AdBlue

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 31

Título: AdBlue

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito AdBlue

O AdBlue é uma necessidade relativamente nova dos carros modernos sobre o qual ainda não há muita informação.

Segundo a Galp, AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que actua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.
    O consumo do AdBlue é cerca de 5% do consumo do combustível, ou seja, cerca de 2 litros por cada 1.000 Km.
    O AdBlue obedece a especificações, por exemplo DIN 70070 - ISO 22241;

Numa breve consulta encontrei os seguintes preços (preço por litro, já com IVA):
    - Mercedes: 4,2 €/l, + 13,44 € de mão de obra (pack de 13 l)
    - Midas: Pack de 10l a 29,29 € e 2,99 € por litro adicional, com mão de obra OU 7,98 €/l + 4,99 € de mão de obra para menos de 10 litros;
    - Norauto: 16,95 € por 10 litros (colocação pelo próprio);
    - Mosqueteiros: 11,89 € por 10 litros (preço anunciado num catálogo) (colocação pelo próprio);

Perguntas:
    1) O AdBlue é todo igual, ou melhor, pode-se fazer a analogia com o gasóleo partindo do princípio que o gasóleo à venda em Portugal tem a qualidade mínima para ser consumida por todos os carros sem riscos, embora haja condutores que tenham preferências (fundamentadas?) de marcas?
    2) Vale a pena pagar mais para meter na marca ou não há riscos em comprar o AdBlue no supermercado?
    3) Quais os sítios com relação qualidade / preço seja melhor?

Obrigado!
    AlexG

Piloto de Testes xtrusion's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

Algumas bombas da Prio vendem Adblue, aqui perto da minha casa a prio tem a 0.65€ o litro.

Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Há postos de abastecimento que têm "bombas" de Adblue. Não me parece que seja necessário comprar garrafões, ou seja lá o que for. Isto claro, partindo do princípio que o bocal do mesmo se encontra ao lado do bocal do gasóleo.

DSR
    DSR está offline
    Piloto de Testes DSR's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014

Por Defeito

Penso que podes comprar fora da marca que à partida será igual...

Piloto Lendário TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Não há risco nenhum.
    Compra onde for mais barato ou onde te der mais jeito e encontrares que é o que eu faço.

Piloto de Testes rmps's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Esse consumo de AdBlue parece-me muito exagerado. No meu caso, 17 litros de AdBlue dá para uns 20.000 Km (ou 0,85 l / 1.000 km).

O AdBlue é todo igual, visto que é exactamente 32,5% de ureia pura e 67,5% de água desmineralizada. Apesar de ser relativamente recente no caso dos automóveis ligeiros (por causa da norma EURO 6) nos pesados já é usado há algum tempo, pelo que alguns postos de combustível vendem AdBlue a granel, que é a forma mais prática e barata de abastecer, isto se o bocal se encontrar num local acessível. Usa-se uma mangueira e pistola como qualquer outro combustível...

Ainda estou a acrescentar postos da BP com AdBlue a granel, mas os da PRIO e da Repsol já se encontram neste mapa: https://drive.google.com/open?id=1Y-...5n&usp=sharing

Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Por cá quem anda a fornecer na sua maioria é a Blue Chem.

Isso desde que cumpra a norma não interessa o fornecedor. E um preço acima do 1l/litro é caro.

UTILIZAÇÃO
    Produto químico, complementar ao combustível, que deve ser utilizado em veículos pesados e ligeiros a diesel
    equipados com tecnologia SCR (redução catalítica selectiva) para cumprimento das normas Euro4, Euro5 e
    Euro6.

VANTAGENS
    É um aditivo que permite reduzir os gases poluentes que contribuem para o efeito estufa transformando os
    óxidos de azoto em componentes naturais do ar (azoto elementar e vapor de água).

DADOS GERAIS
    Número CAS (ureia): 57-13-6 (CAS: Chemical Abstracts Service)
    Número EINECS (ureia): 200-315-5
    Código Pautal: 31021010

CARACTERÍSTICAS
    Estado físico: Líquido
    Cor: Incolor até branco
    Odor: sem odor ou com leve odor a amoníaco
    Hidrossolubilidade: Completamente solúvel
    Composição: Solução aquosa de ureia

ESPECIFICAÇÕES
    De acordo com a norma ISO-22241

PRAZO DE VALIDADE
    Desde que as condições de armazenagem estejam asseguradas de acordo com as nossas instruções,
    recomenda-se a utilização no período máximo de 12 meses

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

chiça, 1€ e 0.65e por litro??? no e.leclerc vende-se a 0.29€ o litro...

Piloto de Rallye rogerAjacto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    chiça, 1€ e 0.65e por litro??? no e.leclerc vende-se a 0.29€ o litro...
    A granel ou embalagem?

Em embalagem é mais caro.

Piloto de Testes ASOT's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2013

Por Defeito

A ureia é um dos elementos da urina.

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

vende-se nas bombas. sorry, faltou isso.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Ontem fui meter o AdBlue. Embora ainda pudesse andar mais 3.000 Km, o nível estava baixo.
    Fui a uma bomba da Prio onde meti 18 litros e paguei 11,70 Euros, a 0,65 Euros o litro.
    A operação é tão complicada como meter gasóleo: numa bomba assinalada, e apenas numa, há uma mangueira com uma pistola em plástico que encaixa na perfeição no buraco do carro e pronto! Está feito!

