Anúncio

Collapse
No announcement yet.

fiata punto 1.2 - 69cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    fiata punto 1.2 - 69cv

    boas

    comprei um fiat punto 1.2 , de 69 cv model start e stop,de 2016 com 29 mil por 7700 euros.
    estava limitado ao orçamento e para não ter problemas foi este.

    algumas questões: o carro e uma bocado amorfo a puxar em baixas, mas depois de puxar com ele ate anda bem,.
    posso melhorar não digo em cv mas em resposta com velas especiais e filtro ? vai dar alguma coisa ?

    e normal não ter filtro de gasolina ? nem conta km parcial ?
    e disseram me que este motor se partir a correia continua a andar normalmente

    o que eu gosto no carro e a suavidade de condução com o quase silencio do motor que as vezes ate parece desligado e não esta, claro que não e o carro que gostaria de ter.

    #2
    Um filtro de ar (tipo K&N, BMC, etc) pode melhorar um pouco a resposta em baixas, mas não vai ser nada de outro mundo.

    O filtro de gasolina é encapsulado na própria bomba de combustível, por isso é "vitalício."

    Quanto a ser ou não motor de interferência, creio que havia alguns 1.2 8v que não eram de interferência, mas não sei se esse não é.
    E como é óbvio, mesmo não sendo um motor de interferência ele não vai continuar a "andar normalmente" com a correia partida


    edit: Pelos vistos o 1.2 8v é mesmo um motor de não-interferência.
    Editado pela última vez por brkncrss; 31 March 2018, 23:48.

    Comentário


      #3
      punto 2016

      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
      Um filtro de ar (tipo K&N, BMC, etc) pode melhorar um pouco a resposta em baixas, mas não vai ser nada de outro mundo.

      O filtro de gasolina é encapsulado na própria bomba de combustível, por isso é "vitalício."

      Quanto a ser ou não motor de interferência, creio que havia alguns 1.2 8v que não eram de interferência, mas não sei se esse não é.
      E como é óbvio, mesmo não sendo um motor de interferência ele não vai continuar a "andar normalmente" com a correia partida


      edit: Pelos vistos o 1.2 8v é mesmo um motor de não-interferência.

      acho o meu e o modelo 199 de 12 válvulas.
      mas isso disseram me essa particularidade de andar mesmo partir a correia isso tenho a certeza

      Comentário


        #4
        12 válvulas não existe. Existe o de 8v e de 16v.

        Comentário


          #5
          o é de 8v ou 16
          e deixa sempre de andar, a diferença é que num motor "não interferente" ao partir a correia o pistão não vai chocar contra as válvulas devido ao descomando danificando vários componentes. ou seja, basicamente a reparação passa por meter apenas uma correia nova.

          Comentário


            #6
            Metes GPL e andas sempre a puxar

            Comentário


              #7
              O 1.2 de 69cv não será de todo muito performante para um carro moderno, mas já lhe descobriste um de dois trunfos. A suavidade!
              Melhorar a performance é como o brkncrss já escreveu. Não há milagres mas um filtro de rendimento pode ajudar. Claro que há outras formas. Trabalhar a cabeça e fazer uma reprogramação traria alguns ganhos. Mas não compensa neste caso.

              Em relação à correia, obviamente que se ela partir o carro pára logo
              O que acontece nos motores da série FIRE da Fiat, é que o motor é de não-interferência. Isto quer dizer que não há o risco de contacto entre as válvulas e o pistão em caso de falha da correia.
              Ou seja, não há danos e portanto é só voltar a instalar outra correia e siga. No Punto de 1998 que tive até há algumas semanas cheguei a remover várias vezes a correia para trocar algumas coisas e nunca me preocupei em trocar a correia por uma nova por saber que não havia perigo de dar cabo do motor

              Mas isto era válido nos FIRE de 8 válvulas dos anos 90. Não tenho a certeza se eles continuam a ter essa particularidade nestas versões mais modernas do motor. É que apesar de continuar a ser 8 válvulas entretanto já têm tecnologia VVT e têm de respeitar as normais EURO mais actuais. É capaz de ter mudado alguma coisa.
              E por acaso é algo que quero saber uma vez que estou à espera de um Panda com esse motor

              EDIT: O outro trunfo é a fiabilidade que esta série FIRE tem demonstrado ao longo de mais de 30 anos de mercado!

              brkncrss tens a certeza que o 1.2 8v continua a ser de não-interferência?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                brkncrss tens a certeza que o 1.2 8v continua a ser de não-interferência?
                Honestamente também achei estranho quando li em alguns fóruns que era de não-interferência, tendo em conta que tem VVT. Uns dizem que é, outros dizem que não.
                Provavelmente o antigo de 60cv (sem VVT) é que era de não-interferência, este mais recente de 69cv já deve ser.

                Comentário


                  #9
                  Eu acho que este bate mesmo

                  Mas também não é por aí que deixa de ser um excelente motor. E a troca de distribuição deverá ser aos 6 anos ou 120mil km.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                    O 1.2 de 69cv não será de todo muito performante para um carro moderno, mas já lhe descobriste um de dois trunfos. A suavidade!
                    Melhorar a performance é como o brkncrss já escreveu. Não há milagres mas um filtro de rendimento pode ajudar. Claro que há outras formas. Trabalhar a cabeça e fazer uma reprogramação traria alguns ganhos. Mas não compensa neste caso.

                    Em relação à correia, obviamente que se ela partir o carro pára logo
                    O que acontece nos motores da série FIRE da Fiat, é que o motor é de não-interferência. Isto quer dizer que não há o risco de contacto entre as válvulas e o pistão em caso de falha da correia.
                    Ou seja, não há danos e portanto é só voltar a instalar outra correia e siga. No Punto de 1998 que tive até há algumas semanas cheguei a remover várias vezes a correia para trocar algumas coisas e nunca me preocupei em trocar a correia por uma nova por saber que não havia perigo de dar cabo do motor

                    Mas isto era válido nos FIRE de 8 válvulas dos anos 90. Não tenho a certeza se eles continuam a ter essa particularidade nestas versões mais modernas do motor. É que apesar de continuar a ser 8 válvulas entretanto já têm tecnologia VVT e têm de respeitar as normais EURO mais actuais. É capaz de ter mudado alguma coisa.
                    E por acaso é algo que quero saber uma vez que estou à espera de um Panda com esse motor

                    EDIT: O outro trunfo é a fiabilidade que esta série FIRE tem demonstrado ao longo de mais de 30 anos de mercado!

                    brkncrss tens a certeza que o 1.2 8v continua a ser de não-interferência?


                    boas

                    sim quando comprei o homem do stand disse logo isso.
                    tinha o orçamento limitado.
                    e para um carro que custa 15 mil novo,comprei um de junho 2016 com 29 mil ainda nem revisão tinha feito.
                    tava 5 estrelas e por 7600 euros. agora já lhe fiz a revisão dos 30 mil.
                    Mas e isso, um filtro e umas velas especiais pode ser que melhore um pouco.
                    Mas a puxar na recta de Corroios deu 175. km/h
                    Acho estranho e não ter contador parcial de km , já revi o menu de alto a baixo e nada

                    Comentário


                      #11
                      Nestes carros o contador de quilómetros parcial está nas funções TRIP do computador de bordo.
                      Para aceder ao CB é pressionando o botão na ponta da manete das escovas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                        Nestes carros o contador de quilómetros parcial está nas funções TRIP do computador de bordo.
                        Para aceder ao CB é pressionando o botão na ponta da manete das escovas.
                        não, o meu tem o botao menu no lado esq ao lado do volante, e já percorri aquilo e não tem função para isso

                        Comentário


                          #13


                          Botão TRIP

                          Comentário


                            #14
                            boas

                            ta boa como não se ve as letras quando se entra no carro.nunca reparei.
                            mas aquilo tem pontos entre distancias , consumos, autonomia, não vejo contador parcial

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por fjabrantes39 Ver Post
                              boas

                              ta boa como não se ve as letras quando se entra no carro.nunca reparei.
                              mas aquilo tem pontos entre distancias , consumos, autonomia, não vejo contador parcial
                              Os contadores parciais (tem dois), são o Trip A e Trip B. Vais passando os vários parâmetros até chegar a um desses.

