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Elétricos para quê?
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Gostava de ver um gasolina com uma eficiência de 56%...depois continuam a colocar na equação a quantidade de CO2 que a electricidade produz para ser gerada quando em 2018 ainda existem muitas centrais a carvão) mas daqui a 5 anos já será totalmente diferente.
Só a geração solar vai ficando cada vez mais barata e limpa (em 2014 havia uma previsão de que o preço seria reduzido a metade a cada 3/4 anos e parece que já foi ultrapassada).Editado pela última vez por cuica; 30 January 2018, 03:15.
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostGostava de ver um gasolina com uma eficiência de 56%...depois continuam a colocar na equação a quantidade de CO2 que a electricidade produz para ser gerada quando em 2018 ainda existem muitas centrais a carvão) mas daqui a 5 anos já será totalmente diferente.
Só a geração solar vai ficando cada vez mais barata e limpa (em 2014 havia uma previsão de que o preço seria reduzido a metade a cada 3/4 anos e parece que já foi ultrapassada).
https://www.edp.pt/particulares/apoi...rigem-energia/
E no resto dos países onde se vendem elétricos também não
https://www.electricitymap.org
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostGostava de ver um gasolina com uma eficiência de 56%...depois continuam a colocar na equação a quantidade de CO2 que a electricidade produz para ser gerada quando em 2018 ainda existem muitas centrais a carvão) mas daqui a 5 anos já será totalmente diferente.
Só a geração solar vai ficando cada vez mais barata e limpa (em 2014 havia uma previsão de que o preço seria reduzido a metade a cada 3/4 anos e parece que já foi ultrapassada).
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Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver PostÉ como disseram basicamente a questão é saber como produzir electricidade suficiente e de forma limpa.
Só há três problemas para deixar de vez os combustiveis fósseis:
- preço
- mudar toda a infrastrutura que existe atualmente virada para os combustiveis fósseis
- mudar as mentalidades
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Basta olhar para o modo de funcionamento do motor que dá para ver que tem zonas de trabalho idênticas aos atuais a gasolina, ora se eu o usar nesse patamar, onde existe o ganho de eficiência?
Depois tem outra muito boa, "A estreia dos turbos na mazda", será que o senhor nunca viu a traseira de um Mazda com a palavra "turbo".Editado pela última vez por Afcivic; 30 January 2018, 10:15.
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Como é evidente, a indústria não vai deixar cair o motor de combustão "sem luta". E, embora eu seja um fervoroso adepto do automóvel eléctrico, todos temos a noção de que o eléctrico não é uma solução que serve para tudo e em todo lado. Há casos em que um motor a combustão continuará a ser mais adequado. A locomoção eléctrica e a combustível irão coexistir durante muitos anos. Portanto, se conseguirmos espremer mais rendimento da mesma quantidade de combustível, tanto melhor.
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Originalmente Colocado por cuica Ver PostGostava de ver um gasolina com uma eficiência de 56%...depois continuam a colocar na equação a quantidade de CO2 que a electricidade produz para ser gerada quando em 2018 ainda existem muitas centrais a carvão) mas daqui a 5 anos já será totalmente diferente.
Só a geração solar vai ficando cada vez mais barata e limpa (em 2014 havia uma previsão de que o preço seria reduzido a metade a cada 3/4 anos e parece que já foi ultrapassada).
O desafio hoje é a acumulação. Simplesmente.
Para o uso doméstico existem diversas artimanhas que não passam propriamente por baterias. Consegue-se hoje (por exemplo) acumular energia num pico solar para a noite, sob a forma de energia potencial/mecânica. Não é nada de extraordinário... pegas num excedente de energia e bombeias água para o cima da barragem... muito simples e eficaz.
Agora nos automóveis é um grande desafio hoje. Pelo menos se o quisermos tornar global.
Não nos podemos esquecer que quando se inventou o automóvel também não havia propriamente bombas de gasolina. Andamos há um século com este paradigma que desenvolvemos e montamos: uma rede enorme e extensa de bombas de combustível.
Lá chegaremos. Pessoalmente não creio em baterias/carregamentos. Mas isto é mais crença/feeling técnico que factos.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostO que não falta é energia renovável, sol, vento, barragens, etc. Temos uma quantidade enorme de energia renovável ao dispôr e só precisamos de uma pequeníssima parte.
