Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico |

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPF Gasoline Particulate Filter | O Tópico |

    Boas malta,

    Com o aparecimento desta tecnologia e sua futura obrigatoriedade (Euro 6) decido criar etse tópico pois parece-me que de futuro será de muita utilidade!

    Já sabemos que existem algumas motorizações de certas marcas que já o possuem (nomeadamente na Mercedes e Grupo VW), mas será que realmente estamos atentos?

    Agradecia o vosso input para este assunto começar a debater esta questão e listar motorizações/modelos à venda que já o possuam!

    #2
    acho que o peugeot 308, no facelift, começou a equipar os modelos todos com FAP.

    Comentário


      #3
      Confesso que desconheço que carros a gasolina já vêm equipados com esse filtro de partículas

      Comentário


        #4
        Que Mercedes e VW têm?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por typerfan Ver Post
          Que Mercedes e VW têm?
          Commercial Status. Gasoline particle filters were first launched in a mass production application by Daimler, who introduced a GPF on their Mercedes-Benz S500 luxury sedan in early 2014 [Lanzerath 2017]. Daimler and other carmakers (including Volkswagen and Peugeot) have announced their plans to introduce GPFs on more vehicle models. The number of GPF applications is expected to grow after PN RDE testing requirements become effective at the Euro 6d-TEMP stage. GPFs may be also adopted for some port fuel injected (PFI) engines, even though PFI vehicles are not subject to PN/PM emission standards.

          Comentário


            #6
            Também pelo que já li, todos os TSI até setembro de 2018 vão ter GPF! Mas vou tentar encontrar artigos.

            Comentário


              #7
              https://www.autoblog.com/2016/08/03/...s-gas-engines/

              Comentário


                #8
                Mais um artigo:

                https://www.transportenvironment.org...briefing_0.pdf

                Comentário


                  #9
                  Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2. Até pelo modelo de calculo de ISV/IUC, poderá acontecer o mesmo carro equipado com o mesmíssimo motor, com e sem filtro poder fazer uma diferença considerável de preço.

                  Comentário


                    #10
                    Uma lista é de valor....por aqui carro com FP não se volta a comprar e portanto não havendo alternativa lá terá de ser um electrodoméstico

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ze0santos Ver Post
                      Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2. Até pelo modelo de calculo de ISV/IUC, poderá acontecer o mesmo carro equipado com o mesmíssimo motor, com e sem filtro poder fazer uma diferença considerável de preço.
                      Um bom filtro de particulas filtra o CO2 todo e acaba por deixar o gas à saída do escape, mais limpo do que entrou pela admissão.
                      Estou a pensar instalar um na minha casa.

                      Comentário


                        #12
                        Bem, eu já tinha ouvido falar aos tempos que iriam colocar filtro de partículas a carros a gasolina, nomeadamente nos motores PSA... e por incrível que pareça, foram eles que começaram a equipar este dispositivo nos diesel ainda antes de serem obrigatórios, e mais uma vez posso concluir que até à data que li o artigo para os a gasolina, lá estava a PSA a ser pioneira nesse aspeto! Não estou a vangloriar ninguém, acredito que seja muito menos sensível que o de um diesel, caso contrário... lá teremos gastos similares aos diesel!

                        Comentário


                          #13
                          GPF? Isso é impossível, nem pode existir...
                          Neste fórum o que mais vejo é gente a falar que dos escapes dos carros a gasolina só saí flores, e quem falar o contrário é porque não sabe o que diz!

                          Comentário


                            #14
                            O problema das partículas é algo inerente ao tipo de injecção.
                            Apenas os motores de injecção directa vão necessitar de filtros.


                            In 2013, research by TÜV NORD found that although gasoline direct injection engines dramatically reduce carbon dioxide emissions, they release about 1,000 times more particles classified by the World Health Organization as harmful than traditional petrol engines and 10 times more than new diesel engines. The release happens because direct injection results in uneven burning of fuel due to uneven mixing of fuel and air (stratification) and because direct injection engines operate with a higher pressure in their cylinders than the older engines.

                            This pollution can be prevented with a relatively inexpensive filter that can significantly reduce the emissions of particles. However, fitting the filter is not mandatory yet.[77] As of September 2017, Euro 6 emission regulations limit particle numbers at a maximum of 6×1011 per kilometre over the New European Driving Cycle. Some gasoline direct injection engines might require gasoline particulate filters (GPFs) to meet that standard.[78]


                            In https://en.m.wikipedia.org/wiki/Gaso...rect_injection


                            Já nos diesel foi a mesma coisa. A injecção directa nos diesel trouxe muitas vantagens mas também provocou um grande aumento nas emissões de partículas.

                            Comentário


                              #15
                              Não é inerente ao tipo de injecção, porque podes ter diminuição considerável de partículas com ID com ou sem custo na eficiência e performance, sem FP

                              E também não é linear porque em termos percentuais reduz-se a cold starts e incapacidade de gestão com cargas elevadas.

                              http://papers.sae.org/2014-01-2836/

                              https://www.nrel.gov/docs/fy13osti/55972.pdf

                              https://www.nrel.gov/docs/fy13osti/55972.pdf

                              https://www.theicct.org/controlling-...late-emissions

                              Agora se pelo custo determinada marca optar por FP, como disse, fico-me pelos electrodomésticos.