                              Comentário


                                #16
                                Essa cena de eles só fazerem a primeira revisão aos 2 anos ou 30mil é que não me cabe na cabeça.
                                É verdade, provavelmente apanhaste um Punto que andou nas rent-a-car. Há uma série de Puntos e Pandas agora à venda nessas condições. 2 anos ou menos e à volta de 30mil km.

                                Comentário


                                  #17
                                  ok
                                  já vi e o que diz distancia A, da cosnumo instantanio,medio, autonomia etc

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tive um 1.4 77Cv de 2010 aqui por casa. Suave mas pastelão, então em subidas nem se fala.

                                    Mas até foi fiável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      o fulano do stand tinha comprado 26 puntos quase todos de 2016 a uma empresa de aluguer.
                                      deve ter tido uma grande desconto para vende los mais baratos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fjabrantes39 Ver Post
                                        o fulano do stand tinha comprado 26 puntos quase todos de 2016 a uma empresa de aluguer.
                                        deve ter tido uma grande desconto para vende los mais baratos
                                        Como eu disse

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                          Essa cena de eles só fazerem a primeira revisão aos 2 anos ou 30mil é que não me cabe na cabeça.
                                          É verdade, provavelmente apanhaste um Punto que andou nas rent-a-car. Há uma série de Puntos e Pandas agora à venda nessas condições. 2 anos ou menos e à volta de 30mil km.
                                          Não percebo porque "não te cabe na cabeça", é que fica muito mais económico em manutenções, principalmente para quem faz poucos kms...

                                          Ao user:
                                          Acho que fizeste uma excelente compra por esse valor.
                                          Quanto ao motor, é mesmo assim não à volta a dar... suave e tranquilo a minha Maria tem esse motor num Fiat 500

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por fjabrantes39 Ver Post
                                            o fulano do stand tinha comprado 26 puntos quase todos de 2016 a uma empresa de aluguer.
                                            deve ter tido uma grande desconto para vende los mais baratos
                                            Já agora fornece o nome do stand...aproveito e mando vir um dos 26 que ele tem! Fiat Punto de 2016 por 7700 euros com 29000 KM é um bom negócio. Com um bocado de sorte tem garantia da marca e passa de um bom negócio para um ótimo negócio.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                              Não percebo porque "não te cabe na cabeça", é que fica muito mais económico em manutenções, principalmente para quem faz poucos kms...

                                              Ao user:
                                              Acho que fizeste uma excelente compra por esse valor.
                                              Quanto ao motor, é mesmo assim não à volta a dar... suave e tranquilo a minha Maria tem esse motor num Fiat 500
                                              Mais económico ficava ainda se nunca se fizessem as manutenções. Resta saber até quando
                                              E geralmente quem faz poucos km é que tem os óleos em pior estado, pois por norma as deslocações são curtas.
                                              Um circuito de óleo não é tão fechado como parece. Com o passar do tempo o óleo tem de lidar não só com os detritos que ficam retidos no filtro. Até água chega a acumular.
                                              O Twinair também começou por ter a manutenção aos 30mil ou 2 anos. Mas creio que agora já passou para 1 ano e menor número de km.

                                              Os fabricantes agora projectam os carros para durarem 10 anos, se tanto. Os planos de manutenção reflectem isso também.
                                              Cada um faz o que achar melhor. O meu simples 1.2 vai mudar o óleo a primeira vez aos primeiros 5mil se tanto. E daí em diante de 15 em 15 ou ano a ano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NunoGomex Ver Post
                                                Já agora fornece o nome do stand...aproveito e mando vir um dos 26 que ele tem! Fiat Punto de 2016 por 7700 euros com 29000 KM é um bom negócio. Com um bocado de sorte tem garantia da marca e passa de um bom negócio para um ótimo negócio.
                                                Fala directamente com um concessionário Fiat que és capaz de te safar. A mim falaram-me em dois anos de garantia para os Pandas com 2 anos e 30mil. Os Puntos será idêntico.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                  Fala directamente com um concessionário Fiat que és capaz de te safar. A mim falaram-me em dois anos de garantia para os Pandas com 2 anos e 30mil. Os Puntos será idêntico.
                                                  Duvido que algum concessionário Fiat consiga, ou melhor, esteja disposto a vender Fiat Punto pelo preço que este user conseguiu (7700 euros)...sei do que falo pois sou cliente assíduo de um representante da marca e o melhor que tenho visto de 2016 para a frente e com menos de 50000 KM é por 8700 euros! São mais 1000 euros e por esse preço já não considero um bom negócio. Mas se alguém souber de concessionários que vendam e dêem garantia da marca por esse montante enviem pm.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                    Mais económico ficava ainda se nunca se fizessem as manutenções. Resta saber até quando
                                                    E geralmente quem faz poucos km é que tem os óleos em pior estado, pois por norma as deslocações são curtas.
                                                    Um circuito de óleo não é tão fechado como parece. Com o passar do tempo o óleo tem de lidar não só com os detritos que ficam retidos no filtro. Até água chega a acumular.
                                                    O Twinair também começou por ter a manutenção aos 30mil ou 2 anos. Mas creio que agora já passou para 1 ano e menor número de km.

