabes o que tens que fazer. Stands há muitos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
                          este havia sido encomendado como "Viatura de demonstração" por causa do desconto aplicado
                          Mas que raio? Isso estava sequer previsto na proposta que assinaste?

                          Se não for demasiada intromissão, achava por bem mencionares o nome do concessionário.

                          Comentário


                            #14
                            Aqui a questão está no português quanto à data, data provável não é exata... apontamos para dia 20 mas se for 30 ou 15 do outro mês também cabe na provável...
                            Agora matricula e parado sem acordo expresso (assinado) pode dar pano para mangas... mas depois temos os 15 dias que o cliente supostamente não cumpriu.
                            Isto é claro chegando ao extremo... pois vejo muita conversa de café... é o nosso mal, acreditamos na palavra...
                            Editado pela última vez por karne; 13 December 2017, 12:37.

                            Comentário


                              #15
                              Se diz "data provável para entrega", esperas o tempo que fôr preciso.
                              Não estás contente? Chateia e pede contrapartidas pelo incomodo e por já terem reparado um painel, mas não são obrigados a dar-te nada em troca.
                              Por outro lado, se não levantares, perdes o sinal e o carro é vendido a outro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                Se diz "data provável para entrega", esperas o tempo que fôr preciso.
                                Não estás contente? Chateia e pede contrapartidas pelo incomodo e por já terem reparado um painel, mas não são obrigados a dar-te nada em troca.
                                Por outro lado, se não levantares, perdes o sinal e o carro é vendido a outro.
                                Pois, essa é fácil e matriculado e parado sem acordo (suponho)???

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho muito muito estranho um stand fazer uma situação de "carro de demonstração" e ficar 1 mês no stand, sem que o cliente tenha sido informado.

                                  Já me foi apresentado uma situação dessas uma vez, mas foi tudo bem explicado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Parece que estás a adquirir um carro de serviço ou um semi-novo...

                                    Comentário


                                      #19
                                      É normal os fabricantes venderam unidades de demonstração aos revendedores com um grande desconto para servirem exactamente de demonstração... Acontece com os carros, televisores, computadores, etc, etc

                                      O que o stand está a fazer é uma chico espertisse basicamente, compra um carro de demonstração por uma fração do valor à fábrica e revende a um cliente...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nos equipamentos eletrónicos costuma vir assinalado, nos carros não sei

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ca para mim o carro de demonstracão foi co caneco ou para algum funcionario, ou alguem anda com ele, e agora os clientes sao o carro de demonstracao.
                                          Para o proximo mes calha a outro.
                                          Eu se nao me tivesse sido dado conhecimento no acto de compra cancelava o negocio

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui toda a gente "parte tudo"... e não perdoam nadinha

                                            O mais importante para ti será;
                                            Se cancelares este negócio, arranjas outro carro como este pelo mesmo preço? se sim, cancela, sendo que vais ter que esperar novamente por uma nova entrega do carro.
                                            Se não, faz este negócio, dizendo que estás desagradado com a situação e pode ser que pelo menos eles de estendam a garantia e te deêm 2 ou 3 anos de manutenção gratuita.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                                              Nesta altura do campeonato fazia o pedido para apenas matricularem em Janeiro.
                                              Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                              Pelo que entendi o carro já está matriculado.
                                              Correto. O carro já terá matricula, mês de Novembro.

                                              Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                                              Deixa ver se percebi bem:

                                              Compras um carro novo, o mesmo chega, o stand diz que não pode entregar porque é de demonstração? e que vai demorar um mês para te entregar? no entanto já matriculou o mesmo em novembro? é isto?

                                              Exactamente isto

                                              Se sim apenas 1 perguntas foste informado aquando da encomenda que o carro teria de ficar no stand matriculado durante x tempo?

                                              Não.

                                              Comigo exigia a resolução imediata do negocio ou um belo desconto, basicamente estás a comprar um carro que ja tem 1 mas de matricula sem que o tenhas sequer usado isso não faz sentido algum

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                A questão é mesmo a necessidade do carro ficar 1 mês parado por causa do dito desconto.

                                                Foste informado de tal situação quando da compra e da negociação do preço?

                                                Não

                                                Se não, pedia um belo desconto ou umas 2 ou 3 revisões gratuitas. E tapetes de borracha para a mala que costumam ser caros.

                                                É o que irei fazer.

                                                Não fazia a resolução do contrato porque assim demoras mais tempo a comprar outro carro e se foi encomendado é porque vem ao teu gosto.
                                                6 caract

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Dialmedia Ver Post
                                                  Não percebo como é que se está na iminência de fazer um investimento avultado numa viatura e mesmo assim se é benevolente com o stand.


