Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro Novo ou SemiNovo com motor turbo ou atmosférico?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro Novo ou SemiNovo com motor turbo ou atmosférico?

    Boas pessoal,

    Estou a ver a possibilidade de comprar um carro novo ou semi novo.

    Contudo tenho uma duvida relativamente aos motores dos carros a gasolina.

    Qual será a diferença de um motor atmosférico ou turbo? Em termos de performance, consumo, fiabilidade?

    Os percursos diários são curtos, 7 km para o trabalho/casa...4 vezes por dia. Ao fim de semana costumo fazer cerca de 150km em que metade é em AE. Mas tenho outro carro que pode por vezes fazer esses percursos.

    Os carros que estou a equacionar para já são o Nissan Micra e o Kia Rio.

    #2
    se tens possibilidade para ir para novo melhor e com turbo melhor ainda face ao atmosférico, que na performance a diferença é mais que notória, consumos a coisa há de andar ela por ela e fiabilidade nos dias de hoje é como tudo não há garantias...

    Comentário


      #3
      Boas, para mim a escolha recaía num motor turbo... pois é mais performante de conduzir! Os consumos para esses trajetos, seja um carro atmosférico ou turbinado, gasóleo ou a gasolina, os consumos serão um pouco elevados porque o motor não chega a aquecer. Mas, voltando ao assunto, entre o Micra 0.9TCE e o KIA Rio a minha escolha seria o KIA, o carro vem com uma boa base de equipamento, se encontrares um de serviço com o 1.0 T-GDI e com o equipamento TX seria a cereja no topo do bolo! É um carro que tem uma boa presença, bom espaço interior, consumos na ordem dos 6.5l/100km ou 7l/100km, e vem com uma boa garantia que são 7 anos! Outro que consideraria era o Ford Fiesta... normalmente este domina o segmento B com o seu brilhante comportamento! E já agora... e o KIA Stonic? Ainda não vi nenhum à venda, mas num concessionário é muito provável de haver algum! Os preços não devem ser muito diferentes que um Rio...
      Estou apenas a dar uma ideia do que eu faria, tendo em conta que o orçamento andará na ordem dos 17.000€!

      Comentário


        #4
        Como em tudo, depende... Há bons motores turbo e bons motores atmosféricos a gasolina no mesmo segmento.

        Por gosto pessoal e como utilizador recomendo vivamente os motores turbo de baixa cilindrada no segmento B, mas se valorizas a suavidade de um 4 cilindros, olha que o 1.5 da Mazda ou mesmo o 1.3 da Honda, podem ser excelentes opções, sobretudo se vais fazer muita cidade, tendo ambos uma boa relação andamento/economia.

        E se em cidade a maior suavidade de um atmosférico pode ser um óptimo trunfo, em estrada já acho que vais bem melhor servido com um turbinado, porque tens sempre melhor resposta desde baixas rotações, e em consumo também deverá sair a ganhar.

        Comentário


          #5
          Recomendo turbinados sem duvida! Se posso acrescentar, eu aconselhava a olhar para os dois motores detentores dos prémios de melhor motor nas suas respectivas categorias de cilindrada, o 1.0 ecoboost da ford que fica muito bem num fiesta, ou o 1.2 puretech da PSA que encaixa bem no peugeot 208. Estes peugeots existem semi-novos na ordem dos 12.000euros.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas ate ao momento.

            Em termos de orçamento vai até um máximo de 14 mil euros.

            Relativamente aos carros que me sugeriram.

            OO Stoni já vi no concessionário e não gostei muito, por dentro é um Rio e por fora e mais um Crossover mas acho mais bonito nas fotos do site do que ao vivo.

            O Ford Fiesta não gosto daquele exagero de botões na consola central.

            O Peugeot é tambem uma hipotese até pelo preço a que se encontram semi novos, não vou já riscar essa hipótese.

            Neste momento estou mais virado para o Micra pois visualmente é o que mais me agrada.

