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    PSA deixa de desenvolver motores diesel

    PSA vai abandonar o desenvolvimento de futuros motores diesel, sendo o novo bloco 1.5 BlueHDi o último propulsor deste tipo, garante o sempre bem informado L’Auto-Journal, na sua última edição.

    http://automonitor.pt/2018/02/19/com...otores-diesel/


    O Grupo francês, que é um dos maiores produtores de motores diesel do mundo, é assim o segundo fabricante mundial a anunciar o futuro abandono da tecnologia diesel, depois da Volvo.
    “Se estivermos a falar de motores 100% novos, o 1.5 BlueHDi é o último diesel da PSA”, confirmou à revista francesa Patrice Marez, responsável pela divisão de propulsores do Grupo francês.


    Os diesel estão a perder terreno na Europa, o seu mercado de eleição, em detrimento dos pequenos motores gasolina de nova geração e de sistemas alternativos, como os híbridos.
    Em 2017, pela primeira vez desde o início do século, foram vendidos na Europa mais automóveis com motores gasolina do que diesel, com o recuo destes últimos a ser visível em praticamente todos os países.
    No mercado de usados, os preços de transação das viaturas diesel também já está a baixar.
    A PSA, que no ano passado adquiriu a Opel, tem em curso um programa de eletrificação de todas as suas marcas, que até 2024 abarcará todos modelos das gamas Citroen, Peugeot, DS, Opel e Vauxhall, com propulsões 100% elétricas ou híbridas.

    #2
    Morte ao Diesel.

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      #3
      Já é mais que esperado. Ainda por cima, o 1.2t tem vendido bem, mesmo por cá neste mercado dieselificado...

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        #4
        Wtf...

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          #5
          Portugal vai demorar muito porque o Diesel custa bem menos que a gasolina e isso percebe-se.

          Mas sera interessante revisitar este tópico em 2030 (só faltam 12 anos).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
            Portugal vai demorar muito porque o Diesel custa bem menos que a gasolina e isso percebe-se.

            Mas sera interessante revisitar este tópico em 2030 (só faltam 12 anos).
            O Diesel vai ficar para quem de facto faz muitos kms, que são uma percentagem muito menor dos que atualmente possuem carros a Diesel.
            Conheço várias pessoas com carros a Diesel, e que fazem poucos kms, têm carros a Diesel só porque seguiram o rebanho. Um colega de trabalho, que comprou carro a Diesel há cerca de 1/2 anos, já está arrependido de ter comprado a Diesel.

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              #7
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              O Diesel vai ficar para quem de facto faz muitos kms, que são uma percentagem muito menor dos que atualmente possuem carros a Diesel.
              Conheço várias pessoas com carros a Diesel, e que fazem poucos kms, têm carros a Diesel só porque seguiram o rebanho. Um colega de trabalho, que comprou carro a Diesel há cerca de 1/2 anos, já está arrependido de ter comprado a Diesel.
              Porquê ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                O Diesel vai ficar para quem de facto faz muitos kms, que são uma percentagem muito menor dos que atualmente possuem carros a Diesel.
                Conheço várias pessoas com carros a Diesel, e que fazem poucos kms, têm carros a Diesel só porque seguiram o rebanho. Um colega de trabalho, que comprou carro a Diesel há cerca de 1/2 anos, já está arrependido de ter comprado a Diesel.
                Comprou carro a gasóleo. Diesel é o nome do ciclo de combustão do motor.
                E sim, infelizmente ainda há imensa gente com esse modo de pensamento. Compram porque "dura mais", porque "gasta menos", porque "dizem que é melhor" e depois, chumbadas de centenas de euros na oficina são normais. Bem fiz eu em comprar um otto turbinado...

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                  #9
                  Não me surpreende.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por NSU Ver Post
                    Porquê ?
                    Porque pagou mais pela versão a gasóleo, pouco anda pouco com o carro, e agora vê que tem um carro que provavelmente vai valer menos no futuro quando o vender. Ou seja pagou mais na compra, e isso pode não se refletir na venda.

                    Comentário


                      #11
                      Há imensos modelos em que o diesel custa o mesmo ou tem um sobrecusto mínimo face à versão a gasolina. Nomeadamente à medida que se sobe de segmento.

                      Portanto, mesmo para quem não anda muito, têm sido -em muitos casos- as opções "naturais" na altura de comprar. Mas como este fórum é um antro de exageros, é tudo corrido com o carimbo de estúpido arrependido..

