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    Focus Motores Diesel

    Qual destes o melhor motor quer em performance quer em fiabilidade?

    Eu esteticamente prefiro o focus antigo só que não tem o 1.6 tdci,
    mas se o 1.8 não for inferior.....

    #2
    o 1.8 anda mais mas tb faz mais barulho e as pessoas que conheci com ele tiveram todas problemas com a bomba injectora. É certo que a bomba não tem nada a ver com o motor mas no conjunto a idei que fica é que o o 1.8 não tão fiável no conjunto como o 1.6...


    Mas anda mais isso anda.

    Comentário


      #3
      comparando o incomparáve, pois sao carros de épocas diferentes, o novo focus é MTO menos inovador que o antigo (na sua altura).

      No entanto, fiabilidade, eu optaria pelo novo 1.6.

      Comentário


        #4
        o 1.6 ( é o 1.6 hdi da PSA ) é em tudo superior ao velhino 1.8 da ford, era um bom motor na altura, mas está totalmente desajustado tecnologicamente, performances e consumos, e a fiabilidade tb já foi melhor....

        Posto isto para mim o 1.6 é indubitavelmente superior.

        Comentário


          #5
          so um conheço de perto um amigo meu q tem um focus dos anteriores e ate agora ta tudo ok, sem problemas no 1.8

          Comentário


            #6
            Votei 1.6, mas ja tive relatos que o 1.8 se portou mto bem, tendo inclusivé visto um com 260.000kms e sem dar muitas chatisses.

            Comentário


              #7
              Para quem já teve um Focus 1.8 TDCi e continua a ter o vizinho do lado a trabalhar como mecânico na Ford... escolho o 1.8 TDCi. :D

              O 1.6 é um bom motor, mas daí a ter ser superior ao 1.8...

              Além disso, se o 1.8 TDCi é assim tão mau, porque é que a Ford colocou uma caixa de 6 nele e o anda a vender nas novas S-MAX e Galaxy?...

              Há um tópico sobre os 1.8 TDCi nos DB, podes ver lá quais os problemas e defeitos deste motor.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por BrunoD

                Para quem já teve um Focus 1.8 TDCi e continua a ter o vizinho do lado a trabalhar como mecânico na Ford... escolho o 1.8 TDCi. :D

                O 1.6 é um bom motor, mas daí a ter ser superior ao 1.8...

                Além disso, se o 1.8 TDCi é assim tão mau, porque é que a Ford colocou uma caixa de 6 nele e o anda a vender nas novas S-MAX e Galaxy?...

                Há um tópico sobre os 1.8 TDCi nos DB, podes ver lá quais os problemas e defeitos deste motor.
                nem mais , agora é que falastes a verdade, este motor está a sair nestes novos modelos, é claro com umas mexidas mas o bloco é o mesmo;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por camadusa

                  citação:Originalmente colocada por BrunoD

                  Para quem já teve um Focus 1.8 TDCi e continua a ter o vizinho do lado a trabalhar como mecânico na Ford... escolho o 1.8 TDCi. :D

                  O 1.6 é um bom motor, mas daí a ter ser superior ao 1.8...

                  Além disso, se o 1.8 TDCi é assim tão mau, porque é que a Ford colocou uma caixa de 6 nele e o anda a vender nas novas S-MAX e Galaxy?...

                  Há um tópico sobre os 1.8 TDCi nos DB, podes ver lá quais os problemas e defeitos deste motor.
                  nem mais , agora é que falastes a verdade, este motor está a sair nestes novos modelos, é claro com umas mexidas mas o bloco é o mesmo;)
                  As mexidas de hardware são as seguintes:

                  - caixa 6 velocidades
                  - volante do motor/embraiagem mais resistente
                  - Intercooler diferente
                  - Sistema base de injecção (Delphi) é igual, mas recebeu injectores piezo-electricos.

                  O turbo é muito semelhante, está é a trabalhar com uma pressão ligeiramente superior.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por BrunoD

                    Para quem já teve um Focus 1.8 TDCi e continua a ter o vizinho do lado a trabalhar como mecânico na Ford... escolho o 1.8 TDCi. :D

                    O 1.6 é um bom motor, mas daí a ter ser superior ao 1.8...

                    Além disso, se o 1.8 TDCi é assim tão mau, porque é que a Ford colocou uma caixa de 6 nele e o anda a vender nas novas S-MAX e Galaxy?...