                              EDIT: Nos diesel não tens hipótese de reduzir PMs sem FP, nos ID pelos vistos há várias maneiras de reduzir

                              Comentário


                                #16
                                Eu li e publiquei na altura uma notícia que a VW passava a equipar todos os seus TSI com filtros de partículas a partir do Verão de 2017
                                Aqui está:
                                http://www.autohoje.com/en/noticias/...a-gasolina?www

                                Junho 2017

                                Comentário


                                  #17
                                  Penso que devido às temperaturas dos gases dos motores a gasolina serem mais altas o filtro não terá aqueles problemas de regeneração dos motores diesel, mas vamos lá ver o que acontece.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ze0santos Ver Post
                                    Interessante começar a perceber os modelos que vão começar a ser equipados com filtros, e qual o impacto nas emissões de CO2. Até pelo modelo de calculo de ISV/IUC, poderá acontecer o mesmo carro equipado com o mesmíssimo motor, com e sem filtro poder fazer uma diferença considerável de preço.
                                    Fixe Fixe é um carro a GPL de origem que apesar de ser mais amigo do ambiente que a versão equivalente sem GPL, pague o mesmo IUC !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NR95 Ver Post
                                      Bem, eu já tinha ouvido falar aos tempos que iriam colocar filtro de partículas a carros a gasolina, nomeadamente nos motores PSA... e por incrível que pareça, foram eles que começaram a equipar este dispositivo nos diesel ainda antes de serem obrigatórios, e mais uma vez posso concluir que até à data que li o artigo para os a gasolina, lá estava a PSA a ser pioneira nesse aspeto! Não estou a vangloriar ninguém, acredito que seja muito menos sensível que o de um diesel, caso contrário... lá teremos gastos similares aos diesel!
                                      A PSA já em 2002 usava FAP no 2.2 HDI aliás acho que foi este a estrear.

                                      Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JohnMorconzol Ver Post
                                        Penso que devido às temperaturas dos gases dos motores a gasolina serem mais altas o filtro não terá aqueles problemas de regeneração dos motores diesel, mas vamos lá ver o que acontece.


                                        Eu acho que, como qualquer outra coisa, nos primeiros tempos vai dar raia e depois lá que vão acertar minimamente

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que os novos 1.5TSI da VW já virão todos com FAP.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os Mini que foram apresentados hoje, vão ter a partir de Março de 2018.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              A PSA já em 2002 usava FAP no 2.2 HDI aliás acho que foi este a estrear.

                                              Já tambem em finais dos anos 90 a Opel tinha motores e versões chamadas ECO numa altura em que ainda " ninguém " ligava a isso.
                                              E tinham filtros de partículas?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                E tinham filtros de partículas?
                                                Aparentemente têm: http://www.ebay.ie/itm/Citroen-Relay...kAAOSwjvJZSltL

                                                E de conversa de café....nada fácil de "anular"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                  Aparentemente têm: http://www.ebay.ie/itm/Citroen-Relay...kAAOSwjvJZSltL

                                                  E de conversa de café....nada fácil de "anular"
                                                  Isso já o outro user tinha dito.
                                                  Depois falou dos ecotec, da opel, mas desses é que não especificou se tinham FAP. Era desses, e nesse contexto, que estava a perguntar.
                                                  Dos PSA nunca houve dúvidas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                    E tinham filtros de partículas?
                                                    Os motores Ecotec eram a gasolina e não tinham FAP.

                                                    As versões Eco só diziam respeito a equipamento. Era, portanto, a versão menos equipada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      Os motores Ecotec eram a gasolina e não tinham FAP.

                                                      As versões Eco só diziam respeito a equipamento. Era, portanto, a versão menos equipada.
                                                      Humm...
                                                      Devias ter aberto mais vezes o capot do teu Astra...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                        Humm...
                                                        Devias ter aberto mais vezes o capot do teu Astra...
                                                        Eu acho que percebi o que o Escapelivre disse, e ele falou dos anos 90. Nessa altura, que eu saiba (posso estar enganado, como é óbvio), Ecotec era uma designação aplicada apenas a motores a gasolina. Daí a minha resposta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                                          Humm...
                                                          Devias ter aberto mais vezes o capot do teu Astra...
                                                          Estás All over the place...

                                                          Ele falou das versões Eco, que existiam nos Corsa nos anos 90, tinham salvo erro o motor 1.0 a gasolina.

                                                          Parece lógico que nos anos 90 não havia FAP seja em que carro for, muito menos nos Corsa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            Eu acho que percebi o que o Escapelivre disse, e ele falou dos anos 90. Nessa altura, que eu saiba (posso estar enganado, como é óbvio), Ecotec era uma designação aplicada apenas a motores a gasolina. Daí a minha resposta.
                                                            Vamos esperar para saber se o corsa 1.5 da versão eco, tinha filtro de partículas que era do que se falava.
                                                            Ou se os diesel ecotec da opel de finais de 90, tinham FAP, conforme era o contexto do que se falava.
                                                            Ecotec era um programa da opel que visava a redução de emissões. Transversal aos motores a gasolina como aos diesel. Nos finais de 90, já havia ecotec para gasolina e diesel.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X