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Quais os carros mais baratos de manter, tudo incluído?

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    [Mercado] Quais os carros mais baratos de manter, tudo incluído?

    O principal automóvel clube alemão, ADAC, fez uma análise ao mercado para ver quais os 10 carros mais económicos de manter em cada segmento (classificados por categorias de preço). Isso inclui todo o tipo de custos directos e indirectos como preço de aquisição, consumos, seguros, manutenção, impostos e desvalorização/valor de revenda, tendo como base de cálculo 15.000 km anuais e 5 anos.

    Podem dizer que estes resultados não se aplicam necessariamente ao nosso país, mas acredito que numa análise ao nosso mercado o ranking não deverá ser muito diferente do que aqui é apresentado.

    Citadino:

    1- Citroën C1 VTi 68
    2- Seat Mii 1.0
    3- Skoda Citigo 1.0 G-Tec
    4- Peugeot 108 VTi 68
    5- Hyundai i10 1.0 LPG
    6- VW Up! 1.0 BMT
    7- Smart Fortwo Coupé 1.0
    8- Toyota Aygo 1.0
    9- Suzuki Celerio 1.0
    10- Renault Twingo SCe 70


    Utilitário:

    1- Dacia Sandero SCe 75
    2- Mitsubishi Space Star 1.0
    3- Seat Ibiza 1.0
    4- Skoda Fabia 1.0
    5- VW Polo 1.0
    6- Kia Rio 1.2 ISG
    7- Toyota Yaris 1.0
    8- Hyundai i20 1.2
    9- Ford Fiesta 1.1
    10- Citroën C3 Pure Tech 68 + Citroën C4 Cactus Pure Tech 75 / Lada Kalina 1.6 8V


    Médio inferior:

    1- Dacia Logan MCV SCe 75
    2- Dacia Dokker SCe 100
    3- Lada Granta 1.6 8V
    4- Dacia Lodgy SCe 100 LPG
    5- Dacia Duster dCi 90
    6- Seat Leon SC 1.2 TSI
    7- Skoda Rapid Spaceback 1.0 TSI
    8- Kia Cee'd 1.4
    9- Lada Vesta 1.6 16V
    10- Toyota Auris 1.3


    Médio:

    1- Skoda Octavia 1.2 TSI
    2- Peugeot 5008 1.2 PureTech 130
    3- Honda CR-V 1.6i DTEC 2WD
    4- Toyota Avensis 1.6
    5- Subaru Forester 2.0X
    6- Mitsubishi Outlander 2.0 ClearTec
    7- Hyundai i40 SW 1.7 CRDi
    8- Skoda Kodiaq 1.4 TSI
    9- Kia Optima SW 1.7 CRDi
    10- Mazda 6 SW Skyactiv-G 145 / Opel Insignia Grand Sport 1.5 DI Turbo / Toyota RAV4 2.0 D-4D 4x2


    Médio Superior:

    1- Skoda Superb 1.4 TSI
    2- SsangYong Rodius 2.2 e-XDi
    3- SsangYong Rexton W 2.2 e-XDi 2WD
    4- VW Arteon 2.0 TDI SCR
    5- Lexus GS 300h
    6- Mitsubishi Pajero 3.2 DI-D Auto
    7- Toyota Land Cruiser 2.8 D-4D
    8- Volvo V90 D3
    9- Jaguar XF E-Performance 163 CV
    10- Porsche 718 Cayman


    Luxo:

    1- BMW 630i Gran Turismo Steptronic
    2- Mercedes G 350d Professional 7G-TRONIC
    3- Porsche 911 Carrera Coupé
    4- BMW 730d Steptronic
    5- Lexus GS 300h
    6- Porsche Panamera PDK
    7- Mercedes GLS 350d 4Matic 9G-Tronic
    8- Land Rover Range Rover Sport 2.0 SD4 S
    9- Jaguar XJ 3.0 V6 Diesel
    10- Audi A8 50 TDI quattro tiptronic


    Resultados mais detalhados em: http://www.autobild.de/bilder/die-gu...120.html#bild1
    Editado pela última vez por LinoMarques; 31 March 2018, 14:54.

