25.000 EUR por um GTD com 144.000 km é a maior aldrabice.
Importa um da Alemanha com 50.000 por 18/20.000 que te fica mais barato ainda. (averigua a questao dos seguros).
Mas quem é que falou em empurrar nas costas(o famoso kick)? Eu falei "sentir o CARRO a ser empurrado".
Até mesmo no dia a dia sendo uma arrastadeira ou não sentes claramente a diferença do carro a ser empurrado e não puxado, e isso sente-se mais ainda nas subidas, mesmo com um arranque simples e normal.
Não se pode falar aqui nada que vêm logo falar de condução desportiva e competições... Mas toda a gente tem de conduzir como se o mundo fosse acabar amanhã? Não se pode desfrutar de um carro com uma condução normal? Só se consegue ter percepção diferente entre vários carros e várias tecnologias com condução desportiva?
Ninguém falou que quem compra um S1 ou mesmo um 116d que seja exclusivamente para drifts, apenas respondi a comentários que foram feitos no sentido de que era quase impossível atravessar um S1.
Por acaso tenho visto muitos série 1 com saídas de traseira e consequente despiste . Penso que falta conhecimento nos condutores pois em caso de despiste de traseira num rwd é muito mais perigoso que um fwd fugir de frente
1- Daqueles que tu carregas e ele responde!
2- Utilitario
3- vw- golf // bmw- S1 // audi- a3
4- Não / Nunca
5- Não
6-15mil / Sim
7- nacionais maioritariamentes
8- Um pouco sim ...
9- Sim claro!
10- Não
11- Minimo 0 / Max 22/23 mil
12- Usado em bom estado / quanto mais novo melhor ...
1-21
2- valorizo em 1º lugar a performance 2º consumo e 3º estética
3- 15 mil
4- Não
5- 20/23 mil
6- BMW / VW / AUDI
7- Usado
Resumidamente sou um puto de 21 anos que procura um carro que não faça grandes consumos e que ande mt bem!
Videos na net, carros a serem empurrados, fazer piões ???... de onde é que tu saíste ?
Tens conduzido muito em circuito ultimamente com um RWD ? Ou melhor tens conduzido se quer ?
O problema é mesmo esse, passarem demasiado tempo a ver videos quando a vida corre lá fora.
Falamos de guiar viaturas no dia a dia que é bem diferente de andar a tirar tempos numa pista.
E claramente numa condução diária de nada serve um rwd, basta ver que o tão defendido neste tópico série1 vai passar em breve para FWD também.
Nas viaturas atuais mesmo a gasolina torque steer é coisa do passado.
Última edição por TerranoII : 17-01-18 às 09:15:32
Essa agora ?
184 cv, DCC, Controlo adaptativo chassis (DCC), Cruise Control Adaptativo com sistema "Front Assist", luzes leds dianteiras e traseiras, sistema de navegação, XDS, jantes 18 e isto só para enumerar o mais importante que vem de série.
O melhor do GTD é mesmo o seu equilíbrio, visto que é uma viatura que não tem pontos fracos.
Não é preciso comparar com outras marcas, basta comparar com um Golf GTI este GTD para se perceber a diferença no limite.
Pela sua concepção o motor diesel não permite obviamente ter uma faixa de utilização tão grande. Basicamente terás sempre a dúvida no GTD de qual será a melhor velocidade a engrenar para determinada curva em circuito. Ou vais numa mais alta e perdes saída ou vais numa mais baixa e perdes na passagem de caixa, mas isto é transversal a qualquer motor diesel ou marca, sendo que os mais recentes fazem 5000 rpms sem problemas. Aqui o gasolina leva vantagem, mas isso já todos os experts daqui sabem ou deviam saber. Agora o dia a dia e andar depressa não tem nada a ver com isto.
A ideia do GTD é ter um carro discreto em que se pode contar com um excelente equipamento, excelente qualidade de construção e um motor que permite uma certo gozo na sua utilização quando o condutor estiver para aí virado. Depois existe uma panóplia de gadgtes e opções que o tornam a experiência mais enriquecedora. Um carro completo onde só o preço está ao alcance de poucos.
