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    Motores TCE Renault

    Boas pessoal, já andei a ver no forum e não encontro um tópico só com este assunto.
    Abro este tópico para debatermos os prós e contras, problemas e maravilhas dos motores TCE da Renault, visto ter adquirido um 0.9 para fazer companhia ao meu fiat fire.
    Senso assim deixem a vossa opinião e experiência com estes mesmos.

    #2
    Pró:
    Injeção indireta (bom para GPL)

    Contra:
    Consumos altos e andamentos abaixo da concorrência
    Editado pela última vez por xtrusion; 27 March 2018, 22:59.

    Comentário


      #3
      É nos consumos que estou a ver o calcanhar de aquiles deste motor ( o carro também é grande para o motor) andamos duas semanas nos 7.5, agora com a habituação já estamos nos 6.6l/100klm

      Comentário


        #4
        Ainda hoje li um teste a um Dacia com um motor TCE e o jornalista criticava os consumos, dizendo que são superiores aos motores Puretech da Peugeot e com uma resposta inferior

        Comentário


          #5
          O motor 0.9 fica aquém dos 1.0, tanto em potência como binário, e isso deve-se ressentir na utilização.
          o 1.2 TCE de 120/130 cv devia colmatar esse problema, mas sofre de consumos elevados também. No fundo já é feitio!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
            É nos consumos que estou a ver o calcanhar de aquiles deste motor ( o carro também é grande para o motor) andamos duas semanas nos 7.5, agora com a habituação já estamos nos 6.6l/100klm
            Não me parece que os consumos que referes se possam considerar elevados...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
              Não me parece que os consumos que referes se possam considerar elevados...
              Considerando os consumos anunciados pela marca de 5, mas já sei que isso é uma miragem

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Safety Ver Post
                Ainda hoje li um teste a um Dacia com um motor TCE e o jornalista criticava os consumos, dizendo que são superiores aos motores Puretech da Peugeot e com uma resposta inferior
                sim nem se compara o 0,9 tce dos motores de pequena cilindrada deve ser dos piores do mercado e está a precisar de uma revisão para melhor, o de 90cv até se mexe mas não tem a resposta nem os consumos da concorrência.
                Os 1.2 puretech principalmente o de 110cv é um motor muito económico mesmo, mas pela performance o salto para o de 130cv vale a pena, são 20cv que fazem muita diferença e a caixa de 6 também ajuda que no de 110cv é de 5

                Comentário


                  #9
                  Consumos de 5 ? Só se for no Sandero e tem que ser a 90/100 nas nacionais e com cuidado, e mesmo assim é tipo 5.5 L .

                  Em cidade anda pelos 8L mas já falando de uma cidade a sério ou seja dificil tipo Lisboa. Pode ficar-se nos 7 com algum cuidado e menos trânsito.

                  De resto gosto muito do motor, tem força mais que suficiente pelo menos no sandero.

                  De outras opiniões , já ouvi que é similar aos " antigos " 1.4 16v 90cv.

                  No entanto, mesmo em subidas, por ex em 3ª antes das 2000 RPM começa logo a puxar com força. Fiquei surpreendido.

                  Agora obviamente que a concorrência tem melhor performance porque falamos quase sempre de mais potência e cilindrada ( 1.0 a 1.2 com 100 a 130cv )

                  Comentário


                    #10
                    Outro tópico sobre a Mercedes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                      Outro tópico sobre a Mercedes?
                      ...e Suiça brevemente!

                      Comentário


                        #12
                        Agora um pouco mais a sério, sobre os consumos do pequeno 0.9tce, comparados com alguns concorrentes:

                        https://www.spritmonitor.de/en/overv...00&powerunit=2

                        https://www.spritmonitor.de/en/overv...95&powerunit=2

                        https://www.spritmonitor.de/en/overv...08&powerunit=2

                        https://www.spritmonitor.de/en/overv...00&powerunit=2

                        Ia jurar que o motor não é de injecção direta! Força abaixo das 2000rpm não tem... acima das 2200rpm e até às 4000rpm é a "faixa de utilização agradável" do motor. O escalonamento da caixa é horrível...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Consumos de 5 ? Só se for no Sandero e tem que ser a 90/100 nas nacionais e com cuidado, e mesmo assim é tipo 5.5 L .

                          Em cidade anda pelos 8L mas já falando de uma cidade a sério ou seja dificil tipo Lisboa. Pode ficar-se nos 7 com algum cuidado e menos trânsito.

                          De resto gosto muito do motor, tem força mais que suficiente pelo menos no sandero.

                          De outras opiniões , já ouvi que é similar aos " antigos " 1.4 16v 90cv.

                          No entanto, mesmo em subidas, por ex em 3ª antes das 2000 RPM começa logo a puxar com força. Fiquei surpreendido.

                          Agora obviamente que a concorrência tem melhor performance porque falamos quase sempre de mais potência e cilindrada ( 1.0 a 1.2 com 100 a 130cv )
                          Boas

                          Eu nem digo quanto faz o captur 1.2 Tce aqui em Luanda que chamam me ja mentiroso, apenas para reflectir que um Q5 2.0 tfsi 225cv no mesmo percurso faz apenas mais 1L/100.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                            Boas

                            Eu nem digo quanto faz o captur 1.2 Tce aqui em Luanda que chamam me ja mentiroso, apenas para reflectir que um Q5 2.0 tfsi 225cv no mesmo percurso faz apenas mais 1L/100.

                            Cumps
                            fogo !

