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Caixa dura a frio. Valvulina?

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    Caixa dura a frio. Valvulina?

    A caixa do meu carro é bastante dura a frio, durante os primeiros kms até aquecer. Se andar uns 5 kms fica logo mais suave e menos ruidosa. Isto é normal em alguns carros. O meu teve a caixa substituída por uma nova por um problema que vinha de origem, e desde essa substituição que nunca mais ficou a mesma coisa. Já se passaram 40k kms e mesmo com muitas queixas minhas, nunca foi detetado nada na marca.

    O óleo que vem de origem, ninguém sabe ao certo qual é, mas certamente é diferente do que o manual recomenda e do que vem de fábrica. No manual refere um 75W GL4, que é o que tenho de momento colocado na marca. Já testei outros carros iguais a frio, e a qualidade do engrenamento e suavidade é totalmente diferente, até o seletor é mais suave.

    O meu seletor é bastante ruidoso, mas também não é daí... Pode um óleo influenciar tanto a qualidade do engrenamento e da suavidade da caixa? A frio qual seria o melhor óleo? No manual refere o 75W GL4, mas em "seletores de oleo" de algumas marcas refere o 75w80, outros o 75w90. Ou devo apostar num 75W de qualidade conhecida (um Castrol), em vez de um óleo toyota genuíno que ninguém sabe qual o fabricante? A frio é melhor um 75W ou um 75w80/90?

    Trata-se de um Toyota Auris D4D de 2015, caixa 6 velocidades.

    Pago bem a quem me resolver isto!

    #2
    PS: Posso comprar um 75W da Castrol e pedir para mo colocarem na marca? Será que fazem isso? É que tenho garantia ainda e não vou mexer no carro sem ser na marca.

    Comentário


      #3
      Acontece o mesmo com o meu Clio, mas tem tudo de origem com quase 200.000km, logo a valvulina já viu dias bons.

      No teu, pode bem ser o óleo não indicado. Contudo, há aqueles anti-fricao, seja da Liqui Molly (ceratec) ou da Faher, é experimentar.

      Comentário


        #4
        deixa-me adivinhar, a marca andou a empurrar até acabar a garantia e agora já assume tem um problema.

        ps: sao todas as mudanças ou só algumas? cheira-me a ajuste do selector de mudanças.
        Editado pela última vez por DM08; 18 December 2017, 13:16.

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          #5
          A marca não deteta nada. Ainda tenho bastante garantia. Levou sector ou seletor novo. Noto de primeira para segunda.

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            #6
            Originalmente Colocado por DM08 Ver Post
            deixa-me adivinhar, a marca andou a empurrar até acabar a garantia e agora já assume tem um problema.
            Estas caixas (e nos corolla E12 1.4 D4D) sofreram de um problema crónico nos rolamentos. Partiam/gripavam precocemente e levavam à quebra das caixas (mudanças sem entrar ou a mais comum 5ª velocidade partida). Todas eram trocadas em garantia, devido a um lote defeituoso do fornecedor koyo.

            Ainda assim, no Corolla que tive, a caixa era durissima, especialmente a frio. Uma caixa à homem E a embraiagem? Ao fim de 15min no transito até o gemeo gania

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
              A marca não deteta nada. Ainda tenho bastante garantia. Levou sector ou seletor novo. Noto de primeira para segunda.
              isso deve ser o selector desajustado, aquilo tem ajuste, não sei ao certo como é na toyota, mas na VW é assim, acho que qdo está desajustada a marcha atrás, primeira e segunda é que sofrem mais:

              Comentário


                #8
                O seletor é novo e foi afinado...

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                  #9
                  se referes que já levou outra caixa e nunca foi a mesma coisa, então descartava os óleos e ir por estar algo mal na caixa...

                  Comentário


                    #10
                    O óleo que vem de fábrica é diferente e supostamente não se arranja. O óleo pode influenciar?

                    Comentário


                      #11
                      O óleo influencia, mas não de forma tão radical... portanto, o problema está mesmo na caixa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                        O óleo que vem de fábrica é diferente e supostamente não se arranja. O óleo pode influenciar?
                        tem alguma(mas muito pouca), mas não ao nível do sintoma que referes logo, aposto mais que a caixa terá algum problema, nem me admirava que até seja a mesma mas reparada(mas não da melhor forma)...

                        Comentário


                          #13
                          A caixa foi mesmo nova. Pode a montagem influenciar?

                          Comentário


                            #14
                            Está assim tão rija..? Já experimentaste outro?

                            Comentário


                              #15
                              É feitio.

                              A minha é dura desde muito cedo, em dias muito frios vejo-me grego para engatar primeira. Tem 310.000 km e zero folga / vibração

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Está assim tão rija..? Já experimentaste outro?
                                Está mais dura a frio, sem dúvida nenhuma.

                                Ja experimentei vários carros, todos com a caixa mais suave. Até a quente a caixa é mais ruidosa do que as outras. Barulhos do seletor (da manete da caixa).

                                Uma dúvida: Quando uma caixa tem um sincronizador avariado o barulho vem da zona do seletor ou é mesmo da caixa (como quando se tem um rolamento gripado) ? Se for um sincronizador faz sempre certo? Seja a quente ou frio?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                  Estas caixas (e nos corolla E12 1.4 D4D) sofreram de um problema crónico nos rolamentos. Partiam/gripavam precocemente e levavam à quebra das caixas (mudanças sem entrar ou a mais comum 5ª velocidade partida). Todas eram trocadas em garantia, devido a um lote defeituoso do fornecedor koyo.