Quem puder optar por um Golf GTI fica melhor servido, mas quem precisa de andar queimar um depósito todas as semanas tem neste GTD uma boa alternativa. Mesmo para outros modelos e marcas as diferenças só são sentidas no limite.
Até se pode não gostar ou apreciar determinada marca mas isso não muda um bom produto que é o caso.
Offtopic
Uma coisa digo vos. Estou de RWD na neve. E não quero mais isto, é horrível.
Numa condução diária um Fiat Uno serve perfeitamente, não percebo para que se compram super desportivos, ou sedans de luxo.
Se formos por analogias descabidas, a minha também serve.
O S1 vai passar a FWD porque a BMW achou que tanto faz? Ou tem a ver com custos de produção e rentabilização?
Ainda não li, mas deve faltar pouco, que o S1 deve ser dos piores carros a circular. Haters...
Este género de carro tem o seu interesse sem dúvida, mas sobretudo em PT quer em novo quer em usado é demasiado caro. Em novo fica muito perto de carros de segmento superior (e premium!) com motores tb de 2l (ok, talvez versões menos potentes, but still) e em usado (nas mm condições, ou seja idade e kms aproximados) fica até mais caro que carros do tal segmento superior premium, com os mm 2l e, neste caso, tb potências de quase 200cv.
Tudo certo, é um carro mais compacto com menos de 4,3m, mais ágil e com uma imagem mais desportiva (embora ao mm tempo discreto, o que é bom), mas é uma compra difícil de justificar.
Eu próprio cheguei a considerar coisas deste género usados há 2 anos atrás (GTD e não só) e acabei por desistir por estas razões. E eu até valorizava, e valorizo, o formato mais compacto de um Golf face a carros dos segmento acima (que hj em dia pelo menos 4,7m têm...), mas não dava. Era bem mais caro e havia uma oferta mt escassa no nosso mercado, além do preço não encontrei sequer configs que me agradassem. Já 320ds havia muita oferta, e mm assim encontrar um bom combo de preço/idd/kms/config não foi fácil.
Última edição por ClioIIIRS : 17-01-18 às 11:08:27
Configuras de igual maneira e o resultado é bem diferente entre marcas. Promoções e afins podem ajudar também.
Seja como forem não acho que a experiência de andar a conduzir diariamente um "taxi" do segmento D seja muito enriquecedora, pelo menos para mim não é.
O formato compacto e com mais substância parece-me mais apelativo, mas cada um decidirá o que gosta mais.
Como já disse tirando o preço o GTD não tem defeitos, sendo que se calhar o ponto mais negativo é não ser um GTI.
Continuas a discutir FWD vs RWD do ponto de vista de quem fala de cor num cenário hermético de vantagens e desvantagens teóricas.
Contrariamente ao que estás para aí a atirar ("que a vida não é um circuito e como tal só fará sentido comprar um RWD se andares muito em circuito" kind of idea)
...para este nível de potências, um FWD, nomeadamente com diferencial, até fará melhores tempos que um RWD e é mais "eficaz" para chegar de A a B. Nem tão pouco alguém compra um RWD para fazer drifts em rotundas às 3h da manhã.
Contrariamente ao que muita gente pensa, não é a capacidade para drift que torna a experiência dinâmica de um Série 1 distintiva e valorizável face a todos os outros no segmento. Até porque essa capacidade para drift é quase inexistente (ver o que o JGTB escreveu).
E isso só se percebe conduzindo um e percebendo que até um simples e ridículo 116i E87 de 116cv tem um feeling mais directo e comporta-se de maneira muito mais interactiva que qualquer GTD cheio de potência. Óptimo nas rectas pela potência imensamente superior mas que não tem metade do feeling da direcção do primeiro, possuindo uma distribuição de pesos que põe mais de 70% do mesmo no eixo dianteiro com todas as consequências de levar um paquiderme sobre o capot e que nunca sai de uma curva dando a satisfação que qualquer RWD dará mesmo que até acelere mais devagar. E isso é inerente e incontornável à propulsão e à distribuição de pesos que o layout RWD + motor longitudinal + distribuição aproximada 50/50 permite.
