Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida na troca de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida na troca de carro

    Bom dia a todos

    Estou com uma decisão difícil em mãos e gostaria de ouvir umas opiniões que me ajudassem a tomar a melhor opção.

    Por motivos profissionais vou passar a ter de fazer cerca de 4000 km por mês, maioritariamente em Estrada Nacional com alguma A.E.

    Como isto significa um gasto considerável em combustível , estive a analisar algumas opções e estou a equacionar a compra do dacia sandero stepway bi fuel, por me parecer a mais racional, salvo outras opiniões.

    O meu carro, comprado novo, é um seat leon fr tdi, de 2008 e que tem neste momento 208 000 km. Tirado um injector que teve de ser trocado e a direcção assitida que também foi à vida, nunca deu problemas de maior e também ainda não foi necessário mudar a Fap. Sei que provavelmente passarei a partir de agora a ter mais despesas de oficina.

    Posto isto e sabendo que com os kms diários que farei a despesa mensal será muito avultada no Leon, e que dentro de menos de 2 anos terá mais de 300 000km, deverei equacionar esta troca “racional”, mesmo tendo em conta que estarei a mudar para um carro de segmento inferior e com muito menos potência do que aquela que estou habituado?

    A outra opção será passar o Leon para a minha mulher, que faz cerca de 25/30 km diários, maioritariamente em cidade, e trocar o dela, um Citroen c3 a gasolina de 2004, comprado já em segunda mão, pelo sandero stepway.

    Obrigado

    #2
    Tem em conta a autonomia do GPL, também troquei de carro há pouco tempo e tive de descartar o GPL, para não ter de ir abastecer dia sim, dia não...

    Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

    Comentário


      #3
      Pois, essa é uma questão bastante limitativa também. Teria mesmo de ser dia sim dia não.

      Originalmente Colocado por Kalor Ver Post
      Tem em conta a autonomia do GPL, também troquei de carro há pouco tempo e tive de descartar o GPL, para não ter de ir abastecer dia sim, dia não...

      Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

      Comentário


        #4
        A trocar tentaria manter-me no segmento C.

        Se a opção for mesmo o GPL, podes sempre mandar fazer tu a instalação e optar por um reservatório maior. Provavelmente sacrificando espaço na mala e o rebatimento dos bancos traseiros.

        Comentário


          #5
          qual o valor que podes gastar?
          o gpl é excelente opção mas o depósito dos Dacia, de origem, é minúsculo.

          Comentário


            #6
            O leo tdi gasta assim tanto?

            Não vejo razão para que não uses o leon, sendo bem melhor. Vais gastar 15k num carro novo, para poupar quanto mesmo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
              qual o valor que podes gastar?
              o gpl é excelente opção mas o depósito dos Dacia, de origem, é minúsculo.
              No máximo 15000 euros. A questão do depósito também me deixa a pensar tendo em conta os kms que vou fazer.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                O leo tdi gasta assim tanto?

                Não vejo razão para que não uses o leon, sendo bem melhor. Vais gastar 15k num carro novo, para poupar quanto mesmo?
                Deve andar na ordem dos 6,2 l/100. não tenho ainda bem noção da poupança mensal, mas seria sempre uma diferença superior a 100 euros. Claro que se tiver de pagar um crédito para o novo essa diferença se esbate.

                A minha principal preocupação deve se ao facto de o Leon ir a caminho dos dez anos e dos 210 000 km e se mantiver este kilometragem que irei fazer, atingirá os 300 000 km dentro de 2 anos, com todos os problemas e despesas de oficina que podem daí advir.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jfm80 Ver Post
                  Deve andar na ordem dos 6,2 l/100. não tenho ainda bem noção da poupança mensal, mas seria sempre uma diferença superior a 100 euros. Claro que se tiver de pagar um crédito para o novo essa diferença se esbate.

                  A minha principal preocupação deve se ao facto de o Leon ir a caminho dos dez anos e dos 210 000 km e se mantiver este kilometragem que irei fazer, atingirá os 300 000 km dentro de 2 anos, com todos os problemas e despesas de oficina que podem daí advir.
                  Certo. Mas entretanto já ficas com 15k poupados para essa manutenção, se acontecer. Se nem precisar de grande manutenção imagina que ainda consegues poupar 10k dos 15k?

                  Comentário


                    #10
                    Não percebo pq queres antecipar a troca.

                    Se já tem 200k não é por andares mais km que o carro vai desvalorizar muito mais.

                    Ainda por cima é a gasoleo o que é mais adequado para quem faz muitos km.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Certo. Mas entretanto já ficas com 15k poupados para essa manutenção, se acontecer. Se nem precisar de grande manutenção imagina que ainda consegues poupar 10k dos 15k?
                      É verdade, visto por esse prisma faz todo o sentido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                        Não percebo pq queres antecipar a troca.

                        Se já tem 200k não é por andares mais km que o carro vai desvalorizar muito mais.

                        Ainda por cima é a gasoleo o que é mais adequado para quem faz muitos km.
                        Nem mais. Esta é a conta certa a fazer. Até porque repara:

                        - Consumo de GPL é sempre maior do que diesel (embora preço por litro seja inferior) pelo que a poupança não é exatamente o que parece á primeira vista

                        - Tens de garantir que tens bomba com GPl perto de casa senao lá fazes uma viagem dia sim dia não para abastecer

                        - o motor 0.9 a gasolina que equipa o Sandero GPL não tem nem de longe a robustez e durabilidade do teu Tdi

                        - sendo que estás habituado ao Leon, até choras quando conduzires o Dacia (claro que isto só é valido se deres valor a prazer de condução e alguma performance)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                          Não percebo pq queres antecipar a troca.

