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Entrevista CEO SIVA - Pedro Almeida

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    Entrevista CEO SIVA - Pedro Almeida

    Fonte:
    http://automonitor.pt/2018/01/18/com...ado-automovel/

    “Não acredito em mudanças estruturais no peso relativo dos canais no mercado automóvel”


    Publicado a 2018-01-18
    por Álvaro Mendonça



    A aposta na rentabilidade levou a SIVA, importadora das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, a reduzir a sua exposição ao pouco lucrativo canal do rent-a-car, principal motor do crescimento do mercado de veículos de passageiros. O resultado foi que as vendas SIVA recuaram 4,3%, com a Audi a ser a única marca do grupo a progredir.
    Na primeira parte de uma entrevista ao automonitor, Pedro Almeida (foto), que há um ano assumiu o cargo de CEO da SIVA, explica as razões por detrás desta estratégia.

    Como explica a perda de quota de mercado das marcas SIVA?


    A primeira razão objetiva é que a componente que mais contribuiu para o crescimento do mercado como um todo foi o rent-a-car e a SIVA decidiu perder quota neste canal, porque é um segmento do mercado com margens baixas e incertas.
    Se o rent-a-car fosse um negócio com margem certa, ainda que baixa, dava volume adicional com margens positivas, ainda que reduzidas, e desde que não houvesse custos adicionais estruturais para fazer esse negócio, valeria por isso a pena fazê-lo. O problema é a incerteza. Como o negócio é feito com buy back e, portanto, mais de 90% dos carros voltam no ano seguinte com um preço de recompra que foi definido um ano antes, existe uma incerteza que está a ser coberta por uma margem inicial muito baixa. Foi uma aposta na rendibilidade em detrimento do volume de vendas.
    Mas não houve fatores específicos das marcas, que justificam o diferente comportamento no mercado de cada uma delas?
    Houve de facto, e desde logo por o peso específico de o canal rent-a-car nas vendas ser maior numas marcas do que noutras. Na Skoda a redução do peso do rent-a-car é muito maior que nos casos da Audi ou da VW. O que explica que a quebra de vendas da Skoda tenha sido maior.
    Mas existem outras razões. Os line ups e a oferta de produtos em cada uma das marcas também teve naturalmente impacto. Na Volkwagen, o Polo, que é o modelo de maior volume de vendas esteve em runout durante o ano inteiro e, além disso não tivemos um pequeno SUV, porque o T-Roc só chegou no final do ano. A Audi, teve o Q2 desde o início do ano e o modelo foi um grande sucesso que contribuiu muito para a marca ter conseguido crescer.
    A Audi tem um peso significativo no mercado de frotas, que é muito competitivo, mas dá maior estabilidade às vendas e tem algum peso no rent-a-car, mas menor do que o da Skoda. Teve o lançamento do A5, que trouxe vendas adicionais, apesar de o A6 estar em run out. Mas repara que enquanto a Audi teve um modelo em run out do segmento do A6, a Volkswagen teve um modelo em run out no segmento mais importante do mercado.
    Esse mix de canais, com grande peso do rent-a-car e nas frotas, não levou a uma redução das margens do negócio?
    Os negócios de volume têm obviamente uma margem menor que os negócios pontuais. O mercado de particulares em Portugal cresceu pouco nos últimos anos e com a economia e o consumo das famílias a melhorarem acredito quer esse segmento possa crescer um pouco mais, mas não acredito em mudanças muito estruturais no peso relativo dos canais. As frotas mais o rent-a-car continuarão a representar entre 60 ou 70% do mercado.
    Os importadores e os concessionários vão poder continuar a viver com reduções de margens? Com as baixas margens do rent-a-car e das vendas a frotas e um mercado de particulares em promoção constante, não terá de haver uma correção do mercado?
    Acho que não. Começa a haver no mercado de particulares uma oferta de produtos de financiamento, como o renting, que até há uns tempos eram exclusivos para as empresas, ou como o Open Option, que é um produto de crédito com venda pré-acordada, mas que dá ao cliente a opção de, no final do contrato poder não ficar com o carro. O peso destes produtos tem aumentado e permitem de alguma forma compensar a diminuição da margem de venda do próprio carro em si.


    #2
    Para mim estas entrevistas trazem-me mais informação do que as 2 semanas que estive ausente a ler o forum autohoje.

    Então:

    "A primeira razão objetiva é que a componente que mais contribuiu para o crescimento do mercado como um todo foi o rent-a-car e a SIVA decidiu perder quota neste canal, porque é um segmento do mercado com margens baixas e incertas."

    "
    As frotas mais o rent-a-car continuarão a representar entre 60 ou 70% do mercado."

    Isto na SIVA. Imaginem a % das marcas topo de vendas em Portugal. Cerca de 80% é frotas e rent-a-car.

