Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mazda 6 | VW Passat | Ford Focus | Renault Megane

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Mazda 6 | VW Passat | Ford Focus | Renault Megane

    Ora viva, tentando tirar um esclarecimento, pois quero comprar uma carrinha, que dure por alguns anos! No máximo que seja de 2007 por causa do iuc.

    Primeira opção seria a mazda 6 sw, algo que ja andei a procurar e nao encontrei foi as diferenças do primeiro modelo e a versao a partir de 2005, que pelo menos em interior parece-me bastante agradável!
    Segunda opção seria a focus sw pois vejo como um modelo robusto, a megane como confortavel mas tenho desconfianças da fiabilidade do motor... por ultimo seria a grande marca alemã dos pobres, a vw, onde a passat (até 2004) encaixa no que eu pretendo...inclui-a porque é vw e vejo como uma marca forte e duradoura...

    Ja conduzi todos,menos a passat, conduzi foi um golf de 98, sou fã da mazda e muito! conduzo um classico a gasolina e uma pickup, e ate agora, 0 de problemas, estou contente com a marca, amor á camisola...estou inclinado para a mazda sem duvidas, mas queria ouvir opinioes e experiencias proprias

    #2
    Se encontrares uma em bom estado, dessas escolheria a Mazda

    Comentário


      #3
      basicamente é isso... é arranjar 1 em bom estado e mesmo assim fazer-lhe SEMPRE uma boa revisão abrindo o carter para limpar o chupador de oleo.

      Ter atenção às anilhas dos injectores... costumam ter fugas por aí... não é material caro.... normalmente esticam-se é na M/O.

      De seguida veria os Focus... preferencialmente de 109cvs. O Motor PSA é bastante fiável mesmo embora tendo as suas manhas... Anda bastante bem e se conduzido com moderação consegue-se médias bem abaixo dos 5litros sem grande chatice

      Renault não aprecio a estética... não tenho opinião formada sobre o produto no geral.

      VW acho um bom produto, com excelente motor PD mas os preços pedidos por viaturas carregadas de kms é completamente absurdo.... devem pensar que vendem ouro ou algo com ouro

      Comentário


        #4
        Produtos diferentes e de segmentos diferentes.

        A Mazda é um bom produto, mas não um primor de fiabilidade. A minha escolha, provavelmente, seria uma Passat com o 1.9 tdi de 130 cv, mas imagino que será algo complicado de encontrar uma em bom estado e sem demasiados km's.

        Focus e Megane jogam numa liga abaixo.

        Comentário


          #5
          A 6 aqui referida é um projeto mais antigo mas um segmento acima das outras duas.
          Manutenção e consumos serão sempre inferiores se optar pela gama mais baixa de CC da Focus & Megane.

          Tenho duas 6 SW (pré-facelift) na família e ambas tiverem alguns problemas mecânicos. Numa delas o turbo cedeu e a oficina levou uma pipa de massa para resolver o problema.
          Além da potência e Nm, desconheço o que alterou no facelift de 2005 a 2008.

          A Megane não conheço na prática. Já tive uma Focus mkI e agora tenho uma mkII SW com o 1.6lt. O único stress que deu até agora foi o DPF e depois de algumas intervenções, resolvi cortar o mal pela raiz. A versão Titanium é sempre a mais apetecível e apresentável. Alguma dúvida sobre esta, apita.


          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
          De seguida veria os Focus... preferencialmente de 109cvs. O Motor PSA é bastante fiável mesmo embora tendo as suas manhas... Anda bastante bem e se conduzido com moderação consegue-se médias bem abaixo dos 5litros sem grande chatice
          Eu contava mais com 6lt sem chatices. A minha média ronda sempre os 6,2lt e faço alguns trajetos favoráveis a consumos.
          Para baixar dos 6lt, já é necessário estar a olhar em demasia para o ponteiro e fazer uma condução demasiado defensiva
          Editado pela última vez por TSport; 16 January 2018, 16:16.