Li, no entanto, que de dois em dois anos é necessário retirar todo o AdBlue e meter novo porque cristaliza. Não percebi se esta operação se faz apenas nos carros que não o consomem porque andam pouco ou se tem que mudar como o óleo.

AlexG

Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AlexGC Ver Post
    Ontem fui meter o AdBlue. Embora ainda pudesse andar mais 3.000 Km, o nível estava baixo.
    Fui a uma bomba da Prio onde meti 18 litros e paguei 11,70 Euros, a 0,65 Euros o litro.
    A operação é tão complicada como meter gasóleo: numa bomba assinalada, e apenas numa, há uma mangueira com uma pistola em plástico que encaixa na perfeição no buraco do carro e pronto! Está feito!

Li, no entanto, que de dois em dois anos é necessário retirar todo o AdBlue e meter novo porque cristaliza. Não percebi se esta operação se faz apenas nos carros que não o consomem porque andam pouco ou se tem que mudar como o óleo.

AlexG
    Foi alguma das bombas da Prio assinaladas no mapa? - https://drive.google.com/open?id=1Y-...5n&usp=sharing

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

AlexG
    Penso que o risco seja só em carros que não andam, logo não o consomem. Ainda não encontrei nenhum carro que tivesse essa operação na sua manutenção programada, só verificar/atestar nível

Piloto de Testes tiagoadcosta's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
    A ureia é um dos elementos da urina.
    Não sei porque carga de água este comentário brilhante foi ignorado pela comunidade

E é verdade!

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

por aqui perto está a menos de metade do preço.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por rmps Ver Post
    Foi alguma das bombas da Prio assinaladas no mapa? - https://drive.google.com/open?id=1Y-...5n&usp=sharing
    Sim, é a do Prio Eixo Norte-Sul. Não fica exatamente no Eixo Norte-Sul, mas logo na saída do Alto do Lumiar (Norte).

Piloto Lendário TerranoII's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Tanta conversa do preço por meia dúzia de cafés

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    por aqui perto está a menos de metade do preço.
    E onde é que isso fica?

Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Sim, é a do Prio Eixo Norte-Sul. Não fica exatamente no Eixo Norte-Sul, mas logo na saída do Alto do Lumiar (Norte).
    Obrigado. Estou a identificar postos de combustível com venda de AdBlue a granel.

Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

E onde é que isso fica?
    e.leclerc de fafe. já o tinha referido num post acima, acho eu.

Piloto de Testes PSoares's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2015

Por Defeito

AlexG
    É recomendado fazê-lo,mas de qualquer das maneiras existe um filtro,como se fosse um filtro de óleo de "cartuxo" a mudar a cada 24 meses também.

Depende dos sistemas e marcas das bombas do sistema de injeção de ureia.

Quem abastece com frequência o depósito de adblue não terá este tipo de problema.

Tem que se ter atenção especial aquando se faz uma intervenção de manutenção,ou reparação,no depósito,bomba e corpo do filtro principal,15 minutos chega para começar a cristalizar,e a bomba na maioria dos casos,seja por avaria ou má intervenção não tem salvação,pois dentro dela existem mais dois filtros minusculos(tipo uma redezinha em plástico)e é precisamente aí que cristaliza e nada a fazer.

No mês passado lidei com uma que congelou,até o depósito estalou,a serpentina que passa por dentro do depósito(esta está ligada ao sistema de refrigeração motor,garante uma maior fluidez do liquido a baixas temperaturas,claro que o motor tem que estar a trabalhar oara isso😏)

O adblue está garantido até -11C,e o respetivo motor esteve várias semanas sem trabalhar a temperaturas negativas.

Piloto de Testes Trek8500's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2009

Por Defeito

dará para mijar num garrafão de água desmineralizada e fazer adblue caseiro?

Citação Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
    Não sei porque carga de água este comentário brilhante foi ignorado pela comunidade

E é verdade!

Piloto de Testes tiagoadcosta's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2013

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
    dará para mijar num garrafão de água desmineralizada e fazer adblue caseiro?
    Se arranjares forma de separar a água suponho que sim
    Teoricamente até podes beber a água depois. Aproveita-se tudo!

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Aug 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
    Se arranjares forma de separar a água suponho que sim
    Teoricamente até podes beber a água depois. Aproveita-se tudo!
    Encontra-se na net muita informação sobre isso, por exemplo, Adding Urea To Clean Diesel Cars: Can I Just Pee In The Tank? https://www.greencarreports.com/news...ee-in-the-tank

Piloto de Testes BPacheco's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Este tema interessa-me.
    Podem partilhar aqui os posto de combustível onde dê para atestar com Adblue, na zona de Lisboa.
    Acho que o mapa não estará atualizado... Há por exemplo um posto em Grândola da Repsol que tem e não aparece catalogado.

Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
    Este tema interessa-me.
    Podem partilhar aqui os posto de combustível onde dê para atestar com Adblue, na zona de Lisboa.
    Acho que o mapa não estará atualizado... Há por exemplo um posto em Grândola da Repsol que tem e não aparece catalogado.
    Vê aqui:

https://forum.motorguia.net/boxes/13...m-comprar.html

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
    Este tema interessa-me.
    Em Lisboa só tens duas hipóteses.

Prio do "eixo Norte-Sul"
    Galp do Aeroporto

Piloto de Testes BPacheco's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Obrigado.

Piloto de Troféu ImHoTep's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2006

Por Defeito

É normal o injector do abblue ir á vida? Em poucas semanas tive conhecimento de dois casos um C3 com 170.000km e um GLC com 100.000km.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •