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Filtro de partículas no novo 1.2 puretech da PSA a gasolina?

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    Filtro de partículas no novo 1.2 puretech da PSA a gasolina?

    Meus caros, estou comprador de um Peugeot 308 sw com o motor 1.2 puretech de 130cv e após alguma pesquisa vejo que este motor recebeu há pouco tempo um filtro de partículas passivo!

    Então agora que fujo dos diesel pelos FAP levo com outro no motor a gasolina?

    Como é o funcionamento deste filtro, é igual aos diesel e requer substituição?

    Obrigado.

    #2
    É muito melhor e porque ? Porque o motor aquece muito mais rápido e atinge maior temperatura coisa que o diesel nao consegue e também do proprio combustível

    Comentário


      #3
      Pelo que li, esses FAP nos Otto, não precisam de regenerar pelas EGTs maiores dos motores a gasolina.

      Também li, que eram consideravelmente mais baratos.

      A ser comprovar, não há motivo de receio, acaba por ser um catalisador mais moderno.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        É muito melhor e porque ? Porque o motor aquece muito mais rápido e atinge maior temperatura coisa que o diesel nao consegue e também do proprio combustível
        Ok o filtro aquece mais rápido derivado ao motor e ao próprio combustível...mas o efeito de queima de partículas é semlhante? Se se interromper as regenerações vai ter o mesmo efeito que nos diesel?
        É que o aditivo em alguns diesel (eloys psa e adblue nos alemães) já permite uma queima/eliminação de particulas a temperaturas inferiores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
          Pelo que li, esses FAP nos Otto, não precisam de regenerar pelas EGTs maiores dos motores a gasolina.

          Também li, que eram consideravelmente mais baratos.

          A ser comprovar, não há motivo de receio, acaba por ser um catalisador mais moderno.
          Um catalisador mais evoluído? Dá-se tempo ao tempo e logo se vê a vantagem ou não desse dispositivo.

          Comentário


            #6
            Realmente não há nada como o tempo para se comprovar a fiablidade desse componente.

            Comentário


              #7
              Aqui a questão é que abandonei um diesel por fazer percursos de 2km muitas vezes e em cidade, como se irá comportar esse filtro nesse tipo de percursos?

              Também é necessário ir passear o carro para completar regeneraçoes?

              Comentário


                #8
                Sendo um filtro menos complexo e que funciona a uma temperatua superior, é capaz de não depender tanto das regenerações, mas penso que só o tempo dirá...

                Comentário


                  #9
                  Já vêem com FPs???

                  Comentário


                    #10
                    Sim, desde Setembro de 2017 que os novos motores a gasolina são obrigados a ter FAP.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Já vêem com FPs???
                      Eu não vejo nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        Ok o filtro aquece mais rápido derivado ao motor e ao próprio combustível...mas o efeito de queima de partículas é semlhante? Se se interromper as regenerações vai ter o mesmo efeito que nos diesel?
                        É que o aditivo em alguns diesel (eloys psa e adblue nos alemães) já permite uma queima/eliminação de particulas a temperaturas inferiores.
                        Supostamente, os gases mais quentes fazem com que haja uma regeneração continua.
                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        Um catalisador mais evoluído? Dá-se tempo ao tempo e logo se vê a vantagem ou não desse dispositivo.
                        Sim, só com o tempo.

                        Só começou a aparecer em "massa" o ano passado.

                        Comentário


                          #13
                          Infelizmente há muito pouca informação acerca destes GPF , nem a Peugeot tem qualquer informação no seu website.

                          Pelo que consegui perceber é um sistema passivo, que está em constante limpeza pelas altas temperaturas de funcionamento do motor.

                          O próprio filtro dizem ser mais barato, simples e sem grande manutenção...

                          Já estava a ver a minha vida a andar para trás...

                          Comentário


                            #14
                            Vai andando com o carro de forma despreocupada, afinal foi para isso que o compraste.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                              Vai andando com o carro de forma despreocupada, afinal foi para isso que o compraste.
                              Ainda não comprei, mas pelo que li julgo não ter grande tipo de problemas com esse filtro.

                              Podia haver era mais um pouco de informação, no primeiro contacto fiquei um pouco assustado...

                              Comentário


                                #16
                                É necessário haver cobaias! Vai em frente! Os outros consumidores agradecem!

                                O grupo PSA inovou nos filtros de partículas no diesel e, de início, não correu muito bem. Espero que corra melhor nos zagolina...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                  Supostamente, os gases mais quentes fazem com que haja uma regeneração continua.
                                  Sim, só com o tempo.