          Comentário


            #6
            Tenho uma 6 sw de 2003 (dez), 2.0 de 136cv a chegar agora aos 170K. Comprada nova e com km feitos apenas por mim.
            Para além das normais revisões e manutenções, apenas deu problema numa ou outra coisa..
            As anilhas dos injetores foram mudadas aos 90K e até hoje tudo ok (era defeito de fabrico segundo informação recolhida - foi resolvido)
            Fecho da bagageira avariou, foi mudado.
            A chapeleira partiu uma peça de plástico (do mecanismo de correr), foi resolvido.
            Fora isto, nada mais a sinalizar.
            é um motor com força e relativamente contido nos consumos atendendo ao peso da carrinha. Circuito misto anda entre 6l a 6,4l (nunca liguei muito a isto, sou sincero)
            Não é uma viatura moderna (com todos os gadgets de agora), claro que não é mas é fiável e com uma manutenção simples. Paga 42€ (nºs redondos) de IUC.
            Relativamente às outras, exceptuando talvez a VW, está num patamar superior. É manifestamente mais robusta e com materiais mais duráveis.
            Pode estar em fim de vida para mim, mas apenas devido a projectos de vida (filhos, escola, universidade, etc). É daqueles casos que ou é entretanto ou então só daqui a uns 10 anos, vamos a ver (não está à venda... ainda)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TSport Ver Post
              A 6 aqui referida é um projeto mais antigo mas um segmento acima das outras duas.
              Manutenção e consumos serão sempre superiores se optar pela gama mais baixa de CC da Focus & Megane.
              Tenho duas 6 SW (pré-facelift) na família e ambas tiverem alguns problemas mecânicos. Numa delas o turbo cedeu e a oficina levou uma pipa de massa para resolver o problema.
              Além da potência e Nm, desconheço o que alterou no facelift de 2005 a 2008.

              A Megane não conheço na prática. Já tive uma Focus mkI e agora tenho uma mkII SW com o 1.6lt. O único stress que deu até agora foi o DPF e depois de algumas intervenções, resolvi cortar o mal pela raiz. A versão Titanium é sempre a mais apetecível e apresentável. Alguma dúvida sobre esta, apita.




              Eu contava mais com 6lt sem chatices. A minha média ronda sempre os 6,2lt e faço alguns trajetos favoráveis a consumos.
              Para baixar dos 6lt, já é necessário estar a olhar em demasia para o ponteiro e fazer uma condução demasiado defensiva
              não me leves a mal mas algo se passa então (FAP a regenerar em demasiado? muita cidade?)... num andamento sem preocupações (nenhumas mesmo ) mas sem andar em transito cerrado ando nos 5l... se me ponho a controlar velocidades e limites faço sem espinhas menos de 5... e em viagem (onde nem há tanto o aquecer do motor), já fiz 4l certinhos

              Comentário


                #8
                Aproveitando este tópico e já que também ando de olho num focus de 2008...

                O carro está a dar alguma dor de cabeça no departamento DPF (ou assim parece).

                Quão viável é eliminar o DPF?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                  não me leves a mal mas algo se passa então (FAP a regenerar em demasiado? muita cidade?)... num andamento sem preocupações (nenhumas mesmo ) mas sem andar em transito cerrado ando nos 5l... se me ponho a controlar velocidades e limites faço sem espinhas menos de 5... e em viagem (onde nem há tanto o aquecer do motor), já fiz 4l certinhos
                  Já não tenho na carrinha...

                  Assim por alto e tirando as voltas ao f-d-s, faço +/- isto:

                  50% IC2 entre Coimbra e Condeixa
                  30% vila de Condeixa
                  10% cidade de Coimbra
                  10% AE

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                    Já não tenho na carrinha...