                                                  Incumprimento do prazo de entrega, alteração das condições contratuais, danos na viatura, a viatura já está matriculada e a desvalorizar, o que é preciso mais acontecer para pedir a devolução do sinal e fugir desse stand.


                                                  Julgo que não estou enganado mas se está catalogado como viatura de demonstração, ainda para mais matriculado, podes correr o risco que esteja a ser utilizada para test-drive por potenciais clientes.


                                                  O carro "já tem matricula" supostamente, mas não tem as placas colocadas. Ficou imobilizado no tal parque. Apareci lá de surpresa duas vezes e ele estava no mesmo local, com as proteções do volante e as folhas com a info de fábrica. Foi da segunda vez que vi a amolgadela na porta. Da primeira não existia qualquer dano, apenas m**** de pássaro

                                                  Antes da entrega limpam a viatura como se nunca tivesse sido utilizada.

                                                  Pensam que não mas há um tópico no forum de um user que comprou um Kia rotulado como novo e veio a descobrir que tinha andado a fazer corridas no Estoril numa ação de marketing da marca. É só pesquisar.

                                                  Sim, estou por dentro desse caso.

                                                  Posto isto acho que já sabes o que tens que fazer. Stands há muitos.
                                                  6 caract

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                    É normal os fabricantes venderam unidades de demonstração aos revendedores com um grande desconto para servirem exactamente de demonstração... Acontece com os carros, televisores, computadores, etc, etc

                                                    O que o stand está a fazer é uma chico espertisse basicamente, compra um carro de demonstração por uma fração do valor à fábrica e revende a um cliente...
                                                    Penso que será por aí...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ja alguem pensou que derivado ao suposto desconto, o carro seja mesmo obrigado a estar em "nome" do stand durante 1 mes antes de mudar de propriedade e talvez seja esse o motivo da demora??

                                                      Se for esse o caso, o stand pode se negar a entregar o carro ao proprietario sem que o carro esteja com o nome correcto no Registo, e vice versa. O comprador tambem pode nao aceitar andar com o carro 1 mes e nao ter o nome dele como sendo proprietario

                                                      Complicadooooooooo, muito complicadooooo De salientar que devido a esse suposto desconto o carro mesmo com zero kms, ja vai ter 2 registos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Acho muito muito estranho um stand fazer uma situação de "carro de demonstração" e ficar 1 mês no stand, sem que o cliente tenha sido informado.

                                                        Já me foi apresentado uma situação dessas uma vez, mas foi tudo bem explicado.
                                                        Não me disseram nada. Soube apenas quando me ligaram do escritório a pedir autorização para fazer o pedido da matricula. Só aí é que me disseram que tinham de ficar com o carro durante um mês. O vendedor disse que não tinha conhecimento disso, mas que se confirmava... melhor de tudo: "ah, mas é essa a data de entrega (um mês após a suposta data!) que tenho aqui desde o inicio do processo..." - funcionária que me ligou.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          Ja alguem pensou que derivado ao suposto desconto, o carro seja mesmo obrigado a estar em "nome" do stand durante 1 mes antes de mudar de propriedade e talvez seja esse o motivo da demora??

                                                          Se for esse o caso, o stand pode se negar a entregar o carro ao proprietario sem que o carro esteja com o nome correcto no Registo, e vice versa. O comprador tambem pode nao aceitar andar com o carro 1 mes e nao ter o nome dele como sendo proprietario

                                                          Complicadooooooooo, muito complicadooooo De salientar que devido a esse suposto desconto o carro mesmo com zero kms, ja vai ter 2 registos
                                                          E "dois meses" praticamente...

                                                          Mas a questão é que ninguém me disse nada, até praticamente terminar o suposto prazo de entrega (!). Se me tivessem dito isso logo de inicio, era uma coisa, assim...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MaximusDecimus Ver Post
                                                            E "dois meses" praticamente...

                                                            Mas a questão é que ninguém me disse nada, até praticamente terminar o suposto prazo de entrega (!). Se me tivessem dito isso logo de inicio, era uma coisa, assim...
                                                            Segundo percebi, o carro chegou ao stand dentro do prazo defenido. Até ai nao podes dizer nada.

                                                            Onde eventualmente te podes agarrar é ao facto de eles terem de bloquear o carro durante 1 mes, matriculado e nao te terem informado.

                                                            Mas se o desconto foi assim tao bom e achas q vale a pena, eu no teu lugar comia, calava, esperava mais 1 semana e ia buscar o carro, porque dia 20 de Dezembro até esta ai mesmo ao virar da esquina.

                                                            Ja para nao falar nas chatices e dores de cabeça que vais ter com o processo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X