                    Há um tópico sobre os 1.8 TDCi nos DB, podes ver lá quais os problemas e defeitos deste motor.
                    bruno vou citar as palavras de um chefe de oficina de uma conceituada oficina da Ford "Estes gajos metem este motor que começou com 90cv num carro com um peso destes.....e agora estamos aqui cheios deles com vibrações e por aí fora...." Perguntei eu "Então e os 2.0?"....responde ele "esses tivemos aqui já a fazer a revisão...de resto nem sinal deles"

                    Penso que em termos de performances o 1.8 é bem superior ao 1.6, se bem que a baixa rotação o 1.6 se mexe melhor fruto de uma melhor distribuição de potência mais linear, mas a nivel de consumos o 1.8 era um "bêbado" comparado com os Tdi´s de 130cv(e tu sabes bem).

                    A nivel de vibrações do motor e ruído o 1.6 tb é superior, ou seja, tirando as performances, em que o 1.8 é bem superior, o 1.6 é superior em tudo.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por necos

                      citação:Originalmente colocada por BrunoD

                      Para quem já teve um Focus 1.8 TDCi e continua a ter o vizinho do lado a trabalhar como mecânico na Ford... escolho o 1.8 TDCi. :D

                      O 1.6 é um bom motor, mas daí a ter ser superior ao 1.8...

                      Além disso, se o 1.8 TDCi é assim tão mau, porque é que a Ford colocou uma caixa de 6 nele e o anda a vender nas novas S-MAX e Galaxy?...

                      Há um tópico sobre os 1.8 TDCi nos DB, podes ver lá quais os problemas e defeitos deste motor.
                      bruno vou citar as palavras de um chefe de oficina de uma conceituada oficina da Ford "Estes gajos metem este motor que começou com 90cv num carro com um peso destes.....e agora estamos aqui cheios deles com vibrações e por aí fora...." Perguntei eu "Então e os 2.0?"....responde ele "esses tivemos aqui já a fazer a revisão...de resto nem sinal deles"

                      Penso que em termos de performances o 1.8 é bem superior ao 1.6, se bem que a baixa rotação o 1.6 se mexe melhor fruto de uma melhor distribuição de potência mais linear, mas a nivel de consumos o 1.8 era um "bêbado" comparado com os Tdi´s de 130cv(e tu sabes bem).

                      A nivel de vibrações do motor e ruído o 1.6 tb é superior, ou seja, tirando as performances, em que o 1.8 é bem superior, o 1.6 é superior em tudo.
                      Não estou a dizer que 1.8 TDCi não tem falhas no novo conjunto, até porque já li o caso (fórum) de uma S-MAX 1.8 TDCi problemática... mas é fácil ver de onde provêm as vibrações e a solução passará por uma simples reprogramação da ECU... vai é ficar mais amorfa em baixas.

                      Quanto ao bloco 2.0... tive um amigo a trabalhar na Expofor até há pouco tempo e ele teve conhecimento de alguns Focus 1.6 e 2.0 TDCi com problemas graves de motor... é como tudo... sorte!

                      O meu vizinho trabalha noutra concessão da Ford e os relatos são muito semelhantes.

                      Comentário


                        #12
                        O 1.8 é mais rápido mas é a unica vantagem. O 1.6 tem melhores consumos, mais suave, 16 valvulas e tecnologia mais recente. Votei o 1.6.

                        Comentário


                          #13
                          Discordo totalmente.

                          O 1.8 só perde nos consumos, de resto é um motor de longe melhor. Problemas de fiabilidade? Os primeiros 1.8 TDCi iam abaixo em andamento. Os primeiros 1.6 TDCi andavam pouco e saiu uma "repro" oficial. Não compreendo como dizem que o 1.8 é um motor barulhento, só se for o TDDi, o TDCi é extremamente insonorizado, aliás todo o carro em si é melhor insonorizado que o novo Focus, faz menos ruídos parasitas e tudo, melhores materiais a nível de portas. Só no tablier é fraco. Ainda em relação ao motor, tem excelentes recuperações, andamento equiparável ao TDI 110, mas consumos bebâdos. A puxar, médias de 12 é o normal. Tem também melhor caixa, mais manteiga, melhor para condução desportiva.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por BrunoD

                            Para quem já teve um Focus 1.8 TDCi e continua a ter o vizinho do lado a trabalhar como mecânico na Ford... escolho o 1.8 TDCi. :D

                            O 1.6 é um bom motor, mas daí a ter ser superior ao 1.8...

                            Além disso, se o 1.8 TDCi é assim tão mau, porque é que a Ford colocou uma caixa de 6 nele e o anda a vender nas novas S-MAX e Galaxy?...

