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Despachar MB classe B W245 de 2007 por... Cupra Formentor!

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    Despachar MB classe B W245 de 2007 por... Cupra Formentor!

    Boas,

    E após alguns anos por aqui, eis que chegou a minha vez.

    Devido alguns problemas e pouca sorte com um MB class B de 2007 140cv 2000cc gasóleo decidiu-se que está na hora de o despachar!
    Até "hoje" não temos nenhuma ideia formada do que comprar a seguir mas, recentemente vimos um VW Tiguan 2011 2000cc diesel de 140cv BlueMotion (ou BlueMothion Tecnology??), razoavelmente estimado e perto dos 21 000€.

    1) Será um sucessor à altura?

    2) Opiniões do modelo em particular?

    3) Como não tinha nenhum VW nunca me preocupei muito com o «dieselgate» mas, agora questiono se este modelo está envolvido nessa polémica?

    4) Fiabilidade deste motor?

    5) Há muitas queixas, problemas relatados?

    6) É uma versão Sport jante 18, a nível de comportamento e conforto será muito rijo?

    7) Quanto é que isto paga de imposto?

    8) Classe 1 nas portagens ou 2?

    8.1) Classe 1 com VV ou sempre?


    Infelizmente vamos ter de dizer adeus a uma caixa auto (7V) muito razoável (escalonamento, silenciosa, sem qualquer soluço nas trocas) e voltar ao manual (6V), ainda hoje fiz uma viagem de 300km e o rolar a 140km nas 2000 rpm é muito bom para os consumos e barulho a bordo.

    9) A nível de arrumações, em especial a bagageira, o MB parece levar alguma vantagem mas, é uma questão de adaptar algumas tralhas que se transportam, não?

    10) Mesmo sendo ambos de 140cv e 2000cc haverá grandes diferenças no comportamento?

    11) No geral, estou(mos) andar para a frente ou a retroceder?

    Não temos por hábito de andar muito depressa, tentamos ao máximo fazer uma condução calma e dentro do razoável, apesar de eu já contar com algumas multas no cadastro.

    O carro em si parece cumprir quase todos os requisitos à excepção da caixa automática e da bagageira um pouco mais pequena. Claro que já andei aqui pelo FAHO a ler alguns tópicos que falam sobre este carro mas, nunca me pareceu haver um consenso em que é um bom automóvel nem que é uma péssima oferta do construtor. Pelo que fiquei com ideia que será um modelo "honesto", uma boa relação qualidade / preço dentro do habitual à VW e que não será nem muito bom nem muito mau.
    Já traz muitos opcionais que não estão presentes no MB, pois sempre são 4 anos de diferença.


    Em contrapartida também vimos um Audi Q5, já estamos num segmento superior, com mais km's, +3 meses - mas só que um pouco mais caro.


    Obrigado,
    Edd

    PS: Aproveito para desejar a todos os que por aqui passarem um feliz 2018, cheio de saúde!
    Editado pela última vez por Eddy; 20 October 2022, 18:19. Razão: Actualizações, novo título

    #2
    Eu tenho um Tiguan mas não sei se te ajuda muito. É um 2.0 TSI a gasolina versão americana. Este é um verdadeiro bêbado, mas é um prazer a conduzir. O motor do teu será certamente diferente em termos de experiência de condução.

    Focando no que será igual, qualidade dos interiores é muito aceitável, é de caixa automática e nunca deu problemas, é o carro do dia a dia da Maria e acho que só parou duas vezes, e foi por bateria. O forro do teto de abrir avariou por excesso de calor, e é algo que não recomendo que pegues (embora eu adore!).

    A mala é espaçosa qb sem ser referência no segmento. Acho que é dos suvs mais bonitos que aí andam (o modelo antigo, o novo não!).

    A condução é extremamente confortável mas com alguma tendência para adornar quando se curva em velocidade (já apanhei um susto e aprendi a respeitar o carro, simplesmente não dá para conduzir como uma berlina).