                      Já agora, o título da notícia está errado. O que a PSA anunciou é que deixará de desenvolver novos blocos de raiz, tendo sido este 1.5 o último. Escrever "deixa de desenvolver motores a diesel" é sair do que efectivamente foi dito, nada que surpreenda com o nível de português reinante na praça.

                      Se pensarmos que o 1.6 HDi surgiu algures em 2003, logo há 15 anos, teremos pelo menos mais uma década em que a PSA poderá continuar a apresentar novas evoluções só deste bloco...

                      Mas, sim, é o início do fim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Porque pagou mais pela versão a gasóleo, pouco anda pouco com o carro, e agora vê que tem um carro que provavelmente vai valer menos no futuro quando o vender. Ou seja pagou mais na compra, e isso pode não se refletir na venda.
                        Ok. Só estava a tentar entender as razões dele. Porque hoje em dia, a não ser que se façam muitos km anualmente,ou se tenha empresa, não vejo como ainda compensa comprar a gasóleo (FAP, adblue, etc etc )

                        Comentário


                          #13
                          Nem toda a compra tem de ser racional. Um 1.5 turbo hoje em dia para quem gosta de feeling é muito superior a qualquer 2.0 turbo diesel actual.

                          E em muitos casos um 2.0 turbo gasolina e muito superior a qualquer 3.0d actual.

                          Agora o que nao existe, ou nunca vi é consciencia ambiental porque quem pode. Ou seja comprar um veiculo de 40 000 euros e comprar a diesel é recriminavel.

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                            #14
                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                            Há imensos modelos em que o diesel custa o mesmo ou tem um sobrecusto mínimo face à versão a gasolina. Nomeadamente à medida que se sobe de segmento.

                            Portanto, mesmo para quem não anda muito, têm sido -em muitos casos- as opções "naturais" na altura de comprar. Mas como este fórum é um antro de exageros, é tudo corrido com o carimbo de estúpido arrependido..

                            Já agora, o título da notícia está errado. O que a PSA anunciou é que deixará de desenvolver novos blocos de raiz, tendo sido este 1.5 o último. Escrever "deixa de desenvolver motores a diesel" é sair do que efectivamente foi dito, nada que surpreenda com o nível de português reinante na praça.

                            Se pensarmos que o 1.6 HDi surgiu algures em 2003, logo há 15 anos, teremos pelo menos mais uma década em que a PSA poderá continuar a apresentar novas evoluções só deste bloco...

                            Mas, sim, é o início do fim.
                            Apesar de teres razão, 2 apontamentos:

                            1- os segmentos que mais se vendem em Portugal é o C e B, nestes, a diferença entre gasolina e Diesel é grandita. Um Golf 1.4 TSI salvo erro custa menos 5-7000€ que o equivalente Diesel, neste caso, 2.0 TDI. Chega a haver diferenças de 3-4.000€ entre um Focus 1.0 e 1.5 TDCI.

                            Nos mais altos, D para cima, só agora é que se começa a ver mais versões a gasolina, principalmente híbridos Plug in. Isto muito devido ao meu segundo ponto e os km que normalmente se fazem nesses segmentos. Nos inícios de 2000 curiosamente, havia muitos segmento D a gasolina.

                            2- por muito tempo, os veiculos Diesel eram mais potentes e principalmente mais fortes em termos de binario, face aos motores a gasolina atmosférico. E isto deu grande impulso aos Diesel. Lembro-me de conduzir o Golf IV 1.4 75 e o 1.9 TDI de 90, apesar dos 15cv de diferença, a nível de andamento era da noite para o dia, o que se pedia a mais pelo TDI valia todo os tostões. Agora, não é bem assim...

                            Comentário


                              #15
                              No meu caso com o A4 acho que nem se vendiam a gasolina, agora têm um 1.4 com 150cv que não compensa o preço.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um colega que comprou um Megane 1.5 DCI novo e agora também está arrependido. Também não é para menos, visto que faz pouco mais de 10mil anuais.

                                Está a pensar no Honda 1.5i-Vtec.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso quer dizer basicamente: + investimento em reactores nucleares e outros queimadores de combustível fóssil pois que a electricidade em quantidade suficiente para alimentar um parque de carro a gasóleo equivalente não aparece do nada...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Dúvido que se passe já para os elétricos, vejo é tudo a comprar gasolina em vez de diesel

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ora bem, tenho dois PSA com motor a gasóleo, deixa-me cá ver qual deles vou guardar, para daqui a uns anos ser um clássico,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim, a gasolina está renascer claramente mas o custo está sempre lá. Por mais ecológico que seja, a diferença na despesa é sempre significativa. A minha mulher mudou recentemente para um carro a gasolina e nota-se bem nos recibos de combustível. Mas já era de esperar...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                          comprou carro a gasóleo. Diesel é o nome do ciclo de combustão do motor.
                                          E sim, infelizmente ainda há imensa gente com esse modo de pensamento. Compram porque "dura mais", porque "gasta menos", porque "dizem que é melhor" e depois, chumbadas de centenas de euros na oficina são normais. Bem fiz eu em comprar um otto turbinado...


