Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que opções aconselham para esta situação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que opções aconselham para esta situação?

    Caros foristas, necessito de recolher algumas opiniões:

    Utilizo um carro da empresa (Clio Storia 1.5DCI, 01/2007), com aproximadamente 300KKm.

    Entretanto o meu patrão anunciou que estaria interessado em deixar de ter carros da empresa, e que cada um dos funcionários passaria a ter o seu próprio carro para utilização ao serviço da empresa.

    As contrapartidas desta alteração serão:

    - O valor da venda do Clio (se for caso disso) reverte a meu favor.
    - A empresa continua a pagar combustível e via verde (portagens e estacionamento).
    - O patrão pagará 300 euros /mês pela utilização da nossa viatura ao serviço da empresa

    Fiz no ano passado aproximadamente 30KKm em veículos da empresa, valor que em princípio não terá alteração significativa.

    Vamos ás questões:

    - acham que compensa?
    - O Clio tem sido um carro muito fiável, não deu problemas até agora, mas são 300kKm e está a precisar de algum investimento em manutenção (distribuição na próxima revisão, rolamentos nas rodas de trás, ponteiras de direção / transmissão??) - uns 500 ou 600 euros?. O carro valerá aí uns 2000 euros, pelo que vi. Compensará manter o Clio mais uns tempos (amealhando alguns euros entretanto) ou trocar já?
    - a trocar que carro(s) acham que se enquadrariam bem nesta situação? Estou a pensar num segmento B a gasóleo o menos usado possível e o mais fiável possível (seja lá o que isso for). Gostava de equacionar um GPL, mas utilizo muitos estacionamentos subterrâneos, particularmente em Lx, pelo que dificilmente poderá ser uma opção...
    - até quanto gastariam num carro, tendo em conta as premissas já explicadas? Terei como gastos da minha parte a aquisição do carro, seguro, IPO, IUC e manutenção.

    Grato desde já!

    #2
    Diz ao teu patrão que não queres os 300€ mês mas o pagamento dos kms a 0,36€...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Diz ao teu patrão que não queres os 300€ mês mas o pagamento dos kms a 0,36€...

      Comentário


        #4
        Ve o melhor renting que consegues com tudo incluido para nao teres surpresas ... depois com os numeros na mão ves se o valor é justo ou nao. Mas parece muito curto. Mas deves conseguir um Smart ou assim com tudo incluido .


        https://renting.leaseplan.pt/ofertas...gen-golfusado/

        Com ajuste nos km's deve ficar nos 300

        Comprar um carro nem pensar.
        Editado pela última vez por SPV; 02 March 2018, 11:21.

        Comentário


          #5
          Isso parece bom negócio, mas para o patrão.
          Eu tive a fazer umas contas de cabeça, e imaginando que tens um carro a diesel que gaste em média 5.5, que em 30mil km faça duas revisões de 100 euros cada ( isto imaginando, dependendo do carro e do estado do mesmo podes ainda gastar mais dinheiro), ganhas qualquer coisa como 21cent o km. Claro que isto não inclui nada de portagens nem estacionamentos como é obvio. Gastos extra com manutenção não estão incluidos.
          Mesmo que o valor da venda do clio reverta a teu favor, não me parece que fiques a ganhar grande coisa com a brincadeira.

          Comentário


            #6
            isso é basicamente um pau de dois bicos, tudo bem paga 300€\mês + combustível e portagens, mas tens de ver que a dada altura o carro começa a dar despesas e sendo o carro teu és tu que acarretas com parte pior as despesas da manutenção e desgaste do carro, seguros, inspecções, IUC...

            basicamente o teu patrão quer livrar-se dos encargos, e passar a batata quente para os trabalhadores, eu pensava bem no assunto e como já foi referido pensar em ver um renting que ao menos poupa muitas chatices...

            Comentário


              #7
              Em nenhuma das situações és compesado pelo IUC, Seguro ou manutenções, pelo que vou excluir das contas.

              Situação 1:

              300e x 12 meses = 3600e

              Esquece o valor de retoma do carro, é uma cenoura que comes e desapareu.
              Nesta situação, ficas sem despesas de combustivel, etc, e és compensado em 3600e anuais para fazeres 30kkm no teu carro.

