Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Depois de tanta coisa - Ainda compensa comprar um carro a diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Depois de tanta coisa - Ainda compensa comprar um carro a diesel

    Boas malta!

    Estou a ponderar a adquirir um carro a diesel. Um Clio IV 1.5 DCI 90cv.
    O valor dele, semi-novo é de 15.750. Este carro ja deu provas de que é poupadinho mas por outro lado o IUC....

    A alternativa que tenho a este é a mesma versão, com o motor 0.9 Tce, 90cv. Dizem que os consumos são baixos, mas o preço da gasolina faço ao diesel, ainda vai um bocadinho.

    Existem várias notícias que indicam que a gasolina vai dominar num espaço de 3-5 anos.

    As minhas dúvidas:
    Ainda compensa comprar a versão diesel?
    Sendo que um diesel por norma "é mais forte", irei sentir uma perda de força com a versão 0.9 tce nas subidas, por exemplo ?

    Qual a vossa opinião?

    #2
    Depende essencialmente dos kms que faças. Sem isso é como perguntares a um cego se ele gosta da maneira como estás vestido.

    Comentário


      #3
      Pois, tens razão. Em média por mes cerca de 1000 - 1300 km. Mais nacional e auto estrada que cidade

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por de3v0 Ver Post
        Pois, tens razão. Em média por mes cerca de 1000 - 1300 km. Mais nacional e auto estrada que cidade
        digamos que com 1000 nao compensa, 1300 estará perto do breakeven

        Comentário


          #5
          Já conduzi ambos.

          O 1.5 dCi assenta que nem uma luva ao carro.

          O 0.9 é uma bosta. Nunca o compraria. Ele até se mexe minimamente, mas a forma de entregar a potência é ridícula. Adorei o dia em que o entreguei

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por de3v0 Ver Post
            Pois, tens razão. Em média por mes cerca de 1000 - 1300 km. Mais nacional e auto estrada que cidade
            para essa média gasolina, não te vai compensar ir para diesel, e menos chatices no que toca a manutenções...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ArtistaRomeno Ver Post
              digamos que com 1000 nao compensa, 1300 estará perto do breakeven
              Não sei como calculas um break even, sem saberes o valor do carro a gasolina...

              Comentário


                #8
                O Valor do carro a gasolina é de 13.000

                Comentário


                  #9
                  Nem sei onde o diesel é mais forte ....

                  Comentário


                    #10
                    Por norma sao carros com mais binário

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                      Nem sei onde o diesel é mais forte ....
                      0.9TCe: 135 N⋅m (100 lb⋅ft) at 2500 rpm

                      1.5DCI: 220 N⋅m (162 lb⋅ft) at 1750 rpm

                      Comentário


                        #12
                        Esse motor a gasolina da Renault é tão mas tão mau nem sei como explicar.
                        Basicamente o carro não tem pulmão para percursos mais exigentes.

                        A impressão que fiquei foi que nos Clio ainda dá para safar, nos Captur, meu deus, fugir disso a anos luz.

                        Já conduzi vários carros com potências reduzidas mas nunca um tão mau como esse 0.9TCe.

                        Até o Hyundai Accent 1.3 a gasolina que tive não era tão mau.
                        Editado pela última vez por CHB; 13 January 2018, 19:35.

                        Comentário


                          #13
                          Tens de fazer as contas:

                          Km por ano.
                          Gastos de combustível.
                          Manutenção.
                          Seguro.
                          Se for a crédito, se a mensalidade irá ser a mesma.
                          IUC.

                          Regra geral o Diesel terá sempre vantagem no departamento do combustível. Agora, 1000-1300km em que tipo de percurso? Quantos anos irás ter o carro? A que km se vai dar o break even?

                          Depois de todas as contas, vês qual o que preferes.

                          No final, decides.

                          Tenta ver por quanto fica o 1.2 TCE e se compensa face ao Diesel. Irá ter sempre, um motor melhor.



                          Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                          0.9TCe: 135 N⋅m (100 lb⋅ft) at 2500 rpm

                          1.5DCI: 220 N⋅m (162 lb⋅ft) at 1750 rpm
                          Tem de ver mais além de números. Por exemplo, relação de caixas são iguais? Isso irá determinar se o binário maior irá dar vantagem ou não em termos de andamento.

                          A nível de recuperações o dci deverá ter vantagem, em aceleração, são ela por ela.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                            Esse motor a gasolina da Renault é tão mas tão mau nem sei como explicar.
                            Basicamente o carro não tem pulmão para percursos mais exigentes.
                            Ambos têm a mesma potência, mesma velocidade máxima e mesma aceleração dos 0 aos 100 km/h.

                            É saber usar a caixa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rppm Ver Post
                              Ambos têm a mesma potência, mesma velocidade máxima e mesma aceleração dos 0 aos 100 km/h.

                              É saber usar a caixa.
                              E o peso?
                              E a aerodinâmica?

                              São iguais?

                              Comentário


                                #16
                                Com essa média de km ao ano um carro a gasolina serve perfeitamente.
                                Não entendi o receio do IUC no caso do 1.5 DCI, estamos a falar apenas de uma diferença de 45€ ao ano, que é largamente compensado pela poupança no combustível.
                                Sobre o 0.9 Tce, nunca conduzi nenhum, não posso dar a minha opinião.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por de3v0 Ver Post
                                  Boas malta!