            O 1.2 do Rio é atmosferico, certo? Mas o 1.2 do Peugeot é turbo?

            Quanto ao Honda e Mazda ainda não vi, vou dar uma vista de olhos.

            Comentário


              #7
              O Kia Rio e o Stonic têm ambos um 1.0 turbo de 120cv. O 1.2 da Peugeot é turbo também com 110. Existe uma versão 130 mas não se se está disponível. Estes motores são 3 cilindros.
              Vê o Mazda 2 tem os interiores que eu gosto mais, mas nunca conduzi nenhum. Mas estou mortinho por.

              Comentário


                #8
                Vou ser sincero: para o dia a dia prefiro a gasolina com turbo com três cilindros 1.0 cc é o que está na moda com os 110 ou 120 cv, tenho um, mas se pensarem em viajar neste tipo de carro, é incomodo, normalmente só tem 5 mudanças e todas tem demasiada força, não permite estabilizar a velocidade e 6 mudança e ir nas calmas em viagem, os consumos neste tipo de carros é elevado.
                Em relação ao Mazda 2 que tenho 1.5 cc de 105 cv a diesel, faço muitos km com um pequeno depósito, e o carro é super divertido de conduzir e faz viagens sem problemas, tem 6 mudança e estabiliza a velocidade, penso que o Mazda 2 90 cv a gasolina aspirado, poderá ser uma exelente opção e com uma qualidade muito boa e divertido.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoSilva22 Ver Post
                  Obrigado pelas respostas ate ao momento.

                  Em termos de orçamento vai até um máximo de 14 mil euros.

                  Relativamente aos carros que me sugeriram.

                  OO Stoni já vi no concessionário e não gostei muito, por dentro é um Rio e por fora e mais um Crossover mas acho mais bonito nas fotos do site do que ao vivo.

                  O Ford Fiesta não gosto daquele exagero de botões na consola central.

                  O Peugeot é tambem uma hipotese até pelo preço a que se encontram semi novos, não vou já riscar essa hipótese.

                  Neste momento estou mais virado para o Micra pois visualmente é o que mais me agrada.

                  O 1.2 do Rio é atmosferico, certo? Mas o 1.2 do Peugeot é turbo?

                  Quanto ao Honda e Mazda ainda não vi, vou dar uma vista de olhos.
                  O Fiesta já não tem aquele exagero de botões

                  Comentário


                    #10
                    para trajetos curtos deves comprar um atmosférico, sendo um hibrido melhor ainda.

                    motores turbos que raramente chega a aquecer não será a melhor opção.

                    vais perder nas performances, mas em fiabilidade será melhor.

                    eu tenho um Yaris 1.5 HSD que vou trocar pelo novo Jazz 1.3 CVT tendo levado em conta o uso exclusivo que tem tido - cidade e poucos kms de cada vez ( para teres uma ideia o Yaris fez 12.000 kms em pouco mais de 3 anos ).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                      O Fiesta já não tem aquele exagero de botões
                      Até aos 14 mil euros ainda não se deve apanhar o novo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                        para trajetos curtos deves comprar um atmosférico, sendo um hibrido melhor ainda.

                        motores turbos que raramente chega a aquecer não será a melhor opção.

                        vais perder nas performances, mas em fiabilidade será melhor.

                        eu tenho um Yaris 1.5 HSD que vou trocar pelo novo Jazz 1.3 CVT tendo levado em conta o uso exclusivo que tem tido - cidade e poucos kms de cada vez ( para teres uma ideia o Yaris fez 12.000 kms em pouco mais de 3 anos ).
                        Estes novos motores turbo, pelo menos alguns, aquecem bem rápido porque são construídos precisamente para isso.
                        O meu, mesmo no inverno a sair de casa de manhã, ao fim de 2km já está na temperatura ideal.

                        Comentário


                          #13
                          bruno,

                          2 minutos acho muito curto, para um motor ficar na temperatura correta de funcionamento deve levar um pouco mais.

                          os diesel são muito mais lentos, os gasolina nesse ponto são melhores.