E essa inerência ao layout é o que faz um Mazda MX5 com potências ridículas sere dinamicamente muito diferente (para melhor) de hothatches FWD com toneladas de cavalos. Por muito divertidos que possam ser ambos, a sensação ao volante é bastante diferente.
Portanto, continuar nessa conversa de circuitos e tempos e drifts é não perceber que não é isso que torna a condução de um RWD diferente e valorizável para ALGUNS consumidores.
Última edição por Andre : 17-01-18 às 11:42:41
Tendo em conta o teu número de posts dá para ver claramente quem é que não tem vida lá fora, a vida real faz falta a algumas pessoas, passar demasiado tempo na net e em fóruns dá nisto!
Sobre se eu conduzo ou não, ando todos os dias num RWD e o meu anterior carro era um FWD, faço 40 mil km por ano, provavelmente sei melhor do que tu do que falo que és um teórico de fóruns.
Só para informar o S1 vai passar a FWD, não por ser melhor ou pior, nem por ser indiferente, mas por motivos de custos de produção, isto para continuar a acompanhar os preços da concorrência.
Custos de produção, habitabilidade e acesso porque o packaging de um RWD complica de forma exponencial quanto menor é o comprimento. No segmento D já limita, no C ainda mais.
O E87 é disso exemplo (F20 melhorou ligeiramente dado o maior comprimento): tem um acesso aos bancos traseiros péssimo e má habitabilidade traseira. E até a dianteira é fraqquinha porque o tablier tem que estar recuado pelo posicionamento longitudinal do motor. Acresce um túnel de transmissão enorme para a tracção chegar lá atrás, mais um esquema multibraços na traseira, tudo num pacote de cerca 4.20m e o carro sai imensamente comprometido como "familiar para o segmento C".
Acresce ainda suspensões em alumínio que mais ninguém tem no segmento e o sobrecusto por unidade face a um banal A3 (que partilha toda a parte técnica com meio mundo e arredores) explode![]()
Em novo o GTD há-de ficar mais barato que os citados (aliás eu disse que o preço ficava próximo, ou seja, um pouco abaixo, e disse tb que era para versões com motores 2l de menor potência que o GTD) e até mais equipado, mas é sempre um carro difícil de justificar e apenas para "fãs convictos". Até dizia entusiastas, mas entusiastas preferem algo a gasolina, pelo menos falo por mim (e não só).
Portanto em novo apesar de mt caro ainda se pode justificar qb racionalmente. Em usado torna-se mt difícil justificar porque é mais caro para mm idd e kms, e aqui até a comparar com os tais D premium com a mm potência do GTD (184/190cv).
Enfiando um pouco a carapuça, é verdade que ando muitas vezes sozinho ou a dois, e aí ando de facto com um "taxi" atrás sem necessidade (pelo espaço em si até um segmento B chegava para a maioria das situações, aliás vinha de um B, e de 3p...), mas com mais ou menos frequência encho o carro de tralhas, ou vou ao IKEA e afins, ou viagens (mais ou menos regulares) para ver familiares em que se for 2 ou mais dias levo uma cadela de porte médio, e em todas estas situações a carrinha dá-me mt jeito.
Sou da opinião que se preço ou necessidade extrema de precisar de estacionar em locais complicados regularmente não forem condição pelo menos um segmento C vale sempre a pena por ser bem superior ao B e, no caso do Golf, por exemplo, ser um carro pouco mais comprido que muitos B que para aí andam. Na largura é que ainda assim se nota mais a diferença para os B.
Agora do C para cima será sempre "um luxo" pois mesmo quem precise de espaço tem boas carrinhas neste segmento, e bem espaçosas. Até com uma mala maior que a da minha E91, o que não é difícil
O facto de, por enquanto, só haver este carro lá em casa não ajuda pois tem de ser pau para toda a obra. Para o bem e para o mal...