                                          Isto em 2018

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os stands também têm a sua quota parte de culpa na altura de vender o gasóleo.
                                            Quantos são os casos de quem vai comprar gasolina e sai com um a gasóleo...É preciso escoar os stocks e estes dão mais retorno nas oficinas

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                                              #23
                                              O 1.2t da PSA não vende mais neste momento porque continuam a fazer stock de HDi.

                                              Mais, para arranjar um 1.2t parece que estamos a pedir para conversar com um ET e claro de seguida levamos logo com a conversa do gasóleo é muito melhor e se mesmo assim nos mantivermos firmes vem de seguida o "vai esperar meses pelo carro" e ainda o "pelo mesmo preço", como se o 1.2t pudesse custar tanto ou mais que o HDi (estão a inflacionar a gasolina ).

                                              Calhaus é o que mais há neste país infelizmente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                Isto em 2018
                                                É inacreditável, mas ainda há dias ouvi esse argumento. Nem meti a colher porque já sabia que é latim perdido...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Sim, a gasolina está renascer claramente mas o custo está sempre lá. Por mais ecológico que seja, a diferença na despesa é sempre significativa. A minha mulher mudou recentemente para um carro a gasolina e nota-se bem nos recibos de combustível. Mas já era de esperar...
                                                  Falta falares da diferença dos recibos na compra e nas revisoes/manutenções...daqui a 10 anos podes até ter uma surpresa...quem sabe...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Sim, a gasolina está renascer claramente mas o custo está sempre lá. Por mais ecológico que seja, a diferença na despesa é sempre significativa. A minha mulher mudou recentemente para um carro a gasolina e nota-se bem nos recibos de combustível. Mas já era de esperar...
                                                    A gasolina só há-de ser um "custo" em relação ao diesel enquanto os donos dos carritos económicos continuarem a pagar 27 cêntimos de imposto fixo a mais em litro de gasolina pra subsidiar o gasóleo barato aos mercs, bimmers, cayennes, panamenas e outros bentaygas de alta cilindrada da burguesia exploradora. Consigam eles rebentar com esse esquema fiscal badalhoco, que na horinha passa o diesel a ser o custo insuportável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                                                      Falta falares da diferença dos recibos na compra e nas revisoes/manutenções...daqui a 10 anos podes até ter uma surpresa...quem sabe...
                                                      Se estivermos a falar de despesas em arranjos e assim ainda concordo, agora continuar a bater na tecla da revisão e manutenção é só encher palha. Nos dias que correm uma revisão faz-se com uns trocos em casa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não me espanta nada e não me admiro que mais marcas muito em breve sigam o mesmo caminho mas continua a existir muita gente a comprar a gasóleo e depois que nem 10mil km´s anda por ano, com o tempo o gasóleo irá acabar para grande parte das pessoas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                          Se estivermos a falar de despesas em arranjos e assim ainda concordo, agora continuar a bater na tecla da revisão e manutenção é só encher palha. Nos dias que correm uma revisão faz-se com uns trocos em casa.
                                                          Manuntenção não é só revisão.

                                                          No caso do Focus 1.0 e equivalente a Diesel a manutenção é maior no diesel, não só tem FAP, como tem correia em vez de corrente no motor a gasolina, como um simples filtro de combustível é mais caro nos Diesel.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por amidoes Ver Post
                                                            Se estivermos a falar de despesas em arranjos e assim ainda concordo, agora continuar a bater na tecla da revisão e manutenção é só encher palha. Nos dias que correm uma revisão faz-se com uns trocos em casa.
                                                            Eu só falei que entrando com todos os recibos podemos ter uma surpresa por ex ao fim de uns anos...Se para ti encher palha é ignorar o nº de kms que se faz, os mais 3000€ por ex em novo...

                                                            As revisões podes faze-las em casa mas será sempre mais cara no diesel......Se, como dizes e bem, juntares uma outra despesa numa avaria, eis que ao fim de uns anos podes ter uma surpresa...

                                                            Comentário

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