                                  Só começou a aparecer em "massa" o ano passado.
                                  E a massa não esturra?
                                  Se fosse maça, aguentava mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    http://gpfoff.com/

                                    ainda está disponível

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                      É necessário haver cobaias! Vai em frente! Os outros consumidores agradecem!

                                      O grupo PSA inovou nos filtros de partículas no diesel e, de início, não correu muito bem. Espero que corra melhor nos zagolina...
                                      É isso, eu prefiro sempre modelos pós restyling com motores bem rodados

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        http://gpfoff.com/

                                        ainda está disponível
                                        Não está disponivel esse link...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por leocris Ver Post
                                          Ainda não comprei, mas pelo que li julgo não ter grande tipo de problemas com esse filtro.

                                          Podia haver era mais um pouco de informação, no primeiro contacto fiquei um pouco assustado...
                                          Ah certo, pensei que já o tinhas comprado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa da regeneração constante é cômica

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                              Sim, desde Setembro de 2017 que os novos motores a gasolina são obrigados a ter FAP.
                                              Isto é obrigatório em todos os carros? Ou apenas novos motores desenvolvidos desde essa data?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Novos motores apenas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                  Essa da regeneração constante é cômica
                                                  How can GDI particle emissions be reduced?
                                                  Testing performed on behalf of T&E and others shows that without fitting a Gasoline
                                                  Particulate Filter (GPF) to the exhaust, GDI cars produce large numbers of particles. GPFs
                                                  are cheaper, simpler, more compact and more durable than those used in diesels, since the
                                                  higher temperature of the GDI exhaust prevents an accumulation of soot and enables
                                                  continuous regeneration of the filter. The use of a GPF has the potential to reduce particle
                                                  numbers by a factor of 1000 or more.

                                                  https://www.transportenvironment.org...ns-petrol-cars

                                                  Primeiro PDF.

                                                  Portanto, um post sem fundamento, vs uma entidade credenciada e credível... Qual vamos acreditar. Escolha difícil....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se assim é, está tudo dito! Afinal existe informação sobre isso por aí.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um dos motivos para colocar FAP num Otto é porque a injeção direta que agora é habitual, emite imensas partículas nocivas a saúde. Mais não sei quanto % que um Diesel com FAP.

                                                      Para combater isso, metem um GPF, e diminuem essas partículas para níveis mínimos.

                                                      Agora, como disse, pelo que li, desse estudo, o GPF é quase um catalisador, a ser concretizar o que está ali, nem se dá por ele.

                                                      Basta pensar e perceber como funciona um motor Otto e Diesel, para se perceber que o funcionamento do filtro de partículas nos 2 não podia ser igual. O funcionamento natural do Diesel, faz com que emita mais carvão fruto da combustão mais pobre, demora mais a aquecer, a temperatura dos gases de escape são bem mais baixas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        http://europe.autonews.com/article/2...oreUserAgent=1

                                                        In practice, all gasoline direct injection vehicles will have to introduce Gasoline Particle Filters (GPF) in order to reach the particle limits in real driving tests, the European Commission said in a statement.

                                                        Comprem de injecção indirecta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                          How can GDI particle emissions be reduced?
                                                          Testing performed on behalf of T&E and others shows that without fitting a Gasoline
                                                          Particulate Filter (GPF) to the exhaust, GDI cars produce large numbers of particles. GPFs
                                                          are cheaper, simpler, more compact and more durable than those used in diesels, since the
                                                          higher temperature of the GDI exhaust prevents an accumulation of soot and enables
                                                          continuous regeneration of the filter. The use of a GPF has the potential to reduce particle
                                                          numbers by a factor of 1000 or more.

                                                          https://www.transportenvironment.org...ns-petrol-cars

                                                          Primeiro PDF.

                                                          Portanto, um post sem fundamento, vs uma entidade credenciada e credível... Qual vamos acreditar. Escolha difícil....


                                                          Ó santinho, pega então num saquinho recolhe lá as tais particulas e envia-a-as para o espaço junto com o carro do musk que essa é a unica maneira de não poluírem a terra

                                                          Tanto esse filtros como os do diesel são uma treta de todo tamanho, que não diminuem qqr emissão de partículas, só alteram quando é que estas são enviadas para a atmosfera, basicamente mais um componente para o zé pagar, de resto fica tudo igual

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Gosto muito dos carros do grupo PSA e dos Franceses em geral, mas foge desse motor por enquanto, a não ser que queiras servir de cobaia. Tudo o que é tecnologia nova, mesmo que no papel funcione muito bem, é de evitar, é que a prática e a teoria nem sempre são coincidentes

                                                            Comentário

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