    Ou seja os particulares representam nada ou quase nada na escola de veiculos nas tabelas de vendas. Eu sempre achei muito esquisito um Particular escolher um Renault. Seria loucura.



    Comentário


      #3
      Para mim o mais importante:

      "Os importadores e os concessionários vão poder continuar a viver com reduções de margens? Com as baixas margens do rent-a-car e das vendas a frotas e um mercado de particulares em promoção constante, não terá de haver uma correção do mercado?
      Acho que não. Começa a haver no mercado de particulares uma oferta de produtos de financiamento, como o renting, que até há uns tempos eram exclusivos para as empresas, ou como o Open Option, que é um produto de crédito com venda pré-acordada, mas que dá ao cliente a opção de, no final do contrato poder não ficar com o carro. O peso destes produtos tem aumentado e permitem de alguma forma compensar a diminuição da margem de venda do próprio carro em si."

      Reduçoes de margem significa descontos maiores.

      Óbvio que sim. Com as modalidades de renting, car sharing, leasing os descontos na compra de 1 novo são impressionantes. Cerca de 30% é comum.

      Boa entrevista.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
        Para mim estas entrevistas trazem-me mais informação do que as 2 semanas que estive ausente a ler o forum autohoje.

        Então:

        "A primeira razão objetiva é que a componente que mais contribuiu para o crescimento do mercado como um todo foi o rent-a-car e a SIVA decidiu perder quota neste canal, porque é um segmento do mercado com margens baixas e incertas."

        "
        As frotas mais o rent-a-car continuarão a representar entre 60 ou 70% do mercado."

        Isto na SIVA. Imaginem a % das marcas topo de vendas em Portugal. Cerca de 80% é frotas e rent-a-car.

        Ou seja os particulares representam nada ou quase nada na escola de veiculos nas tabelas de vendas. Eu sempre achei muito esquisito um Particular escolher um Renault. Seria loucura.



        Mesmo a nível particular a Renault vende mais que esse grupo de electrodomésticos que tanto adoras e loucura é comprar carros desse grupo que enganou os clientes, isso sim é loucura

        Cumps

        Comentário


          #5
          Quem compra a diesel já se sabe. Aqui tambem temos americanos que há e tal e chegam aqui e compram carros a diesel. Levam logo um processo anti ética. Entao iniciam o processo dieselgate e vem para a Europa comprar diesel. Fonix

          Voltando ao ponto, como o mercado de Particulares é pequeno em Portugal é dificil saber os negocios feitos. Além disso a transparencia nos preços finais.

          Eu quero saber qual o valor final de um serie 5 em relação ao tabelado e é muito complicado. Aqui sei que é 30%. Por causa do exagerado anuncio da mercedes de ter vendido 350 000 Classe E mundialmente.
          Editado pela última vez por Superfast; 25 January 2018, 06:45.

          Comentário


            #6
            Quer dizer os Americanos vão para a Suíça e aí compram carros a Diesel é por isso que gosto de ler o que escreves ainda não parei de rir

            Cumps

            Comentário


              #7
              Sim, recrutamos um casal da California e queriam comprar um Q7 TDI. Oh meu deus....Vem da california tem de comprar um Range Rover V8 :D Há discussoes interesstantes aqui tambem :D

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Para mim estas entrevistas trazem-me mais informação do que as 2 semanas que estive ausente a ler o forum autohoje.

                Então:

                "A primeira razão objetiva é que a componente que mais contribuiu para o crescimento do mercado como um todo foi o rent-a-car e a SIVA decidiu perder quota neste canal, porque é um segmento do mercado com margens baixas e incertas."

                "
                As frotas mais o rent-a-car continuarão a representar entre 60 ou 70% do mercado."

                Isto na SIVA. Imaginem a % das marcas topo de vendas em Portugal. Cerca de 80% é frotas e rent-a-car.

                Ou seja os particulares representam nada ou quase nada na escola de veiculos nas tabelas de vendas. Eu sempre achei muito esquisito um Particular escolher um Renault. Seria loucura.



                Raciocínio:

                SIVA -> Rent-a-Car -> Renault não presta

                Foi rápido, estás a ficar bom nisto!

                Comentário


                  #9
                  Tá bem abelha...Boa parte da frota da Sixt, por intermédio da Jap Blue e Jap Sport enfiou VW e Audi com força nos rent a car! Up, Polo (ainda que estes são de 2016 na sua maioria), Golf, Golf Variant, Passat, A3...foram às carradas!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                    Para mim estas entrevistas trazem-me mais informação do que as 2 semanas que estive ausente a ler o forum autohoje.