                            então mas o 1.2 TCE aí faz quanto?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                              Agora um pouco mais a sério, sobre os consumos do pequeno 0.9tce, comparados com alguns concorrentes:

                              https://www.spritmonitor.de/en/overv...00&powerunit=2

                              https://www.spritmonitor.de/en/overv...95&powerunit=2

                              https://www.spritmonitor.de/en/overv...08&powerunit=2

                              https://www.spritmonitor.de/en/overv...00&powerunit=2

                              Ia jurar que o motor não é de injecção direta! Força abaixo das 2000rpm não tem... acima das 2200rpm e até às 4000rpm é a "faixa de utilização agradável" do motor. O escalonamento da caixa é horrível...
                              Abaixo das 2000 ele tem força mas é claro que a partir das 2000 se safa melhor.

                              Eu gosto muito, mas repito, é no sandero, acredito que no Clio já seja diferente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                Outro tópico sobre a Mercedes?
                                I see what you did there
                                Por falar nisso, o nosso embaixador suíço tem andado muito desaparecido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                  I see what you did there
                                  Por falar nisso, o nosso embaixador suíço tem andado muito desaparecido.
                                  Páscoa, como bom "avec" regressou à pátria...com jeito anda de Sandero alugado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    fogo !

                                    então mas o 1.2 TCE aí faz quanto?
                                    Boas

                                    Media dos últimos 1600 km....12.9 L/100 km

                                    cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então e o 2.0 225cv só faz 14 L ? quer dizer espanta-me é o 1.2 fazer tanto mas enfim o trânsito aí na capital não deve ser fácil.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas falando por experiencia propria tenho um clio sporttourer tce 0.9 de 2015 nunca fiz consumos acima dos 6L mas em relação ao motor enquanto temos turbo até é despachado mas quando acaba esquece .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Consumos de 5 ? Só se for no Sandero e tem que ser a 90/100 nas nacionais e com cuidado, e mesmo assim é tipo 5.5 L .

                                          Em cidade anda pelos 8L mas já falando de uma cidade a sério ou seja dificil tipo Lisboa. Pode ficar-se nos 7 com algum cuidado e menos trânsito.

                                          De resto gosto muito do motor, tem força mais que suficiente pelo menos no sandero.

                                          De outras opiniões , já ouvi que é similar aos " antigos " 1.4 16v 90cv.

                                          No entanto, mesmo em subidas, por ex em 3ª antes das 2000 RPM começa logo a puxar com força. Fiquei surpreendido.

                                          Agora obviamente que a concorrência tem melhor performance porque falamos quase sempre de mais potência e cilindrada ( 1.0 a 1.2 com 100 a 130cv )
                                          Chiça, menos que isso faz-me o meu velhinho 1.4 vvt-i.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Então e o 2.0 225cv só faz 14 L ? quer dizer espanta-me é o 1.2 fazer tanto mas enfim o trânsito aí na capital não deve ser fácil.
                                            Boas

                                            Sempre Ac ligado, 1h15m para fazer 7 km.
                                            Um Pequeno Jimny 1.3 faz medias de 10L, um Duster 1.6 medias de 12L um lodgy 1.5 dci 8.5 L.
                                            Mas sim a diferença entre o TCE e o TFSI devia ser bem maior.

                                            cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Z00L Ver Post
                                              Páscoa, como bom "avec" regressou à pátria...com jeito anda de Sandero alugado.
                                              Bem pensado. Não, ele tem um Corsa 1.0t comprado cá (os pais têm, vá), com DB e tudo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                Chiça, menos que isso faz-me o meu velhinho 1.4 vvt-i.
                                                Sim ele fará menos, basta ter algum cuidado e andará pelos 7 mas menos que isso é extremamente dificil mas é claro depende muito do trânsito, do condutor, etc

                                                Mas sim o 0.9 TCE não é dos mais económicos que há, aliás quando juntamos turbo a um motor a gasolina é preciso cuidado pois ao minimo descuido e lá se vai a economia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A melhor maneira de comparar consumos é analisando o spritmonitor com modelos com cilindrada e potência semelhantes!

                                                  A minha Clio ST, desde que a comprei, anda com média geral de 6.8L, o que não acho mau tendo em conta o tipo de trajectos que faz diariamente e os ritmos de velocidade em AE quando sai da cidade! Os concorrentes em geral fazem menos 0,2/0,4L, o que para quem faz muitos klms, ainda pode fazer uma pequena diferença na carteira.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tal como já disseram são motores honestos gastam um pouco sim tenho o 1.2TCE do Captur e menos de 7,5L é complicado, por acaso este ultimo deposito ando a trabalhar mais para os consumos mas sem andar a estorvar ninguém está agora nos 7,0L vamos la ver se ainda lhe consigo tirar mais umas decimas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mike S3 Ver Post
                                                      Boas

                                                      Sempre Ac ligado, 1h15m para fazer 7 km.
                                                      Um Pequeno Jimny 1.3 faz medias de 10L, um Duster 1.6 medias de 12L um lodgy 1.5 dci 8.5 L.
                                                      Mas sim a diferença entre o TCE e o TFSI devia ser bem maior.

                                                      cumps
                                                      Desculpa lá mas esses consumos, nessas condições de representativo, têm nada.
                                                      A uma média de 5 km/h estás a avaliar o quê? A potência do AC? Só se for.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ou sou muito honesto e pouco exigente, pois acho que o motor até arrasta bem o carro em si, para a cilindrada que tem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          ese motor não é grande espingarda em termos de consumos e (provavelmente) de força em subidas como uma VCI ou algo do género. os puretech nisso são bem mais agradáveis (embora com mais cilindrada e mais cv e binário, obviamente - os 1.2). pode-se é comparar com os tsi 1.0 e os opel 1.0 também.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sobe a A5 vindo do Viaduto Duarte Pacheco, chegando lá acima a mais de 120 ou 130 km/h tendo iniciado a subida tipo a 70.

                                                            Não chega ?

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