                          de qualquer forma, os turbos sofrem mais que os atmosféricos ... mas também quando precisas dão muito mais prazer de condução

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                            bruno,

                            2 minutos acho muito curto, para um motor ficar na temperatura correta de funcionamento deve levar um pouco mais.

                            os diesel são muito mais lentos, os gasolina nesse ponto são melhores.

                            de qualquer forma, os turbos sofrem mais que os atmosféricos ... mas também quando precisas dão muito mais prazer de condução
                            Bloco em ferro e colector de escape integrado no bloco ajudam a aquecer mais rápido, além do facto de ser a gasolina turbo, que atinge temperaturas mais elevadas e mais rapidamente.

                            Claro que 2 minutos ou 2 km que é o que leva até à temperatura ideal é pouco, e o ideal é fazer alguns km com ele quente.

                            Neste aspecto um eléctrico ou plug in deve ser a melhor opção.
                            Já um híbrido, ainda para mais se for daqueles que permitem fazer alguns trajectos em eléctrico, deve ser pior nesta questão de atingir rápido a temperatura ideal.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoSilva22 Ver Post
                              Obrigado pelas respostas ate ao momento.

                              Em termos de orçamento vai até um máximo de 14 mil euros.

                              Relativamente aos carros que me sugeriram.

                              OO Stoni já vi no concessionário e não gostei muito, por dentro é um Rio e por fora e mais um Crossover mas acho mais bonito nas fotos do site do que ao vivo.

                              O Ford Fiesta não gosto daquele exagero de botões na consola central.

                              O Peugeot é tambem uma hipotese até pelo preço a que se encontram semi novos, não vou já riscar essa hipótese.

                              Neste momento estou mais virado para o Micra pois visualmente é o que mais me agrada.

                              O 1.2 do Rio é atmosferico, certo? Mas o 1.2 do Peugeot é turbo?

                              Quanto ao Honda e Mazda ainda não vi, vou dar uma vista de olhos.
                              Tem só atenção que o 0.9 TCe disponível no Micra é diferente dos outros mencionados. É um motor 3 Cil. turbo mas de Injecçao multi Ponto. Os consumos nos de injecçao directa são mais baixos, ou pelos menos são mais fáceis de alcançar. Além disso conseguem ser motores mais suaves e com acelerações mais lineares.

                              É um pormenor, mas só para estares a par da diferença

                              Comentário


                                #16
                                Não há milagres, e pra sacares uma cavalagem "cavalar" de um motorzinho bonsai vais precisar de sujeitar câmaras de combustão mais pequenas a pressões e temperaturas muito mais elevadas. Portanto, a menos que recorras a materiais muito mais caros, aquilo vai durar muito menos. Por isso, além de avariar mais cedo, aquilo avaria sempre mais caro que um motor aspado com a mesma potência. Basta ver por quanto fica mudar (ou até remendar) um turbo rebentado, e se aquilo tiver start and stop, então é ruína total - o motor desliga sozinho enquanto o turbo gira na ordem das centenas de milhar de RPM, provocando o desgaste do eixo e a passagem do óleo por aí. A conta não anda longe muito do total que gastaste até à data em carburante.
                                Portanto, pra mim, a resposta é clara: aspadinho a gasolina, 4ever e enquanto houver. Porque a indústria já chegou à conclusão de que fabricar carro que não avarie é a ruína do negócio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MRF Ver Post
                                  Vou ser sincero: para o dia a dia prefiro a gasolina com turbo com três cilindros 1.0 cc é o que está na moda com os 110 ou 120 cv, tenho um, mas se pensarem em viajar neste tipo de carro, é incomodo, normalmente só tem 5 mudanças e todas tem demasiada força, não permite estabilizar a velocidade e 6 mudança e ir nas calmas em viagem, os consumos neste tipo de carros é elevado.
                                  É incomodo por só terem 5 mudanças? E se for um 1.6 tdi de 5, já não é incomodo? Que parvoice.