    Comentário


      #3
      As caixas automáticas em PT ainda não ganharam expressão. É muito difícil encontrar fora dos chamados "premium" mas, já se começam a ver. Eu nunca tinha tido nenhum e adorei.
      O principal condutor será o meu Pai, felizmente ele lá vai tendo noção que não vai para novo e que as mudanças auto são uma ajuda cada vez mais importante e seguras.

      Aquele não tem tecto de abrir, pelo que não será problema e em Portugal também não faz assim tanto calor, além de que será de garagem.
      O MB também adorna bastante e dá uma falsa sensação de pouca segurança mas, ele lá se segura. Só com o piso muito molhado é que consegui fazer actuar o ESP.
      Também tenho noção que é mais alto que o B e por isso, algumas coisas têm que ser feitas com outra calma...

      Obrigado @Rasec!

      Edd

      Comentário


        #4
        Antes de mais nada: isso não está um bocado para o caro?? Com 6/7 anos de idade e ainda pedem 21.000 €??

        Comentário


          #5
          e porque não o novo class B? Ou estiveste assim tantos azares?

          Em relação ao tiguan acho que em termos de motor o 2.0 tdi de 140cv problemáticos, até houve alguns que trocaram os injectores na garantia

          Mas no fórum há uns especialistas nesse tema

          Boa compra

          Comentário


            #6
            Viva @LinoMarques e obrigado,
            Como já não há a Guia do Automóvel não te sei dizer. O meu termo de comparação é os restantes anúncios do OLX, CustoJusto, StandVirtual, etc. e parece estar dentro do que pedem - até está na metade inferior.

            Lembrei-me que tenho aqui a última revista de Jan/2013 e há quatro versões que podem ser o modelo que vi:
            Como diferenciar a versão Trend da Sport?
            Como diferenciar da versão 2010/11 da 2011 em diante?

            Pelas imagens parecem-me ser da versão 2010/11... fazendo umas contas de sapateiro, o valor seria muito mais perto de 10 000€ mas, a coisa não é assim tão linear. LoL


            Edd

            Comentário


              #7
              Vê se há algum Kia Sportage dessa altura automático, pode ser que ainda apanhes o fim dos 7 anos de garantia para alguma eventualidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por b3t0 Ver Post
                e porque não o novo class B? Ou estiveste assim tantos azares?

                Em relação ao tiguan acho que em termos de motor o 2.0 tdi de 140cv problemáticos, até houve alguns que trocaram os injectores na garantia

                Mas no fórum há uns especialistas nesse tema

                Boa compra
                Alguns azares e um mau atendimento por parte da MB Comercial ou seja, da casa do importador. Além disso deixei de ter representante /oficina aqui na zona e agora teria de ir para Lisboa para qualquer coisa.
                Eu sei que hoje em dia o mau atendimento e impessoal reinam em muitos locais. O cliente deixou de ser visto como um «amigo» e passou a ser um saco de dinheiro e números. Pode ter sido azar!

                Também li por aqui que houve algumas unidades do 2.0 140cv com alguns problemas mas, se li bem foi em versões anteriores a este bloco (nos anos 2005/06 - será possível??).


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                Vê se há algum Kia Sportage dessa altura automático, pode ser que ainda apanhes o fim dos 7 anos de garantia para alguma eventualidade.
                Por acaso há um em Palmela.

                Alguém sabe quem é o responsável do bloco que eles usam? É mesmo da KIA ou de outro construtor?

                Vou ser honesto, ainda tenho alguma relutância em relação aos Coreanos.
                O design também não me apraz muito, o Sportage até traz mais equipamento e uma diferença de 2000€ a menos.


                Edd

                Comentário


                  #9
                  Só para dar um exemplo, a Kia e a Hyundai nos EUA têm melhor fama que a VW, que curiosamente é das marcas mais olhadas de lado naquele mercado, essas percepções são muito culturais e associado à publicidade (o facto dos Jettas vendidos nos EUA serem construídos no México e terem fama de dar muitos problemas também não ajudou). O Tiguan nos EUA era mais barato que um Sportage e trazia mais equipamento. Quando comprei para a Maria andei a comparar com Sportage, C-RV (a Honda a Toyota estão num pedestal de preço e qualidade), etc e o Tiguan era dos mais baratos e com mais equipamento no mercado face aos asiáticos. O meu chefe na altura disse-me "não compres VW que isso só dá problemas eléctricos, compra antes um Japonês!"


