Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abertura de actividade nas finanças para compra de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Abertura de actividade nas finanças para compra de carro

    Boa tarde.

    Hoje em dia há cada vez mais pessoas que têm aberta actividade nas finanças, paralelas com o seu trabalho.
    Claro que não deve ser possível abrir actividade, beneficiar de desconto na aquisição de veículos e fechar a actividade..
    A minha questão é: Que tipo de actividade tem que ser e qual o seu volume de negocio?

    Do género, se tiver uma casa para alugar, posso abrir actividade nas finanças para arrenda-la ? Posso criar uma empresa só para esse fim?

    Se houver alguém por aqui que me possa esclarecer agradecia!

    Cumprimentos

    #2
    Abertura de actividade nas finanças para compra de carro

    Penso que deve ser possível
    Editado pela última vez por typerfan; 15 December 2017, 19:05.

    Comentário


      #3
      Podes abrir e fechar atividade no mesmo dia sem problemas. Eu já o fiz há mais de 3 anos pelo mesmo motivo :P

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
        Podes abrir e fechar atividade no mesmo dia sem problemas. Eu já o fiz há mais de 3 anos pelo mesmo motivo :P

        Assim tao facil?? Pensei que tinhas de manter a actividade durante uns anos apresentar ganhos/despesas.. Se fosse assim tão facil todos compravam carros pela empresa não? Vou tentar informar-me mais sobre isso..

        Comentário


          #5
          Algumas marcas já pedem comprovativos de actividade prolongada por isso pode ou não valer a pena.

          Comentário


            #6
            Comprar uma viatura de 5 lugares pela empresa fica mais caro, que a nível particular. Mesmo com desconto. Há uma coisinha chamada tributação autónoma

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nofears Ver Post
              Assim tao facil?? Pensei que tinhas de manter a actividade durante uns anos apresentar ganhos/despesas.. Se fosse assim tão facil todos compravam carros pela empresa não? Vou tentar informar-me mais sobre isso..
              É verdade...podes abrir hoje e fechar amanha sem qq recibo ou custo para ti...Quanto ás marcas, algumas ( como a mercedes ) pedem 6 meses de carencia...mas a maioria nao quer saber e quer é vender...muita malta a fazer isso...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                Comprar uma viatura de 5 lugares pela empresa fica mais caro, que a nível particular. Mesmo com desconto. Há uma coisinha chamada tributação autónoma
                Em ENI nao existe...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nofears Ver Post
                  Assim tao facil?? Pensei que tinhas de manter a actividade durante uns anos apresentar ganhos/despesas.. Se fosse assim tão facil todos compravam carros pela empresa não? Vou tentar informar-me mais sobre isso..
                  Não é pela empresa, será em nome pessoal como profissional liberal.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Comprar uma viatura de 5 lugares pela empresa fica mais caro, que a nível particular. Mesmo com desconto. Há uma coisinha chamada tributação autónoma
                    Que carrega também em todas as despesas associadas ao carro. E o iva nem é dedutível.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                      Em ENI nao existe...
                      Penso que dependerá do regime. Só no regime simplificado é que não se aplica mas também não entra diretamente como despesa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Penso que dependerá do regime. Só no regime simplificado é que não se aplica mas também não entra diretamente como despesa.
                        Sim, sem contabilidade organizada...a ideia nao era entrar como despesas...era ter o desconto de eni na compra...

                        Comentário


                          #13
                          A pesquisar por: "desconto de eni"

                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...0-euros-3.html
                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...-para-eni.html

                          Obrigado Ecosia por teres o FAHO nos primeiros 2 resultados

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                            Sim, sem contabilidade organizada...a ideia nao era entrar como despesas...era ter o desconto de eni na compra...

                            Viva sobre este ponto, um trabalhador dependente que desconte para a SS , pode abrir atividade pela 1ª vez como ENI (regime simplificado) e fechar atividade sem passar qualquer recibo verde? No ano seguinte, nesta hipótese, o IRS será agravado?

                            Comentário


                              #15
                              Já estive nessa situação.
                              Trabalhador dependente e com atividade aberta para alguns trabalhos que me apareciam.
                              No ultimo ano que tive aberta a actividade não passei nenhum recibo e não agravou o IRS.
                              Muita atenção quando abrirem em relação à SS. Não se esquecem de dizer que os descontos estão a ser feitos pela vossa entidade patronal, pois senão pensam que os descontos da SS são alocados à atividade do recibos verdes.

                              Comentário


                                #16
                                Cuidado com essas aberturas seguido de encerramento de firmas. Pode-se fazer sim com contabilidade organizada para dedução de algum, mas ao se adquirir viatura automóvel quer mercadorias quer passageiros e não havendo quaisquer compras e vendas, de imediato é alvo de uma inspecção de finanças.