                                  Isso de ter sempre força e da condução estabilizada tem mais a ver com a peça entre o banco e o volante, tal como os consumos.

                                  O que é consumo elevado? O diesel que tinha antes, bebia mais... muito mais no mesmo tipo de percursos.

                                  Ontem, o meu 1.0 na estrada atantica da Figueira Foz até a Nazaré, veio a marcar 4.6 e chegou a Lisboa, com media de 6.0 depois do resto do percurso pela A8 a 130/140 sempre com CC e AC ligados.

                                  É a mesma coisa como qualquer outro motor... a diferença é que tem mais pulmão durante o uso e paga menos IUC que o equivalente atmosférico.
                                  Editado pela última vez por carlosfst; 02 April 2018, 15:53.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                    Não há milagres, e pra sacares uma cavalagem "cavalar" de um motorzinho bonsai vais precisar de sujeitar câmaras de combustão mais pequenas a pressões e temperaturas muito mais elevadas. Portanto, a menos que recorras a materiais muito mais caros, aquilo vai durar muito menos. Por isso, além de avariar mais cedo, aquilo avaria sempre mais caro que um motor aspado com a mesma potência. Basta ver por quanto fica mudar (ou até remendar) um turbo rebentado, e se aquilo tiver start and stop, então é ruína total - o motor desliga sozinho enquanto o turbo gira na ordem das centenas de milhar de RPM, provocando o desgaste do eixo e a passagem do óleo por aí. A conta não anda longe muito do total que gastaste até à data em carburante.
                                    Portanto, pra mim, a resposta é clara: aspadinho a gasolina, 4ever e enquanto houver. Porque a indústria já chegou à conclusão de que fabricar carro que não avarie é a ruína do negócio.
                                    E provas disso? Ou só percebes da poda quando estás na mesa do café?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Estes novos motores turbo, pelo menos alguns, aquecem bem rápido porque são construídos precisamente para isso.
                                      O meu, mesmo no inverno a sair de casa de manhã, ao fim de 2km já está na temperatura ideal.
                                      duvido muito que já esteja na temperatura de funcionamento ideal. Atenção, não estou a duvidar de ti, longe disso...

                                      O meu carro tem temperatura de serviço entre os 80 e os 85ºC. O ponteiro aí encontra-se a meio. Até aqui tudo bem.
                                      Quando de manha pego no carro e ele vai aquecendo, o ponteiro da temperatura chega a meio e, via OBD vejo que a temperatura do anticongelante ainda nem aos 70ºC chegou. Com isto quero te dizer que o ponteiro não é de todo muito fiável... acho que me fiz entender

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                        Não há milagres, e pra sacares uma cavalagem "cavalar" de um motorzinho bonsai vais precisar de sujeitar câmaras de combustão mais pequenas a pressões e temperaturas muito mais elevadas. Portanto, a menos que recorras a materiais muito mais caros, aquilo vai durar muito menos. Por isso, além de avariar mais cedo, aquilo avaria sempre mais caro que um motor aspado com a mesma potência. Basta ver por quanto fica mudar (ou até remendar) um turbo rebentado, e se aquilo tiver start and stop, então é ruína total - o motor desliga sozinho enquanto o turbo gira na ordem das centenas de milhar de RPM, provocando o desgaste do eixo e a passagem do óleo por aí. A conta não anda longe muito do total que gastaste até à data em carburante.
                                        Portanto, pra mim, a resposta é clara: aspadinho a gasolina, 4ever e enquanto houver. Porque a indústria já chegou à conclusão de que fabricar carro que não avarie é a ruína do negócio.
                                        sim sim já sabemos isso.... e que também temos todos que ir abastecer a Espanha