Só há três problemas para deixar de vez os combustiveis fósseis:
- preço
- mudar toda a infrastrutura que existe atualmente virada para os combustiveis fósseis
- mudar as mentalidades
- autonomia limitada, problema esse que podia perfeitamente ser colmatado, não fosse o ponto seguinte;
- demorado tempo de carregamento, e este é que é o problema. Não conheço ninguém que se importaria de ter um carro só com 200km de autonomia, desde que pudesse recarregar esses 200km em 5 minutos e ao preço muito mais barato da electricidade. Quando as baterias evoluírem no sentido em que este ponto seja uma realidade, aí sim os ICE têm os dias contados de certeza absoluta.
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A fatia das renováveis no mix energético ainda é baixa. Basta ir ver o world energy report. Mesmo em Portugal, um dos melhores países em termos de renováveis, ainda temos cerca de metade da eletricidade a vir de fontes fósseis (depende do ano).
Parece-me que passar tudo a elétrico limpo exigiria uma fase de energia nuclear a curto-médio prazo, até que se conseguisse fluxos de eletricidade renovável q.b. para manter toda a frota a andar.
Quanto ao HCCI, a tecnologia parece extremamente complexa. A mercedes já por lá andou há algum tempo mas deixou-se disso. Espero que funcione, mas sinceramente a longo prazo não passará de um paliativo.
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Relativamente à pergunta do tópico - eléctricos para quê? - a minha resposta é só uma e simples: para nos vermos livres dos combustíveis de petróleo!
Para mim, tudo o que seja alternativa ao petróleo (gasóleo e gasolina) é de aplaudir, independentemente das muitas teorias que andam por aí com desvantagens, autonomias, e isto e aquilo e o catano...
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostA fatia das renováveis no mix energético ainda é baixa. Basta ir ver o world energy report. Mesmo em Portugal, um dos melhores países em termos de renováveis, ainda temos cerca de metade da eletricidade a vir de fontes fósseis (depende do ano).
Parece-me que passar tudo a elétrico limpo exigiria uma fase de energia nuclear a curto-médio prazo, até que se conseguisse fluxos de eletricidade renovável q.b. para manter toda a frota a andar.
Quanto ao HCCI, a tecnologia parece extremamente complexa. A mercedes já por lá andou há algum tempo mas deixou-se disso. Espero que funcione, mas sinceramente a longo prazo não passará de um paliativo.
O elétrico, para já, seria a resposta à poluição dos grandes centros urbanos, tentar passar a ideia que de um dia para o outro será tudo elétrico é no minimo demagogia.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostO que não falta é energia renovável, sol, vento, barragens, etc. Temos uma quantidade enorme de energia renovável ao dispôr e só precisamos de uma pequeníssima parte.
Só há três problemas para deixar de vez os combustiveis fósseis:
- preço
- mudar toda a infrastrutura que existe atualmente virada para os combustiveis fósseis
- mudar as mentalidades
na realidade dizes bem, temos energia limpa através da renováveis sol,vento e barragens, mas são insuficientes para o consumo exigido(hoje em dia), as renováveis são uma gota no oceano face ao que injectam na rede, teria de haver muito mais investimento para se deixar de recorrer a centrais termoeléctricas a gás\carvão de modo a conseguir ser tudo proveniente de energia limpa, e com o aumento de carros eléctricos, vai ser pior ainda...
o tempo o dirá...
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostA fatia das renováveis no mix energético ainda é baixa. Basta ir ver o world energy report. Mesmo em Portugal, um dos melhores países em termos de renováveis, ainda temos cerca de metade da eletricidade a vir de fontes fósseis (depende do ano).
Parece-me que passar tudo a elétrico limpo exigiria uma fase de energia nuclear a curto-médio prazo, até que se conseguisse fluxos de eletricidade renovável q.b. para manter toda a frota a andar.
Quanto ao HCCI, a tecnologia parece extremamente complexa. A mercedes já por lá andou há algum tempo mas deixou-se disso. Espero que funcione, mas sinceramente a longo prazo não passará de um paliativo.
Agora imagina o meu A4 que faz 125g por quilómetro e é a gasóleo.
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na realidade dizes bem, temos energia limpa através da renováveis sol,vento e barragens, mas são insuficientes para o consumo exigido(hoje em dia), as renováveis são uma gota no oceano face ao que injectam na rede, teria de haver muito mais investimento para se deixar de recorrer a centrais termoeléctricas a gás\carvão de modo a conseguir ser tudo proveniente de energia limpa, e com o aumento de carros eléctricos, vai ser pior ainda...
o tempo o dirá...
