Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema com Via Verde - Ajuda URGENTE

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema com Via Verde - Ajuda URGENTE

    Boa tarde a todos.
    Hoje fui surpreendido com várias cartas da Autoridade Aduaneira com cobranças absurdas de portagens.
    Dirigi-me à loja da Via Verde para obter esclarecimentos e num encadeamento impróvavel de eventos, parece que ando há 1 ano sem pagar portagens (embora as passagens sejam pontuais).
    A verdade é que a Via Verde rescindiu o contrato em Dezembro de 2016 e, apesar de alegarem que me enviaram carta registada a alertar para a situação, a verdade é que em minha casa nunca chegou qualquer carta, quer a informar de que as portagens não estavam a ser pagas ou qualquer carta a informar da rescisão.
    Quem gere a caixa do correio é a minha esposa, que fica literalmente em pânico com estas situações e recorda-se perfeitamente de nunca nos ter chegado qualquer correspondência.
    Entretanto mudámos de residência e as cartas que eram enviadas pelas finanças para a morada em que estava registado nunca as recebemos ou sequer tivemos conhecimento, como é evidente.
    Mesmo a via verde, efectivamente dava umas vezes luz amarela quando passava...mas também aparecia outras tantas a luz verde como se tudo estivesse em condições. Nunca verifiquei a conta bancária, pois não tenho grande necessidade de verificar, até porque como disse, eram passagens pontuais e só mesmo em Agosto é que fiz meia dúzia de viagens pelas AE
    Conclusão...em 200€ (+/-) de portagens que consumi no ano de 2017, tenho quase 1.500€ em coimas para pagar!!!! Estou literalmente em pânico.
    Alguém sabe se há alguma forma de eu poder solicitar junto das finanças alguma coisa que me permita amenizar o valor das multas que me estão a solicitar???

    #2
    Qual a razão que a Via Verde evoca para ter cancelado o contrato? Não os estou a ver fazer isso "do nada".

    Em 1 ano nunca te preocupaste com a conta, nem com o facto de n haver facturas, nem com o facto de dar amarelo? (honestamente não acredito que alguma vez tenha dado verde...) ?

    Se a carta que a VV diz ter enviado não for com aviso de recepção, podes tentar ir por ai. E dizer que não foste avisado.

    Comentário


      #3
      Não conheço bem os meandros da coisa (já aparece alguém mais habilitado) e não vou ser moralista (embora te tenhas metido a jeito), mas sei que existe a possibilidade de pagar a dívida em prestações. Fala já para as finanças (vai lá pessoalmente) e não deixes arrastar mais isso.

      Comentário


        #4
        O mais seguro é cada vez que dá luz amarela ir logo lá ver o que se passa.

        Depois de modares de morada ainda não sabias que a VV tinha cancelado o contrato certo?

        Comentário


          #5
          E a morada no DUA (registo do carro) está atualizada? É que as cartas podem ter ido para essa morada.
          E porque raio rescindiram o contrato unilateralmente?

          Comentário


            #6
            Para quem colocou em dúvida o que escrevi, agradeço que não volte a comentar.
            Não tenho necessidade nenhuma de mentir, pois factos são factos e não tenho como os escamotear nem tão pouco interesse, pois preciso de ajuda urgente e efectiva.
            Quanto às dúvidas das outras pessoas:

            - A VV alega que, para rescindir o contrato, houve uma recusa por parte da entidade bancária para pagar uma determinada portagem. Não há nem poderia haver alegação de falta de fundos. Apenas uma recusa e que foram enviadas cartas não recepcionadas a informar disso.
            - O cancelamento deu-se antes da mudança de residência. O envelope foi enviado com registo, mas não foi por mim recepcionado nem tão pouco pela minha esposa.
            - A morada da viatura efectivamente não foi alterada. Está em nome da esposa que pensou que a alteração no cartão de cidadão implicaria também alterações em todas as situações que envolvem entidades estatais, tal como acontece com a segurança social e as finanças. Portanto, eu não sabia que o contrato estava cancelado. Aliás, soube-o hoje...mais de 1 ano depois. Mas o cancelamento deu-se ANTES da mudança. As supostas cartas foram enviadas ainda eu residia na casa antiga e, como é evidente, víamos todos os dias a caixa do correio.
            - Sim, concordo que fui imprudente, para não ser mais crítico....