                                Agora mais que nunca cada vez está mais agressiva e controlada a máquina fiscal.

                                Se for com escrita organizada que obedece a TOC tem que ter a duração sempre até 30 Março do ano seguinte.

                                Se for simplificada, obriga a enviar a declaração trimestral de IVA, mesmo com valores a zero!

                                Falar com um contabilista ou mesmo num balcão de Rep. Finanças para serem esclarecidos esses casos!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mat1977 Ver Post
                                  Cuidado com essas aberturas seguido de encerramento de firmas. Pode-se fazer sim com contabilidade organizada para dedução de algum, mas ao se adquirir viatura automóvel quer mercadorias quer passageiros e não havendo quaisquer compras e vendas, de imediato é alvo de uma inspecção de finanças.

                                  Agora mais que nunca cada vez está mais agressiva e controlada a máquina fiscal.

                                  Se for com escrita organizada que obedece a TOC tem que ter a duração sempre até 30 Março do ano seguinte.

                                  Se for simplificada, obriga a enviar a declaração trimestral de IVA, mesmo com valores a zero!

                                  Falar com um contabilista ou mesmo num balcão de Rep. Finanças para serem esclarecidos esses casos!
                                  Obrigado. Se abrir atividade como ENI , comprando carro entretanto em nome pessoal com profossional Liberal , e encerrar passados 6 meses, por exemplo devido a ausência dr negócios isto é ilegal?

                                  A compra de carro como eni é comunicada às finanças?
                                  Editado pela última vez por jlmfr; 07 September 2018, 00:38.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Que carrega também em todas as despesas associadas ao carro. E o iva nem é dedutível.
                                    É...se for elétrico ou plug-in.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu colega fez isto para comprar um V40.
                                      Aliás, foi aconselhado pelo vendedor da autosueco

                                      Comentário


                                        #20
                                        E para importar um usado?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu penso que aqui o que se fala é obter desconto de colaborador para empresas, ou seja o carro não vai ficar em nome da empresa, fica em nome da pessoa que compra que trabalha para a empresa xpto e obtém desconto de mil e poucos euros

                                          Lembro-me aqui a um ano pedir uma proposta na peugeot, ao qual me perguntaram se tinha empresa ou trabalhava a recibos verdes, eu respondi negativamente mas que por acaso a minha irmã trabalhava a recibos verdes, eles disseram que senão me importasse que o carro ficasse em nome da minha irmã podiam aplicar o desconto na mesma. Ou seja é apenas para obter o desconto, o carro nao fica em nome da empresa.

                                          Sei também de uma situação semelhante na Ford, o colaborador obteve desconto Ford frota, no entanto o carro ficou em nome dele, e era o 1o carro que era comprado nestas condições


                                          Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

                                          Comentário


                                            #22
                                            Mas ao abrir atividade ( será a primeira vez, pelo que julgo que há algumas isencoes... ?) como eni ( regime simplificado), apenas terei de indicar que já desconto para a segurança social. e já trabalho por conta de outrem ( não estou impedido no contrato trabalho).O carro fica em meu nome e não da empresa. Passados 6 meses, não posso fechar atividade por ausência de atividade (prestar um servico por 3xemplo....) , sem passar qualquer recibo verde?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eliminado...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por celsofcoelho Ver Post
                                                Eu penso que aqui o que se fala é obter desconto de colaborador para empresas, ou seja o carro não vai ficar em nome da empresa, fica em nome da pessoa que compra que trabalha para a empresa xpto e obtém desconto de mil e poucos euros

                                                Lembro-me aqui a um ano pedir uma proposta na peugeot, ao qual me perguntaram se tinha empresa ou trabalhava a recibos verdes, eu respondi negativamente mas que por acaso a minha irmã trabalhava a recibos verdes, eles disseram que senão me importasse que o carro ficasse em nome da minha irmã podiam aplicar o desconto na mesma. Ou seja é apenas para obter o desconto, o carro nao fica em nome da empresa.

                                                Sei também de uma situação semelhante na Ford, o colaborador obteve desconto Ford frota, no entanto o carro ficou em nome dele, e era o 1o carro que era comprado nestas condições


                                                Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
                                                Sim, neste caso apenas interessa o desconto como ENI. O resto, IVA e afins não interesssa neste caso...

                                                https://www.vendus.pt/blog/empresari...me-individual/


                                                Sendo a primeira vez a abrir atividade existem algumas isencoes:


                                                "
                                                ........
                                                Enquadramento na Segurança Social através do preenchimento do Mod. RV1000-DGSS (poderá obter o documento em*www.seg-social.pt).