                  Falei na KIA apenas porque tem os 7 anos de garantia e dá-te pelo menos 1 ano de paz de espírito no caso de algo correr menos bem.

                  Comentário


                    #10
                    Mau... problemas eléctricos? Acredito que aí a realidade seja bem diferente mas, a nível de design acho que os Sr.s na Europa ainda sabem o que fazem, já os orientais estão muito frente. LoL


                    Com tanto perito em VW neste fórum ninguém consegue responder a umas perguntas "básicas"?


                    Edd

                    Comentário


                      #11
                      eu tive um Tigual 4Motion 2.0 TDI,

                      bebia bem, nunca baixava dos 8 lts/100 de média, a caixa auto é muito indecisa em cidade, conforto é mediano a atirar para o fraco nessa versão que queres e que tinha.



                      depois de comprar jantes/pneus novos em 17" melhorou mas nada que me tivesse mantido a vontade de ficar com ele.



                      tirando o consumo, a caixa meio parva e o pouco conforto ( não é desagradável, apenas firme demais para o meu gosto ).

                      em termos de problemas só tive um ( sensor de pressão do catalisador ) mas foi resolvido em garantia.

                      portagem é classe 1 ( via verde ).

                      em relação ao preço acho que estão a pedir muito, mas cada um pede o que quer.

                      eu despachei o meu com 36.000 kms 27.500 euros em 2013 e era de 10.2010.
                      Editado pela última vez por josemanuel; 03 January 2018, 01:54.

                      Comentário


                        #12
                        O Tiguan foi "desclassificado" por estar envolvido no dieselgate...
                        Como não temos como comprovar se já foi revisto ou como está a nível de desempenho do antes/depois, decidimos passar ao próximo (que ainda está para vir e decidir o quê).

                        De volta à estaca zero! Obrigado aos que dispensaram um pouco para me esclarecer.
                        O tópico ficará em standby até que apareça outra oportunidade.


                        Edd

                        Comentário


                          #13
                          Cá em casa há um há alguns anos (versão restyling) e embora não deslumbre em nada, cumpre bem.

                          Não anda mal de todo, as médias andam 0.5 a 1L acima de um Golf 2.0 TDI CR, e tirando a questão das emissões (mais a questão teórica do que prática) tem uma mecânica com poucas falhas.

                          Comentário


                            #14
                            Boas malta...

                            Bem, as averiguações continuam, sendo que andámos a ver o Mitsubishi ASX mas, os plásticos parecem ter parado no tempo. O design interior não faz jus ao exterior. OK, parece robusto e sólido como se espera de um japonês mas... Não há 1 único plástico com sensação "mole" nos painéis.

                            Esta semana comecei a olhar para os Mazda CX-3 e CX-5 e está ali um produto muito interessante! Em especial estas novas versões.
                            Quem é que por aqui anda com Mazda diesel 2.2 de 150cv e 175cv?
                            Mitos, coisas boas e más da Mazda, dos seus motores, assistência e afins?


                            Edd

                            Comentário


                              #15
                              não me acredito que vás encontrar muitos 175cv por esse país fora... daqui do fórum praticamente só o 2.0 diesel e a maior parte com o motor 1.6.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                Boas malta...

                                Bem, as averiguações continuam, sendo que andámos a ver o Mitsubishi ASX mas, os plásticos parecem ter parado no tempo. O design interior não faz jus ao exterior. OK, parece robusto e sólido como se espera de um japonês mas... Não há 1 único plástico com sensação "mole" nos painéis.

                                Esta semana comecei a olhar para os Mazda CX-3 e CX-5 e está ali um produto muito interessante! Em especial estas novas versões.
                                Quem é que por aqui anda com Mazda diesel 2.2 de 150cv e 175cv?
                                Mitos, coisas boas e más da Mazda, dos seus motores, assistência e afins?