                          Se já tem 200k não é por andares mais km que o carro vai desvalorizar muito mais.

                          Ainda por cima é a gasoleo o que é mais adequado para quem faz muitos km.
                          Sim, a questão da desvalorização já nem se coloca porque já não ira desvalorizar muito mais do que até aqui, ou não será uma diferença significativa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Brito1978 Ver Post
                            Nem mais. Esta é a conta certa a fazer. Até porque repara:

                            - Consumo de GPL é sempre maior do que diesel (embora preço por litro seja inferior) pelo que a poupança não é exatamente o que parece á primeira vista

                            - Tens de garantir que tens bomba com GPl perto de casa senao lá fazes uma viagem dia sim dia não para abastecer

                            - o motor 0.9 a gasolina que equipa o Sandero GPL não tem nem de longe a robustez e durabilidade do teu Tdi

                            - sendo que estás habituado ao Leon, até choras quando conduzires o Dacia (claro que isto só é valido se deres valor a prazer de condução e alguma performance)
                            Sim, sei que o consumo seria um pouco mais elevado, mas como faço uma condução tranquila e é sempre a rolar não será um aumento significativo.

                            A bomba não seria problema pois tenho uma a 500 metros de casa.

                            A minha dúvida maior prende se com o que referes nos pontos 3 e 4, o "downgrade" de um motor 2.0 tdi 170 cv, para um 0.9 com 90. Em contrapartida estaria a passar para um carro novo, com menos probabilidades de avarias dispendiosas.

                            No entanto penso que todas as opiniões vão no sentido de me deixar tar quieto com o meu e vendo bem será a opção mais lógica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jfm80 Ver Post
                              Sim, sei que o consumo seria um pouco mais elevado, mas como faço uma condução tranquila e é sempre a rolar não será um aumento significativo.

                              A bomba não seria problema pois tenho uma a 500 metros de casa.

                              A minha dúvida maior prende se com o que referes nos pontos 3 e 4, o "downgrade" de um motor 2.0 tdi 170 cv, para um 0.9 com 90. Em contrapartida estaria a passar para um carro novo, com menos probabilidades de avarias dispendiosas.

                              No entanto penso que todas as opiniões vão no sentido de me deixar tar quieto com o meu e vendo bem será a opção mais lógica.
                              Queres gastar 15k só ficar a andar com um motor com metade da potência, com "medo" das despesas de manutenção?

                              Ou seja, com medo de gastar dinheiro, espetas já com 15k num carro novo? Não faz sentido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Queres gastar 15k só ficar a andar com um motor com metade da potência, com "medo" das despesas de manutenção?

                                Ou seja, com medo de gastar dinheiro, espetas já com 15k num carro novo? Não faz sentido.
                                É verdade, tens razão, não faz muito sentido. Se calhar foquei me muito na poupança mensal em combustível e na hipotética poupança em reparações, que me esqueci dos 15000 que terei de investir,se bem que seja um carro novo vs um a caminho dos 10 anos, ainda que inferior.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jfm80 Ver Post
                                  É verdade, tens razão, não faz muito sentido. Se calhar foquei me muito na poupança mensal em combustível e na hipotética poupança em reparações, que me esqueci dos 15000 que terei de investir,se bem que seja um carro novo vs um a caminho dos 10 anos, ainda que inferior.
                                  Tens de esclarecer as ideias. Se queres poupar = usas o leon, se queres comprar um carro novo = investes 15k (isto não é poupar )

                                  São ambas opções válidas, e não precisas de te enganar a ti próprio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jfm80 Ver Post
                                    É verdade, tens razão, não faz muito sentido. Se calhar foquei me muito na poupança mensal em combustível e na hipotética poupança em reparações, que me esqueci dos 15000 que terei de investir,se bem que seja um carro novo vs um a caminho dos 10 anos, ainda que inferior.
                                    tens carro actualmente para fazer muitos e muitos km's, como é claro as peças de desgaste vais ter de a mudar mais dia menos dia, mas tens carro para mais uns belos anos a fazer km's, e sai mais barato que ires comprar um novo e bastante inferior...

                                    nestas situações é esquecer o valor do carro e pensar nos custos , já está pago, menos uma chatice, depois as manutenções tem de ser feitas como é natural, mas ter 200k km's num motor diesel não é nada, se o manteres bem mantido faz outros 400\500 mil sem te chateares muito, e então quando justificar trocas de carro, podes nessa altura já nem precisar de andar tantos km's...

                                    Comentário


                                      #19
                                      se o mantiveres não vai fazer 400 ou 500 mil sem mudar quase nada, isso é certo, irá um turbo à vida, uma embraiagem, uma mudança de bimassa e por aí, mas terás muito menos custos, talvez 1/10 do custo desses 15 mil euros no prazo até aos 300 mil kms. o problema é que largar 15 mil por um motorzito com praticamente metade da potência e que ainda por cima dizem mal dele em relação à força que tem, não era para mim. preferiria muito mais sacrificar o leon e ir poupando para um carro novo, a não ser que compres algo por 5000€ só para trabalho, mas lá está, terás sempre que fazer manutenção e é uma incógnita se vai avariar muito, pouco, daqui a 1 semana, 1 mês ou 1 ano...

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X