Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Informações sobre Fiat Panda 1.2 Bi-Fuel Gasolina/GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Informações sobre Fiat Panda 1.2 Bi-Fuel Gasolina/GPL

    Boas,
    o que acham deste modelo?

    Sei que o motor é basicamente o velhinho Fire 1242, ainda de 8 Válvulas. Portanto neste aspecto acredito que seja bem robusto.
    Mas como se porta a versão Bi-Fuel? O sistema GPL é problemático? As manutenção são caras?

    E quanto ao carro em si, como se porta ao longo do tempo? (visto que já é um modelo comercializado há mais de 5 anos)

    Obrigado

    #2
    andava um no olx a gpl penso que de fábrica com 20 ou 30 mil, de 2016. penso que 13 mil euros. isto há duas ou três semanas.

    edit: já foi. tens muitos de 2015 para cma, é só instalares o gpl e ainda poupas bem.

    https://www.olx.pt/carros-motos-e-ba...scription%5D=1

    Comentário


      #3
      caditonuno, é sem dúvida uma opção muito razoável, comprar usado e converter. Certamente muita gente se dá bem com isso. Mas tenho uma desconfiança grande pelo mercado dos semi novos. Desconfio do odómetro, que pode ter sido aldrabado. Desconfio da estima que os carros tiveram, e se for de stand desconfio ainda que tenham sido carros de aluguer! E neste segmento em particular penso que o benefício não compensa o risco. Gastaria sempre a maior parte de 10 mil €.
      Para além disso acho que a Fiat está com uma campanha agressiva de venda. Vejo novos a gasolina bem equipados por 10mil €.

      Pode ser estranha esta opinião, tendo em conta que tenho aqui um DB aberto com um historial jeitoso de sucata velha
      Mas uma compra de um semi-novo, mesmo deste segmento, acarreta sempre o gasto de vários milhares de euros. Quando chega a esse ponto acho que vale mais ir logo para um novo.

      Estou à espera de proposta para um Panda 1.2 Bi-fuel novo bem composto de extras. Se conseguir ir buscar por 13 parece-me um bom valor. Tendo em conta o custo por km deste modelo em bi-fuel (cerca de 5€ por 100km) parece-me que o Panda continua a ser uma das melhores propostas para quem não quer um carro a gasóleo. Mas parece-me óbvio que esta não é a opinião da esmagadora maioria das pessoas. Apesar de ser um modelo com muito sucesso pela Europa, cá em Portugal não se vê assim tanto.

      Comentário


        #4
        O cjr tem um panda destes bi-fuel de origem, manda-lhe uma PM que ele deve-te esclarecer as dúvidas.
        Por acaso apesar dos anos que já tem em cima eu continuo a gostar muito do Panda.

        Comentário


          #5
          o dele é o twinair. mais caro de converter, mas se calhar fica com um motor bem menos amorfo. eu no meu 1.6 noto muitas vezes falta de potência, imagino num desses com 69 cavalitos anémicos!

          podes sempre tentar um semi novo de stand oficial, que twinairs não faltam e a seguir instalar o gpl. nesse segmento é bem verdade que quase todos são ou de serviço ou de rent-a-car.

          Comentário


            #6
            Além do Panda também tens o Sandero a GPL, que até tem tido mais sucesso comercial, e ganha claramente em espaço.
            Entre o 1.2 e o twinair, eu preferia o twinair por ter turbo e por ser...2 cilindros!

            Por acaso também gosto bastante deste panda, sobretudo na versão 4x4, que é capaz de fazer umas coisas engraçadas

            Um pouco off topic, uma coisa que me tem chamado a atenção é os preços absurdos que pedem pelos "velhos" da primeira geração, o que me leva a pensar como será daqui a uns anos com estes.

            Comentário


              #7
              Pessoalmente o twinair não me seduz mesmo. Por um lado não acredito que o 2 cilindros turbo consiga melhores consumos. Por outro, este será sem dúvida mais dispendioso de manter. O acréscimo de potência não vai fazer do Panda um carro de corridas de qualquer forma. E acredito que a nível de suavidade o velhinho 1.2 seja superior. Isto se se mantiver fiel àquilo que era nas suas versões anteriores.

              Aliás uma das razões que me leva sequer a ponderar um carro novo é o facto de ele ter disponível uma evolução do FIRE. Julgo que os FIRE terão sido facilmente os melhores motores da sua altura nos segmentos em que competiam. O facto de ainda equiparem carros passados tantos anos e conseguirem respeitar as normas Euro mais recentes, só vem a confirmar isso.