                                  Estou a ponderar a adquirir um carro a diesel. Um Clio IV 1.5 DCI 90cv.
                                  O valor dele, semi-novo é de 15.750. Este carro ja deu provas de que é poupadinho mas por outro lado o IUC....

                                  A alternativa que tenho a este é a mesma versão, com o motor 0.9 Tce, 90cv. Dizem que os consumos são baixos, mas o preço da gasolina faço ao diesel, ainda vai um bocadinho.

                                  Existem várias notícias que indicam que a gasolina vai dominar num espaço de 3-5 anos.

                                  As minhas dúvidas:
                                  Ainda compensa comprar a versão diesel?
                                  Sendo que um diesel por norma "é mais forte", irei sentir uma perda de força com a versão 0.9 tce nas subidas, por exemplo ?

                                  Qual a vossa opinião?
                                  Entre o 0.9 tce e o 1.5 dci, em matéria de fidelidade venha o diabo e escolha. É evidente que um motor de 0,9 não pode sacar quase os mesmos cavalos que os do velhinho 1.4 16 v e depois durar o mesmo. Agora, em termos de custos, o 1.5 dci amortiza o chamado prémio diesel ao fim de 150.748 kms, a valores homologados e com o combustível a preços de Portugal. Em termos reais, do spritmonitor.de, e na condição de ir buscar a gasolina toda a Espanha (o diesel não interessa, dá pra meter cá) só amortiza o prémio diesel ao fim de 453.995 kms, quer dizer, no dia de São Nunca à tarde. Por isso se não existisse no mercado nenhum aspadinho a gasolina que me fizesse o serviço, eu optava pelo 0.9 tce e abastecia, como faço sempre, em Espanha.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com esses km´s por mês ia para a gasolina mas para o 1.2TCE de 120cv´s tenho um no Captur e estou satisfeito

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                      Entre o 0.9 tce e o 1.5 dci, em matéria de fidelidade venha o diabo e escolha. É evidente que um motor de 0,9 não pode sacar quase os mesmos cavalos que os do velhinho 1.4 16 v e depois durar o mesmo. Agora, em termos de custos, o 1.5 dci amortiza o chamado prémio diesel ao fim de 150.748 kms, a valores homologados e com o combustível a preços de Portugal. Em termos reais, do spritmonitor.de, e na condição de ir buscar a gasolina toda a Espanha (o diesel não interessa, dá pra meter cá) só amortiza o prémio diesel ao fim de 453.995 kms, quer dizer, no dia de São Nunca à tarde. Por isso se não existisse no mercado nenhum aspadinho a gasolina que me fizesse o serviço, eu optava pelo 0.9 tce e abastecia, como faço sempre, em Espanha.
                                      Não dura o mesmo? Baseado em?

                                      Mas realmente, tens razao, entre os 2 em fiabilidade, são os 2 fiáveis neste momento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                        Não dura o mesmo? Baseado em?

                                        Mas realmente, tens razao, entre os 2 em fiabilidade, são os 2 fiáveis neste momento.
                                        Baseado em tudo: câmaras de combustão mais pequenas a aguentar pressões muito maiores, eixos de turbo a desgastar até gripar ou a deixar escapar óleo, sistemas de injecção ultra-sofisticados, com orifícios mais finos e pressões mais altas, enfim, como dizem os franceses e bem, em matéria de fiabilidade a melhor peça é a que não está lá.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                          Baseado em tudo: câmaras de combustão mais pequenas a aguentar pressões muito maiores, eixos de turbo a desgastar até gripar ou a deixar escapar óleo, sistemas de injecção ultra-sofisticados, com orifícios mais finos e pressões mais altas, enfim, como dizem os franceses e bem, em matéria de fiabilidade a melhor peça é a que não está lá.
                                          Dr. Hans,

                                          Entenda que o 0.9 tce ao ser 3 cilindros e ao ter uma relação de compressão inferior, como é norma num motor turbinado, não vai ter as câmaras de combustão muito mais pequenas. São ligeiramente mais pequenas.

                                          Entenda ainda que apesar da pressão média, e não estamos a falar da máxima, ser superior no tce, esta vai ser repetida muito menos vezes. A potência máxima é obtida a um regime de rotações inferior. Ou seja, no 1.4 vais ter uma pressão menor, mas estás mais vezes a aringi-la e a repeti-la.

                                          Entenda ainda que um dos principais fatores que determinam a durabilidade, são as velocidades, quer as rotações, quer o deslocamento linear. Nesse caso, sempre inferiores no tce.

                                          Idem para os valores de binário máximo, sempre superiores em capacidade e inferiores em valicidades, rotações.

                                          Portanto há muito mais a considerar para se fazerem afirmações simples.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                            E o peso? Tara do TCe=1082 kg; Tara do DCi= 1090
                                            E a aerodinâmica? Como o carro é o mesmo deve ser igual!

                                            São iguais? Diria que semelhantes!
                                            Resposta a azul!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem eu gosto muito desse TCE 0.9 de 90cv mas como alguns sabem o meu é um Sandero, que é mais leve que o Clio.

                                              Entre esses 2 obviamente escolhia o Clio por ser a gasolina, estou farto de diesel, agora há é que ver que o DCI 90 é bem económico, já o TCE 90 só é se for conduzido com cuidado.

                                              No entanto essa história da fiabilidade não me convence muito, porque se um motor for devidamente testado , é meio caminho andado para vir a ser fiável.

                                              Claro que mecanicamente quando menos potência e mais cilindrada tem tendência a ser mais fiável mas isto não é assim tão linear.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X