Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre octanas na gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida sobre octanas na gasolina

    Boas,
    O meu pai tem um carro com turbo a gasolina com uma taxa de compressão 10.5
    Ele põe sempre 98 mas um mecanico recentemente disse-lhe que "pode meter 95 à vontade é igual". Ele ouviu isto e mesmo assim continua a por 98.
    Acham que faz bem ou mal?

    Segundo eu li acho que so com taxa acima de 11:1 é que deve por 98?
    Editado pela última vez por Mig999; 07 February 2018, 00:53.

    #2
    se o carro está de origem basta ver no manual qual o combustivel indicado para o motor em questao
    imaginemos que o recomendado para esse motor é 95 o teu pai pode na mesma por 98 apesar de nao ter ganhos com isso o unico prejuizo é só para a carteira

    quanto a taxa de compressao , existem muitas mais variantes para alem da taxa de compressao a definir o combustivel a usar
    deixo te alguns exemplos praticos

    um 1.2 12v da vw têm um taxa de 10:5 e andar a por 98 seria um desperdicio de dinheiro (nada contra quem o faz)

    o 1.5 skyactiv da mazda com uma taxa altissima de 14:1 e funciona a 95

    concluindo o melhor a fazer é ver no manual qual o combustivel indicado
    Editado pela última vez por dftsa; 07 February 2018, 02:03.

    Comentário


      #3
      se o teu pai tem preferência por essa octanagem e não se importa de despender mais uns €€ não vejo nada contra, aliás só vejo a favor.
      atualmente quase todos ou se não todos os carros podem andar com 95, mas o ajuste da ignição para melhor performance só acontece com a 98, para alem disso sempre acrescentas uma proteção extra comparativamente á outra.

      ainda me lembro dum opel antes das eletrónicas autoajustáveis ter uma espécie de fusível que se trocava de forma a avançar/retardar a ignição conforme o tipo de combustível.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
        se o teu pai tem preferência por essa octanagem e não se importa de despender mais uns €€ não vejo nada contra, aliás só vejo a favor.
        atualmente quase todos ou se não todos os carros podem andar com 95, mas o ajuste da ignição para melhor performance só acontece com a 98, para alem disso sempre acrescentas uma proteção extra comparativamente á outra.

        ainda me lembro dum opel antes das eletrónicas autoajustáveis ter uma espécie de fusível que se trocava de forma a avançar/retardar a ignição conforme o tipo de combustível.
        Em relação à primeira parte, são uma muito pequena minoria os carros onde isso acontece. A maior parte dos carros não tem qualquer diferença de performance entre 95 e 98. Basta ver no manual. Indicam quase sempre uma gasolina recomendada (e acima disso não há qualquer melhoria de performance) e uma gasolina mínima que com frequência é 91RON ou até 88RON.


        Em relação à segunda parte não entendo de que proteção falas. Ou há detonação ou não há... ponto. Se o carro (seja porque ajusta a ignição seja pelo seu funcionamento normal) evita a detonação então não há qualquer proteção adicional só pelas octanas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mig999 Ver Post
          Boas,
          O meu pai tem um carro com turbo a gasolina com uma taxa de compressão 10.5
          Ele põe sempre 98 mas um mecanico recentemente disse-lhe que "pode meter 95 à vontade é igual". Ele ouviu isto e mesmo assim continua a por 98.
          Acham que faz bem ou mal?

          Segundo eu li acho que so com taxa acima de 11:1 é que deve por 98?
          Já há muito tempo que a a taxa de compressão deixou de ser o factor para o tipo de gasolina que se coloca.

          Basta ver no manual ou tampa do deposito e colocar a gasolina com o menor nivel de octanas aceitavel.

          Comentário


            #6
            Há alguns carros que dizem no manual que só atingem a performance máxima com 98 octanas, penso que o primeiro 2.0TFSi era um deles.

            Comentário


              #7
              A de 98 mal não faz e sempre aumenta um pouco a margem de segurança, caso exista uma qualquer disfunção mecânica ou electrónica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                Em relação à primeira parte, são uma muito pequena minoria os carros onde isso acontece. A maior parte dos carros não tem qualquer diferença de performance entre 95 e 98. Basta ver no manual. Indicam quase sempre uma gasolina recomendada (e acima disso não há qualquer melhoria de performance) e uma gasolina mínima que com frequência é 91RON ou até 88RON.


                Em relação à segunda parte não entendo de que proteção falas. Ou há detonação ou não há... ponto. Se o carro (seja porque ajusta a ignição seja pelo seu funcionamento normal) evita a detonação então não há qualquer proteção adicional só pelas octanas
                eu diria que comparativamente a outros tempos são mais os carros que no manual têm um * onde diz que a melhor performance é atingida com 98.
                com isto nem eles nem eu estamos a dizer que a 95 é má ou estraga ou o diabo a 4 (parece que é habito muita gente entender dessa forma quando se fala em vantagens de algum tipo de combustível)

                o manual dos carros nem sequer fala em knock nem sequer no sensor e ajustes de ignição feitas pela ecu de forma a minimizar/reduzir as detonações.....mas isso não quer dizer que não exista
                se um combustível com maior octanagem, logo contendo maiores agentes anti detonação previne a mesma, a eletrónica já não precisa de se ajustar tão restritivamente como eventualmente pode acontecer com combustível com menos octanagem.
                um carro não detona e ponto, pode detonar mais e precisar de mais ajustes com um combustível do que com outro. depois pode ainda haver detonações em que nem o combustível nem o retardamento resolvem.

                Comentário


                  #9
                  É só ver o que está no manual. Está lá tudo explicadinho inclusive se a 98 melhora ou não o desempenho dos motores.

                  Quem testou os motores e as gasolinas foram as marcas e não os mecânicos das oficinas cá fora.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                    É só ver o que está no manual. Está lá tudo explicadinho inclusive se a 98 melhora ou não o desempenho dos motores.

                    Quem testou os motores e as gasolinas foram as marcas e não os mecânicos das oficinas cá fora.
                    é isso....
                    nem sei porque existem tópicos a debater as vantagens e desvantagens deste ou daquele óleo, deste ou daquele pneu, amortecedor......

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                      é isso....
                      nem sei porque existem tópicos a debater as vantagens e desvantagens deste ou daquele óleo, deste ou daquele pneu, amortecedor......
                      Mas estás a ser irónico?

                      Atenção que eu não estava a criticar nada, somente a dizer que no manual explica tudo.

                      De resto considero que o assunto 95 VS 98 é sempre interessante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                        é isso....
                        nem sei porque existem tópicos a debater as vantagens e desvantagens deste ou daquele óleo, deste ou daquele pneu, amortecedor......
                        Acredito que num ou outro caso haja um óleo ou pneu melhor que aquele que a marca recomenda, mas geralmente não é o caso.

                        Comentário


                          #13
                          sim, os fabricantes recomendam o que acham mais indicado e para alem disso em muitos casos até indicam o mínimo aceitável.
                          mas isso não quer dizer (nem eles querem dizer) que não exista melhor do que a recomendação.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X