Umas das coisas que mais valorizo nos BMWs face a concorrentes FWD é meterem a potência e binário no chão, mesmo em 3a a fundo com piso molhado.
Em FWDs (com algum binário, não falo obviamente de carritos 1.2 NA de 70 ou 80cv) as percas de tração nestas situações são grandes e é algo que não me agrada.
É isso e o torque steer, que odeio. Valorizo, claro, a direção mais pura de um RWD.
Já em termos de eficácia em piso seco um atual bom FWD porta-se mt bem é verdade. Mas o torque steer e o perder tração smp que chove um bocadinho num FWD não gosto nem nunca gostei.
Um FWD mais evoluído (como um Audi moderno) disfarça melhor isto, mas basta apertar um pouco mais e acaba na mm por vir ao de cima o fator FWD das percas de tração, torque steer (aqui a Audi trabalha mm mt bem conseguindo disfarçar bem a coisa) e o understeer típico.
Não será por acaso que a Audi trabalhou mt ao longo dos anos o sistema quattro pois a partir de determinada potência tem mm de ser. Não é tb por acaso que mais recentemente a BMW e Mercedes têm apostado cada vez mais nos sistemas AWD (até de série) graças aos aumentos de potência e não só.
Uma 320d (184cv/380nm) E91 LCI manual de meados de 2011. Versão Lifestyle*, setup mais virado para o desportivo e já com algumas coisas essenciais mas que incrivelmente nos premium é frequente acabarem na lista de opcionais. Já faltam poucos meses para fazer 2 anos nas minhas mãos e já lhe meti mais de 40k km.
*Edição de fim de vida, tal como a Navigation que trazia nav pro (claro) mas depois o resto vinha base base, era mm só a navegação. A Lifestyle vinha sem nav (embora como é óbvio pudesses meter à parte, mas a maioria das que vi acabavam por não ter, até pq a maioria do que se vê por aí nacional vem de rentings), mas tudo o resto que um gajo curte (pelo menos falando por mim) trazia.
Só não gosto de um dos meros dois ou extras que não faziam parte da versão Lifestyle, a susp. desportiva M. Não só é (ainda) mais firme que a susp. desportiva normal (o que é demais para mim) como a carrinha é incrivelmente baixa, o que apesar de esteticamente resultar bem, acaba por ser chato no dia a dia nas nossas estradas, passeios etc.
Última edição por ClioIIIRS : 17-01-18 às 13:27:25
Sabes o que eu acho, é que algumas pessoas acham que percebem muito de carros e até podem perceber do que lêem, mas quando se sentam ao volante não tem o mínimo de sensibilidade para sentir o carro... depois vêm dizer que um RWD e um FWD são iguais, se forem pouco potentes e para andar em cidade
A diferença entre um e outro sente-se bem, mesmo que tenham pouca potência... E sim, o Mazda MX5 com 115cv dava um prazer enorme.
A conversa escorregou para o fwd e rwd não se percebe muito bem porquê, mas pronto o pessoal gosta de "sangue".
Ninguém vai escolher um em detrimento do outro por esse pormenor. Escolhe pelo seu todo.
Para o autor do tópico, o conselho é que em usados convém muito bem ver e perceber todo o historial da viatura e mais do que este ou aquele modelo, interessa perceber o tratamento que levou. Muitas dessas viaturas existentes são importadas e carecem de manual de revisões. Convém sempre comprovar na marca se existe historial da mesma. Sendo viaturas que por norma são bem espremidas é meio caminho andado para ter problemas se não se tiver em atenção este pormenor.
Compra um focus rs com 4x4 , sempre é muito melhor que o rwd ou fwd e dá para andar na neve xD
Isto sim verdadeiramente importante!
E nos premium, particularmente nos BMWs, há carradas de importados por esses stands fora...
Nada contra a importação em si, mas sabemos mt bem como funcionam a maioria destes stands, martelanço é prato do dia, livros de revisões ou nem vê-los ou são falsificados etc.