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                          Não há milagres, e pra sacares uma cavalagem "cavalar" de um motorzinho bonsai vais precisar de sujeitar câmaras de combustão mais pequenas a pressões e temperaturas muito mais elevadas. Portanto, a menos que recorras a materiais muito mais caros, aquilo vai durar muito menos. Por isso, além de avariar mais cedo, aquilo avaria sempre mais caro que um motor aspado com a mesma potência. Basta ver por quanto fica mudar (ou até remendar) um turbo rebentado, e se aquilo tiver start and stop, então é ruína total - o motor desliga sozinho enquanto o turbo gira na ordem das centenas de milhar de RPM, provocando o desgaste do eixo e a passagem do óleo por aí. A conta não anda longe muito do total que gastaste até à data em carburante.
                                          Portanto, pra mim, a resposta é clara: aspadinho a gasolina, 4ever e enquanto houver. Porque a indústria já chegou à conclusão de que fabricar carro que não avarie é a ruína do negócio.
                                          Disparates pegado.

                                          Primeiro não é verdade isso de mais pressão e desgaste, é precisamente até o oposto. Que achas que tem mais desgaste, um motor que precisa de ir às 4000rpm para teres binário máximo, ou um que precisa de ir às 2000rpm?

                                          Depois, isso do start and stop não funciona assim, as limitações do sistema previnem essas situações. O turbo não fica sem lubrificação.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                            Bloco em ferro e colector de escape integrado no bloco ajudam a aquecer mais rápido, além do facto de ser a gasolina turbo, que atinge temperaturas mais elevadas e mais rapidamente.

                                            Claro que 2 minutos ou 2 km que é o que leva até à temperatura ideal é pouco, e o ideal é fazer alguns km com ele quente.

                                            Neste aspecto um eléctrico ou plug in deve ser a melhor opção.
                                            Já um híbrido, ainda para mais se for daqueles que permitem fazer alguns trajectos em eléctrico, deve ser pior nesta questão de atingir rápido a temperatura ideal.
                                            os híbridos levam mais tempo a aquecer porque usam parte de carga elétrica para mover o carro, mas neste caso o mal não está em aquecer porque em 5~7 kms um carro normal não fica com a temperatura normal.

                                            relativamente ao bloco com coletor integrado nunca vi, qual é o motor ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                              duvido muito que já esteja na temperatura de funcionamento ideal. Atenção, não estou a duvidar de ti, longe disso...

                                              O meu carro tem temperatura de serviço entre os 80 e os 85ºC. O ponteiro aí encontra-se a meio. Até aqui tudo bem.
                                              Quando de manha pego no carro e ele vai aquecendo, o ponteiro da temperatura chega a meio e, via OBD vejo que a temperatura do anticongelante ainda nem aos 70ºC chegou. Com isto quero te dizer que o ponteiro não é de todo muito fiável... acho que me fiz entender
                                              de acordo, para além de que se vires a temperatura do óleo então passas a rolar mais 10 minutos antes de começar a dar calor na máquina

                                              no inverno é preciso no mínimo cerca de 15 minutos a rolar para chegar a uma temperatura estável, no verão talvez menos 5 - isto varia de carro para carro como é obvio.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isto são blocos com menos de 1000cc, certamente levarão menos tempo a aquecer que motores maiores

                                                Fiando-me no manometro do carro, confirmo isso dos 2kms, especialmente no verão. Comparando ao Corolla 2.0 que tinha, que nem aquecia até ao trabalho, no Corsa, ainda nem vou a meio e já ele diz que está pronto

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho um Rio 1.0 T-GDI TX de 100cv (não existe de 120cv, por enquanto). Em termos de perfomance não parece nada ter 100cv..parecem bem mais.
                                                  O motor não é a coisa mais silenciosa que há (ao ralenti), mas em andamento nem se ouve muito. Os meus consumos andam na casa dos 5-5,5l/100.
                                                  Tem equipamento que nunca mais acaba...só peca por não ter UMA ÚNICA zona aborrachada. É só plástico. Na grande maioria bem montado, mas já descobri uns ruídos parasitas.
                                                  Dinamicamente o carro é muito bom! Não tivesse ele a mão da gajo que foi da divisão M para a Hyundai/Kia...baixinho, pneus largos e de baixo perfil (em estradas acidentadas sentes todo o ínfimo buraco - é o preço a pagar por umas belas jantes 17'' )

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MrDS Ver Post
                                                    duvido muito que já esteja na temperatura de funcionamento ideal. Atenção, não estou a duvidar de ti, longe disso...