                                Edd
                                O nossas qasquai dos últimos modelos está muito bonito e conseguido. Não entra nas contas?


                                Cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                  Boas malta...

                                  Bem, as averiguações continuam, sendo que andámos a ver o Mitsubishi ASX mas, os plásticos parecem ter parado no tempo. O design interior não faz jus ao exterior. OK, parece robusto e sólido como se espera de um japonês mas... Não há 1 único plástico com sensação "mole" nos painéis.

                                  Esta semana comecei a olhar para os Mazda CX-3 e CX-5 e está ali um produto muito interessante! Em especial estas novas versões.
                                  Quem é que por aqui anda com Mazda diesel 2.2 de 150cv e 175cv?
                                  Mitos, coisas boas e más da Mazda, dos seus motores, assistência e afins?


                                  Edd
                                  Tens alguma questão especifica que queiras abordar?
                                  Tenho um Skyactiv-D 2.2 175

                                  É um motor silencioso e com boas prestações. O consumo é económico considerando o regime de circulação, no entanto, as médias de consumo obtidas podem não ser das melhores por culpa das regenerações (devido ao aumento de injecção na pós combustão) que ocorrem em média entre 250/300 kms.
                                  É um motor sóbrio que não dará problemas quando não é utilizado em exclusivo em cidade (Filtro de Partículas).

                                  Atenção que o que digo acima, não é válido para o CX3.


                                  Extra motor é um produto com uma boa qualidade de construção para o valor que custa.

                                  Relativamente à assistência, depende do concessionário.
                                  Eu estou bastante contente com aquela que utilizo, mas sei que se precisares de contactar/escalar um assunto para a Mazda Motor de Portugal é o mesmo que efectuar uma tarefa impossível.



                                  Originalmente Colocado por caditonuno
                                  não me acredito que vás encontrar muitos 175cv por esse país fora... daqui do fórum praticamente só o 2.0 diesel e a maior parte com o motor 1.6.
                                  Julgo ser mais ao contrário, porque qualquer CX5 em portugal utiliza o mesmo motor Skyactiv-D 2.2 (150 e 175), e todos os CX3 em Portugal são SkyActiv-D 1.5. Ambos existem nas nossas estradas em relativo número.

                                  Comentário


                                    #18
                                    mas os cx-5 não eram bem mais caros na versão de 175cv? tipo uns 10 mil de diferença em relação ao 150cv?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JoaoPereiraa Ver Post
                                      O nossas qasquai dos últimos modelos está muito bonito e conseguido. Não entra nas contas?

                                      Cumprimentos
                                      Obrigado @JoaoPereiraa, também é para isso que abri este post, ter algumas ideias que às vezes estão à nossa frente e nem reparamos, vou averiguar.


                                      Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                      Tens alguma questão especifica que queiras abordar?
                                      Tenho um Skyactiv-D 2.2 175

                                      É um motor silencioso e com boas prestações. O consumo é económico considerando o regime de circulação, no entanto, as médias de consumo obtidas podem não ser das melhores por culpa das regenerações (devido ao aumento de injecção na pós combustão) que ocorrem em média entre 250/300 kms.
                                      É um motor sóbrio que não dará problemas quando não é utilizado em exclusivo em cidade (Filtro de Partículas).

                                      Atenção que o que digo acima, não é válido para o CX3.


                                      Extra motor é um produto com uma boa qualidade de construção para o valor que custa.

                                      Relativamente à assistência, depende do concessionário.
                                      Eu estou bastante contente com aquela que utilizo, mas sei que se precisares de contactar/escalar um assunto para a Mazda Motor de Portugal é o mesmo que efectuar uma tarefa impossível.