              Situação 2:

              30.000km x 0.36e/km = 10.800e

              Nesta situação, pagas tudo, mas mesmo com 7e de gasoleo aos 100km gastas 2100e de combustivel.

              Retirando aos 10.800e os 2100e do combustivel, e os 3600e hipotéticos de ganho da outra situação, restam 5100e anuais.

              Nesta segunda situação tens que pagar tu as portagens ou estacionamento?
              Editado pela última vez por frankGT; 02 March 2018, 11:54.

              Comentário


                #8
                52 semanas * 5 dias úteis = 260 dias

                Não tem férias, nem feriados?

                Comentário


                  #9
                  Situação complicada realmente mas parece-me que o teu Patrão é que vai ganhar bem com isto.

                  Comentário


                    #10
                    Obviamente que isso não é aceitável. Ou paga 36 cêntimos por km e ficas tu com todas as despesas referentes ao carro, e aí podes usar carro próprio ou ir para um renting, ou então diz-lhe que se a empresa não tem interesse em ter carros, tu também não tens interesse em ter carros ao serviço da empresa, e a empresa que se amanhe., faça renting, alugue um carro, etc.

                    Se a empresa quiser ficar dentro do orçamento limite dos 300€ por mês (liquidos), então dizes que também queres ficar dentro do limite de 800kms por mês a realizar ao serviço da empresa.

                    Simples.

                    Comentário


                      #11
                      É só investigar e fazer o melhor renting possível dentro do orçamento. Nada como faz uns telefonemas.

                      Como já disse comprar um carro é um absurdo.

                      Comentário


                        #12
                        Não esquecer o IRS.

                        É que esses 300€ deverão estar sujeitos a IRS pelo que, o valor não é, de todo, líquido.

                        Comentário


                          #13
                          Renting é a única solução que vejo. O teu patrão está é a armar-se em sabichão. Só o que ele poupa em encargos por ano em viaturas (não sei quantas são) é obra.

                          E vê lá a questão do seguro como seria? O carro em teu nome e caso haja algum azar quem é que arca com as despesas? Ele ou tu?

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado desde já pelos (quase sempre) preciosos inputs.

                            Isto está ainda em estado embrionário e não está fechado, apenas foi lançado para a mesa para começarmos a pensar nisso.

                            Já temos um colega na empresa a trabalhar nestes moldes há uns anos, e segundo ele, se não houverem problemas mecânicos graves, não tem prejuízo com o negócio. Andou durante algum tempo com um Smart que tinha e depois comprou um fiesta 1.4 TDCI.

                            Os 300 euros são já limpos, é o valor efetivo que se recebe.

                            Mais logo já teço mais algumas considerações, mas obrigado desde já (pensava que isto ía descambar mais ).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                              Os 300 euros são já limpos, é o valor efetivo que se recebe.
                              Se estiverem no recibo de vencimento, pagam IRS.

                              Comentário


                                #16
                                diz ao teu patrão que deixe de ser moina e faça ele um renting de uma viatura em condições para quem anda tanto na estrada

                                Comentário


                                  #17
                                  Propostas dessas, do teu patrão, nunca seriam a teu favor. Isto só para ficar logo com a ideia.

                                  Agora é uma questão de negociares com ele. Mas para seres tu a usar o teu próprio carro ao serviço da empresa tem que te compensar senão nem vale a pena.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                                    Obrigado desde já pelos (quase sempre) preciosos inputs.

                                    Isto está ainda em estado embrionário e não está fechado, apenas foi lançado para a mesa para começarmos a pensar nisso.

                                    Já temos um colega na empresa a trabalhar nestes moldes há uns anos, e segundo ele, se não houverem problemas mecânicos graves, não tem prejuízo com o negócio. Andou durante algum tempo com um Smart que tinha e depois comprou um fiesta 1.4 TDCI.

                                    Os 300 euros são já limpos, é o valor efetivo que se recebe.