                    Assim por alto e tirando as voltas ao f-d-s, faço +/- isto:

                    50% IC2 entre Coimbra e Condeixa
                    30% vila de Condeixa
                    10% cidade de Coimbra

                    10% AE
                    ainda são 40%... e depois a orografia da zona não ajuda muito mas o FAP já não deveria estar nas melhores condições.... regenerações menos espaçadas e afins

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por karne Ver Post
                      Tenho uma 6 sw de 2003 (dez), 2.0 de 136cv a chegar agora aos 170K. Comprada nova e com km feitos apenas por mim.
                      Para além das normais revisões e manutenções, apenas deu problema numa ou outra coisa..
                      As anilhas dos injetores foram mudadas aos 90K e até hoje tudo ok (era defeito de fabrico segundo informação recolhida - foi resolvido)
                      Fecho da bagageira avariou, foi mudado.
                      A chapeleira partiu uma peça de plástico (do mecanismo de correr), foi resolvido.
                      Fora isto, nada mais a sinalizar.
                      é um motor com força e relativamente contido nos consumos atendendo ao peso da carrinha. Circuito misto anda entre 6l a 6,4l (nunca liguei muito a isto, sou sincero)
                      Não é uma viatura moderna (com todos os gadgets de agora), claro que não é mas é fiável e com uma manutenção simples. Paga 42€ (nºs redondos) de IUC.
                      Relativamente às outras, exceptuando talvez a VW, está num patamar superior. É manifestamente mais robusta e com materiais mais duráveis.
                      Pode estar em fim de vida para mim, mas apenas devido a projectos de vida (filhos, escola, universidade, etc). É daqueles casos que ou é entretanto ou então só daqui a uns 10 anos, vamos a ver (não está à venda... ainda)
                      Para o ano que é, acho que a mazda 6 tem uns bons "extras" comparando a outros modelos de outras marcas...como disse, ando num mazda a gasolina já com 30 anos de idade, puro classico, e aquilo é uma besta! sinto prazer a conduzir mas um aperto na carteira ahah, não tenho razões de queixa contra a Mazda... mas já que és dono de uma de 2003, sabes me dizer a diferença que a mazda submeteu as carrinhas no restyle de 2005-2007? pelo que eu sei por alto, elas bebem menos, e o painel está mais modernizado e com uma estetica mais bonita, mas de resto desconheço alguma alteração, e o valor no mercado pelo que vejo são mais caras até 1500-3000€

                      Comentário


                        #12
                        para além de diferenças estéticas, tens motor melhorado assim como o turbo. Salvo erro, já vêm todas as de 143cv com FAP mas carece de confirmação.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                          para além de diferenças estéticas, tens motor melhorado assim como o turbo. Salvo erro, já vêm todas as de 143cv com FAP mas carece de confirmação.
                          daquilo que sei está aqui a resposta. A minha ainda é EGR. Mexeram uns componentes que responderam menos bem em alguns casos e a estética... Se fores da zona de Leiria tens a joficina que é perito em mazda.

                          Comentário


                            #14
                            Caso pondere uma Audi A4 Avant B6, para comparação com a Mazda 6...quais seriam vossas opiniões? Bem que a Audi fica cerca de 2000€ mais cara aproximadamente, e se quisesse manter a carrinha por 4-8 anos, a audi era a que seria menos desvalorizada... mas não sei em relações a consumos, conforto, mecanica, inspeções, peças, manutenção...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por karne Ver Post
                              daquilo que sei está aqui a resposta. A minha ainda é EGR. Mexeram uns componentes que responderam menos bem em alguns casos e a estética... Se fores da zona de Leiria tens a joficina que é perito em mazda.
                              Não tomes isso como certo... acredita que há muita informação contraditória... então se pesquisarem no grupo de MX-5, fogem dela como o diabo foge da cruz

                              Comentário


                                #16
                                Mazda 6 SW(2005-2007) VS Audi A4 Avant B6

                                Comentário


                                  #17
                                  Viaturas com essa idade, é comprar a mais recentes, pelo melhor preço e que se encontrar em melhor estado global.
                                  Tudo o resto são preferências particulares...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cuidado com os DPF no Mazda 6, têm fama de dar problemas. De resto, é como o TSport disse, o que estiver em melhor estado pelo melhor preço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                      Viaturas com essa idade, é comprar a mais recentes, pelo melhor preço e que se encontrar em melhor estado global.
                                      Tudo o resto são preferências particulares...
                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                      Cuidado com os DPF no Mazda 6, têm fama de dar problemas. De resto, é como o TSport disse, o que estiver em melhor estado pelo melhor preço.
                                      Entendo, só que por agora não estou a querer comprar um carro depois de 2007 por causa dos valores absurdos de imposto...