    #2
    No grupo dos utilitários, esses 1.0 do grupo VAG são os turbinados ou os aspirados?

    Comentário


      #3
      Link.

      Comentário


        #4
        Ah falha minha, muito obrigado!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por NarcisoF Ver Post
          No grupo dos utilitários, esses 1.0 do grupo VAG são os turbinados ou os aspirados?
          Se não estou enganado, são motores de 3 cilindros turbinados.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Xerxes Ver Post
            Se não estou enganado, são motores de 3 cilindros turbinados.
            Não, por acaso são os aspirados!

            Comentário


              #7
              Eu acho estas iniciativas muito válidas, contudo faz-me alguma impressão falta de rigor.

              Um arteon no segmento de luxo?????

              Comentário


                #8
                utilitário um cactus? e que versão é aquela de 75cv???

                o lexus gs 300h e o arteon, pelo menos esses, repetem-se em 2 segmentos.

                quanto ao estudo, é normal a maioria das marcas "brancas" ter o menor custo, como sejam a seat, skoda, peugeot, dacia (que não admira mesmo nada estar quase sempre no primeiro lugar)...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                  Eu acho estas iniciativas muito válidas, contudo faz-me alguma impressão falta de rigor.

                  Um arteon no segmento de luxo?????
                  E segundo o quadro é suposto concluir que o Arteon é mais caro de manter que o 911 Carrera...

                  Comentário


                    #10
                    Viram o link? Especulando, talvez tenha a ver com o alto valor de revenda/baixa desvalorização do Porsche, não sei.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      ...

                      ...

                      Médio Superior:

                      1- Skoda Superb 1.4 TSI
                      2- SsangYong Rodius 2.2 e-XDi
                      3- SsangYong Rexton W 2.2 e-XDi 2WD
                      4- VW Arteon 2.0 TDI SCR
                      5- Lexus GS 300h
                      6- Mitsubishi Pajero 3.2 DI-D Auto
                      7- Toyota Land Cruiser 2.8 D-4D
                      8- Volvo V90 D3
                      9- Jaguar XF E-Performance 163 CV
                      10- Porsche 718 Cayman


                      Luxo:

                      1- BMW 630i Gran Turismo Steptronic
                      2- Mercedes G 350d Professional 7G-TRONIC
                      3- Porsche 911 Carrera Coupé
                      4- VW Arteon 2.0 TDI SCR
                      5- Lexus GS 300h
                      6- Porsche Panamera PDK
                      7- Mercedes GLS 350d 4Matic 9G-Tronic
                      8- Land Rover Range Rover Sport 2.0 SD4 S
                      9- Jaguar XJ 3.0 V6 Diesel
                      10- Audi A8 50 TDI quattro tiptronic


                      Resultados mais detalhados em: http://www.autobild.de/bilder/die-gu...120.html#bild1
                      O mesmo carro em dois segmentos?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Viram o link? Especulando, talvez tenha a ver com o alto valor de revenda/baixa desvalorização do Porsche, não sei.
                        Vendo o link, temos ali 4 parcelas que constituem o custo total mensal para cada carro. São elas os Custos Fixos, Custos de Oficina, Custos operacionais e Depreciação (por esta ordem). Tendo isto em conta talvez seja mais fácil perceber os resultados

                        Ainda assim, seria preciso perceber ao certo o que compõe cada uma das 4 parcelas. Por exemplo, o preço de aquisição não está refelectido na classficação, mas faz todo o sentido porque o estudo é sobre qual o carro mais barato de manter.
                        Editado pela última vez por PauloRaposo; 31 March 2018, 09:27.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                          O mesmo carro em dois segmentos?
                          É erro na tabela! Se vires o link podes verificar que o 4º classificado na categoria Luxo é o BMW 730d Steptronic