                                                    O meu carro tem temperatura de serviço entre os 80 e os 85ºC. O ponteiro aí encontra-se a meio. Até aqui tudo bem.
                                                    Quando de manha pego no carro e ele vai aquecendo, o ponteiro da temperatura chega a meio e, via OBD vejo que a temperatura do anticongelante ainda nem aos 70ºC chegou. Com isto quero te dizer que o ponteiro não é de todo muito fiável... acho que me fiz entender
                                                    Como não trago o carro ligado às máquinas, tenho que me fiar no que diz o manómetro da temperatura
                                                    Acredito que tenhas razão, mas de qualquer modo, a pouca cilindrada e as características que referi em cima têm alguma influência.
                                                    Em termos de consumo também noto a estabilizar ao fim de +/- uns 5 km.

                                                    E já agora, por norma ando com AC desligado, que tem muita influência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                                      os híbridos levam mais tempo a aquecer porque usam parte de carga elétrica para mover o carro, mas neste caso o mal não está em aquecer porque em 5~7 kms um carro normal não fica com a temperatura normal.

                                                      relativamente ao bloco com coletor integrado nunca vi, qual é o motor ?
                                                      É um 1.0 ecoboost.

                                                      Afinal o colector não está no bloco mas sim na cabeça, alumínio portanto, e tem circuitos de refrigeração independentes, entre outras mariquices.

                                                      Tenho ideia que já há vários motores com este tipo de soluções, entre outras que estão agora a surgir.
                                                      Ainda recentemente a Mazda apresentou um novo motor com umas quantas novidades, que promete mudar bastante o rumo dos motores a gasolina.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                        Disparates pegado.

                                                        Primeiro não é verdade isso de mais pressão e desgaste, é precisamente até o oposto. Que achas que tem mais desgaste, um motor que precisa de ir às 4000rpm para teres binário máximo, ou um que precisa de ir às 2000rpm?

                                                        Depois, isso do start and stop não funciona assim, as limitações do sistema previnem essas situações. O turbo não fica sem lubrificação.
                                                        Bulshit, man.
                                                        Pra já, um bonsai 1.0 turbo faz a mesma rotação que um "clássico" 1.4 aspadinho, e funciona ao mesmo regime em utilização normal, com a diferença de que sobe mais rápido as RPM. Depois, o problema desses bonsais é mesmo o binário: em plano tens um belo 1.5, apanhas uma subida mais forte e ele confessa-se como um 1.0. E pronto, lá entra o turbo a soprar à bruta pra compensar e resolver a situação.
                                                        Só que nada disso é grátis e o resto é das leis da física: aumentando a pressão, aumenta também a temperatura, e aumentando ambas aumenta o esforço sobre o material.
                                                        Esquece essa do funcionamento do start and stop e da lubrificação milagrosa. Quando vais ao stand, todo o vendedor te conta a tal história da formiguinha milagrosa dentro do motor a fazer circular o óleo com ele desligado :-)))))
                                                        Na realidade, o concessionário está lá à tua espera desde o primeiro dia pra meter turbo novo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                          É incomodo por só terem 5 mudanças? E se for um 1.6 tdi de 5, já não é incomodo? Que parvoice.

                                                          Isso de ter sempre força e da condução estabilizada tem mais a ver com a peça entre o banco e o volante, tal como os consumos.

                                                          O que é consumo elevado? O diesel que tinha antes, bebia mais... muito mais no mesmo tipo de percursos.

                                                          Ontem, o meu 1.0 na estrada atantica da Figueira Foz até a Nazaré, veio a marcar 4.6 e chegou a Lisboa, com media de 6.0 depois do resto do percurso pela A8 a 130/140 sempre com CC e AC ligados.

