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Opinião - VW Golf 1.6 TDI VII Variant

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    Opinião - VW Golf 1.6 TDI VII Variant

    Viva,

    estou a ponderar a compra de uma VW Golf 1.6 TDI VII.

    Nao deverá ser algo imediato, mas deverá ocorrer nos próximos 2/3 meses a partida.
    Não estou a ponderar muito outros modelos porque quer eu, quer a patroa vemos a Golf e é o que queremos (mas como ainda não compramos não está fechado).

    A minha indecisão está mais entre usada com caixa de 6 (110cv) ou nova com caixa de 5 (115cv). Genericamente tenho ideia que caixa de 6 principalmente para AE é benéfico (nunca tive carro com caixa de 6 e gostava de ter), por outro lado, perco o GPS e os usados que tenho visto não sei se são de serviço (parecem ser mais de rent a car ou assim).

    Aparte do tema novo vs usado, mais na optica caixa de 5 vs caixa de 6, da v/ experiência, o que recomendam?

    #2
    Acho que estás a dar demasiada importância ao número de velocidades da caixa.

    5 ou 6, na prática não há grande diferença...

    Comentário


      #3
      Não sei o que te diga...especialmente porque falamos do mesmo bloco com 5 ou 6 velocidades. Nunca passei por essa experiência, mas posso dizer-te que me parece tudo uma questão de hábito. Tanto de habituas a uma solução como a outra.

      No entanto e metendo a colher naquilo que não perguntaste, entre novo e usado (seja de serviço ou rent-a-car ou whatever), eu escolheria novo, sem dúvida alguma.

      Comentário


        #4
        És capaz de ter razão, mas a minha dúvida é mais porque tenho um Auris, e embora a "pujança" com caixa de 5 seja engraçada, em AE torna-se cansativa porque a 130 ja vai a 3000RPM (significa que mesmo indo devagar produz muito ruido e esforço quer de motor, quer de acelerador).

        A comprar algo mais recente, gostava de progredir a este nível.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
          És capaz de ter razão, mas a minha dúvida é mais porque tenho um Auris, e embora a "pujança" com caixa de 5 seja engraçada, em AE torna-se cansativa porque a 130 ja vai a 3000RPM (significa que mesmo indo devagar produz muito ruido e esforço quer de motor, quer de acelerador).

          A comprar algo mais recente, gostava de progredir a este nível.
          Mas sabes qual é o escalonamento da 5ª velocidade? É que pode ser longa...

          Comentário


            #6
            Compras com DSG e problema resolvido.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Mas sabes qual é o escalonamento da 5ª velocidade? É que pode ser longa...
              Confesso que não sei. Estou com outros temas em curso e a carrinha é o próximo, ainda estou a reunir informações e opiniões para depois me dedicar ao tema, dai que feedback de quem tenha ou ande seria top.

              O que pretendo em AE é algo que a 130 ou mais aguente a maior mudança que tiver (5ª ou 5ª) com conforto acústico e de rolamento de qualidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                ...
                A minha indecisão está mais entre usada com caixa de 6 (110cv) ou nova com caixa de 5 (115cv)...
                Usada tanto há com cx de 6 como há com cx de 5. Aliás, há bem mais com cx de 5 do que de 6, uma vez apenas a versão bluemotion “pura” é que tinha 6.

                Comentário


                  #9
                  http://www.cars-data.com/en/volkswag...ne-specs/79444

                  Se estes dados estiverem certos a 5a é longa e permite boa velocidade a baixa rotação.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                    És capaz de ter razão, mas a minha dúvida é mais porque tenho um Auris, e embora a "pujança" com caixa de 5 seja engraçada, em AE torna-se cansativa porque a 130 ja vai a 3000RPM (significa que mesmo indo devagar produz muito ruido e esforço quer de motor, quer de acelerador).

                    A comprar algo mais recente, gostava de progredir a este nível.
                    Provavelmente, as duas últimas relações da caixa de 6 vs 5, serão semelhantes.

                    Comentário


                      #11
                      A 140 e com caixa de 5 é bem silenciosa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                        És capaz de ter razão, mas a minha dúvida é mais porque tenho um Auris, e embora a "pujança" com caixa de 5 seja engraçada, em AE torna-se cansativa porque a 130 ja vai a 3000RPM (significa que mesmo indo devagar produz muito ruido e esforço quer de motor, quer de acelerador).

                        A comprar algo mais recente, gostava de progredir a este nível.
                        O Golf a 130 vai numa rotação inferior e está melhor isolado.

                        Comentário


                          #13
                          O escalonamento na última mudança deve ser muito semelhante. 120km/h ~ 2000 ou 2200rpm.

                          A de 6v terá um escalonamento mais curto nas outras mudanças e por causa disso poderá ser um pouco mais agradável de conduzir, mas as diferenças são mínimas e não seria um critério de escolha para mim.

                          Comentário


                            #14
                            No link que coloquei a 120 reais vai às 2300 rpms.