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por carlosBMW Ver Post
                            E segundo o quadro é suposto concluir que o Arteon é mais caro de manter que o 911 Carrera...
                            O Aerton tem um custos total mensal que é metade do 911. São 56,5 Cent/Km contra os 113,8 Cent/Km do Porsche

                            Comentário


                              #15
                              O que vou dizer é exclusivamente e baseado na minha experiência, logo vale o que vale, mas custa-me muito a crer que o aygo seja mais caro de manter do que o smart fortwo....até pq o preço de aquisição são quase menos 1000 euros.Tive um smart 60k kms e, na marca, em revisões normalissimas, deixava sempre la 250-350 euros. O yaris que temos ca em casa é outro segmento e muito mais económico. Aliás, gostei muito de ter o smart, mas ninguém o compra para poupar dinheiro ou pq é uma escolha racional...

                              Comentário


                                #16
                                Segundo o link, este estudo classifica os dez modelos mais baratos em seis classes de veículos com um período presumido de cinco anos e 15.000 quilômetros de quilometragem anual, com base no modelo mais barato da série correspondente.

                                Acho interessante mas apenas para a realidade alemã. Ainda assim, penso que seria melhor que o estudo tivesse em conta um período mais alargado de tempo (digamos 8 a 10 anos) e sobretudo uma maior quilometragem, dado que em 75.000 kms os automóveis não chegam a fazer uma grande revisão, nem a mudar componentes importantes o que normalmente só se verifica depois dos 100-120 mil kms.

                                Era interessante ter um estudo destes em Portugal onde a realidade é diferente. Atendendo à diferença do custo da gasolina para o gasóleo, os custos operacionais (uma das 4 parcelas analisados no estudo) dos diesel em Portugal seriam naturalmente mais baixos face aos gasolina. Sem dúvida que haveria mais modelos diesel no Top10 de cada categoria.

                                Já agora, o estudo também poderia ter considerado carros a GPL. Seria interessante saber como ficaria classificado um Dacia Sandero a GPL, e qual o seu custo/km, por exemplo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                  Segundo o link, este estudo classifica os dez modelos mais baratos em seis classes de veículos com um período presumido de cinco anos e 15.000 quilômetros de quilometragem anual, com base no modelo mais barato da série correspondente.

                                  Acho interessante mas apenas para a realidade alemã. Ainda assim, penso que seria melhor que o estudo tivesse em conta um período mais alargado de tempo (digamos 8 a 10 anos) e sobretudo uma maior quilometragem, dado que em 75.000 kms os automóveis não chegam a fazer uma grande revisão, nem a mudar componentes importantes o que normalmente só se verifica depois dos 100-120 mil kms.

                                  Era interessante ter um estudo destes em Portugal onde a realidade é diferente. Atendendo à diferença do custo da gasolina para o gasóleo, os custos operacionais (uma das 4 parcelas analisados no estudo) dos diesel em Portugal seriam naturalmente mais baixos face aos gasolina. Sem dúvida que haveria mais modelos diesel no Top10 de cada categoria.

                                  Já agora, o estudo também poderia ter considerado carros a GPL. Seria interessante saber como ficaria classificado um Dacia Sandero a GPL, e qual o seu custo/km, por exemplo.
                                  Fez um ponto muito interessante, uma análise a longo prazo seria mais justo para ver a fiabilidade de motor e componentes.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só achou estranho a repetição do Arteon quem não ligou ao link. Como o Paulo referiu, e muito bem, foi erro meu ao copiar a informação. Corrigido.

                                    Paulo, na tabela acima estão listados alguns a GPL.

                                    Os critérios de cálculo foram: Desvalorização (sem juros), custo de mudanças de óleo, inspecções e peças habituais de desgaste como pneus, imposto anual, consumos oficiais do construtor, gasóleo a 1,19 €, gasolina super a 1,37 €, Super Plus a 1,44 €, Bioetanol a 1,12 €, GPL a 0,66 € e gás natural a 1,07 €, seguro contra todos os riscos do próprio ADAC.

