Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ainda é obrigatória a colocação dos dísticos do seguro e inspecção ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ainda é obrigatória a colocação dos dísticos do seguro e inspecção ?

    No pára brisas portanto.

    Li em sites que agora só é obrigatório o do seguro pelo que o da IPO já não.

    Mas tenho visto vários carros sem quaisquer selos.

    Apenas o do GPL sei que é obrigatório.

    #2
    Que eu saiba o do seguro continua a ser obrigatório, apenas o da inspecção é que deixou de ser. Se bem que eu por hábito tenho sempre os dois afixados.

    Comentário


      #3
      Do seguro é obrigatório por lei e dá direito a coima a quem não respeitar. Já o da inspecção não é.

      http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mos...versao=#artigo
      (Art.º 30º)

      Comentário


        #4
        É por aí...Caso não tenha o do seguro afixado, numa fiscalização/operação stop paga multa...o da inspeção já não é obrigatório.
        Eu no meu como tenho uma bolsa dupla em bom estado, mantenho os dois.

        http://www.e-konomista.pt/artigo/selos-no-para-brisas/
        Editado pela última vez por midnightblack; 01 February 2018, 14:37.

        Comentário


          #5
          Ok era o que eu pensava, obrigado.

          Já agora alguem faz ideia de onde se arranja as bolsas dos selos para para brisas? Tenho algumas descartáveis mas queria daquelas que ficam lá fixas e é só retirar selo antigo e colocar novo.

          Comentário


            #6
            Não precisa de ser no parabrisas.


            Apenas visível do exterior.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
              Ok era o que eu pensava, obrigado.

              Já agora alguem faz ideia de onde se arranja as bolsas dos selos para para brisas? Tenho algumas descartáveis mas queria daquelas que ficam lá fixas e é só retirar selo antigo e colocar novo.
              Na Midas, agora também dão nos centros da Controlauto, em muitas seguradoras, etc.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                Não precisa de ser no parabrisas.


                Apenas visível do exterior.
                A sério?
                Estava convencido que terá de ser no párabrisas...onde é que tem o seu colocado?

                "Em 2007 foi publicado o DL 291/2007 de 21 de Agosto, em que obriga ao seguinte:

                1- No acto da fiscalização é obrigatório o dístico de seguro estar afixado de maneira bem visível do exterior
                2- O certificado de seguro é obrigatório estar com o condutor no acto da fiscalização como obriga o Art.º 85 do CE.
                3- Caso o veículo não tenha o dístico afixado a coima é de 250€ passando para metade se o condutor fizer prova desse seguro no momento em que está a ser fiscalizado."

                Comentário


                  #9
                  como foi referido apenas neste momento é obrigatório os dísticos de seguro e GPL se o carro se mover com esse combustível, o do IPO já deixou de ser necessário...

                  quanto á fixação, já há muito que deixei de usar bolsas, tenho um rolo daqueles de papel autocolante transparente para forrar os livros e problema resolvido um quadradinho e pimba está o selo fixado no vidro, e um rolo dá para muitos selos...

                  a minha seguradora todos os anos me manda 2 bolsas , mas derivado a descolarem-se com o tempo optei pelo papel autocolante que é mais eficaz e o selo está sempre ali direitinho...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por bigturbo Ver Post
                    como foi referido apenas neste momento é obrigatório os dísticos de seguro e GPL se o carro se mover com esse combustível, o do IPO já deixou de ser necessário...

                    quanto á fixação, já há muito que deixei de usar bolsas, tenho um rolo daqueles de papel autocolante transparente para forrar os livros e problema resolvido um quadradinho e pimba está o selo fixado no vidro, e um rolo dá para muitos selos...

                    a minha seguradora todos os anos me manda 2 bolsas , mas derivado a descolarem-se com o tempo optei pelo papel autocolante que é mais eficaz e o selo está sempre ali direitinho...
                    Excelente ideia, por acaso.
                    Aquelas tretas das bolsas começam logo a descolar, sempre que se limpa o pára-brisas por dentro.

                    Comentário


                      #11
                      Em agosto fui a inspecção e o inspector disse que já não era preciso colar o selo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                        Na Midas, agora também dão nos centros da Controlauto, em muitas seguradoras, etc.
                        O meu agora nao va á IPO nos proximos 4 anos porque é novo, mas a IPO onde ia , deixaram de dar por nao ser obrigatório.

                        Pensei é que a minha seguradora, ao enviar a 1ª carta verde né, mandasse uma bolsinha

                        Comentário


                          #13
                          Eu deixei de colocar IPO, até cair num operação Stop... Sim o PSP disse que não seria multado por não ter afixado (tenho sempre tudo em dia), mas avisou que seria mandado parar muito mais depressa dessa forma, dado que para terem a certeza, me iriam encostar para verificar a folha de inspecção...

                          Fez-me sentido na altura e assim sendo, afixei!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                            Eu deixei de colocar IPO, até cair num operação Stop... Sim o PSP disse que não seria multado por não ter afixado (tenho sempre tudo em dia), mas avisou que seria mandado parar muito mais depressa dessa forma, dado que para terem a certeza, me iriam encostar para verificar a folha de inspecção...