                                      (...)
                                      Julgo ser mais ao contrário, porque qualquer CX5 em Portugal utiliza o mesmo motor Skyactiv-D 2.2 (150 e 175), e todos os CX3 em Portugal são SkyActiv-D 1.5. Ambos existem nas nossas estradas em relativo número.
                                      Obrigado pelo input...
                                      De facto não tenho nenhuma questão em concreto, pretendo uma visão mais abrangente como a que descreves.
                                      Tenho lido algumas reviews e das poucas críticas que fazem é que mesmo tendo um motor 2.2 de 175cv não é propriamente dos mais rápidos, mesmo comparando com alguns 1.6 e a distância de travagem também é algo que deviam rever, ultrapassando (pela negativa) alguns concorrentes.

                                      A treta do filtro é algo que me preocupa bastante porque tenho algum receio que interrompa os ciclos.

                                      Já agora, que concessionário vais?


                                      Edd

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        mas os cx-5 não eram bem mais caros na versão de 175cv? tipo uns 10 mil de diferença em relação ao 150cv?
                                        O de 150 existe essencialmente por questões tributárias e são maioritariamente 2WD.
                                        O rombo de impostos no 175cv, o facto de apenas existir no nível de equipamento Excellence (nível mais elevado de extras) e quase sempre aliado a 4WD faz disparar muito o preço.
                                        Nesse caso, a comprares novo, a diferença é cerca de 9000€. (Evolve 150 2AWD MT vs Excellence 175 4WD AT)

                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                        Obrigado @JoaoPereiraa, também é para isso que abri este post, ter algumas ideias que às vezes estão à nossa frente e nem reparamos, vou averiguar.



                                        Obrigado pelo input...
                                        De facto não tenho nenhuma questão em concreto, pretendo uma visão mais abrangente como a que descreves.
                                        Tenho lido algumas reviews e das poucas críticas que fazem é que mesmo tendo um motor 2.2 de 175cv não é propriamente dos mais rápidos, mesmo comparando com alguns 1.6 e a distância de travagem também é algo que deviam rever, ultrapassando (pela negativa) alguns concorrentes.

                                        A treta do filtro é algo que me preocupa bastante porque tenho algum receio que interrompa os ciclos.

                                        Já agora, que concessionário vais?


                                        Edd
                                        Não ando de SUV, mas esse motor stock faz-me 8s em 0-100 o que é um valor competitivo. Oferece uma faixa de utilização que vai até às 5.500rpm, e mais 70nm de binário que um 2.0TDI de 170cvs.
                                        Em relação aos travões, realmente não são dos melhorzinhos.

                                        Eu vou ao de Setúbal.

                                        Comentário


                                          #22
                                          @Scientist,
                                          Desculpa mas, podes explicar os links?
                                          Estás a dar exemplos de modelos ou é mesmo para olhar em concreto aos anúncios?

                                          Colocas o X1 na escala do CX-3 ou CX-5? Eu coloco no 3...
                                          Não sei porquê mas, a pessoa que de facto possuí o carro e irá pagar o próximo não está muito virada para os "premium" alemãs.


                                          @rjpmendes,
                                          Não percebi essa do não ando de SUV, então o CX-5 é o quê?
                                          O CX-3 é classe 1 e o 5?


                                          Edd

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                            @Scientist,
                                            Desculpa mas, podes explicar os links?
                                            Estás a dar exemplos de modelos ou é mesmo para olhar em concreto aos anúncios?

                                            Colocas o X1 na escala do CX-3 ou CX-5? Eu coloco no 3...
                                            Não sei porquê mas, a pessoa que de facto possuí o carro e irá pagar o próximo não está muito virada para os "premium" alemãs.


                                            @rjpmendes,
                                            Não percebi essa do não ando de SUV, então o CX-5 é o quê?
                                            O CX-3 é classe 1 e o 5?


                                            Edd
                                            São exemplos de SUVs para os quais eu olharia, próximo dos valores que falaste no post inicial.
                                            Como falaste por exemplo em CX-3 e CX-5, assumi que o segmento ainda não é uma questão bem assente para esta compra, portanto fui mesmo vendo o que há no mercado, sem demasiados kms...
                                            Para mim, em concreto, sou suspeito em relação a Volvos e tenderia para o XC60.