                                      Mas em relação á A5 B6, tens opiniões sobre uma manual M6 ou a Automatica? (é possivel alterar a troca de marcha automatica rpm pelo ECU/computador a bordo?)
                                      Editado pela última vez por Resendez; 30 January 2018, 15:12.

                                      Comentário


                                        #20
                                        É tudo uma questão de orçamento que ainda não disseste qual é, e a partir daí há muitas opções válidas.
                                        Não me limitaria a carros anteriores a 7/2007, pois já passaram mais de dez anos, e ao fim ao cabo, os valores para um de 2005 ou 2009 já não são assim tão diferentes, já nos carros, pode haver diferenças e muitas!
                                        Sobre os carros que falas, a Mazda não conheço bem, mas fala-se de problemas com os filtros de partículas, se tiver. As Passat, se for a 2.0 140cv dos anos 2005-2007 tem muito má fama em termos de fiabilidade, já a 170 julgo não sofrer do mesmo problema, se bem que os valores serão outros. As famosas 1.9 TDI já não equacionaria por serem modelos já muito antigos.
                                        A Focus parece-me ser o modelo mais confiável desses 4, mas é dum segmento abaixo da 6 e Passat apesar de ter os seus problemas também.
                                        A Renault, se for a II 1.5 Dci goza de má reputação, por isso seria riscada.
                                        Por estes motivos não me limitaria a 2007 e olhava para produtos mais recentes, onde já houve claras melhorias na fiabilidade dos mesmos e por esse motivo passariam a ser equação, mesmo com FAP's à mistura.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                          É tudo uma questão de orçamento que ainda não disseste qual é, e a partir daí há muitas opções válidas.
                                          Não me limitaria a carros anteriores a 7/2007, pois já passaram mais de dez anos, e ao fim ao cabo, os valores para um de 2005 ou 2009 já não são assim tão diferentes, já nos carros, pode haver diferenças e muitas!
                                          Sobre os carros que falas, a Mazda não conheço bem, mas fala-se de problemas com os filtros de partículas, se tiver. As Passat, se for a 2.0 140cv dos anos 2005-2007 tem muito má fama em termos de fiabilidade, já a 170 julgo não sofrer do mesmo problema, se bem que os valores serão outros. As famosas 1.9 TDI já não equacionaria por serem modelos já muito antigos.
                                          A Focus parece-me ser o modelo mais confiável desses 4, mas é dum segmento abaixo da 6 e Passat apesar de ter os seus problemas também.
                                          A Renault, se for a II 1.5 Dci goza de má reputação, por isso seria riscada.
                                          Por estes motivos não me limitaria a 2007 e olhava para produtos mais recentes, onde já houve claras melhorias na fiabilidade dos mesmos e por esse motivo passariam a ser equação, mesmo com FAP's à mistura.
                                          A questão aqui é mesmo por causa do IUC, claro que ponderia comprar um modelo recente com melhorias, mas o que dou no IUC dá para pagar o seguro de um carro até 2007 e com sorte ainda pago o selo

                                          Quanto ao orçamento, pela mazda 6 SW (2005-2007) posso propor 5500€-6500€ esticando o orçamento para 8000€ caso escolha a Audi B6 (Talvez automatica, ainda ando a pesquisar mais e tirar duvidas, não quero que em automatica o carro troque a marcha já quase no redline...)

                                          PS: Se algue me poder explicar como funciona a Multitronic da B6
                                          (Não sei para o que o 'S' serve, nem na opção lateral do 'D' a marcha '+' e '-')
                                          47434091.jpg
                                          Editado pela última vez por Resendez; 30 January 2018, 19:31.

                                          Comentário


                                            #22
                                            up? para finalziar topico

                                            Comentário


                                              #23
                                              Respondendo à imagem. Ao lado do D é para ter controlo manual sobre a caixa auto.

                                              O S suponho que seja para manter o auto mas puxar mais pela rotação entre passagens.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X