                                    Mais logo já teço mais algumas considerações, mas obrigado desde já (pensava que isto ía descambar mais ).
                                    "Se não houver".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ficares melhor que o que estás não ficas. Mentaliza-te disso. O patrão para fazer essa ciganice é porque já tem a coisa bem estudada.
                                      Agora por mim ficava com o clio. Se não te está a chatear não vale a pena investir noutro. Aliás clio 1.5 dci é super económico (já tive um)
                                      Tens é de ter cuidado com a bomba injectora e os injectores do clio que se não me engano esse caro tem esse defeito crónico, e o seu arranjo fica-te por uns 1000€ (já me aconteceu)

                                      Caso queiras trocar de carro acho que tens de dar um pouco de prioridade nas manutenções.
                                      Como vai ser carro pessoal e de serviço vais ter de fazer muitos quilómetros e como tal muitas manutenções (pneus, velas, filtros, óleos, uma ou outra peça que avarie) e convém que as peças não sejam balúrdios, para os 300€ não serem gastos só nas peças.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                        Situação complicada realmente mas parece-me que o teu Patrão é que vai ganhar bem com isto.
                                        Lógico, a perder é que não fica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por exemplo, renting de um Yaris diesel. Económico e de corrente, baixa manutenção

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ek9t22 Ver Post
                                            Por exemplo, renting de um Yaris diesel. Económico e de corrente, baixa manutenção
                                            Mas não faz nenhum sentido ser o trabalhador a fazer o renting que o faça a empresa...

                                            E depois se o carro de um trabalhador avariar e ele não puder trabalhar o que é que acontece?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mobilista Ver Post
                                              Se estiverem no recibo de vencimento, pagam IRS.
                                              Não necessariamente. Os 300 podem ser isentos de IRS e SS.
                                              É simples.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                                diz ao teu patrão que deixe de ser moina e faça ele um renting de uma viatura em condições para quem anda tanto na estrada
                                                O patrão até está a ser justo. É um negócio winwin...
                                                A gestão de frotas é uma chatice e, desde q as contas sejam bem feitas, todos podem beneficiar.
                                                Não esquecer que os recursos são limitados e as empresas nem todas nadam em dinheiro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não acho que o patrão esteja a ser completamente justo. Basta um problema no carro que esse valor é facilmente ultrapassado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Uma maneira inteligente do patrão te baixar o ordenado e correr menos riscos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ele que faça um contrato destes.

                                                      https://renting.leaseplan.pt/catalog...-jet-lounge-2/

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mobilista Ver Post
                                                        Se estiverem no recibo de vencimento, pagam IRS.
                                                        Se estiver em ajudas de custo, não.

                                                        Enviado do meu BLOOM através do Tapatalk

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                                          Não acho que o patrão esteja a ser completamente justo. Basta um problema no carro que esse valor é facilmente ultrapassado.
                                                          Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                          Uma maneira inteligente do patrão te baixar o ordenado e correr menos riscos...
                                                          Sábios conselhos.

                                                          Todos sabemos que isto dos carros não é só "meter gasóleo" e andar, embora haja sempre aqui membros a tentar fazer-nos acreditar nisso!

                                                          Lembra-te que todas as chatices mecânicas/eléctricas/whatever são por da tua responsabilidade. E acidentes por culpa própria? Que tipo de seguro(s) terás...?

                                                          Eu nunca quereria usar veículo profissional em que ele fosse pessoalmente meu.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por riquer Ver Post
                                                            Vocês ao menos lêem aquilo que propõem?!
                                                            O Autor do tópico fala que só por conta da empresa faz 30.000km/ano e vocês propõem rentings em que a média anual só dá para 20.000km. Num renting quando se começa a negociar muitos km/ano os valores sobem absurdamente pois parra eles depois revenderem o carro um carro com 4 anos e 80.000km tem um valor diferente de um carro com 4 anos e 120.000km.
                                                            Eu já estive nas duas situações, com carro de empresa e com carro particular em que até me pagavam os km acima do valor estipulado e sem dúvida que prefiro ter carro por conta da empresa, só o facto de não poderes ter chatices que ocorram por avarias do carro serem imputadas à tua responsabilidade é um descanso.
                                                            Ainda me lembro dos valores que recebia quando andava com o meu carro ao invés de ter carro da empresa, era no tempo dos escudos: gastava 6 contos por semana e recebia 36 contos. Apesar de serem mais 120 contos, (600€ a valores de agora) não descansei enquanto não consegui "merecer" ter um carro de empresa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X