Portugal foi o quarto país da Europa que mais diminuiu o número de mortes na estrada no período entre 2001 e 2005, segundo um estudo do Conselho Europeu para a Segurança nos Transportes (CEST) divulgado hoje.
Segundo o indicador que mede a segurança rodoviária, Portugal reduziu em 25 por cento o número de mortes nas estradas, naquele período.
França foi o país que obteve mais sucesso na luta contra a sinistralidade, reduzindo em 35 por cento o número de vítimas de acidentes rodoviários, seguida do Luxemburgo (34 por cento) e Bélgica (27 por cento).
A Espanha está a meio da tabela, em 12º lugar, com uma redução de 19 por cento.
Os países da UE com piores resultados são a Lituânia, onde as mortes em acidentes rodoviários aumentaram oito por cento no mesmo período, Malta (mais seis por cento), Chipre (mais quatro por cento), República Checa (mais três por cento) e Hungria (mais 2,5 por cento).
A análise do CEST considera que, face a estes números, será difícil cumprir os objectivos fixados pela União Europeia, que pretende reduzir para metade o número de mortos e feridos graves nas estradas até 2010.
O Conselho aponta uma combinação de factores para a melhoria da situação em vários países, nomeadamente uma liderança política forte, uma apertada vigilância nas estradas, o aumento da consciência pública e a melhoria das infra-estruturas.
Segundo o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária, nos últimos cinco anos, 6520 pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas e 23.178 ficaram feridas com gravidade. O plano pretende que até ao final da década seja possível reduzir a sinistralidade para um máximo de 874 mortos e 3799 feridos graves por ano.
In Público Online, 27 de Setembro de 2006
Parece que estamos no bom caminho mas não estamos a andar à velocidade necessário para cumprir os objectivos.
Segundo o indicador que mede a segurança rodoviária, Portugal reduziu em 25 por cento o número de mortes nas estradas, naquele período.
França foi o país que obteve mais sucesso na luta contra a sinistralidade, reduzindo em 35 por cento o número de vítimas de acidentes rodoviários, seguida do Luxemburgo (34 por cento) e Bélgica (27 por cento).
A Espanha está a meio da tabela, em 12º lugar, com uma redução de 19 por cento.
Os países da UE com piores resultados são a Lituânia, onde as mortes em acidentes rodoviários aumentaram oito por cento no mesmo período, Malta (mais seis por cento), Chipre (mais quatro por cento), República Checa (mais três por cento) e Hungria (mais 2,5 por cento).
A análise do CEST considera que, face a estes números, será difícil cumprir os objectivos fixados pela União Europeia, que pretende reduzir para metade o número de mortos e feridos graves nas estradas até 2010.
O Conselho aponta uma combinação de factores para a melhoria da situação em vários países, nomeadamente uma liderança política forte, uma apertada vigilância nas estradas, o aumento da consciência pública e a melhoria das infra-estruturas.
Segundo o Plano Nacional de Prevenção Rodoviária, nos últimos cinco anos, 6520 pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas e 23.178 ficaram feridas com gravidade. O plano pretende que até ao final da década seja possível reduzir a sinistralidade para um máximo de 874 mortos e 3799 feridos graves por ano.
In Público Online, 27 de Setembro de 2006
Parece que estamos no bom caminho mas não estamos a andar à velocidade necessário para cumprir os objectivos.
Comentário