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                              Obrigado @JoaoPereiraa, também é para isso que abri este post, ter algumas ideias que às vezes estão à nossa frente e nem reparamos, vou averiguar.

                                              Edd
                                              A mim por acaso estava mesmo a frente dos olhos ahah estava num stand aqui na zona e estava lá um, penso que de 2013, não faço ideia dos KM mas era acima dos 100k. Tinha panorâmico e kit de distribuição substituído. Estava a olhar para ele e exteriormente é bonito e o branco assenta-lhe bem , no entanto o interior, a meu ver, deixa a desejar. Mas como também falaram no XC60, penso o mesmo que o nissan, no entanto acho que tem mais qualidade que o Nissan no interior. No entanto não sou a melhor pessoa para falar dos interiores

                                              Comentário


                                                #25
                                                Não está barato mas compensa o preço elevado com garantia e manutenção até janeiro de 2021.

                                                https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#31259e689b

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  descontou uns 3 ou 4 mil euros desde novo, não? e já com mais de 2 anos em cima. dando mais uns 7 ou mil compra-se o motor 2.0 (preço de tabela).

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    descontou uns 3 ou 4 mil euros desde novo, não? e já com mais de 2 anos em cima. dando mais uns 7 ou mil compra-se o motor 2.0 (preço de tabela).
                                                    De tabela custa 35 mil.

                                                    Este em concreto, negociado por 26 mil não me parece mau negócio.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Obrigado malta...
                                                      Estão a dar umas ideias fixes!

                                                      Sendo de Lisboa e de momento não estou com disponibilidade para grandes deslocações, a zona do Porto não dá jeito - mas agradeço à mesma pois ficam pelo menos os modelos.

                                                      Há mais um factor a ter em conta, que é o facto da pessoa que irá andar com ele (em 90%) ter preferência por caixas automáticas, o que limita ainda mais a escolha.


                                                      Já olhámos para o Captur também mas o design interior não me agradou nada!

                                                      Volvo, também gosto muito, a questão é que o design interior pode ser algo de gosto discutível e está longe de ser consensual.


                                                      Tenho ainda uma questão a rever pois a minha empresa tem um protocolo com um grande "distribuidor" que tem várias marcas e quero ver o que se consegue por essa via.


                                                      Edd

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por Eddy Ver Post

                                                        @rjpmendes,
                                                        Não percebi essa do não ando de SUV, então o CX-5 é o quê?
                                                        O CX-3 é classe 1 e o 5?


                                                        Edd
                                                        O CX-5 é um SUV, mas eu ando de mazda 6, veiculo que têm a mesma mecanica.
                                                        A tua outra questão, CX5 é classe 1 com via verde.

                                                        Olhei para o mercado e acho que este mercado dos SUV anda mesmo inflacionado :S
                                                        Ainda bem que tenho medo de alturas

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Eddy Ver Post
                                                          Obrigado malta...
                                                          Estão a dar umas ideias fixes!

                                                          Sendo de Lisboa e de momento não estou com disponibilidade para grandes deslocações, a zona do Porto não dá jeito - mas agradeço à mesma pois ficam pelo menos os modelos.

                                                          Há mais um factor a ter em conta, que é o facto da pessoa que irá andar com ele (em 90%) ter preferência por caixas automáticas, o que limita ainda mais a escolha.


                                                          Já olhámos para o Captur também mas o design interior não me agradou nada!

                                                          Volvo, também gosto muito, a questão é que o design interior pode ser algo de gosto discutível e está longe de ser consensual.


                                                          Tenho ainda uma questão a rever pois a minha empresa tem um protocolo com um grande "distribuidor" que tem várias marcas e quero ver o que se consegue por essa via.


                                                          Edd
                                                          É ver, olha que cá no norte, por norma são mais baratos mas há casos de casos claro.
                                                          O Q2 não está na ideia? Para o orçamento teria que ser usado claro e por 25 penso que arranjaria algum.

                                                          Concordo com os interiores que referiu, mas entre volvo e renault, VOLVO

                                                          Comentário

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