              As outras versões do Panda são ainda mais engraçadas esteticamente de facto. Mas para uso normal, em estradas, não consigo justificar o 4x4 ou mesmo a versão Trekking ou Cross. Apesar de serem mais bonitas também são mais altas portanto deduzo que não sejam tão boas estradistas. Aqui o meio termo é optar pelo Panda normal mas equipados com frisos e barras de tejadilho em preto. Sempre dá um pouco do aspecto rugged que fica bem nestes carros.

              bruno, em relação ao que dizes das versões 4x4: Deduzo que não desvalorizem tanto como as versões normais mas julgo que se têm vendido relativamente bem portanto não acredito que cheguem a ser tão cobiçadas como as do mítico Panda 4x4 da primeira fase.
              Editado pela última vez por tiagoadcosta; 11 March 2018, 20:01.

              Comentário


                #8
                nunca irá ter o sucesso e culto que teve o primeiro panda, isso é certo...

                Comentário


                  #9
                  Não tenhas dúvidas que o 1.2 é mais suave que o 0.9, seja ele 2 ou 3 cilindros. Tenho essa experiência cá em casa.
                  nunca conduzi o twinair, mas desperta-me algum interesse precisamente pelo facto dos 2 canecos, mais rude, um pouco como nas motas. Em consumos ao que parece não é brilhante, precisamente porque a malta se entusiasma a puxar por ele, coisa que no 1.2 deve ser difícil de acontecer. Mas sobre este assunto tens aqui malta que te pode esclarecer com experiência na matéria, onde até tenho ideia que há aqui alguém com um panda 4x4 convertido para gpl e com este motor.

                  O que dizes das versões 4x4 é verdade, e de um modo geral os valores de mercado deste tipo de versões são sempre mais elevados por serem mais raros e também por serem mais caros logo à partida.
                  Quanto ao sucesso do 1º panda, é natural que este nunca o venha a ter porque entretanto os tempos mudaram.

                  Quando falam neste carro, no Duster ou noutros até mais esquecidos (Ignis), vem-me sempre a ideia estas versões 4x4, que não sendo XPTO são muito provavelmente o que compraria se procurasse um carro destes muito "sem alma" e sobretudo barato. Agrada-me a ideia de ter um carro com que me possa aventurar por caminhos mais desconhecidos, polivalente e sem ter medo de estragar. Num carro mais normal, estradista e de melhor comportamento, metê-lo a fazer um estradão é um ai jesus

                  Já agora, não eras tu que à uns tempos andava à procura de um carro para uma viagem pela Europa?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                    Não tenhas dúvidas que o 1.2 é mais suave que o 0.9, seja ele 2 ou 3 cilindros. Tenho essa experiência cá em casa.
                    nunca conduzi o twinair, mas desperta-me algum interesse precisamente pelo facto dos 2 canecos, mais rude, um pouco como nas motas. Em consumos ao que parece não é brilhante, precisamente porque a malta se entusiasma a puxar por ele, coisa que no 1.2 deve ser difícil de acontecer. Mas sobre este assunto tens aqui malta que te pode esclarecer com experiência na matéria, onde até tenho ideia que há aqui alguém com um panda 4x4 convertido para gpl e com este motor.

                    O que dizes das versões 4x4 é verdade, e de um modo geral os valores de mercado deste tipo de versões são sempre mais elevados por serem mais raros e também por serem mais caros logo à partida.
                    Quanto ao sucesso do 1º panda, é natural que este nunca o venha a ter porque entretanto os tempos mudaram.

                    Quando falam neste carro, no Duster ou noutros até mais esquecidos (Ignis), vem-me sempre a ideia estas versões 4x4, que não sendo XPTO são muito provavelmente o que compraria se procurasse um carro destes muito "sem alma" e sobretudo barato. Agrada-me a ideia de ter um carro com que me possa aventurar por caminhos mais desconhecidos, polivalente e sem ter medo de estragar. Num carro mais normal, estradista e de melhor comportamento, metê-lo a fazer um estradão é um ai jesus

                    Já agora, não eras tu que à uns tempos andava à procura de um carro para uma viagem pela Europa?
                    Sim, sou. Não é que um Panda seja um grande estradista. Mas pronto, novo é novo e sendo bi-fuel ficará muito mais barato fazer kms

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                      Sim, sou. Não é que um Panda seja um grande estradista. Mas pronto, novo é novo e sendo bi-fuel ficará muito mais barato fazer kms
                      Então tenho até ideia de te ter sugerido um para gpl, mas muito diferente deste

                      Quanto ao GPL, não sou entendido no assunto, mas acho que tens de ter atenção ao sistema de abastecimento, onde deves precisar de 1 (ou vários) adaptadores, além de eventuais restrições.