                                                Nota:*Este enquadramento é obrigatório para os empresários cujos rendimentos ilíquidos sejam 6 vezes superiores ao IAS (Indexante dos Apoios Sociais). Estão isentos durante 12 meses os empresários que iniciam a sua atividade pela primeira vez.

                                                Empresário em Nome Individual vs Trabalhador Independente

                                                De acordo com a Autoridade Tributária, ambos são trabalhadores independentes, pois não trabalham por conta de outros.

                                                A diferença reside no facto de o trabalhador independente ser um prestador de serviços e o empresário em nome individual poder englobar serviços e venda de produtos.

                                                O trabalhador independente emite faturas-recibos (anteriores recibos verdes). Por sua vez, o empresário em nome individual pode optar pelo regime simplificado ou regime de contabilidade organizada.

                                                ........
                                                "
                                                Editado pela última vez por jlmfr; 07 September 2018, 09:23.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                  Sim, sem contabilidade organizada...a ideia não era entrar como despesas...era ter o desconto de eni na compra...
                                                  Neste caso o carro fica no nome da pessoa (não da empresa) e obtemos desconto no momento da compra. Passados alguns meses posso fechar actividade (no meu caso será a 1ª vez, pelo que há algumas "benesses") mas a titularidade do carro não sofre qualquer alteração, certo? Optando naturalmente pelo regime simplificado, e não apresentando qualquer movimento (despesa ou recibo da atividade) as finanças poderão levantar problemas descontando já atualmente como dependente para a SS (tenho de declarar este facto no momento de abertura de atividade) ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jlmfr Ver Post
                                                    Neste caso o carro fica no nome da pessoa (não da empresa) e obtemos desconto no momento da compra. Passados alguns meses posso fechar actividade (no meu caso será a 1ª vez, pelo que há algumas "benesses") mas a titularidade do carro não sofre qualquer alteração, certo? Optando naturalmente pelo regime simplificado, e não apresentando qualquer movimento (despesa ou recibo da atividade) as finanças poderão levantar problemas descontando já atualmente como dependente para a SS (tenho de declarar este facto no momento de abertura de atividade) ?
                                                    Certissimo.
                                                    Abri, aliás reabri atividade há 3 dias para esse intuito.
                                                    Mesmo que não passe recibos o IRS não vai ser afectado, pois sou trabalhador dependente.
                                                    Na peugeot já me fizeram uma proposta com esse mesmo desconto, tenho é um perído de carencia de 4 messes...Mas o vendedor já me disse para falarmos pessoalmente para ver o que se pode arranjar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boa tarde,

                                                      Obrigado. Também és trabalhador dependente que já desconta para a SS ...?
                                                      Originalmente Colocado por NLuz Ver Post
                                                      Certissimo.
                                                      Abri, aliás reabri atividade há 3 dias para esse intuito.
                                                      Mesmo que não passe recibos o IRS não vai ser afectado, pois sou trabalhador dependente.
                                                      Na peugeot já me fizeram uma proposta com esse mesmo desconto, tenho é um perído de carencia de 4 messes...Mas o vendedor já me disse para falarmos pessoalmente para ver o que se pode arranjar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jlmfr Ver Post
                                                        Boa tarde,

                                                        Obrigado. Também és trabalhador dependente que já desconta para a SS ...?
                                                        Sim sou.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jlmfr Ver Post
                                                          Obrigado. Se abrir atividade como ENI , comprando carro entretanto em nome pessoal com profossional Liberal , e encerrar passados 6 meses, por exemplo devido a ausência dr negócios isto é ilegal?

                                                          A compra de carro como eni é comunicada às finanças?
                                                          Se encerrar actividade aos 6 meses, posso-lhe garantir que vai ter visita de Inspectores Tributários para uma inspecção fiscal.

                                                          Qual qualquer compra hoje entre empresas entra sempre na AT e começa logo pelo contabilista do stand e não só.

                                                          Cuidado com esses esquemas de abrir e fechar empresas sem haver actividade e se vier a descobrir que foi apenas para aquisição de bens pessoais, nomeadamente automóveis quer mercadorias quer passageiros mesmo sem haver aqui dedução de iva, excepto rendas de renting para profissionais liberais e empresas a infracção fiscal pode passar a Crime Fiscal se for verificado o "DOLO".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por NLuz Ver Post
                                                            Mesmo que não passe recibos o IRS não vai ser afectado, pois sou trabalhador dependente.
                                                            Mesmo que seja trabalhador dependente e em simultâneo por conta de outrém, que seja pensionista da Segurança Social ou da CGA, só é penalizado se obtiver rendimentos superiores que obrigue a subir de escalão.
                                                            Ainda se pode dar o caso que apresente despesas pessoais ou familiares que justifiquem ainda receber reembolso IRS.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X