                    Então:

                    "A primeira razão objetiva é que a componente que mais contribuiu para o crescimento do mercado como um todo foi o rent-a-car e a SIVA decidiu perder quota neste canal, porque é um segmento do mercado com margens baixas e incertas."

                    "
                    As frotas mais o rent-a-car continuarão a representar entre 60 ou 70% do mercado."

                    Isto na SIVA. Imaginem a % das marcas topo de vendas em Portugal. Cerca de 80% é frotas e rent-a-car.

                    Ou seja os particulares representam nada ou quase nada na escola de veiculos nas tabelas de vendas. Eu sempre achei muito esquisito um Particular escolher um Renault. Seria loucura.




                    Quem costuma encher o forum de spam és tu

                    Comentário


                      #11
                      Só faltou dizer que a SIVa matriculou 400 carros no ultimo dia de dezembro, para não ficar atrás da mercedes

                      Isso é o "toda a gente vende menos para rent a car, mas a rent a car vende mais"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                        Só faltou dizer que a SIVa matriculou 400 carros no ultimo dia de dezembro, para não ficar atrás da mercedes

                        Isso é o "toda a gente vende menos para rent a car, mas a rent a car vende mais"
                        Esqueci me desse pormenor

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post

                          Eu sempre achei muito esquisito um Particular escolher um Renault. Seria loucura.
                          Eu acho que devias procurar ajuda especializada...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Eu acho que devias procurar ajuda especializada...
                            Que pta de doença. Porra. Internamento compulsivo era pouco. Já faltou mais.

                            Há alguma necessidade disso?

                            Comentário


                              #15
                              Eu não aprecio particularmente Renault, mas isto é completamente outro nível!

                              Comentário


                                #16
                                Ele deve ter sido abusado por um condutor de um Renault em pequeno...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Eu não aprecio particularmente Renault, mas isto é completamente outro nível!
                                  ja esteve pior, agora usa metor marcedes

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Eu não aprecio particularmente Renault, mas isto é completamente outro nível!
                                    Então e o laguna? já la vão que, 10 anos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Eu não aprecio particularmente Renault, mas isto é completamente outro nível!
                                      Eu gosto de Renault. Acho incrivel e ao fim de 15 anos de forum e tantas entrevistas onde fala que o mercado portugues quase nao tem representacao particular se discute tanto as vendas como se fosse a escolha de um particular.

                                      Eu gosto particularmente dos modelos 2017 da Renault e ansioso pelo novo Clio.

                                      Mas estou mais curioso com o Golf 8 daqui a 75 semanas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Caso alguém precise...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                          ansioso pelo novo Clio.
                                          Imagino que sim. Afinal, há que saber quais serão os motores que irão equipar os próximos Classe A.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                                            imagino que sim. Afinal, há que saber quais serão os motores que irão equipar os próximos classe a.
                                            e gla...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Caso alguém precise...

                                              Conheces o Livro dos 100 cientistaa contra Einstein? Eu tenho quase a certeza que os cientistas faleceram a pensar que tinham razão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                Conheces o Livro dos 100 cientistaa contra Einstein? Eu tenho quase a certeza que os cientistas faleceram a pensar que tinham razão.
                                                Se tu pensas que és o Einstein, só te digo que estás todo fdd da cabeça.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                  Se tu pensas que és o Einstein, só te digo que estás todo fdd da cabeça.
                                                  Estou a dizer que o forum nao mudou em 15 anos. Quando se usa a mesma estrategia 15 anos:

                                                  Usar topicos de 150 paginas, referir informacao fora de contexto, nunca publicar artigos ou entrevistas é cair na desinformaçâo.

                                                  A formula do forum ainda usa conceitos pre-internet. Para quem procura informaçao e fraco.

                                                  Entretenimento é do melhor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Lá Suíça arranjas melhor? Epah vai para lá e deixa-nos em paz. Nos aqui estamos muito contentes com o que temos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por now Ver Post
                                                      Lá Suíça arranjas melhor? Epah vai para lá e deixa-nos em paz. Nos aqui estamos muito contentes com o que temos.
                                                      Ainda nao chegaste la. Onde precisas de topicos para perguntar qual o desconto ENI em modelos automoveis ha muito a fazer.

                                                      Onde alguem acha que um X5 40e é 1 evolução automovel e porque a informacao nao chega a Portugal certamente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não, evolução é um Mercedes ou AMG. LoooL

                                                        Mas continua aí a destilar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Outro exemplo: O lancamento do Classe A reside no MBUX. Ve la num topico com tanta pagina do Classe A onde se fala do MBUX e do famoso algoritmo 3x3 e do remoto touchpad?

                                                          Mais 1 vez parece que a informacao nao chega. Deve haver 1 firewall.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A informação não chega aqui, mas não Suíça deve ser muito pior porque andas aqui sempre

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