                            Há um tópico sobre os 1.8 TDCi nos DB, podes ver lá quais os problemas e defeitos deste motor.
                            Em alguns mercados o FOCUS II é vendido também com o 1.8TDCI.

                            A potência continua nos 115cv, mas o binário é superior.

                            Comentário


                              #15
                              Boa Tarde a Todos...
                              Tenho uma SW 1.6 TDCI (109) que veio substituir a outra focus 1.8 TDCI, que tive 4 anos e fiz-lhe perto de 100.000 Km.

                              O melhor (comparativamente e segundo a minha opinião)
                              Focus 1.8 TDCI:
                              - motor mais silencioso (demais), linhas interiores mais modernas,ausencia de plasticos nas portas, alarme, turbo a entrar as 2000 rtm com adrenalina, fazendo quase sempre entrar o controlo de tracção(pudera)

                              Focus 1.6 TDCI (109)
                              - Segurança a curvar, consumo (menos 1 l/100), arranque suave, mais progressivo, caixa mais suave, maior espaço interior entre bancos, qualidade dos bancos, tablier de construção solida, mais insonorização de ruido exterior (excepto motor) pelas duplas borrachas nas portas. mais equipamento electronico, especto exterior agressivo, melhor posição/conforto de posição de condução e etc etc...

                              No ambito geral estou muito satisfeito com a troca, porque é bem mais confortavel esta que a anterior, quer conforto de passageiros, quer conforto de condução!!!
                              Agora.. que tenho saudades do outro motor.. lá isso tenho, mesmo ainda que dos 0-100 Km fazia menos 0.5 seg que esta, tinha um disparo ás 2000 que era qualquer coisa!!! alem de que tinha o motor era tão silencioso que nos esqueciamos que estavamos com um disel (lá dizia a publicidade.. TDCI, um diesel com alma de gasolina).

                              Nunca tive problemas de maior, a não ser uma entrada de agua enquanto novo, pela caixa do filtro do polen, facilmente resolvida pela Ford (defeito em todos) e de resto foi so meter pastilhas e pneus (aos 50.000 km) e a manutenção normal.!!!
                              ahh esqueçi-me de um apoio electrico do vidro de tras, que partiu, estragou o elevador e teve de levar um novo.. mas tamb durante o periodo da garantia mas enfim... era um bebado e ai... pouco havia a fazer...lolol

                              Ainda sonho que um dia a ford ponha este motor, redesenhando o turbo, nesta versão da focos...(ouvi um zum zum que era o motor da S-max e que em espanha já vinha no focus...) a ver vamos...


                              Cmps a todos

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

                                Boa Tarde a Todos...
                                Tenho uma SW 1.6 TDCI (109) que veio substituir a outra focus 1.8 TDCI, que tive 4 anos e fiz-lhe perto de 100.000 Km.

                                O melhor (comparativamente e segundo a minha opinião)
                                Focus 1.8 TDCI:
                                - motor mais silencioso (demais), linhas interiores mais modernas,ausencia de plasticos nas portas, alarme, turbo a entrar as 2000 rtm com adrenalina, fazendo quase sempre entrar o controlo de tracção(pudera)

                                Focus 1.6 TDCI (109)
                                - Segurança a curvar, consumo (menos 1 l/100), arranque suave, mais progressivo, caixa mais suave, maior espaço interior entre bancos, qualidade dos bancos, tablier de construção solida, mais insonorização de ruido exterior (excepto motor) pelas duplas borrachas nas portas. mais equipamento electronico, especto exterior agressivo, melhor posição/conforto de posição de condução e etc etc...

                                No ambito geral estou muito satisfeito com a troca, porque é bem mais confortavel esta que a anterior, quer conforto de passageiros, quer conforto de condução!!!
                                Agora.. que tenho saudades do outro motor.. lá isso tenho, mesmo ainda que dos 0-100 Km fazia menos 0.5 seg que esta, tinha um disparo ás 2000 que era qualquer coisa!!! alem de que tinha o motor era tão silencioso que nos esqueciamos que estavamos com um disel (lá dizia a publicidade.. TDCI, um diesel com alma de gasolina).

                                Nunca tive problemas de maior, a não ser uma entrada de agua enquanto novo, pela caixa do filtro do polen, facilmente resolvida pela Ford (defeito em todos) e de resto foi so meter pastilhas e pneus (aos 50.000 km) e a manutenção normal.!!!
                                ahh esqueçi-me de um apoio electrico do vidro de tras, que partiu, estragou o elevador e teve de levar um novo.. mas tamb durante o periodo da garantia mas enfim... era um bebado e ai... pouco havia a fazer...lolol

                                Ainda sonho que um dia a ford ponha este motor, redesenhando o turbo, nesta versão da focos...(ouvi um zum zum que era o motor da S-max e que em espanha já vinha no focus...) a ver vamos...


                                Cmps a todos
                                Em alguns mercados o 1.8TDCI é vendido no novo FOCUS mk II.

                                A cavalem continua a ser a mesma do FOCUS mkI, mas o binário é superior.

                                Caso desses mercados, tenm-se a França, Espanha, Inglaterra

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  Em alguns mercados o 1.8TDCI é vendido no novo FOCUS mk II.

                                  A cavalem continua a ser a mesma do FOCUS mkI, mas o binário é superior.

                                  Caso desses mercados, tenm-se a França, Espanha
                                  bem.. então so me resta esperar que chegue ao nosso mercado nacional, para poder dar uma voltinha...

                                  Cumpts

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:ScRuMbLe Posted - 28/09/2006 : 20:47:38 Discordo totalmente.

                                    O 1.8 só perde nos consumos, de resto é um motor de longe melhor. Problemas de fiabilidade? Os primeiros 1.8 TDCi iam abaixo em andamento. Os primeiros 1.6 TDCi andavam pouco e saiu uma "repro" oficial. Não compreendo como dizem que o 1.8 é um motor barulhento, só se for o TDDi, o TDCi é extremamente insonorizado, aliás todo o carro em si é melhor insonorizado que o novo Focus, faz menos ruídos parasitas e tudo, melhores materiais a nível de portas. Só no tablier é fraco. Ainda em relação ao motor, tem excelentes recuperações, andamento equiparável ao TDI 110, mas consumos bebâdos. A puxar, médias de 12 é o normal. Tem também melhor caixa, mais manteiga, melhor para condução desportiva.
                                    E eu concordo a 100% com a sua opniao! Depois de conduzir um carro de frota de empresa que era um 1.8TDCI que depois veio a ser trocado por um 1.6TDCI de 109cv... Eu já gostava mais do antigo focus (mk I) e depois de ter andado no novo ainda fiquei mais desiludido, so a unica coisa no mkII que eu axo melhor é o tablier, de resto o carro tem um rolar muito mais barulhento, um curvar mais instavel, a caixa no minimo é diferente das que estou habituado. Quando ao motor e é esse o assunto do topico, o 1.6TDCI pra min é claramente mais barulheto que o 1.8, no 1.6 aquele barulho...treé é...tre...n tem nada haver com o trabalhar do 1.8 que pra min ate de forra do carro é muito mais agradavel. Quanto a prestações o 1.6 apenas ganha nos consumos que de resto...o 1.8 puxa muito bem e o 1.6 n digo o mesmo, mais lento nos 0-100 e dos 150 pra cima n tem comparação...
                                    Já agora quanto aos dois carros o mk I é o mk II o primeiro pra min n tinha um travar muito normal, o carro n se aninhava a travar e levantava a traseira, mas travava bem, ja no mk II não gosto nem um pouco do travar do carro e axo que a potencia de travagem é fraca.

                                    Comentário


                                      #19

                                      Conheço o 1.8 no Focus mkI e o 1.6 na C-Max.

                                      1.8 all the way! ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        1.6

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

                                          citação:Originalmente colocada por nto

                                          Em alguns mercados o 1.8TDCI é vendido no novo FOCUS mk II.

                                          A cavalem continua a ser a mesma do FOCUS mkI, mas o binário é superior.

                                          Caso desses mercados, tem-se a França, Espanha, Inglaterra
                                          bem.. então so me resta esperar que chegue ao nosso mercado nacional, para poder dar uma voltinha...

                                          Cumpts
                                          Infelizmente, e por causa da nossa carga fiscal, dúvido que esse motor chegue a vir para cá.

                                          É que o motor surgiu praticamente quando o mk II veio para o mercado, e cá não se sabe de nada.

                                          Além do mais, como é sabido, por ser o 1.8 iria pagar mais de I.A., e a variação de cavalagem para o 1.6 é pouca.

                                          No entanto, é certo e sabido que o 1.8 tem outra alma...

                                          Já o Focus mk I em alguns mercados foi vendido com o 2.0TDCI de 130cv(que equipava também o Mondeo), mas para cá como bem sabemos, não veio

                                          Abraços

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                                            #22
                                            o 1.8tdci era um motor notável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por nto

                                              citação:Originalmente colocada por AALVESCOSTA

                                              citação:Originalmente colocada por nto

                                              Em alguns mercados o 1.8TDCI é vendido no novo FOCUS mk II.