                                  Ainda assim, no Corolla que tive, a caixa era durissima, especialmente a frio. Uma caixa à homem E a embraiagem? Ao fim de 15min no transito até o gemeo gania
                                  bem aqui por casa anda um corolla e12 1.6 a gasolina e caixa a unica coisa que apresenta é as folgas já para os 13 anos que tem o carro e a pela já rasgada em alguns pontos, de resto as mudanças sempre entraram bem. Sim a embraigem de um corolla e12 é bem dura ahah. Mas quando ela fica dura demais é sinal que está a precisar da troca. Aqui o corolla já conta com 233000km ainda com embraigem de origem, mais ano menos ano vai ter de ser trocada

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nos E12 embraiagem duram é sinal que ela já está nas últimas.

                                    Antes de vender o meu, mudei a embraiagem, kit Luk, ficou muito leve, diferença enorme. A antiga, mal conseguia pressionar tudo até ao fundo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                      Antes de vender o meu, mudei a embraiagem, kit Luk, ficou muito leve, diferença enorme. A antiga, mal conseguia pressionar tudo até ao fundo.
                                      Mudaste também a bomba hidráulica, certo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como é o ruído de um sincronizador avariado?

                                        Faz as sempre seja a frio ou a quente? É um ruído que vem da zona da caixa ou da manete de velocidades?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                          Como é o ruído de um sincronizador avariado?

                                          Faz as sempre seja a frio ou a quente? É um ruído que vem da zona da caixa ou da manete de velocidades?
                                          se tivesses sincronizador avariado penso que era ao meter a mudança que ouviras um barulho tipo GRRRRRR, a marcha atrás por exemplo não tem sincronizador pelo que tens de meter com o carro parado, se estiver a descair, mesmo que um bocadinho ouves o GRRRRR... já deves ter ouvido esse barulho.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Seria tipo um arranhar não? Como quando se mete a marcha atrás mal e ela arranha?

                                            Tive um fiesta com com caixa de 5 e se não punha com muito cuidado a marcha atrás arranhava. Mas era um ruído que vinha mesmo da caixa e não da manete. É isso?

                                            Comentário


                                              #23
                                              sim é isso, a marcha atrás como não tem sincronizador tem-se de por com o carro completamente parado e embraiagem bem pressionada senão arranha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                Seria tipo um arranhar não? Como quando se mete a marcha atrás mal e ela arranha?

                                                Tive um fiesta com com caixa de 5 e se não punha com muito cuidado a marcha atrás arranhava. Mas era um ruído que vinha mesmo da caixa e não da manete. É isso?
                                                Normalmente o que se faz é engatar uma primeira ou uma terceira e só depois engatar a marcha atras e nao arranha

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Normalmente o que se faz é engatar uma primeira ou uma terceira e só depois engatar a marcha atras e nao arranha
                                                  É isto. Ainda que, se a marcha atrás tiver "lock-out" entra sempre à primeira.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A primeira nao e suposto entrar se o carro nao estiver parado, algumas caixas ate têm mecanismo a prevenir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O que significa ter a primeira velocidade curtinha?
                                                      Um amigo meu disse isso ao conduzir o meu carro.

                                                      É não poder puxar muito pela primeira, porque faz muita força?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DM08 Ver Post
                                                        A primeira nao e suposto entrar se o carro nao estiver parado, algumas caixas ate têm mecanismo a prevenir.
                                                        errado, a 1ª se for sincronizada o que é em qualquer caixa nas ultimas décadas, entra sem o carro estar totalmente imobilizado...
                                                        Editado pela última vez por bigturbo; 10 January 2018, 20:15.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carlosrs Ver Post
                                                          O que significa ter a primeira velocidade curtinha?
                                                          Um amigo meu disse isso ao conduzir o meu carro.

                                                          É não poder puxar muito pela primeira, porque faz muita força?
                                                          é perfeitamente normal a 1ª velocidade ser curta apenas para meter o carro em andamento e chega pouco mais que os 20km's\h e tens de passar para a 2ª velocidade...

                                                          puxar pela 1ª só numa subida para embalar nos 1ºs metros e meter a 2ª pois é uma mudança de força, e não de velocidade...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                                                            é perfeitamente normal a 1ª velocidade ser curta apenas para meter o carro em andamento e chega pouco mais que os 20km's\h e tens de passar para a 2ª velocidade...

                                                            puxar pela 1ª só numa subida para embalar nos 1ºs metros e meter a 2ª pois é uma mudança de força, e não de velocidade...
                                                            Obrigado pela tua resposta.

                                                            Isso só de ser curta a primeira é algo que é possível ajustar, ou faz parte do interior da caixa?

                                                            Digo isto pois a minha primeira é mesmo curtinha, tenho de trocar para a segunda antes das 2000 ou pouco depois. Já testei um Auris 2 anos mais novo, supostamente com a mesma caixa e posso puxar até as 4000 rpm que não se sente aquela força que me leva a colocar rapidamente a segunda.

                                                            Sei que é uma pergunta estupida, mas não percebo nada disto e gostava de aprender umas coisas

                                                            Comentário

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