                            Comentário


                              #15
                              Esse com caixa de 5 deve ser Bluemotion, esses costumam ter uma 5ª longuíssima.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                Esse com caixa de 5 deve ser Bluemotion, esses costumam ter uma 5ª longuíssima.
                                Não, os Bluemotion é que têm caixa de 6v. Os normais têm caixa de 5v.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                  Não, os Bluemotion é que têm caixa de 6v. Os normais têm caixa de 5v.
                                  Olha que não, tanto na Seat como na VW as versões Bluemotion vêm com caixa de 5 super-longa para consumos.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                    No link que coloquei a 120 reais vai às 2300 rpms.


                                    Para os dias de hoje até considero a caixa curta, por exemplo, a minha Astra 1.6cdti às 2000 rpms vai nos 128kmh. Nas 2300 já deve andar perto dos 150kmh.

                                    Em cidade muiiiiito raramente utlizo a 5a, as últimas duas relações só mesmo em estrada aberta.

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                                      #19
                                      Tenho tido 2 Golfs 1.6 TDI 105cv 5v (2014) e 1 Golf 1.6 TDI 115cv (2017) optava pelo de 2017 apesar de gastar um bocadinho mais e de ter alguns "equipamentos" que foram suprimidos.

                                      A caixa de 5v não é problema nenhum. Tenho, já andei e ando actualmente com uma carrinha de 6v e não ganho nada com isso. No caso desta carrinha até perco porque em 6ª tem pouca força e a caixa é vaga ao manusear.

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                                        #20
                                        Agradeço desde já as vossas respostas e opiniões, hoje encontrei uma Golf 1.6 TDI 110cvs de 2016 (usada) que conciliava tudo o que queria (cor, equipamento, caixa de 6 e GPS), o que é raro. Mas na hora da retoma foi quase pornográfico (basicamente atribuiram um valor ao meu Skoda 50% inferior ao valor de mercado... 15% ainda vá que não vá, mas 50%...).

                                        Vou estar atento e provavelmente começar por vender o meu por fora primeiro. Vou tentar comprar nova com caixa de 5, mas só daqui a 1 par de meses.

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                                          #21
                                          Tenho um Mondeo 1.8 tdci que tem 5 mudanças.
                                          A 120km/h vai às 2200 rpm.

                                          É a versão econetic que foi feito com 5 em vez de 6 velocidades e por isso gasta menos 1 lt /100km que a versão de 6 velocidades que saiu antes.

                                          Já tive um JTD com 5 velocidades que numa viagem a Madrid fez 4.3lt/100km de média (gasóleo Leclerc) para lá e 4.6lt/100km para cá a 110km/h com gasóleo de 0.90€ do intermarché em Espanha.

                                          Cumprimentos

                                          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                          És capaz de ter razão, mas a minha dúvida é mais porque tenho um Auris, e embora a "pujança" com caixa de 5 seja engraçada, em AE torna-se cansativa porque a 130 ja vai a 3000RPM (significa que mesmo indo devagar produz muito ruido e esforço quer de motor, quer de acelerador).

                                          A comprar algo mais recente, gostava de progredir a este nível.
                                          Editado pela última vez por pgainf; 30 December 2017, 10:28.

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                                            #22
                                            Entregar o carro em Retoma raramento é bom negócio. A não ser para esquecer o carro antigo o mais rápido possivel. Mas tudo o que tem um bom preço no olx, desaparece depressa.


                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            Agradeço desde já as vossas respostas e opiniões, hoje encontrei uma Golf 1.6 TDI 110cvs de 2016 (usada) que conciliava tudo o que queria (cor, equipamento, caixa de 6 e GPS), o que é raro. Mas na hora da retoma foi quase pornográfico (basicamente atribuiram um valor ao meu Skoda 50% inferior ao valor de mercado... 15% ainda vá que não vá, mas 50%...).

                                            Vou estar atento e provavelmente começar por vender o meu por fora primeiro. Vou tentar comprar nova com caixa de 5, mas só daqui a 1 par de meses.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                              Para os dias de hoje até considero a caixa curta, por exemplo, a minha Astra 1.6cdti às 2000 rpms vai nos 128kmh. Nas 2300 já deve andar perto dos 150kmh.

                                              Em cidade muiiiiito raramente utlizo a 5a, as últimas duas relações só mesmo em estrada aberta.
                                              Tem bastante a ver com as curvas de binário é potência do motor.
                                              A minha 307 SW às 2000 vai a cerca de 100 de ponteiro. Deverá rondar os 95 reais. Se a memória não me falha, faz 47 e picos km/h por cada 1000 rpms em 5a. É um motor que só atinge os 110cv às 4000 rpms. Actualmente há bastantes 1.6 com 110 a 120 cv ou até mais e a atingir essa potência bem antes. Dá nestes casos para alongar a caixa.

                                              Por exemplo o 308 1.6 hdi 120 atinge os 120CV às 3500. Certamente que às 2000 rpms na última velocidade vai bem acima dos 100 km/h de ponteiro da minha 307.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando o 1.6TDI saiu lembro-me de ler umas coisas, sobre o pobre binómio entre caixa e motor. Tudo isso era resolvido com a DSG...

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