                      Comentário


                        #12
                        Creio que por 13 trazes um sandero bi-fuel.
                        O Panda bi-fuel é uma grande hipótese de economia, gasta cerca de 8 a gás.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Então tenho até ideia de te ter sugerido um para gpl, mas muito diferente deste

                          Quanto ao GPL, não sou entendido no assunto, mas acho que tens de ter atenção ao sistema de abastecimento, onde deves precisar de 1 (ou vários) adaptadores, além de eventuais restrições.
                          Depois se comprar terei de pesquisar sobre isso

                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          Creio que por 13 trazes um sandero bi-fuel.
                          O Panda bi-fuel é uma grande hipótese de economia, gasta cerca de 8 a gás.
                          Poderia ser uma opção, tenho um amigo com um Clio com o mesmo motor embora apenas gasolina, e serve bem. Em algumas coisas melhor que um 1.2 atmosférico. Mas gosto mais do velhinho FIRE atmosférico de 4 cilindros.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                            Depois se comprar terei de pesquisar sobre isso



                            Poderia ser uma opção, tenho um amigo com um Clio com o mesmo motor embora apenas gasolina, e serve bem. Em algumas coisas melhor que um 1.2 atmosférico. Mas gosto mais do velhinho FIRE atmosférico de 4 cilindros.
                            Andei recentemente com um alugado fora de Portugal, e o 1.2 fire naquela versão pouco tem de agradável, no entanto fez entre 6,5 e 7 em cidade a sério.

                            Comentário


                              #15
                              Eu espero que este Panda seja pelo menos tão despachado como o meu Punto 60 da primeira geração. Se o for, então está perfeitamente apto a circular sem se tornar desesperadamente lento. E até a fazer boas estiradas em autoestrada.
                              Penso que será sempre um motor mais agradável do que a classe actual de motores de 3 cilindros. Até a análise da autohoje aponta para isso também.
                              Recebi hoje proposta. Um modelo da série Lounge já com muito equipamento de série e alguns opcionais escolhidos fica por 14000 já com as despesas todas e o primeiro IUC.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                Eu espero que este Panda seja pelo menos tão despachado como o meu Punto 60 da primeira geração. Se o for, então está perfeitamente apto a circular sem se tornar desesperadamente lento. E até a fazer boas estiradas em autoestrada.
                                Penso que será sempre um motor mais agradável do que a classe actual de motores de 3 cilindros. Até a análise da autohoje aponta para isso também.
                                Recebi hoje proposta. Um modelo da série Lounge já com muito equipamento de série e alguns opcionais escolhidos fica por 14000 já com as despesas todas e o primeiro IUC.
                                Olha que este panda até deve superar o peso do Punto 60, que tenho até ideia que não andava tão mal assim.

                                O preço de 14 mil por um Panda 1.2 com um motor ultrapassado é que me parece exagerado, se vier já convertido talvez até não seja mal, mas se não vier...
                                Por valores semelhantes arranjas carros melhores com valores semelhantes no segmento B, vê lá isso.
                                E quanto aos 4 cilindros versus 3 dos actuais, ganha só mesmo em suavidade (muita nestes de 70cv ), quanto ao resto, é água e vinho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                  Olha que este panda até deve superar o peso do Punto 60, que tenho até ideia que não andava tão mal assim.

                                  O preço de 14 mil por um Panda 1.2 com um motor ultrapassado é que me parece exagerado, se vier já convertido talvez até não seja mal, mas se não vier...
                                  Por valores semelhantes arranjas carros melhores com valores semelhantes no segmento B, vê lá isso.
                                  E quanto aos 4 cilindros versus 3 dos actuais, ganha só mesmo em suavidade (muita nestes de 70cv ), quanto ao resto, é água e vinho.
                                  Sim, a proposta foi para a versão GPL. Com pintura opcional, vidros escurecidos, jantes de 15".
                                  Mas eu até prefiro as jantes de 14 e umas outras coisas, pelo que estou com calma à espera que apareça o melhor negócio possível para a configuração que desejo.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X