O AdBlue é uma necessidade relativamente nova dos carros modernos sobre o qual ainda não há muita informação.
Segundo a Galp, AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que actua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.
O consumo do AdBlue é cerca de 5% do consumo do combustível, ou seja, cerca de 2 litros por cada 1.000 Km.
O AdBlue obedece a especificações, por exemplo DIN 70070 - ISO 22241;
Numa breve consulta encontrei os seguintes preços (preço por litro, já com IVA):
- Mercedes: 4,2 €/l, + 13,44 € de mão de obra (pack de 13 l)
- Midas: Pack de 10l a 29,29 € e 2,99 € por litro adicional, com mão de obra OU 7,98 €/l + 4,99 € de mão de obra para menos de 10 litros;
- Norauto: 16,95 € por 10 litros (colocação pelo próprio);
- Mosqueteiros: 11,89 € por 10 litros (preço anunciado num catálogo) (colocação pelo próprio);
Perguntas:
1) O AdBlue é todo igual, ou melhor, pode-se fazer a analogia com o gasóleo partindo do princípio que o gasóleo à venda em Portugal tem a qualidade mínima para ser consumida por todos os carros sem riscos, embora haja condutores que tenham preferências (fundamentadas?) de marcas?
2) Vale a pena pagar mais para meter na marca ou não há riscos em comprar o AdBlue no supermercado?
3) Quais os sítios com relação qualidade / preço seja melhor?
Obrigado!
AlexG
Segundo a Galp, AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que actua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.
O consumo do AdBlue é cerca de 5% do consumo do combustível, ou seja, cerca de 2 litros por cada 1.000 Km.
O AdBlue obedece a especificações, por exemplo DIN 70070 - ISO 22241;
Numa breve consulta encontrei os seguintes preços (preço por litro, já com IVA):
- Mercedes: 4,2 €/l, + 13,44 € de mão de obra (pack de 13 l)
- Midas: Pack de 10l a 29,29 € e 2,99 € por litro adicional, com mão de obra OU 7,98 €/l + 4,99 € de mão de obra para menos de 10 litros;
- Norauto: 16,95 € por 10 litros (colocação pelo próprio);
- Mosqueteiros: 11,89 € por 10 litros (preço anunciado num catálogo) (colocação pelo próprio);
Perguntas:
1) O AdBlue é todo igual, ou melhor, pode-se fazer a analogia com o gasóleo partindo do princípio que o gasóleo à venda em Portugal tem a qualidade mínima para ser consumida por todos os carros sem riscos, embora haja condutores que tenham preferências (fundamentadas?) de marcas?
2) Vale a pena pagar mais para meter na marca ou não há riscos em comprar o AdBlue no supermercado?
3) Quais os sítios com relação qualidade / preço seja melhor?
Obrigado!
AlexG
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