            Ando pouco em AE e pórticos. Para verem, nos 6 meses referentes a Junho a Novembro, a Via Verde registou 160€ em portagens, sendo que no mês de Agosto devo ter gasto mais de 100€ devido às férias e à necessidade de ir buscar os meus filhos à minha ex-mulher (só aí são 60€ de portagens).
            Não consigo entender como é que uma dívida de 100€ ou até mesmo 150€ (contas por alto sobre as portagens dos meses anteriores) podem ascender a um valor que ultrapassa os 1.200€, pois as portagens que acabei de referir de Junho a Novembro paguei-as hoje directamente à Via Verde. As coimas referem-se a um período anterior.
            Editado pela última vez por Plantunes; 17 January 2018, 14:57.

            Comentário


              #7
              É o belo sistema de pórticos e pagamentos que o Pinócrates inventou...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                Para quem colocou em dúvida o que escrevi, agradeço que não volte a comentar.
                Não tenho necessidade nenhuma de mentir, pois factos são factos e não tenho como os escamotear nem tão pouco interesse, pois preciso de ajuda urgente e efectiva.
                Quanto às dúvidas das outras pessoas:

                - A VV alega que, para rescindir o contrato, houve uma recusa por parte da entidade bancária para pagar uma determinada portagem. Não há nem poderia haver alegação de falta de fundos. Apenas uma recusa e que foram enviadas cartas não recepcionadas a informar disso.
                - O cancelamento deu-se antes da mudança de residência. O envelope foi enviado com registo, mas não foi por mim recepcionado nem tão pouco pela minha esposa.
                - A morada da viatura efectivamente não foi alterada. Está em nome da esposa que pensou que a alteração no cartão de cidadão implicaria também alterações em todas as situações que envolvem entidades estatais, tal como acontece com a segurança social e as finanças. Portanto, eu não sabia que o contrato estava cancelado. Aliás, soube-o hoje...mais de 1 ano depois. Mas o cancelamento deu-se ANTES da mudança. As supostas cartas foram enviadas ainda eu residia na casa antiga e, como é evidente, víamos todos os dias a caixa do correio.
                - Sim, concordo que fui imprudente, para não ser mais crítico....

                Ando pouco em AE e pórticos. Para verem, nos 6 meses referentes a Junho a Novembro, a Via Verde registou 160€ em portagens, sendo que no mês de Agosto devo ter gasto mais de 100€ devido às férias e à necessidade de ir buscar os meus filhos à minha ex-mulher (só aí são 60€ de portagens).
                Não consigo entender como é que uma dívida de 100€ ou até mesmo 150€ (contas por alto sobre as portagens dos meses anteriores) podem ascender a um valor que ultrapassa os 1.200€, pois as portagens que acabei de referir de Junho a Novembro paguei-as hoje directamente à Via Verde. As coimas referem-se a um período anterior.
                Vai ao advogado e vai tirar a limpo a história da carta registada. A meu ver a tua salvação estará dependente disso.

                Comentário


                  #9
                  Atenção que basta que se mude o cartão de débito (vulgo cartão multibanco) ou o mesmo expire, para que a VV deixe de ter autorização para fazer a cobrança.

                  Este “pequeno” detalhe deve estar na base de todo esse enredo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Atenção que basta que se mude o cartão de débito (vulgo cartão multibanco) ou o mesmo expire, para que a VV deixe de ter autorização para fazer a cobrança.

                    Este “pequeno” detalhe deve estar na base de todo esse enredo.
                    Isso já me aconteceu 2 vezes, mais a questão da pilha fraca, e em todos os casos recebi um mail da VV.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                      Vai ao advogado e vai tirar a limpo a história da carta registada. A meu ver a tua salvação estará dependente disso.
                      Confesso que, mesmo antes de me ter surgido este problema, já em tempos dei por mim a pensar que o envio de carta registada não deveria servir de prova para ninguém, pois nenhuma entidade pode provar que o aviso seja entregue na caixa correcta.
                      Mas lutar contra o Estado não deve ser propriamente fácil...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                        Atenção que basta que se mude o cartão de débito (vulgo cartão multibanco) ou o mesmo expire, para que a VV deixe de ter autorização para fazer a cobrança.

                        Este “pequeno” detalhe deve estar na base de todo esse enredo.
                        Não foi mudança de cartão de débito...nunca mudei até à data de hoje, dado que a conta é recente (tem 2 anos, se tanto)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                          Atenção que basta que se mude o cartão de débito (vulgo cartão multibanco) ou o mesmo expire, para que a VV deixe de ter autorização para fazer a cobrança.

                          Este “pequeno” detalhe deve estar na base de todo esse enredo.
                          ia referir esse pequenino ponto extremamente importante e que muitos se esquecem quando foi que mudaste o teu cartão MB que estaria associado à conta da VV? terás aí a tua resposta

                          depois se não alteraste a morada do registo do carro, não receberias essas cartas da VV nem de possíveis multas

                          Esses valores exorbitantes devem ser alusivas as passagens, juros, multa, taxas administrativas

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso lembro-me de uma situação em que perdi o cartão multibanco, e tive que o cancelar e pedir novo.
                            O pagamento da Via Verde não é um débito directo como os outros e não está ligado à nossa conta. Está sim ligado ao cartão multibanco. Na altura não me lembrei disso e ainda andei 2 ou 3 meses a dar amarelo nas portagens, e não recebi absolutamente nada da Via Verde, nem carta nem E-mail. Eu é que me fartei de ver os amarelos e só depois de lá ir é que descobri que era do cartão multibanco. Mas eles em 2 ou 3 meses não me avisaram de nada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                              Confesso que, mesmo antes de me ter surgido este problema, já em tempos dei por mim a pensar que o envio de carta registada não deveria servir de prova para ninguém, pois nenhuma entidade pode provar que o aviso seja entregue na caixa correcta.
                              Mas lutar contra o Estado não deve ser propriamente fácil...
                              Há dois tipos de carta registada.
                              O registo simples, em que os CTT é que dão a garantia que a carta foi entregue.
                              E o Registo normal. Que obriga a uma assinatura de quem recebe e esse postal é devolvido à ViaVerde como garantia que a pessoa recebeu.

                              Por isso, como tinha dito, tens de tentar procurar este ponto. Pede o comprovativo de entrega da carta.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                Não foi mudança de cartão de débito...nunca mudei até à data de hoje, dado que a conta é recente (tem 2 anos, se tanto)
                                Qual a morada que está registada na VV? A antiga ou a atual?

                                Mudaste de casa antes de 12/2016?

                                Comentário


                                  #17
                                  A morada registada na VV é a antiga.
                                  A carta de rescisão contratual foi enviada antes de eu ter mudado de residência.
                                  Não há qualquer recepção na minha caixa de correio de qualquer aviso de uma carta registada enviada pela Via Verde ou sequer de qualquer outra morada até essa data.
                                  Após essa data, a VV assume que não voltou a enviar cartas pois o contrato estava rescindido e seguiu os procedimentos normais de cobrança.

                                  Comentário


                                    #18
                                    eles nao te disseram porque rescindiram o contrato?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                      eles nao te disseram porque rescindiram o contrato?
                                      Ele já disse que foi por uma falha de cobrança.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                        Qual a razão que a Via Verde evoca para ter cancelado o contrato? Não os estou a ver fazer isso "do nada".

                                        Em 1 ano nunca te preocupaste com a conta, nem com o facto de n haver facturas, nem com o facto de dar amarelo? (honestamente não acredito que alguma vez tenha dado verde...) ?


                                        Se a carta que a VV diz ter enviado não for com aviso de recepção, podes tentar ir por ai. E dizer que não foste avisado.
                                        Não quero afirmar, mas julgo que já me aconteceu isso com a mudança de cartão, deu amarelo quase sempre, mas recordo-me de ter visto um verde e o preço da portagem...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                          - A morada da viatura efectivamente não foi alterada. Está em nome da esposa que pensou que a alteração no cartão de cidadão implicaria também alterações em todas as situações que envolvem entidades estatais, tal como acontece com a segurança social e as finanças. Portanto, eu não sabia que o contrato estava cancelado. Aliás, soube-o hoje...mais de 1 ano depois. Mas o cancelamento deu-se ANTES da mudança. As supostas cartas foram enviadas ainda eu residia na casa antiga e, como é evidente, víamos todos os dias a caixa do correio.
                                          O problema está aqui. A responsabilidade recai sobre o cidadão e alegar desconhecimento é igual a zero. Para todos os efeitos foi feita a notificação, mas o cidadão não tinha os seus dados actualizados.

                                          Agora a única coisa a fazer é pedir o pagamento faseado do valor em divida.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O cidadão, à data do envio da carta, tinha os seus dados actualizados.
                                            Então o cidadão é que tem de fazer prova do envio de uma coisa que, para todos os efeitos, desconhece que existiu?
                                            É possível que legalmente assim seja, mas para mim parece-me completamente estapafúrdio!
                                            E só um ano depois é que sou verdadeiramente notificado, já com juros e coimas em valores absurdos acumulados!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                              A morada registada na VV é a antiga.
                                              A carta de rescisão contratual foi enviada antes de eu ter mudado de residência.
                                              Não há qualquer recepção na minha caixa de correio de qualquer aviso de uma carta registada enviada pela Via Verde ou sequer de qualquer outra morada até essa data.
                                              Após essa data, a VV assume que não voltou a enviar cartas pois o contrato estava rescindido e seguiu os procedimentos normais de cobrança.
                                              A VV não tem em sistema uma cópia das cartas enviadas, para pelo menos perceberes qual o seu conteúdo, e datas exactas de envio?

                                              Já falaste com o banco para perceber o que se passou? A conta é só tua?

                                              Mas mais do que tudo o resto, tens de pedir o comprovativo das entregas dessas mesmas cartas registadas à VV.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Ele já disse que foi por uma falha de cobrança.

                                                não acredito que tenham dito que foi uma falha de cobrança.... o user comeu e calou? nao questionou logo "devido a que?"

                                                eu ja me teria mexido e rumado a uma loja VV ou então ligar mais do que uma vez para o atendimento a ver se a resposta era a mesma...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Plantunes Ver Post
                                                  O cidadão, à data do envio da carta, tinha os seus dados actualizados.
                                                  Então o cidadão é que tem de fazer prova do envio de uma coisa que, para todos os efeitos, desconhece que existiu?
                                                  É possível que legalmente assim seja, mas para mim parece-me completamente estapafúrdio!
                                                  E só um ano depois é que sou verdadeiramente notificado, já com juros e coimas em valores absurdos acumulados!
                                                  Estou a falar das cartas das finanças e não da Via Verde. Até porque pelo que escreveste percebo que não mudaste a morada com a Via Verde, senão tinhas logo sido alertado que o contrato tinha sido cessado. Mais um ponto a favor deles.

                                                  É pedir o pagamento faseado do valor em divida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso que deves falar com um advogado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um ano inteiro a andar nas auto estradas, dar amarelo em todas as portagens que passou e ***** para o assunto?

                                                      Vai lá vai, depois ficam em pânico ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um cidadão que sabe vir à net para pedir ajuda e conselhos, também é cidadão para entrar no site da via verde e ir à área de clientes confirmar se está tudo bem com o seu contrato, no primeiro, segundo ou terceiro aviso de luz amarela.

                                                        É o que eu faço quando vejo que algo parece não estar no seu normal funcionamento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carromaniaco Ver Post
                                                          Um cidadão que sabe vir à net para pedir ajuda e conselhos, também é cidadão para entrar no site da via verde e ir à área de clientes confirmar se está tudo bem com o seu contrato, no primeiro, segundo ou terceiro aviso de luz amarela.

                                                          É o que eu faço quando vejo que algo parece não estar no seu normal funcionamento.
                                                          Assino por baixo!

                                                          No entanto, não é por isso que deixo de ajudar se puder/souber

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            não deve poder entrar porque o contrato foi cancelado. a mim também andei com amarelo uns bons meses, fui lá pagar as portagens todas à VV e paguei até final de setembro e disseram-me naquela data que não tinha mais nada em dívida, pois eu passava poucas vezes na VV, umas 2x por mês. entretanto recebi uma coima das finanças de 2 portagens dos inícios de outubro, que de 2.50+- cada, tinha 250€ para pagar. a carta tinha ido para a morada da via verde à data da celebração do contrato, mas eu já tinha mudado de casa mais 2 vezes e não sabia de nada. até era em cidades diferentes. pedi para pagar em várias prestações e depois de pagar a primeira, paguei a segunda com a mesma referência, mas pelos vistos aquilo mudava a referência todos os meses, não é como em muitos outros serviços. nas finanças foi um imbróglio. não sabiam do dinheiro, depois já sabiam, reclamei mais uma vez por escrito e com cópia do pagamentoe quando não obtive mais resposta, fui ao balcão e pelos vistos a dívida estava perdoada e se não fosse lá, não sabia de mais nada...

                                                            o melhor a fazer é mesmo pedir para pagar de forma faseada e o mínimo possível, pois tem um prazo e aquilo acumula logo mais outra multa se não fores reclamar dentro daquele prazo dado por eles.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X