                                                          É a mesma coisa como qualquer outro motor... a diferença é que tem mais pulmão durante o uso e paga menos IUC que o equivalente atmosférico.

                                                          Eu vou voltar a explicar: á um ano e pouco tive o ford fiesta ecoboost de 140 cv, agora tenho a Peugeot 2008 1.2 cc de 110 cv ambos a gasolina e 5 velocidades, ambas o que tem de bom?
                                                          Motor nervoso e muito disponível, cada mudança sente a força e sempre a puxar, até aí tudo bem, consumos modestos, mas não demasiado baixos, mas a falta de uma 6 mudança nestes carro é evidente, nunca consegues ir numa viagem em auto estrada tranquilo, este tipo de motor está sempre a pedir pedal a fundo, por vezes gosto de viajar sem sentir o motor sempre nervoso, mas sim a velocidade estabilizada.

                                                          No meu Mazda 6 sem turbo, 2.5 de 192 cv, ando como quero e viajo sem sentir o motor sempre a pedir pedal a fundo, já no meu Mazda 2 1.5 cc de 105 cv a diesel neste caso, a 6 mudança ajuda em duas coisas muito importante: primeiro estabilizo a velocidade em auto estrada a 120 km hora com consumos a 4 litros, no caso da Peugeot come mais dois litros, outra: a velocidade estabilizado permite estar tranquilo dentro do carro, sem parecer que ando numa moto 2 tempos de 250 cc com 80 cv sempre a puxar por ela.
                                                          É uma sensação de conduzir uma CBR 600 a 4 tempos e uma aprilia 250 a dois tempos , penso que assim entendes o que eu quero dizer.
                                                          Editado pela última vez por MRF; 02 April 2018, 19:43.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                            Bulshit, man.
                                                            Pra já, um bonsai 1.0 turbo faz a mesma rotação que um "clássico" 1.4 aspadinho, e funciona ao mesmo regime em utilização normal, com a diferença de que sobe mais rápido as RPM. Depois, o problema desses bonsais é mesmo o binário: em plano tens um belo 1.5, apanhas uma subida mais forte e ele confessa-se como um 1.0. E pronto, lá entra o turbo a soprar à bruta pra compensar e resolver a situação.
                                                            Só que nada disso é grátis e o resto é das leis da física: aumentando a pressão, aumenta também a temperatura, e aumentando ambas aumenta o esforço sobre o material.
                                                            Esquece essa do funcionamento do start and stop e da lubrificação milagrosa. Quando vais ao stand, todo o vendedor te conta a tal história da formiguinha milagrosa dentro do motor a fazer circular o óleo com ele desligado :-)))))
                                                            Na realidade, o concessionário está lá à tua espera desde o primeiro dia pra meter turbo novo.
                                                            Por acaso já experimentas-te algum? Tens de ir experimentar para veres como estás redondamente enganado...

                                                            Tenho em casa um monovolume 1.8 turbo a gasóleo, um velhinho SUV 2.0 a gasolina, e um 1.0 turbo a gasolina, todos com potencias semelhantes, o que muda é o peso. Adivinha lá qual deles lida melhor com subidas?

                                                            O monovolume sofre imenso com o peso, claro que o binário ajuda, mas é chato de conduzir, sobretudo em cidade.
                                                            O SUV lida melhor com o peso, e deve andar +/- o mesmo que o outro, a diferença é que se torna mais agradável mesmo em baixa velocidade.
                                                            Já o 1.0 num carro mais leve não tem comparação possível em termos de agradabilidade e equilíbrio.

                                                            Posto isto, concordo que se possa notar a pouca cilindrada nas subidas, mas isso acontece quando se estica a corda e se coloca o motor em carros familiares ou SUVs com mais de 1500 kg. Acontece exactamente o mesmo com os 1.6 a gasóleo, ou o caso cá de casa de um 1.8 num carro que facilmente anda com 2000 kg às costas. Aí claro que não há milagres.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X