                                              A cavalem continua a ser a mesma do FOCUS mkI, mas o binário é superior.

                                              Caso desses mercados, tem-se a França, Espanha, Inglaterra
                                              bem.. então so me resta esperar que chegue ao nosso mercado nacional, para poder dar uma voltinha...

                                              Cumpts
                                              Infelizmente, e por causa da nossa carga fiscal, dúvido que esse motor chegue a vir para cá.

                                              É que o motor surgiu praticamente quando o mk II veio para o mercado, e cá não se sabe de nada.

                                              Além do mais, como é sabido, por ser o 1.8 iria pagar mais de I.A., e a variação de cavalagem para o 1.6 é pouca.

                                              No entanto, é certo e sabido que o 1.8 tem outra alma...

                                              Já o Focus mk I em alguns mercados foi vendido com o 2.0TDCI de 130cv(que equipava também o Mondeo), mas para cá como bem sabemos, não veio

                                              Abraços
                                              Pois.. infelizmente este pais é assim...o que nos resta é olhar para os outros equipados com grandes maquinões e a preços mais reduzidos!!! Pena é não se poder ir lá fora comprar um veículo novo, pelo preço deles e contribuir para a economia deles atraves do pagamento dos baixos impostos... isso é que era uma grande chapada ao Estado portugues!!!!

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                                                #24
                                                entre os 2, votei no 1.8
                                                na estrada, o 1.6 é um menino quando comparado com o 1.8

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por necos


                                                  bruno vou citar as palavras de um chefe de oficina de uma conceituada oficina da Ford "Estes gajos metem este motor que começou com 90cv num carro com um peso destes.....e agora estamos aqui cheios deles com vibrações e por aí fora...." Perguntei eu "Então e os 2.0?"....responde ele "esses tivemos aqui já a fazer a revisão...de resto nem sinal deles"
                                                  ó necos,
                                                  não sabes que os actuais 2 litros derivam dos 2 litros PSA de 90cv? eheheh

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                                                    #26
                                                    N vou falar da fiabilidade pq n tenho dados para o fazer.
                                                    Mas o q lhe posso dizer, é q o 1.6 casa de uma maneira excelente com o focus, qto a mim é um dos melhores negócios de segmento. A relação prestações/comsumo é fenomenal. Para mim ao nivél de poucos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho um familiar com um 1.8 e até agora tem sido muito bom em termos de fiabilidade. O motor tem prestacções muito satisfatórias em conjunto com tudo o resto. O 1.6 neste carro não conheço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        DE guerra mesmo era o TDDI... O TDCI não é tão bom, mas também se come. Os 1.6 e 1.8 equivalem-se em termos de fiabilidade, mas o 1.8 é mais barulhento e o 1.6 mais linear...

                                                        ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Ric_a_rdo

                                                          citação:Originalmente colocada por necos


                                                          bruno vou citar as palavras de um chefe de oficina de uma conceituada oficina da Ford "Estes gajos metem este motor que começou com 90cv num carro com um peso destes.....e agora estamos aqui cheios deles com vibrações e por aí fora...." Perguntei eu "Então e os 2.0?"....responde ele "esses tivemos aqui já a fazer a revisão...de resto nem sinal deles"
                                                          ó necos,
                                                          não sabes que os actuais 2 litros derivam dos 2 litros PSA de 90cv? eheheh
                                                          Estamos a falar de um 2.0 e não de um 1.8;)

                                                          Eles, os técnicos, são os primeiros a dizer que o "nosso" motor não está minimamente "puxado";)....e tu sabes bem isso;):D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por necos

                                                            citação:Originalmente colocada por Ric_a_rdo

                                                            citação:Originalmente colocada por necos


                                                            bruno vou citar as palavras de um chefe de oficina de uma conceituada oficina da Ford "Estes gajos metem este motor que começou com 90cv num carro com um peso destes.....e agora estamos aqui cheios deles com vibrações e por aí fora...." Perguntei eu "Então e os 2.0?"....responde ele "esses tivemos aqui já a fazer a revisão...de resto nem sinal deles"
                                                            ó necos,
                                                            não sabes que os actuais 2 litros derivam dos 2 litros PSA de 90cv? eheheh
                                                            Estamos a falar de um 2.0 e não de um 1.8;)

                                                            Eles, os técnicos, são os primeiros a dizer que o "nosso" motor não está minimamente "puxado";)....e tu sabes bem isso;):D
                                                            eu só comentei devido à afirmação do chefe de oficina acerca do 1.8 ter começado com 90cv. afinal o 2.0 também começou com 90cv.

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