                                                    Os fabricantes agora projectam os carros para durarem 10 anos, se tanto. Os planos de manutenção reflectem isso também.
                                                    Cada um faz o que achar melhor. O meu simples 1.2 vai mudar o óleo a primeira vez aos primeiros 5mil se tanto. E daí em diante de 15 em 15 ou ano a ano.

                                                    Esses planos de manutenção são projectados especificamente para agradar aos gestores de frotas....que não querem saber o que acontece ao carro depois de 2 ou 3 anos de uso....o que conta mesmo são os custos enquanto fazem parte da frota...neste caso, pelo que parece, os gastos em manutenção foram "0"

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um motor fiat 1.2 69cv ou um VW 1.2 64cv ou PSA 1.1 60cv ou 1.5D 58cv ( entre tantos outros ) só pode ser com objectivos de fiabilidade e economia.

                                                      Melhorar a performance desses motores é possível mas vai logo aumentar consumos.

                                                      Valem pela fiabilidade e pela despreocupação de não ter turbos nem intercoolers nem nada

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                        Mais económico ficava ainda se nunca se fizessem as manutenções. Resta saber até quando
                                                        E geralmente quem faz poucos km é que tem os óleos em pior estado, pois por norma as deslocações são curtas.
                                                        Um circuito de óleo não é tão fechado como parece. Com o passar do tempo o óleo tem de lidar não só com os detritos que ficam retidos no filtro. Até água chega a acumular.
                                                        O Twinair também começou por ter a manutenção aos 30mil ou 2 anos. Mas creio que agora já passou para 1 ano e menor número de km.

                                                        Os fabricantes agora projectam os carros para durarem 10 anos, se tanto. Os planos de manutenção reflectem isso também.
                                                        Cada um faz o que achar melhor. O meu simples 1.2 vai mudar o óleo a primeira vez aos primeiros 5mil se tanto. E daí em diante de 15 em 15 ou ano a ano.
                                                        Eu só acho que os engenheiros da Fiat, se dizem que o motor está projetado para fazer revisão de 2 em 2 anos, não será um "simples" mecânico ou o próprio utilizador do carro que saberá melhor... Daqui a pouco vão dizer-nos que será melhor mudar o óleo todos os meses, pois ai é que o óleo está sempre bom... e as oficinas agradecem...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                                          Esses planos de manutenção são projectados especificamente para agradar aos gestores de frotas....que não querem saber o que acontece ao carro depois de 2 ou 3 anos de uso....o que conta mesmo são os custos enquanto fazem parte da frota...neste caso, pelo que parece, os gastos em manutenção foram "0"
                                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                          Eu só acho que os engenheiros da Fiat, se dizem que o motor está projetado para fazer revisão de 2 em 2 anos, não será um "simples" mecânico ou o próprio utilizador do carro que saberá melhor... Daqui a pouco vão dizer-nos que será melhor mudar o óleo todos os meses, pois ai é que o óleo está sempre bom... e as oficinas agradecem...
                                                          O Post do ExCon serve para te convencer?
                                                          É mesmo assim! O carro não vai dar problemas ao primeiro comprador com estes planos de manutenção. Mas a durabilidade a longo prazo está a ser afectada, não há dúvidas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como assim camaradas ? Se o óleo aguenta 30 mil KM e se o fabricante diz que assim pode ser , qual o problema?

                                                            Eu até me faz confusão como filtros de óleo, ar e combustivel não ficam sujos em 30 mil mas se o fabricante diz...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X