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostNão são insuficientes, o maior problemas das energias renovaveis é a sua intermitencia, ou seja, não é tão facil desligar ou voltar a ligar uma eólica como acelerar um gerador a fuel ou abrir uma valvula numa qualquer central a gás ou a carvão, mesmo que tenhas uma potência de renováveis instalada superior ao consumo, coisa que tens em Portugal em algumas alturas do dia, ainda não podes abdicar das centrais fosseis por causa do problema da variação brusca de consumo. A questão é fechar as mais poluentes, como as de carvão e começares a usar as de gás para esse efeito e o bolo maior seja produzido a partir de renovaveis.
basicamente segundo ele é tudo uma boa propaganda na teoria, mas dai á pratica ainda tem de dar um enorme passo em só de depender de energias renováveis...
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Em vez de ires pelo que te dizem procura a info no site da REN, terás uma surpresa.
Não é nenhuma propaganda, pois os equipamentos estão instalados, como podes falar de 10% se as renovaveis são mais de 50% do mix nacional.
A injeção de Espanha é contratual, queres precises ou não terás que fazer sempre alguma, e vice versa.
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postsei que são insuficientes pois quem me disse isto é alguém que trabalha na REN, e isto veio á baila mesmo por causa de querem carros eléctricos e energias limpas, e ele disse-me que se o País nos dias que correm o nível de exigência é tão grande que as renováveis sozinhas não chegam a 10% do que a rede total precisa e ainda alturas que ainda tem de levar injecção de Espanha, dai que as coisas não são tão lineares como muitos pensam...
basicamente segundo ele é tudo uma boa propaganda na teoria, mas dai á pratica ainda tem de dar um enorme passo em só de depender de energias renováveis...
No inverno é mais complicado com as horas de sol, mas temos energia eólica e hídrica. E em último caso colocam-se centrais solares no deserto em África. Se importamos petróleo também podemos importar electricidade.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostEm vez de ires pelo que te dizem procura a info no site da REN, terás uma surpresa.
Não é nenhuma propaganda, pois os equipamentos estão instalados, como podes falar de 10% se as renovaveis são mais de 50% do mix nacional.
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Originalmente Colocado por bigturbo Ver Postuma coisa é o site na REN para Marking, para ficar bem na Fotografia, outra é um Engenheiro que trabalha na Rede nacional eléctrica e está dentro do assunto, e sabem melhor que ninguém o que passa, que andam a iludir toda agente com fantochadas, pois as coisas não são realmente como querem fazer crer...
Mas tu lês o que escreves? Então a potência das barragens, parque eólicos, e solares são Marketing? Achas mesmo que a REN colocavas as contas de energia produzida diáriamente para uso estatistico e contabilistico para puro Marketing? Sinceramente não sei se rie ou se chore.
Essas contas divulgadas pela REN é o que o estado (ou seja, todos nós) pagamos aos produtores dessa energia, então tu dizes que esses numeros são tudo treta, isso é grave.
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostClaro que até chegar à prática é muito complicado e dispendioso. Mas teoricamente temos energias renovável a rodos. Só uma infinitésima parte do sol que nos chega todos os dias dá para produzir toda a electricidade que o planeta precisa.
No inverno é mais complicado com as horas de sol, mas temos energia eólica e hídrica. E em último caso colocam-se centrais solares no deserto em África. Se importamos petróleo também podemos importar electricidade.
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Originalmente Colocado por Afcivic Ver PostMas tu lês o que escreves? Então a potência das barragens, parque eólicos, e solares são Marketing? Achas mesmo que a REN colocavas as contas de energia produzida diáriamente para uso estatistico e contabilistico para puro Marketing? Sinceramente não sei se rie ou se chore.
Essas contas divulgadas pela REN é o que o estado (ou seja, todos nós) pagamos aos produtores dessa energia, então tu dizes que esses numeros são tudo treta, isso é grave.
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Não é um site, são as contas da REN, contas usadas por quem produz energia para a rede, contas essas que resultam num resultado contabilistico, não são redes sociais ou blogues, são valores absolutos da energia produzida que terá que ser paga, cenas oficiais e tal, percebes?
Repara bem nesta tabela que é atualizada todos os dias, isto não é ficção.
http://www.centrodeinformacao.ren.pt...IHomePage.aspx
MAs o teu amigo é que deve saber.
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