                            Fez-me sentido na altura e assim sendo, afixei!
                            Isso só será assim em situações em que o trânsito esteja a escoar de forma muito demorada. Caso contrário, eles não deve ser muito fácil ver quantos papeis tens colados no para brisas.
                            (BTW, eu continuo a colocar ambos os selos, apesar de saber que o do IPO não é obrigatório)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                              Isso só será assim em situações em que o trânsito esteja a escoar de forma muito demorada. Caso contrário, eles não deve ser muito fácil ver quantos papeis tens colados no para brisas.
                              (BTW, eu continuo a colocar ambos os selos, apesar de saber que o do IPO não é obrigatório)
                              Eu a última vez fui mandado parar assim, tal e qual o Redliner.
                              Sabes como viram? Estavam a fazer operação stop numa rotunda, a ocupar uma de duas vias. Eu a entrar e o PSP a olhar, fui logo encostado. Avisou-me que se eu não colar, vou ser sempre mandado parar. E eu ok, não tenho nada a esconder. Parem-me lá as vezes que quiserem.

                              Comentário


                                #16
                                A mim também me disseram exactamente isso, se tivesse o selo da IPO visível não era mandado parar tantas vezes.

                                Comentário


                                  #17
                                  isto é estúpido, se foi legislado que não existe mais a obrigatoriedade de ter o dístico do vidro no carro, não estou a ver o que as autoridades querem, alguns gostam de embirrar só porque sim quando não tem por onde pegar, já fui mandado parar algumas vezes, pediram-me os documentos, estava tudo em dia, e nem sequer fui alertado para esse facto como vocês referem...

                                  alem do mais eles hoje pela matricula sabem logo se o carro tem o IPO em dia ou não, nem precisam de mandar parar...

                                  acho que temos de começar a andar com uma impressão das alterações das leis em vigor para espetar no foucinho de alguns guardas para ver se deixam de andar armados em espertos, hoje em dia isto anda terrível para multarem por tudo e por nada...

                                  está aqui bem explicito, só é necessário a ficha da inspecção, o dístico deixou de ser obrigatório...
                                  http://www.multas.pt/afixacao-da-vin...-e-obrigatorio
                                  Editado pela última vez por bigturbo; 01 February 2018, 19:52.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podes sempre argumentar: Oh senhor guarda ainda bem que me pararam por causa do selo do IPO. Ainda pensei que iam verificar a coca toda que tinha na mala. Ufa....ca cagaço!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ás vezes apetece andar com a legislação imprimida no carro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então bom truque andar com selo da IPO fora de validade mas só porque está no pára brisas já não é chamariz

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cheira-me que isso é ainda pior do que não ter nada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É preciso que o polícia tenha olho de lince pra ver que não está lá o selo... Em segundos e mandar parar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na legislação está definido o local do para-brisas onde é afixado "o selo"?

                                              Pergunto isto pois comprei recentemente um veiculo que tem suporte de origem para os selos por detrás do espelho retrovisor, ou seja estão no para-brisas mas no meio num local que não rouba visão, o 1º proprietário andou sempre com eles assim. Levei o veiculo ao pintor por causa de um risquinho e disse-me logo que têm de estar do lado direito, do lado da berma!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Terá que ser colocado no canto inferior direito do pára-brisas, tal como descrito na Portaria 56/95:

                                                3 -º O dístico deverá ser aposto no interior do veículo no canto inferior direito do pára-brisas ou, na falta deste, noutro local bem visível, devendo, nos veículos de duas ou três rodas, ser aposto sobre uma das faces situadas no plano formado pela forqueta da frente dos referidos veículos.
                                                Mas não acredito que vão te chatear por isso. O importante é estar bem visível...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                  Cheira-me que isso é ainda pior do que não ter nada.
                                                  óbvio mas pela lógica basta ter um distico verde e siga

                                                  O meu é novo portanto ainda nao tem IPO mas tem o distico do GPL verde logo deve chegar hehehehe

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    isso de não ser obrigatório por o selo da inspeção já existe há uns 3 ou 4 anos. eu já sabia que não era obrigatório, mas no primeiro ano dessa lei fui à inspeção e ainda o coloquei no vidro, só depois é que me lembrei. no segundo ano destaquei o picotado e a seguir lembrei-me. ficou lá aquilo na pastinha. pelos vistos ainda há muita gente que não sabe que a lei já mudou. é como a situação dos chinelos, todos os anos perguntam se é ou não proibido. não é proibido, é apenas desaconselhado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                      Terá que ser colocado no canto inferior direito do pára-brisas, tal como descrito na Portaria 56/95:



                                                      Mas não acredito que vão te chatear por isso. O importante é estar bem visível...
                                                      existe um decreto lei mais recente que até vem mencionado na minha carta verde junto ao picotado do dístico que diz isto:
                                                      [QUOTE
                                                      Artigo 30.º - Dístico

                                                      1 - Nos veículos cuja utilização esteja sujeita ao seguro e com estacionamento habitual em Portugal, com excepção dos motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e máquinas industriais deve ser aposto um dístico, em local bem visível do exterior, que identifique, nomeadamente, a empresa de seguros, o número da apólice, a matrícula do veículo e a validade do seguro.
                                                      ][/QUOTE]

                                                      DL291/2007

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Então porque continua a sair a carta da inspecção com o selo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sabia dessa, fui com os carros lá de casa à inspecção em Setembro e Novembro, da última vez até pedi uma bolsa pois a que lá tinha já estava em mau estado e não me disseram q já não era necessário. Que parvoíce

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fredgaia Ver Post
                                                            Então porque continua a sair a carta da inspecção com o selo?
                                                            Porque ainda têm milhares de folhas impressas dessa forma e continuam a usá-las.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X