                                    Link do ADAC com PDFs com a informação que a Auto Bild usou no seu artigo: https://www.adac.de/infotestrat/auto...n/default.aspx
                                    Link do ADAC com separação motores a gasolina e a gasóleo: https://www.adac.de/infotestrat/auto...n/default.aspx

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Só achou estranho a repetição do Arteon quem não ligou ao link. Como o Paulo referiu, e muito bem, foi erro meu ao copiar a informação. Corrigido.

                                      Paulo, na tabela acima estão listados alguns a GPL.

                                      Os critérios de cálculo foram: Desvalorização (sem juros), custo de mudanças de óleo, inspecções e peças habituais de desgaste como pneus, imposto anual, consumos oficiais do construtor, gasóleo a 1,19 €, gasolina super a 1,37 €, Super Plus a 1,44 €, Bioetanol a 1,12 €, GPL a 0,66 € e gás natural a 1,07 €, seguro contra todos os riscos do próprio ADAC.

                                      Link do ADAC com PDFs com a informação que a Auto Bild usou no seu artigo: https://www.adac.de/infotestrat/auto...n/default.aspx
                                      Link do ADAC com separação motores a gasolina e a gasóleo: https://www.adac.de/infotestrat/auto...n/default.aspx
                                      Tens razão, não tinha reparado no Hyundai i10 e no Dacia Lodgy ambos a GPL.
                                      E obrigado pela informação adicional. Não tinha idéia que na Alemanha a diferença de preço entre gasolina e gasóleo também é substancial.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Considerar para efeitos deste estudo consumos oficiais dos construtores é piada! Todos sabemos que os consumos anunciados pelos construtores nada têm a ver com a realidade do dia-a-dia dos proprietários dos seus carros.

                                        Alguém acredita que um BMW 730d Steptronic gaste 4,5l/100 kms em condições de utilização real?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                          Considerar para efeitos deste estudo consumos oficiais dos construtores é piada! Todos sabemos que os consumos anunciados pelos construtores nada têm a ver com a realidade do dia-a-dia dos proprietários dos seus carros.

                                          Alguém acredita que um BMW 730d Steptronic gaste 4,5l/100 kms em condições de utilização real?
                                          Isso é verdade. Mas também existem ensaios feitos em condições reais em que se vêem as discrepâncias. É sempre uma variável que se pode incluir para ter resultados mais realistas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Lino Marques, eles até têm carros a gás natural no estudo! O Skoda Citigo 1.0 G-Tec que é o carro com os menores custos operacionais do estudo: apenas 60€ por mês. Consegue ter custos operacionais inferiores ao Hyundai i10 1.0 a GPL (75€/mês de custos operacionais).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estranho bastante a falta de presença da Fiat, carros baratos de adquirir e mais baratos ainda de manter

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desvalorização?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pena esses lada não se venderem cá.. Alguns têm bom aspecto, poderiam ser boas alternativas aos Dacia...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Também acho. Seria curioso ver em que países a marca tem concessionários/importadores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma tabela com um mitsubishi em 2º lugar, não tem nada a ver com a realidade que conheço.
                                                      Fazer a manutenção na mitsubishi, foi das coisas mais caras que já paguei.

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                                                        #28
                                                        Foi com o novo Space Star?

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                          Uma tabela com um mitsubishi em 2º lugar, não tem nada a ver com a realidade que conheço.
                                                          Fazer a manutenção na mitsubishi, foi das coisas mais caras que já paguei.
                                                          Sabes como é a manutenção da Mitsubshi na Alemanha? É que este estudo é para a realidade alemã! A realidade que tu conheces é aqui em Portugal, logo não se pode comparar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                                            Sabes como é a manutenção da Mitsubshi na Alemanha? É que este estudo é para a realidade alemã! A realidade que tu conheces é aqui em Portugal, logo não se pode comparar.
                                                            Por isso eu disse que não tem nada a ver com a realidade que eu conheço.

                                                            Na china, no japão ou na alemanha poderá ser essa a realidade. Mas isso eu desconheço e não digo que não seja verdade.

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